Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o SO no SSD e demais programas no HD


Junior12332

Posts recomendados

Colega, perguntas:

a) qual é o SO(sistema operacional)

b ) tamanho do HD e do SSD

c ) o que voce entende como HD principal?

Para mim HD principal é o que tem o SO instalado.

Se voce quis dizer HD principal como aquele onde sempre são gravados os arquivos, isso voce define mesmo na hora em que grava ou instala os programas ou arquivos, é bastante flexivel quanto a isso.

Mas:(dependendo do tamanho do SSD, que é mais caro por GB)

SO e programas e jogos :costumam ser gravados no SSD pois é mais rápido em leitura e gravação

Dados, informações, backups(cópias de segurança de arquivos importantes) vão para o HD, pois é mais barato por GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, SO é o Windows 10.

O SSD é de 120gb

Mas tipo, queria saber se tem como colocar no HD a pasta de arquivos de programas e tal, e só o Windows 10 no SSD e além disso fazer com que toda vez que fosse instalar e baixar algo ir automaticamente para o HD e não pro SSD, a não ser que eu queira colocar no SSD.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como eu falei, na hora de instalar um programa normalmente dá para escolher onde vai ser instalado.

Detalhe: não se fala em HD e sim partições. Partição é uma parte de um HD ou SSD onde o sistema( o Windows) preparou uma parte da mídia para ser gravada magneticamente, aparece como uma letra.

Por exemplo C: é onde normalmente está o Windows, essa é a partição do Sistema.

Se voce ir no painel de controle, ou mesmo no ícone iniciar(aquela bandeirinha no cano inferior esquerdo), voce vai na "Sistema e segurança", procura "ferramentas administrativas","criar e formatar partições do disco rigido", vai abrir "gerenciamento do disco", voce vai ver todos os HD's e partições existentes em cada HD.

Vai ver que cada uma tem uma letra diferente.

O "pulo do gato" é renomear cada partição com um nome que lembre a destinação dele. Por exemplo:

C: poderia ser "WindowsSSD"

Se tivesse uma partição D: no SSD poderia ser "JOGOSSSD" e assim por diante.

Na hora de baixar um jogo ou informação automaticamente ele sempre joga no C: a menos que voce mude o caminho.

Caminho: é o local da pasta onde voce determinou que um arquivo vai ficar

Exemplo de caminho

C:\windows\arquivos de programas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ! Pode ate funcionar, nunca tinha visto isso antes, mas atenção! É Windows 7 e não Windows 10, pode ser que não funcione.

Mas seja especifico, que tipo de de programas que voce quer passar para o outro HD convencional?

Normalmente ao instalar um jogo ou programa ele dá a opção "automatico" e outra "manual", é só escolher a "manual" que você deve poder escolher a partição( e HD diferente), pois se deixar "automático instala na C:, que e onde deve estar o SO.

dica 1) o Windows 10 ocupa cerca de 30 a 40GB, isso com as atualizações.Por isso deixe C: com uns 60GB(na instalação voce deve definir isso manualmente).

os outros 60GB voce usa para instalar os programas e jogos, vai notar imediatamente que carrega mais rapidos

dica2) nos jogos tem opção para voce escolher a partição onde vai guardar os jogos em andamento, para isso deve perguntar aos gamers(pois não sou gamer, então não conheço)

Programas tipo WORD, Excel, etc(aplicativos de uso diario) permitem escolher a partição onde vai instalar.

Simplesmente crie uma pasta D:\arquivos de programas lá

Conselho de veteranissimo: editar  o registro do sistema não é para novatos, pode corromper totalmente o funcionamento do Windows, não aconselho. Vá no feijao com arroz por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

120gb sobra espaço é só escolher as pastas na hora da instalação dos programas e na guia avançada de sistema ou na variáveis de ambiente mudar as pastas de destino para o hd.

Mo windows explodrer mudar a pasta meus documentos  é so cliar com o botao dirteito nela e "alterar destino/alvo" mesma coisa para a pasta downloads.

A pasta temporaria pode deixar no ssd mesmo e se tiver mais que 8gb ram pode desativar o pagefile mas se tem games deixa lá uns 1020mb .

 

No steam e no origin é só alterar para unidade escolhida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu ja fiz esta lambança de usar o registro para mover os arquivos de documentos, musicas, videos, imagens, downloads do C para o D, e NÃO RECOMENDO! Usei no windows 10 e ficou uma porcaria tão grande de confusão de pastas, que tive que reformatar o PC. Mas eu estive olhando este tópico só para ter certeza do que realmente preciso fazer. Quero instalar o SO no SSD e mover MANUALMENTE os documentos DEFINITAVEMENTE no alvo D. Mas trocando umas idéias com os amigos daqui. Vocês acham que  um SSD de 120 gb comporta os programas da Adobe, mais o SO W10 LBST (não uso de jeito nenhum o CREATOR, cheio de inutilidades) e de sobra um jogo do tipo RTS?

E o Windows não precisa de um espaço vazio no SSD para gerenciamento de disco virtual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Pessoas que entendem, Boa Noite!

Fui tentar mover o sistema operacional do ssd para o hd convencional de 500 e aplicativo que utilizei para isso apenas clonou meu ssd e deletou meu hd convencional com todos os meus arquivos dentro. 

 

fui mais teimoso e instalei outros programas de recuperação do hd convencional e fiz muita besteira. existe um jeito de recuperar tudo como era, meu pc não fazia back up.

 

perdi arquivos de trabalho e estou desesperado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, bom dia. primeiramente não mexa mais nesse HD convencional, tire o cabo lógico dele !. O que deve fazer é preparar uma operação de salvamento, você deve ter um espaço de HD preparado para copiar os arquivos que ainda estiverem íntegros.

procure um programa de recuperação tipo Recuva ou Partition manager. Instale-o no SSD.

O problema é que pode haver limitações de tamanho da partição nas versões free.

Eu aconselho a fazer alguns testes(peça HD's emprestados ou compre um novo).

Depois de pegar experiencia pode ir no HD que teve problema.É só ligar o cabo lógico novamente e executar o programa. Já aviso que pode haver perda de arquivos se houver superposição de bytes, se o programa de migração usado tiver formatado e passou pelos bytes da formatação original. É o que dá para fazer. Mais que isso só nas empresas especializadas em recuperação que cobram pelo volume de dados reuperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

ola amigo eu te entendo que você esta querendo fazer estou tendo o mesmo problema com minha maquina,tenho 3 hds na minha maquina e 1 ssd de 250 e tudo que eu baixo instala no hd secundário e também no ssd principalmente os jogos quando você instala os jogos realmente ele te pergunta onde você deseja instalar quando eu coloco para os hds secundário mesmo assim instala no ssd..meu ssd esta quase sem espaço e meu pc esta lento.................eu não sou nenhum génio da informática mas eu acho que os jogos e programas eles dependem do windows para rodar sendo assim onde o windows estiver instalado tudo instala la também.........si alguém tiver uma solução para isto por favor me ajudem também.

adicionado 0 minutos depois

ola amigo eu te entendo que você esta querendo fazer estou tendo o mesmo problema com minha maquina,tenho 3 hds na minha maquina e 1 ssd de 250 e tudo que eu baixo instala no hd secundário e também no ssd principalmente os jogos quando você instala os jogos realmente ele te pergunta onde você deseja instalar quando eu coloco para os hds secundário mesmo assim instala no ssd..meu ssd esta quase sem espaço e meu pc esta lento.................eu não sou nenhum génio da informática mas eu acho que os jogos e programas eles dependem do windows para rodar sendo assim onde o windows estiver instalado tudo instala la também.........si alguém tiver uma solução para isto por favor me ajudem também.

adicionado 1 minuto depois

ola amigo eu te entendo que você esta querendo fazer estou tendo o mesmo problema com minha maquina,tenho 3 hds na minha maquina e 1 ssd de 250 e tudo que eu baixo instala no hd secundário e também no ssd principalmente os jogos quando você instala os jogos realmente ele te pergunta onde você deseja instalar quando eu coloco para os hds secundário mesmo assim instala no ssd..meu ssd esta quase sem espaço e meu pc esta lento.................eu não sou nenhum génio da informática mas eu acho que os jogos e programas eles dependem do windows para rodar sendo assim onde o windows estiver instalado tudo instala la também.........si alguém tiver uma solução para isto por favor me ajudem também.

adicionado 1 minuto depois

ola amigo eu te entendo que você esta querendo fazer estou tendo o mesmo problema com minha maquina,tenho 3 hds na minha maquina e 1 ssd de 250 e tudo que eu baixo instala no hd secundário e também no ssd principalmente os jogos quando você instala os jogos realmente ele te pergunta onde você deseja instalar quando eu coloco para os hds secundário mesmo assim instala no ssd..meu ssd esta quase sem espaço e meu pc esta lento.................eu não sou nenhum génio da informática mas eu acho que os jogos e programas eles dependem do windows para rodar sendo assim onde o windows estiver instalado tudo instala la também.........si alguém tiver uma solução para isto por favor me ajudem também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Primeiramente é um prazer ajudar!

Há uma opção disponível para alteração da unidade de armazenamento de aplicativos, vídeos, fotos, documentos, músicas e mapas no Windows 10. Pressione as teclas Windows+i, clique em Sistema >  Armazenamento > Alterar onde o novo conteúdo foi salvo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...