Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU dedicada só é detectada quando conectada à monitor durante boot?


Nihal

Posts recomendados

Estou me preparando para enviar minha placa-mãe e CPU de volta à loja por um dos dois estar com defeito no PCI, e tenho uma dúvida sobre algo que pode ou não ser outro sintoma desse defeito.

 

Neste computador minha placa de vídeo só é detectada pela placa-mãe se, além de estar habilitada na BIOS (obviamente), houver um monitor conectado à ela na hora do boot. Se não houver nenhum monitor conectado à GPU dedicada  na hora do boot a placa-mãe age como se não houvesse nada no slot PCI e a placa de vídeo não é "inicializada".

 

Ou seja: Se eu tenho a GPU dedicada habilitada na BIOS e nenhum monitor conectado, ao ligar o computador e então conectar o cabo à GPU nada acontece. Ela não funciona, pois a placa-mãe a ignora por não ter havido nenhum monitor conectado à ela durante o processo de POST.

 

 

Não faço ideia de como deveria ser pois passei anos usando laptop.

 

Isso é comum ou é defeito?

 

Ah, e para referência o sistema é:

Gigabyte GA-H170N-Wifi
Core i5 6600
Corsair 16GB DDR4 RAM
PowerColor RX 460 4GB
Corsair CX430

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo Não nesta configuração. Esta placa-mãe é capaz de utilizar GPU dedicada e iGPU ao mesmo tempo.

 

A iGPU não interfere na detecção da GPU dedicada. Se ela estiver desabilitada, a PCIe estiver habilitada e não houver monitor conectado à dedicada na hora do boot a dedicada continuará sendo ignorada pela placa-mãe.

 

Você me deu uma ideia por sinal, mas só poderei testá-la daqui há alguns dias, quando finalizar um teste de PCI: Refazer esse teste de desabilitar iGPU e não conectar o monitor à RX na hora do boot agora que tenho speaker. Antes eu só ficava literalmente no escuro quando o fazia, e só via que a RX falhava em iniciar quando usava a iGPU (com um segundo monitor) também.

 

@Flávio Santana Lima Para ver o que acontece quando o PCIe dá problemas.

 

@dcm50 Sim. Só que driver não interfere no processo de POST de computadores, a placa de vídeo deve funcionar na BIOS mesmo sem drivers instalados no OS. Não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente. Eu só preciso de um "sim" ou "não" para a pergunta "É normal placas de vídeo não serem inicializadas/detectadas pela placa-mãe quando se liga o computador sem um monitor conectado à ela?"

 

Não é problema na BIOS ou em suas configurações. Não é problema de drivers ou de OS, pois ambos não interferem no funcionamento da placa ANTES do OS entrar.

P.s.: Editei post inicial para que fique mais clara a minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Depende, existem sistemas que agem assim ou aceitam o boot, o controle é do firmware da VGA, porque é ele que passa alguns "dados" ao sistema da motherboard. Mas não é generalizado. Resumindo, é +/- o que acontece com mouses e teclados P2, se não tiver conectados antes do boot, eles não serão mais conectados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Pois é... Antes de comprar a placa eu tinha algumas dúvidas. Um e-mail não foi respondido, então tentei ligar para a Central de Atendimento daqui do Brasil. A atendente foi super atenciosa e me passou um outro endereço de e-mail que seria de um contato direto com o setor que eu precisava falar, e...

 

...o e-mail continuou não sendo respondido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...