Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito oscilador para buzzer


cesardelta1

Posts recomendados

Já a bastante tempo venho procurando um oscilador que faça aquele som de porta aberta dos veículos da chevrolet, mas nunca consegui achar.

Ontem por acaso vi no Youtube um circuitinho que faz exatamente aquele som, então eu comprei do cara e claro que eu levantei o esquema para bisbilhotar, mas o CI que provavelmente é um 555 está lixado.

Mas deem uma olhada, se fosse um 555 ele seria alimentado no pino 8 com +Vcc e no pino 1 GND, mas está ao contrario, e funciona!

Procurei na net a tarde inteira por circuitos osciladores com CI de 8 pinos para comparar mas não achei nenhum que fosse alimentado no 8= GND e 1= +Vcc.

 

Caso ninguém consiga me dar uma luz, amanhã vou tirar aquele CI e colocar um 555 no lugar pra ver se levanta fumaça.

O circuito foi adaptado para lembrar do farol aceso então a chave (pós chave) deve estar desligada.

Funciona assim:
se a chave estiver desligada e a porta abrir, soa o buzzer e pisca o LED, Sim a chave tem que estar desligada, o circuito não pode receber o positivo de pós chave ou não dispara o buzzer e led.

 

oscilador.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Perdeu tempo procurando. Se publicasse aqui antes...e nem perca tempo mais tempo com 555. É pic12fxxx

Obrigado por responder.

Pois é, o caso é que que gosto de esgotar minhas opções antes de incomodar as pessoas, mas veja que eu também não tenho preferência por CI, poderia ser até um oscilador discreto, mas o caso é que 90% dos circuitos são com 555.

Eu não tenho conhecimento suficiente para usar micro controladores, mas concordo que é a melhor escolha.

Você teria algum palpite sobre o mistério desse circuito?

É possível fazer um oscilador com Amp op, ou comparador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

já está incomodando pow. Mistério algum... é um microcontrolador. Isto praticamente põe fim à sua inquietação.

Sim com ampop's você faz oscilador de qualquer tipo de onda. @MOR ou google pode corroborar. Não conheço a do som de porta aberta . Se for onda complexa, taí a explicação do mc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o micro controlador não estiver travado é possível fazer outro igual copiando o programa desse aí e gravando no outro.

É bem provável que o PIC em questão seja um PIC12F629, o mais fácil e mais barato de se encontrar.

 

Para fazer esse som do mostrado no vídeo precisa de dois 555 ou de 2 AMPOP, pois o som não é contínuo. Se bem que também é possível fazer com 4 transistores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  Obrigado por responder.

É bom saber como pode ser feito e as outras opções, mas não pretendo fazer.

Se fosse só com CIs eu até faria, mas se precisar de outro prefiro comprar do cara, custa só R$30,00.

Quando alguém fala em MC o que me vem a cabeça é:

 

Pre-Calculo.jpg

 

5.000 linhas disso só para imprimir na tela " Hello world"

#! /usr/bin/python

# -*- coding: iso-8859-1 -*-

 

import os, paramiko, hashlib, sys, pickle

from stat import S_ISREG, S_ISDIR

from ConfigParser import RawConfigParser

 

class SFTPLocaweb:

 

    def __init__(self):

  

        self.wsgi = config.get('deploy', 'WSGI')

        self.indice_md5 = config.get('deploy', 'INDICE_MD5')

        self.pastaOrigem = ''

        self.pastaDestino = ''

        self.sftp = None

        self.dicionario_md5 = {}

        self.statusTransferencia = 0   

        self.totais = {}   

        self.transport = None

   

bicho de sete cabeças.

bicho-7-cabecas.gif

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ledo engano.

 

existe mc de 6 pinos smd

PIC10F200_vs_1N4148.JPG

(1n4148x pic10Fxxx)

Ele tem até comparador

 

Sobre preço.... Este

TB2o7uGnFXXXXXkXXXXXXXXXXXX_!!714685357.

mais barato que o pic(10f!) e do que os queridinhos avr´s  dos arduínos da vida e com muito, muitíssimos mais recursos.

 

Sobre programá-los... um pisca led (hello world) em c

delay (unsigned int d)
{
while (d--);
}

for (;;)
{
GPIO0^=1;
delay(10000);
}

Pisque um led e domine o mundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes me dá uma inveja branca, se é que isso existe.

inveja de vocês que sabem tanto de tanta coisa!

Quando nós temos "a coisa" já formada na cabeça, parece que tudo corrobora para parecer mais difícil, quem diria um MC com 6 pinos!

A primeira imagem que me vem a cabeça sobre esse componente é um CI de 300 pinos, SMD, um esquema elétrico que mais parece uma teia de aranha de tanta trilha e a programação aquilo lá que eu já postei.

 

Incrível (inveja) vocês fazerem parecer tão fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...