Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial ESP8266 - Primeiros passos ESP12 + IDE Arduíno


Posts recomendados

Tutorial Primeiros passos com o ESP8266 (ESP12F)

 

Vamos considerar neste breve tutorial que o interessado(a) já possui noção do que é um ESP8266, bem como suas funções básicas e caso não saiba do que se trata, aconselho a leitura desta página:

https://www.embarcados.com.br/modulo-esp8266/

 

Sugiro também o seguinte livro como excelente material de apoio:

https://leanpub.com/ESP8266_ESP32

 

O objetivo aqui disposto não é nada mais que ajudar as pessoas a darem os primeiros passos, não será citado nenhum comando ou função avançada. Também vale lembrar que o módulo que aqui se refere é o ESP8266 ESP12F porém estas informações servirão para outros modelos. O que descrevemos aqui atende também aos usuários de módulos de desenvolvimento como o NodeMcu, que também usa o ESP 12, sendo que nesse caso não será necessário seguir a parte do esquema elétrico e nem das ligações do adaptador USB/Serial, pois tudo isso já se encontra no mesmo.

 

Os temas abordados serão:

  •  Disponibilidade dos pinos
  • Esquema básico de ligação dos pinos
  • Comunicação com o computador pela porta serial
  • Conectando o ESP8266 à IDE do Arduíno

________________________________________________________________________________________

 

Disponibilidade dos pinos

 

 

imagem1.png

 

 

Esquema básico de ligação dos pinos

 

imagem2.png

 

 

O ESP8266 ESP 12F foi projetado para ser ligado em uma tensão de 3.3v, conforme o esquema elétrico (imagem 2).

Os principais pinos são:

GPIO0,  GPIO2 e GPIO15 – Pinos para configuração do boot (se for ligado conforme o esquema da imagem 2, o ESP8266 inicializará normalmente dando boot pela SPI Flash)

Botão Reset – ao ser pressionado o ESP8266 reiniciará.

Botão Upload – Usado para gravar um novo firmware na memória e funciona da seguinte maneira:

1-      Aperte o botão Upload e mantenha pressionado.

2-      Aperte e solte o botão Reset.

3-      Solte o botão Upload.

 Desta maneira o ESP8266 entrará em modo de programação até que seja reiniciado.

 

Comunicação com o computador pela porta serial

A comunicação pela porta serial é usada principalmente para enviar o firmware para a memória SPI Flash bem como para monitorar o funcionamento do ESP8266 e também fazer comunicação com outros periféricos/módulos.

O ESP8266 não possui uma porta USB nativa, por isto para obtermos tal porta, é necessário colocarmos um adaptador USB/SERIAL, conforme a imagem 3:

 

imagem3.png

 

Ao conectar o módulo FTDI na porta USB do computador pela primeira vez, o sistema operacional tentará instalar o respectivo driver automaticamente e geralmente ele consegue, caso contrário, você deverá baixar o driver apropriado junto ao fabricante do seu módulo conversor.

Depois que o sistema operacional instalar o driver, é possível verificar qual porta ele está ativo, para isto (no Windows) basta entrar em Painel de Controle,  Sistema, Gerenciador de dispositivos, na lista de dispositivos instalados, vá até a opção Portas (COM e LPT) e verifique a porta COM que foi atribuída, conforme a imagem 4:

 

imagem4.png

 

Conectando o ESP8266 à IDE do Arduíno

 

Faça o download e instale a IDE do Arduíno:

https://www.arduino.cc/download_handler.php?f=/arduino-1.8.1-windows.exe

Após instalado, execute o programa e terá uma tela como a da imagem 5:

 

imagem5.png

 

Para configurar o ESP8266 na IDE do Arduíno, entre em Ferramentas,  Placa, Gerenciador de Placas e na busca digite esp8266 e instale o pacote de placas da comunidade esp8266 conforme a imagem 6:

 

imagem6.png

 

Após instalar este pacote, escolha a placa ESP8266 genérica(Generic ESP8266 Module), conforme a imagem 7:

 

imagem7.png

 

Depois de instalada a placa genérica (no caso do ESP8266 ESP12), verifique se as configurações estão corretas, conforme as imagens 8 e 9:

 

imagem8.pngimagem9.png

 

Se tudo tiver saído conforme o esperado, já podemos fazer um teste, na IDE do Arduíno, entre em Arquivo, Exemplos, 01 Basics e clique em “Blink” conforme a imagem 10:

 

imagem10.png

 

Agora habilite o modo de programação no ESP8266:

  1.   Segure pressionado o botão “Upload”.
  2.   Pressione o botão “Reset” por um segundo e solte.
  3.  Solte o botão “Upload”.

 

No código (Sketch) do Arduíno, altere o número do pino do Led de 13 para 2 e clique na seta para compilar conforme a imagem 11:

 

imagem11.png

 

Após compilado, o firmware é gravado no módulo ESP8266 conforme a imagem 12:

 

imagem12.png

 

Depois de terminado o Upload do firmware, o Led do ESP8266 deverá ficar piscando intermitentemente a cada segundo.

 

 

Todas as dúvidas deverão ser postadas aqui ou no fórum nos tópicos adequados, não respondo dúvidas por mensagem privada. Agradeço pela compreensão.

 

 

 

Agradecimentos:

A Deus por me permitir dar de graça o que de graça recebi;

Aos amigos deste fórum, em especial aos que me suportam no dia a dia no grupo de estudos dos ESPs:

Esp8266-a-pequena-maravilha...

Deus nos abençoe e nos dê força e disponibilidade para fazermos mais materiais, ainda que simples como este!!

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por que não colocar as imagens em suas posições mas dentro de spoilers?

Na barra do editor, o recurso spoiler é representado por um olho.

 

Questões técnicas:

1) Em que momento se faz a transição entre os esquemas 2 e 3?

2) Quais ferramentas você usou para desenhar os esquemas?

3) Qual é a fonte da imagem 1? A imagem podia ser maior.

4) O seria diferente num ESP-01, só os pinos da placa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@alexandre.mbm Só para esclarecer a sua primeira dúvida ali.

16 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por que não colocar as imagens em suas posições, mas dentro de spoilers? Neste editor, é o olho.

Nesse caso de tutoriais, as imagens sem a tag spoiler é melhor. São muitas imagens.. seria abuso de recurso spoiler.

A organização delas fica por conta do autor do tópico de acordo como ele acha melhor!

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Ok, obrigado chefe!!

adicionado 11 minutos depois

Tentei usar a tag spoiler mas não sei porque não funcionou. Deixa como está, no próximo eu vou aprender a usar esse recurso ok, prometo!!

adicionado 18 minutos depois

@alexandre.mbm

 

1-Não tem transição, é um esquema só, porém separado para melhor entendimento e menor poluição visual

2-Isso é mesmo relevante?

3-https://acrobotic.com/acr-00021

4-Para o 01, segue esse esquema:

 

http://www.circuitsgallery.com/wp-content/uploads/2016/01/esp8266-esp-01-run-diagram.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Muito legal !!!!!!

 

Parabéns, ficou muito bom, mesmo com as imagens ao final.

 

Eu costumo colocar as imagens em um site que já faça o tratamento que permita a gente incluir o link dela aonde quisermos, e o próprio Fórum transforma o link em imagem. Uso o Tinypic, gratuíto, e acho excelente os recursos dele.

 

Espero que seja o primeiro de muitos tutoriais !

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, ViniciusKruz disse:

2-Isso é mesmo relevante?

 

Não para o tópico. Eu apenas gostaria de saber. Não precisa responder, então. Para próximos tutoriais, sugiro o Fritzing.

 

2 horas atrás, ViniciusKruz disse:

 

https://github.com/acrobotic/Ai_Docs (Attribution-ShareAlike 4.0 International)

 

2 horas atrás, ViniciusKruz disse:

 

esp8266-esp-01-run-diagram.png

Ref.: Getting Started with ESP8266 ESP-01 Wi-Fi Module

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Obrigado Paulo, ainda vou aprender a usar esses recursos, hehehe, nos próximos já sairão melhores con certeza rsrsrs. Eu quis começar com alguma coisa simples porque nos próximos dá pra ir avançando cada vez mais nos recursos.

adicionado 3 minutos depois

@alexandre.mbm  Foi desenhado no paint mesmo. Quanto à imagem, depois vou desenhar a minha e substituir a do tutorial.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usar o Fritzing pode nos economizar um tempão! É um projeto bem legal. Módulos podem ser feitos com ferramentas livres tais como o Inkscape.

 

A propósito, substituir o Paint pelo Inkscape já acelera bastante.

 
4 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Quanto à imagem, depois vou desenhar a minha e substituir a do tutorial.

 

Eu simplesmente faria a atribuição e continuaria usando de boa. Esses projetos de ilustração de "pinout" são muito interessantes. Eu sempre fico catando deles, para usá-los.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei tudo, posicionei as imagens nos lugares corretos e adicionei os créditos da imagem 1.

adicionado 6 minutos depois
6 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Tem que incluir no tutorial o link para baixar o eBook do ESP8266 e 32. https://leanpub.com/ESP8266_ESP32

 

Bem lembrado. Livro incluso!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Não uso o CorelDRAW por opção ideológica." → Eu uso Inkscape por opção ideológica.

 

Não quero piratear coisas pelas quais não posso pagar, e quero muito promover FOSS. Não sem dificuldades, desde aproximadamente 2007, o meu sistema operacional do dia-a-dia é predominantemente alguma distribuição GNU/Linux. Precisei usar Windows 7 por um tempo, e atualmente tenho feito uso esporádico de um computador remoto com Windows 10.

 

Não sei nem como é a tela de um Photoshop...

Da "maneira Windows", eu quero distância!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...