Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

8gb Dual Channel ou 12gb Single?


Posts recomendados

Possuo um PC mais para jogos que tem atualmente 8gb (2x4gb Kingston Hyperx Fury). O que aconteceu foi o seguinte: Tinha comprado um kit 2x4gb e uma das memórias apresenteu problemas, retirei e acionei o RMA da Kingston, imaginando que isso fosse demorar comprei outra memoria de 4GB Hyperx Fury para continuar com os 8gb. Mas ao contrário do que pensei a Kingston respondeu rapidamente, até o nosso amado correios foi rápido, em 4 dias chegou para ele e eles efetuaram a troca por uma nova que recebi hj.

 

Agora fiquei nessa dúvida, vale mais a pena ficar com 8gb em Dual Channel ou 12gb em Single? (PS: Todas as 3 memórias são de mesmo modelo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willams Nunes Amigo as memorias em dual channel n vai fazer diferença se você usar uma placa e video em seu computador, se você usar o video Onboard, ou seja, sem placa grafica ai sim o single já se torna um problema. Na minha opinião se você tiver uma placa de video fique com 8gb em dual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Willams Nunes Qual é a configuração completa da máquina? Sua placa-mãe tem quatro slots disponíveis? Se você tem 12GB disponíveis, então coloque os 12GB. Não faz sentido não usar!

 

Duas memórias vão operar em dual channel e a restante irá operar em single channel. E, mesmo que ficasse tudo em single channel, isso é completamente irrelevante em jogos usando placa de vídeo dedicada. Isso também é irrelevante no dia a dia, diferença só aparece em situações específicas.

 

Coloque os 12GB. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, O Monge disse:

@Willams Nunes Amigo as memorias em dual channel n vai fazer diferença se você usar uma placa e video em seu computador, se você usar o video Onboard, ou seja, sem placa grafica ai sim o single já se torna um problema. Na minha opinião se você tiver uma placa de video fique com 8gb em dual.

 aproveitando a pergunta do amigo

o que seria mais recomendado, 2x 8GB ou 4x 4GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol 2x 8gb ta de bom tamanho amigo, não precisa colocar 4 memorias só para você completar slots da sua placa-mãe. Fique com duas de 8gb e seja feliz. Em relação a tecnologia Dual Channel é muito discutida, agora observe em meus testes com o dying light, o dual channel de 2x8 16gb deu 5 FPS a mais do que o single de 8gb, não importa o futuro dos games é mais ram e ram e ram e por ai vai, já temo exemplos né, os COD da vida hahahah. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 minutos atrás, Lu Roxinol disse:

 aproveitando a pergunta do amigo

o que seria mais recomendado, 2x 8GB ou 4x 4GB?

Se sua placa-mãe não suporta quad-channel (linha Extreme da Intel), não há diferença. Melhor optar por 2x8GB por ficar com dois slots livres.

 

No mais, peço que por favor crie um tópico próprio para tirar suas dúvidas e evitar misturar os assuntos, tudo bem? ;)

 

8 minutos atrás, Matheus Vasconcelos disse:

@Willams Nunes Amigo se você usa pra jogar dual channel nao ajuda no desempenho.. usa este pente de memoria e fica com os 12 xD vai ser melhor pra você

O que você disse está correto, mas na realidade em qualquer caso ele deveria colocar a outra memória, não só para jogos. Não faz sentido não usar.

 

E, ao contrário do que muitos pensam (mesmo que seja irrelevante), o dual channel vai atuar normalmente em duas das memórias com as três instaladas, ficando apenas uma em single channel. 

 

Eu mesmo uso 12GB no meu computador exatamente dessa forma. Não há qualquer motivo para não usar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willams Nunes Cara, relaxa, coloca os 12 e usa o gpu Z para verificar se todos os pentes vão estar em single ou não. Pois além de single e dual channel, tem o hybrid channel, onde funciona single com dual. E nisso, eu coloquei no meu note 2x 4GB hyperx, e 1x 2GB, assim ficou os 2 pentes hyperx em dual e o de 2gb em single. A unica coisa que acontece é os pentes vão igualar suas frequencias e latencias para a do pior pente, assim se tiver por exemplo um de 1333, todos vão ficar em 1333. 

E mesmo se ficar em single, não vai te dar diferença alguma, como muitos já informaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Willams Nunes Cara, relaxa, coloca os 12 e usa o gpu Z para verificar se todos os pentes vão estar em single ou não. Pois além de single e dual channel, tem o hybrid channel, onde funciona single com dual. E nisso, eu coloquei no meu note 2x 4GB hyperx, e 1x 2GB, assim ficou os 2 pentes hyperx em dual e o de 2gb em single. A unica coisa que acontece é os pentes vão igualar suas frequencias e latencias para a do pior pente, assim se tiver por exemplo um de 1333, todos vão ficar em 1333. 

E mesmo se ficar em single, não vai te dar diferença alguma, como muitos já informaram.

Isso. os dois pentes que estão em dual channel vão continuar em Dual Channel, e o pente de 4GB isolado vai ficar em single... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, agradeço a todos pela resposta. Possuo uma GTX 1060 para os jogos, mas no caso eu pensava que dual Channel fazia melhora geral no uso do Windows e que as memórias ficariam em single, Vivendo e aprendendo como disseram :). Já que duas vão ficar em dual vou adicionar a outra. Obrigado a todos pela ajuda.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Matheus Vasconcelos Funcionam... São quatro slots, cada dois com um dual channel. ;)

 

@Willams Nunes Mesmo que todas as memórias ficassem em single, você deveria colocar do mesmo jeito. Dual channel não iria trazer benefícios em jogos com placa de vídeo dedicada e nem no dia a dia como muitos falam. Efeito disso só aparece mesmo é em aplicações específicas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá, boa tarde galera! Meu notebook tem uma memória ram de apenas 4GB. Eu uso muito ele para programção e utilizo bastante o Virtual Box e vejo que ele começa a travar sempre que abro uma máquina virtual. Vocês aconselham eu a comprar outro slot de memoria de 4GB ou um SSD? Lembrando que meu notebook pode receber até 16GB de RAM. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...