Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação de Satélite


Posts recomendados

Primeiramente boa tarde a todos,

 

Alguns amigos meus são engenheiros e têm uma condição financeira um pouco melhor e tem como "hobby" praticar balonismo...Não é o balonismo comum, mas sim o de enviar balões para o espaço...

Eles vão para o sítio da família, possuem alguns balões meteorológicos e enviam para o espaço o balão com um rastreador de GPS e uma minicamera...Assim que o balão estoura devido a expansão do gás os objetos retornam ao solo através de um paraquedas...

Essas "brincadeiras" são muito interessantes, inclusive eles já realizaram alguns experimentos como mandar mudas de plantas, pequenos animais em frascos etc...

 

O projeto deles agora é enviar uma minicamera acoplada a um painel solar e a um transmissor....Eles gostariam de receber imagens ao vivo...dessa forma eles querem ir evoluindo aos poucos nesse projeto...

 

Pergunta:

 

Os balões meteorológicos que eles enviam chegam a uma altura de 20 KM...Existe algum transmissor de vídeo simples que eles conseguiriam utilizar? Vocês conseguem pensar em alguma outra forma? Lembrando que o peso que o balão leva é em torno de 1Kg...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloCarvalho13 ,

 

20KM é uma grande distância a ser vencida por transmissores de vídeo, seja em 2.4 Ghz ou em 5.8 Ghz.

 

Em teoria, se aumentar a potência do transmissor do balão, e se usar em terra antenas direcionais de alto ganho, pode sim receber esse sinal. Mas o tracking é algo que vai tornar isso ser impossível de ser feito de maneira manual, teria de ser microprocessado, e isso custa bem carinho.

 

Aumentar a potência do transmissor implica em usar baterias maiores, e isso faz o peso subir muito. Só uma boa bateria pode pesar mais de 300 gramas !

 

Eu concluo que na prática isso é impossível, devido à limitação de peso...

 

Esse é o motivo que faz que todos armazenem a gravação de vídeo em um cartão SD ....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um programa em um canal de TV por assinatura, que fez isso que você menciona.

O nome do programa é (foneticamente) Gadget Show. É um programa que tem vários episódios e um deles o pessoal fez exatamente isso.

Tem outro programa, que acho que se chama "Experiências Muito Loucas" ou algo próximo. Cada episódio é formado por 20 "experiências". Uma delas o cara colocou um aeromodelo. Quando o balão estoura, o cara controla o aeromodelo para onde quiser. Claro que ele aterrizou no topo de uma árvore, hehehe, mas havia comunicação entre a terra e o aeromodelo lá no alto. A antena que o sujeito usou era direcional, mas com um cone que permitia trabalhar com uma boa área de atuação.

 

As imagens mostradas fazem crer que a altura alcançada pode ser mais que 20 km.

Se eu puder indico maiores detalhes.

MOR_AL

adicionado 13 minutos depois

Tem um programa em um canal de TV por assinatura, que fez isso que você menciona.

O nome do programa é (foneticamente) Gadget Show. É um programa que tem vários episódios e um deles o pessoal fez exatamente isso.

Tem outro programa, que acho que se chama "Experiências Muito Loucas" ou algo próximo. Cada episódio é formado por 20 "experiências". Uma delas o cara colocou um aeromodelo. Quando o balão estoura, o cara controla o aeromodelo para onde quiser. Claro que ele aterrizou no topo de uma árvore, hehehe, mas havia comunicação entre a terra e o aeromodelo lá no alto. A antena que o sujeito usou era direcional, mas com um cone que permitia trabalhar com uma boa área de atuação.

 

As imagens mostradas fazem crer que a altura alcançada pode ser mais que 20 km.

Se eu puder indico maiores detalhes.

Em tempo:

Pesquise por "Weather Baloom", que vai encontrar muita coisa, inclusive no YouTube.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...