Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ao desbloquear núcleo de Phenom II X2 550 3.10Ghz reduz o clock.


Bad Follen

Posts recomendados

Então pessoal, eu tenho uma duvida e também eu quero uma ajuda.

Antes de mais nada, minha fonte é uma Coursair CX430w 80Plus Bronze

placa-mãe da Asrock N60

Meu CPU é um Phenom II X2 550 3.10Ghz

Como vocês devem saber, existe um processo que o Phenom 2x2, de 2 núcleos, passa a ser 4. E assim por diante.

Então, eu pensei: Se minha placa-mãe tem uma opção propriamente para isso e junto com esse processador, por que não?

 

Assim eu fiz, de um Phenom II X2 550 3.10 Ghz para um Phenom II X4 B50 2.4Ghz

porém, o 4 clock não faz nem boot no Windows, logo, coloquei 3 cores e tudo funcionou normalmente.

 

MAS PERAI! Não devia estar 3.10Ghz também? Essa é minha primeira dúvida. Se sim, como eu posso aumentar o Clock?

MAS PERAI DE NOVO! O cpu-z continua dizendo que eu tenho 2 cores. Estou eu esquecendo de alguma configuração no Windows?

 

E por fim, partindo do principio que realmente seja 2.4Ghz, eu teria melhor desempenho com 2.4Ghz e 3 cores, ou é melhor um 2 cores e 3.10Ghz de clock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CPU-Z deve esta lendo a Informação de ID do proprio processador

 

Quanto ao cores, lembre-se que, esses cores foram desativados por que não passaram no controle de qualidade de AMD, ou seja, eles tem alguma falha.. inclusive no clock, por isso ele foi habilitado em uma velocidade mais baixo... 

 

Eu particularmente voltaria a usar o configuração padrão do processador... Habilitar esse cores podem dar problemas no futuro.. vide que no seu caso, com 4 ele nem da Boot...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigo, na minha placa-mãe n68-s3 fx também acontece isso, já tinha pesquisado antes e pelo o que vi quando voce desbloqueia para 4 núcleos o processador ultrapassa o tdp de 95W da placa-mãe, então ela automaticamente reduz o clock pra se manter dentro dos 95W que a placa-mãe suporta, sendo assim evitando queima da mesma, no meu caso eu deixei assim mesmo, voce perde uns 700 mhz nos dois núcleos mas ganha mais núcleos de 2,40, o desempenho é superior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Eu também uso esse recurso de desbloquear núcleo com meu Sempron 145 2.8 GHz + AsRock N68-S3 UCC + HD 5770.

No meu caso, o Sempro 145 se transforma num Athlon II X2 4450e, também de 2.8 GHz, porém, para atingir uma estabilidade total, eu aumentei o vcore de 1.350 V para 1.3750 V, e assim funcionou perfeitamente.

Porém, fui mais além. Além de desbloquear o segundo núcleo, fiz overclock. Este computador está rodando com o Athlon II X2 4450e em 3.3GHz estáveis!!! Com o vcore de 1.47V, se não me engano.

 

A questão é o seguinte: alguns processadores têm núcleos desativados por não estarem perfeitos aos olhos do controle de qualidade (pode ser que precise de uma alimentação maior que a especificação, um vcore maior, conseguir atingir apenas um clock menor que o que deveria, ou até realmente não funcionar), OU por causa de demanda (nesse caso os núcleos funcionariam perfeitamente, na teoria).

 

No seu caso podem ser 3 coisas que impedem o seu processador de ter o clock desejado: defeito no núcleo; vcore insuficiente; TDP suportado pela placa-mãe sendo ultrapassado. Você pode, por sua conta e risco, tentar aumentar um pouquinho o vcore e vê se vai.

 

Veja as especificações do Phenom II X4 B50, que é o modelo do seu. Nele indica que a frequência é 3.1 GHz mesmo. Acredito que o 4º núcleo possa ser defeituoso, e o TDP do processador também pode estar ultrapassando o da placa-mãe (se este for 95W). Você pode tentar aumentar o multiplicador pouco a pouco, até o sistema ficar instável (pode diminuir a vida útil da placa-mãe).

 

Boa sorte e abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CiroVista  OPAAAA, assim que eu gosto. Vamos lá... informações que eu reuni nos meus testes e pesquisas

 

INFO 1: Meu CPU não é o Black Edition ( :c ) e assim, o multiplicador não passa de 15.5Ghz para overclock por motivos de: placa-mãe proibe meu CPU de fazer isso [solução rápida: comprar um Phenom II X2 550 BE e desbloquear o multiplicador ]

[solução lenta: fazer overclock no Clock Base e mexer na frequência e timing das RAMS, já que esses são afetados pelo clock base]

 

INFO 2: Testei todos os cores, com 4 cores "na BIOS", o windows reconhece apenas 1.

                                                  com 3 cores "na BIOS", o windows reconhece os 3.

conclusão: o 4 core é mesmo defeituoso, obrigado AMD.

 

INFO 3: coloquei as RAMS (2 pentes de 2GB) em 8-8-8-24 ( por default era 9-9-9-24). Senti uma lerdeza na RAM, mas rodou. Voltei pro default

 

INFO 4: pelo que li, isso eu poderia fazer, então fiz. RAM estava em 1066Mhz ---> aumentei pra 1333Mhz (tranquilo, melhorou a resposta) ----> 1600Mhz (não boota sequer a BIOS). Voltei pra 1333Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tentou aumentar vcore de 1.325 para 1.4 e o vcpu-nb de 1.2 para 1.35? Pode ser que precise aumentar um pouco a tensão para os núcleos ficarem estáveis e para poder usar as rams na frequência certa.

O ruim que nem todos cpus vão desbloquear. Como o @CiroAMD64 disse, alguns desses processadores podem ter N defeitos nos núcleos bloqueados, vai depender da sorte funcionar ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoaf Sim, até passei disso pra 1.5. o vcpu-nb não. Porque só entre eu e você Diego... não entendo tanto disso como parece XD

adicionado 1 minuto depois

@diegoaf Mas meu problema não são os núcleos.. meu problema é eu querer overclockar o clock base, pois qualquer mudança que eu faça, o multiplicador da auto-lock em 12x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não arrisque mais de 1.5V o vcore, já "queimei" uma MSI 890GXM-G65 assim colocando 1.55V no meu Phenom II X4 965 (porém, depois de muito tempo parada, peguei e lavei a placa-mãe com agua e sabão e ela voltou a funcionar :) ).

Tem como dizer o modelo exato da placa-mãe (Não achei AsRock N60) e mostrar fotos da parte de overclock?

 

Umas coisas que eu fiz foi desabilitar TODOS as funções "Spread Spectrum", sempre tentei deixar o HT próximo dos 1000MHz, e também travar as frequências do PCI, PCI-e etc. Daqui a pouco eu olho o que fiz direitinho pra te orientar melhor, pois como fiz a outra placa-mãe voltar a funcionar, eu coloquei outras memórias no PC com Sempron, e elas estão me dando dor de cabeça...

 

Ah, e é estranho o multiplicador ter sido travado abaixo das especificações. Pois quando a minha MSI 890GXM-G65 tinha parado de funcionar, tinha colocado o meu Phenom II X4 965 BE de 125W no lugar do Sempron 145 na minha AsRock N68-S3 UCC, que só suporta ate 95W. O Phenom iniciava com 800MHz cada um dos 4 núcleos, mas a placa-mãe não bloqueava o multiplicador (tudo bem que o CPU é BE), porém, se eu colocasse mais de 3GHz o computador não ligava, tinha que rodar no máximo com 2.8GHz.

 

Editando: Se sua placa-mãe for a N68-S3 mesmo, é praticamente igual a minha, já volto com dicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, foi mal pela demora, sobre o desempenho ao meu ver aumenta sim, tipo essa maquina que tenho com o phenom x2 éla tem 4gb de ram dd3 + 9600 gt, rodando o BF3 com a configuração padrão do jogo e  com apenas 2 núcleos ela fica com uns 25 fps e os 2 núcleos quase sempre ficam em 100%, agora quando desbloqueio os outros 2 núcleos ficando com 4 núcleos ativos a historia é outra, consigo com a mesma configuração rodar a quase sempre 60 fps, as vezes cai pra uns 40 fps com cenas com muita ação mas dá uma boa melhorada, sem contar que os 4 núcleos ficam no máximo uns 60% de uso, parece que o phenom assim empurra a placa de video e o todo o sistema melhor, sabe, até pra renderizar vídeos, ficou bem mais rápido, o meu phenom já é um BE, eu prefiro só desbloquear o núcleo mesmo , acho que forçaria  a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver o seu maior problema pode ser o fato de não ter o BE, se pelo menos tivesse o multiplicador destravado já daria pra ir mais alem, no meu caso não mexo nisso por que já sinto que ja estou usando  a 9600gt por completo mas a 550TI tem muito mais poder de fogo, voce deve estar usando uns 70% dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um phenon II x2 BE e não tinha segredo em alterar, a minha placa-mãe era uma gigabyte ga-ma790x-ud4p, era só acessar um local lá no BIOS e pronto (algo chamado de hybrid alguma coisa, não me lembro agora). Não precisava alterar multiplicadores nem nada. E funcionava com os 4 cores na mesma frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...