Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
lpagano

Mandrake 10

Recommended Posts

Pessoal,

Vou instalar o Mandrake 10 no meu HD que tem também o Windows XP Pro mais uma partição extendida para guardar arquivos pessoais.

Minha dúvida é:

Posso adicionar as partições para Linux no espaço vazio do Windows, utilizando o próprio particionador da instalação sem comprometimento do Windows?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode sim cara, mas cuidado para não fazer besteira, se não se sentir segura para fazer não faça... use o partition magic caso sinta-se inseguro...

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu mesmo, obrigado!

Só uma coisa, o Partition Magic não altera a tabela de alocação de arquivos? É que outro dia eu tentei instalar o Kurumin 2.12 e não deu certo porque ele dizia que a tabela de alocação estava alterada (isso depois que eu tinha remontado as partições usando o partiton magic)..

Obrigado,

lp

Compartilhar este post

Link para o post

Eu instalei o Conectiva na partição estendida onde deletei e recriei partições logicas e não alterei o windows de lugar.... e o gerenciador de inicicialização na MBR se der pau e so reescrever a MBR para o windows!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Skyfox@09 ago 2004, 18:08

Eu instalei o Conectiva na partição estendida onde deletei e recriei partições logicas e não alterei o windows de lugar.... e o gerenciador de inicicialização na MBR se der pau e so reescrever a MBR para o windows!!!

Se tiver Windows XP ou 2000 não vai conseguir subir o sistema, a melhor coisa é aplicar o o comando e gerar o arquivinho indicando onde é o linux:

# dd if=/dev/hda? of=/bootlinix.lnx bs=512 count=1

copiar o arquivo para o c:\ e editar o BOOT.INI:

c:\bootlinux.lnx="Linux"

Você poderá fazer mais modificações sem per qualquer boot do Windows, terá as coisas separadas sempre, poderá detonar qualquer instalação Windows ou Linux.

Abraço,

Celso

Compartilhar este post

Link para o post

Se você pretente não instalar mais nada ai até pode deixar o Linux gerenciar, se for instalar uma distribuição, tirar, instalar outra e tal, melhor forma mesmo é deixar o gerenciador do Windows fazer isso, você pode perder o acesso ao Windows, principalmente depois que instala o Mandrake e deixa ele na MBR pode detonar, eu sempre fiz isso, o dia que instalei o Mandrake, foi embora o meu acesso ao Windows, comecei a fazer o procedimento de instalar o gerenciador na partição e aplicar o comando e pronto, cada Linux meu tem o gerenciador e o menu do Windows aponta para cada um.

Edite o arquivo que está na raiz do c:

Tire os attributos do BOOT.INI

ATTRIB -S -H -R BOOT.INI

EDIT BOOT.INI

Exemplo:

[boot loader]

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT

timeout=2

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT="Windows" /fastdetect

c:\cl10="Linux"

O único problema é sua distribuição não pedir para gerar o disquete no final então terá que dar o boot pelo CD e ir na recuperação, acessar o HDA? e aplicar o comando e copiar o arquivo para o C: ou disquete.

Abraço,

Celso

Compartilhar este post

Link para o post

o acesso ao windows pode ser estabelecido editando a arquivo /boot/grub/menu.lst

e o arquivo deve ficar mais ou menos assim:

timeout = 15

default = 0

color = 2

foreground = 3D FFFFFF

background = 3D 0C55C3

viewport 3 2 77 22

shade 0

splashimage = (hd0,6)/boot/grub/splash.xpm.gz

title = Conectiva Linux 9 X

kernel = (hd0,6)/boot/vmlinuz-2.4.21-28872cl root=/dev/hda7 5 noapic

initrd = (hd0,6)/boot/initrd-2.4.21-28872cl.img

title = Conectiva Linux 9 Texto

kernel = (hd0,6)/boot/vmlinuz-2.4.21-28872cl root=/dev/hda7 3

initrd = (hd0,6)/boot/initrd-2.4.21-28872cl.img

title = Programa Testador de Memoria

kernel = (hd0,6)/boot/memtest86

title = Microsoft Windows XP Professional

unhide (hd0,0)

rootnoverify (hd0,0)

chainloader +1

makeactive

Para essa configuração do windows assim, você deve usar o windows na partição primaria, por isso (hd0,0)

Valeu!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais