Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Muito Incomum


João Barros

Posts recomendados

:wacko:

Alô Galera,

Estou com um problema difícil de resolver. Fiz recentemente um upgrade na minha máquina, que era um Pentium MMX 233Mhz. Comprei uma placa ECS KT600-A, processador Athlon XP 2600+ FSB 266, 256 Mb de memória DDR 400, HD Samsung ATA 100, Modem LG V.92, cooler Aero 7 Lite. Praticamente uma máquina nova.

Estou usando do meu velho PC: teclado, mouse, monitor, um CD-ROM e um CD-RW, e a placa de Vídeo Savage4 PCI de 16 Mb. Windows 98 SE, com todas as atualizações.

Pretendo, certamente, comprar uma placa de vídeo decente. Mas terei que permanecer com esta por um certo tempo, por motivo óbvio.

O que está ocorrendo é um travamento na inicialização do sistema, após desligar o computador por mais de quinze minutos, aproximadamente. Se ligar o PC perto de cinco minutos, o problema não ocorre. Estou com o driver da placa de vídeo atualizadíssimo rodando o DirectX 9.

Com as configurações de vídeo em 16 cores, o problema não existe. Passa a acontecer se as configurações de vídeo estiverem em 256 cores, high color ou true color. Após o travamento, se resetar o sistema, ele costuma funcionar normalmente. Às vezes tenho que reiniciar umas três vezes. Uma vez funcionando acima de 256 cores posso reiniciar o sistema quantas vezes quiser que o problema não aparece.

O problema só acontece se o computador for desligado por mais de quinze minutos. Parece que ele tem que “esquentar”!

Tenho apertado a tecla F8 na inicialização para escolher o boot passo a passo. Descobri que na maioria das vezes o sistema inicia de primeira desta forma, mas em um boot normal sempre trava se o computador for desligado por mais de quinze minutos.

Alguém faz ideia do que está acontecendo?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí cara, td bom?

você ta usando que modelo de gabinete? porque pode ser que esteja ocorrendo um super aquecimento, teria que ser um de 4 baias. Mas se você tiver um de 4 baias, pode se que essa placa não esteja se adaptando com a placa mãe, que, n caso, exigiria uma bem melhor.... provavelmente é isso, ainda mais que, as vezes funciona, as vezes não..... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu o interesse cara,

Bem....... super aquecimento não é pois a temperatura da CPU fica em torno de 37 graus e quanto mais tempo de uso seguido mais estável vai ficando o micro. É o contrário do que se espera.

Uma vez que consigo inicializar com a placa de vídeo em high color posso colocar o monitor em 1024x768, e trabalhar direto sem problemas.

O problema ocorre depois que o micro esfria, depois que fica mais de 15 minutos desligado. Sei que não é porque o micro esfriou que ocorre o problema, mas o fato é que neste tempo é que se manifesta.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intão pode se incompatibilidade... porque num é comum mesmo, eu tive um caso muito semelhante, porém foi com um gravador de cd e um leitor... quando eu ligava, só o gravador respondia, desligava e ligava de novo só o leitor, foi só trocar de leitor de cd que os meus problemas se acabaram-se!!! hehehhe

falou abraços... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por João Barros@08 ago 2004, 17:30

Vídeo Savage4 PCI de 16 Mb

Eu acredito que o fato de ocorrer depois de passar um certo tempo desligado é apenas coincidência, acho que o problema está ocorrendo de forma aleatória.

Vou arriscar um palpite: placa de vídeo.

Se eu fosse você, experimentava colocar uma placa de vídeo AGP. Se não puder comprar logo uma placa 3D, pode ser uma comum mesmo, uma Sis 6326 por exemplo, usada (é barata e os drivers são fáceis de encontrar).

Não sei se você pegou os drivers dessa S3 Savage4 PCI pela Internet ou se tem o CD com os drivers. Se pegou na Internet, é bem difícil achar drivers corretos para essa placa, o que se encontra por aí é uma misturada de arquivos que nunca dá certo instalar. O Windows até reconhece, mas fica difícil.

Se precisar, eu tenho os drivers corretos dessa placa aqui, me custou quase um mês até conseguir encontrar (quase um mês o cliente me ligando todo dia e falando na minha orelha...).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Clemente,

Estou aguardando um amigo meu me emprestar uma agp para testar.

Mas acho que o problema não é aleatório. Tenho prestado muita atenção aos detalhes. Apertando a tecla F8, e escolhendo o boot passo a passo, quanto mais lentamente carregar os drivers mais a máquina roda de primeira. Se entrar direto no modo de segurança no primeiro boot e rapidamente reiniciar, a máquina trava. Mas se esperar uns cinco minutos, e reiniciar, ela funciona. É muito esquisito! Nunca ouvi falar disso.

Já esperimentei diversos tempos de "descanço" após desligar. Depois de uns cinco minutos o problema se manifesta ou não. Depois de 15 minutos, sempre. Muito estranho!

Valeu! :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô Clemente,

Mais uma coisa, tenho o driver original da minha placa Savage4. Mas o DirectX9 não roda com ele. O driver que atualmente uso roda com o directX9 perfeitamente, passa nos testes de diagnóstico do directX. Além do driver original tenho uns 12 drivers para Savage4 que peguei neste site:

http://www.savagenews.com/?action=articles&article=8

Valeu!

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô Galera,

Encontrei uma solução parcial para o problema.

Propriedades do Sistema/Desempenho/Elementos Gráficos

Em "Configurações Gráficas Avançadas" desci uma marca.

É o quinto boot direto que dou. Parece que é a Placa de Vídeo.

Também andei trocando as placas PCI (vídeo e modem) de lugar. Podia ser IRQ.

Acabei com a placa de vídeo no slot 3 e o modem no slot 1.

Agora estou com outro problema. Quando desligo o estabilazador depois de desligar o win. Ao ligar o estabilizador o PC liga automaticamente, sem que eu tenha que usar o Power.

Valeram as dicas

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por João Barros@13 ago 2004, 22:27

Propriedades do Sistema/Desempenho/Elementos Gráficos

Em "Configurações Gráficas Avançadas" desci uma marca.

É o quinto boot direto que dou. Parece que é a Placa de Vídeo.

Também andei trocando as placas PCI (vídeo e modem) de lugar. Podia ser IRQ. Acabei com a placa de vídeo no slot 3 e o modem no slot 1.

Agora estou com outro problema. Quando desligo o estabilazador depois de desligar o win. Ao ligar o estabilizador o PC liga automaticamente, sem que eu tenha que usar o Power.

Pois é, driver para Savage4 é difícil encontrar algum que sirva, até porque tem driver pro PCI e tem pro "on-board", só que na hora de distribuir os drivers pela web ninguém lembra de especificar se é PCI ou é do outro... Mas se você tem os originais, ótimo!

Agora quanto à não passar pelos testes do DirectX, se for a versão 9.0 (qualquer uma, a, b, c...) eu frequentemente tenho problemas com "dxdiag" (às vezes não passa no teste do vídeo, às vezes no som, etc.), mas acho (acho, não tenho certeza) que tem à ver com aquela "certificação WHQL", que se o driver não tiver, não é reconhecido com um driver "testado para Windows".

Naquele link para drivers que você passou, parece que tem um escrito "certified" entre parênteses, será que esse não resolve o problema com o DirectX?

http://www.savagenews.com/files/drivers/s3...1w9xrowlogo.zip

...

Agora quanto ao problema de ligar "automaticamente", talvez seja algum problema com a fonte, tem que testar outra.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Clemente,

O Driver que estou usando é o único que passa no teste do DirectX9. É o último que saiu, número 4.12.01.8233-8.20.38. Está rodando bem.

Quanto ao problema do PC ligar sozinho era uma configuração da bios.

Power Management Setup/Power On After Power Fail.

Se estiver abilitada (on) o micro liga automaticamente se o desligarmos da tomada ou desligarmos o estabilizador.

Abraço,

Barros

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...