Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do notebook Samsung Essentials E34


Posts recomendados

13 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

Então com certeza trata-se de outro modelo de notebook. O modelo que testamos é o NP300E5K-KF2BR. Para usar memórias DDR4, o processador com certeza é um Core i de sexta ou sétima geração, os modelos de quinta geração como no caso do notebook testado só suportam DDR3.

Correto, o modelo do meu é NP300E5L-KF1BR. Embora seja um Samsung Essentials E34, foi fabricado em agosto de 2017, por isso deve ter recebido essa upgrade de processador e memória ram... Gostei do aparelho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Rodrigo Débora Galendi disse:

Correto, o modelo do meu é NP300E5L-KF1BR. Embora seja um Samsung Essentials E34, foi fabricado em agosto de 2017, por isso deve ter recebido essa upgrade de processador e memória ram... Gostei do aparelho...

Pois é, isso é comum na indústria, utilizar o mesmo nome para um aparelho completamente diferente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já instalei mais 4gb de ram ddr4, agora hoje chegou o ssd m.2 da WD Green, 120gb, para mais um upgrade.

 

Se alguém tiver um bom tutorial para auxiliar na migração do Win10 do hd oara ssd, ficarei muito grato.

 

Depois postarei minhas considerações sobre a upgrade nesta máquina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, acabei por instalar o SSD WD Green, de 120GB, que foi minha segunda upgrade nesse notebook (já acrescentei 4GB de Ram).

Tive um pouco de trabalho para localizar o slot do SSD m.2, talvez em razão da minha "noobice", já que essa foi a primeira vez que me deparei com esse dispositivo. O "disco" mais parece um pente de memória, mas ainda menor.

20171123_233917.thumb.jpg.437d8caab8b35d33ca8fc46552e42f43.jpg

A tampa traseira, como se disse no tópico, tem que ser removida por inteira e isso dá um trabalho da p***** se você não tiver a exata chave de precisão. Perdi muito tempo por conta disso.

Optei por criar um arquivo bootável do meu sistema (Windows 10) e fazer uma instalação limpa no SSD. Depois, baixei o programa Samsung Update para instalar todos os drivers adequados ao modelo, já que o programa identifica automaticamente a versão do seu note e instala tudo.

1511475936179.thumb.jpg.f50f6a944a0b94f8f8dab8a7c7b51bcd.jpg

Depois, formatei meu HD de 1TB e passei a utilizá-lo como disco secundário, para armazenamento de arquivos.

O resultado é impressionante e valoriza muito a máquina. Hoje não consigo mais usar um note sem SSD. A velocidade na inicialização do sistema e de programas é incrivelmente superior.

Seguem aí algumas fotos da "aventura" de ontem...

IMG-20171123-WA0006.jpeg

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje rodei um CS GO no note, fora da tomada e conectado via wifi... O desempenho gráfico é muito bom, não houve travamentos. Também não fiz nenhuma alteração na qualidade gráfica do jogo, rodou no modo padrão. Apenas verifiquei que durante o jogo o note fica mais "barulhento", é possível ouvir o "giro" do HD...

 

Também identifiquei que o note possui adaptador de rede wifi também no padrão 5Ghz, o que não é algo tão comum em notes intermediários... 

 

Realmente, me surpreendo positivamente a cada dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa para a qual me atentei somente agora: a placa de rede do note é 10/100 e não 10/100/1000. Um verdadeiro absurdo para uma versão lançada no segundo semestre deste ano, com tela full HD, Wifi 5GHz, e tantas outras tecnologias...

 

Com isso, impossível extrair tudo de uma conexão de mais de 100 Mbps

 

Existe a possibilidade de fazer upgrade nessa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal, ganhei de presente esse samsung essentials e34, apesar de ser um win 10 eu achei ele muito mais muito lento, com um processador i3 e com apenas 4GB Ram mesmo sendo DDR 4 não suporta a quantidade de programas que são muito pesados, al´me de ser um win 10 não gostei muito é uma lentidão muito grande ganhei hj, assim como outro colega falou achei muito fraco pelo que achei que ele poderia fazer, más quando vi i3 pensei logo na vem BOMBA!!! Pior que como tem garantia de 1 ano não posso mexer ia comprar logo uma memória de 8Gb pra vê se melhora, não sei se 1 quatro ou 2 de dois que vem nele, más ficquei decepcionado!!! =[

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 16/01/2017 às 09:09, GabrielLP14 disse:

parabéns rafael, achei muito legal o review, só achei que a samsung fez besteira em não identificar o USB 3.0 e ter deixado o notebook branco(eu pessoalmente detesto branco), um fato que achei bacana é o fato de ter um possibilidade de expandir um dispositivo M.2(NESTE CASO, você não disse quais os tamanhos possíveis de SSD's por exemplo poderiam utilizar)

este notebook suportaria a troca da placa de rede Wireless por um de 5Ghz?

Mano, eu pesquisei sobre essa entrada M.2 e parece que, milagrosamente, é uma M.2 PCIe já que ela tem apenas 1 contato separado do contato principal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Instalei um SSD no meu E34.

Pra quem tinha dúvidas, o NP300e5L tem entrada m.2. no mesmo lugar do modelo anterior. Instalei um SSD SATA Lite ON Modelo CV1-8B128 m.2 2280. Melhorou muito o desempenho do note, sem comparação.

 Dica: A tampa traseira é chata de tirar, usar uma paleta de guitarra ajuda bastante. 

Em breve vou trocar a tela que a esposa trincou e posto aqui as fotos. 

 

20180320_215319.jpg

paleta.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei a troca da tela com sucesso. O procedimento é fácil, parecido com o demonstrado no vídeo abaixo.

Não há parafusos na moldura, recomendo soltar com uma paleta de guitarra. Lembrar de soltar a emenda na parte posterior da articulação de abertura da tela.

Modelo da tela: HB156FH1-401 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 13/05/2018 às 20:11, Borciolli123 disse:
adicionado 1 minuto depois

@Rodrigo Débora Galendi Sabe me dizer qual a velocidade da memória? se é ddr4 2133mhz ou 2400mhz? tb to qrendo por mais um pente de memória nele.

Borciolli123, 

Acrescentei memória também. É ddr4 2133 mhz. Instalei 4 gb da Kingston. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

 

Gostei muito do tópico, pois eu comprei um do modelo NP300E5L-KF1BR e tinha uma dúvida muito grande quanto ao slot m.2. Entrei em contato com a própria Samsung pelo chat e o atendente informou que não havia.

Mas fiquei empolgado quando vi aqui, neste tópico, a existência.

Só tenho uma dúvida: se realmente o slot é sata ou PCIe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá @Rafael Coelho

 

Parabéns pelo artigo!

Adquiri recentemente esse equipamento, na cor KF1BR (Preto) e realmente como relatado por alguns, o desempenho é muito aquém do ideal, até mesmo para tarefas cotidianas. Em minha avaliação, um HD SSD resolveria o problema, já que o equipamento não seria muito exigido.

A opção foi por substituir o HD de 1TB que vem com ele por um SSD SATA. A troca foi feita de forma fácil e rápida, porém o comportamento do equipamento passou a ser estranho. A BIOS só reconhecia esse HD se a tampa de plástico do compartimento não fosse fechada. No fechamento, não havia nenhuma pressão sobre o conector do cabo flat, nem mesmo sobre o corpo do disco, que é protegido pelo suporte metálico. E dessa forma ele se comportava. Ora reconhecia, ora não, mesmo com a tampa aberta. Válido ressaltar que dois HDs SSD Kingston 128GB SATA foram utilizados - testados em outro notebook e ambos em perfeito funcionamento - e os dois tinham o mesmo comportamento.

Utilizando o Samsung Update, foi feito atualização da BIOS; sem sucesso para solucionar a questão.

 

Não é preciso ressaltar que o suporte online, disponível no site da Samsung, com muita dificuldade conseguiu entender o que era m HD SSD e não acrescentou nenhuma informação útil ao caso. 

 

Você ou algum de seus leitores passaram por essa situação ou fazem ideia das causas dessa situação?

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...