Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar Windows com Linux


wBB

Posts recomendados

Pessoal,

Não tenho conhecimento de Linux e estou precisando conectar meu PC a um dispositivo que possui Linux instalado.

 

De um lado possuo um notebook com Windows 10. De outro uma placa de BeagleBone com Linux Angstrom. Normalmente eu conectaria um ao outro por meio dos drivers USB do BeagleBone para Windows, mas não funcionou. Portanto, optei por tentar conectar via ethernet. Se eu conectar meu dispositivo BeagleBone num roteador, eu consigo enxergá-lo no notebook com Windows. Porém, preciso conectar esse dispositivo BeagleBone direto no meu notebook, pois o roteador fica longe de onde estou e não há a possibilidade de usar outro roteador.

 

Em meu notebook tenho um adaptador "USB => Ethernet" para o caso de eu precisar usar cabo de rede. Inicialmente conectei um cabo comum entre o notebook e o BeagleBone (passando pelo adaptador USB => Ethernet), mas não aconteceu nada. Posteriormente conectei um cabo CROSS, mas também não funcionou.

 

Quando coloquei o BeagleBone no roteador (em que consegui enxergá-lo), o BeagleBone pegou automaticamente um IP válido em minha rede, então o acessei via browser.

Por padrão, o BeagleBone pode ser acessado pelo IP 192.168.7.2, conforme indicado nesta página abaixo, mas acessando-o diretamente de meu notebook não funcionou de jeito nenhum:

https://beagleboard.org/getting-started#step3

 

Alguém sabe como posso acessar esse dispositivo diretamente, via cabo de rede, a partir de um notebook com Windows 10?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESOLVIDO:

 

Não tinha nada a ver com nada do que foi citado. Ocorre que no Linux Debian, de várias versões (a minha é a versão Jessie 8.6), existe um pacote de gerenciamento de conexões que sobrescreve algumas informações e simplesmente ignora outras, tal como as informações do arquivo "interfaces" que comentei que eu tinha editado. Este pacote de gerenciamento chama-se "connman" e pode ser verificado no site debian.org no endereço abaixo:
https://packages.debian.org/search?keywords=connman

 

COMO FIXAR O IP NO DEBIAN JESSIE:

 

1- Edite o arquivo "/etc/network/interfaces" e adicione (ou edite) no final as linhas que seguem abaixo, adequando as informações da sua rede ou uma rede fictícia, a seu critério:

#Interface Eth0
auto eth0
iface eth0 inet static
network 192.168.0.0
address 192.168.0.15
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1
broadcast 192.168.0.255
dns-server 192.168.0.1

2- Edite o arquivo "/etc/resolv.conf" e mude o "nameserver". No meu caso eu coloquei o IP de meu roteador e um outro qualquer:
nameserver 192.168.0.1
nameserver 8.8.8.8

 

3- Localize o serviço "connman". Certifique-se qual nome ele assume em sua distribuição do Linux. No meu caso era "connman" mesmo. Para listar os serviços rodando: ps -aux

 

4- Desinstale o serviço "connman":  apt-get purge connman

 

5- Reinicie o Linux: reboot.

 

Dessa forma meu dispositivo ainda funcionava conectado ao roteador (se fosse o caso), sendo possível acessá-lo pelo IP 192.168.0.15, que foi o IP que escolhi.  Mas também é para ser possível acessar diretamente conectado ao notebook (no meu caso ainda deu um problema que não resolvi, mas é outro tópico...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...