Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual linguagem escolher ?


Posts recomendados

Olá, galera, meu nome é Rafael e tenho 24 anos.
tenho conhecimento em lógica da programação, porém nunca programei e nunca fui a fundo.
estou pesquisando sobre algumas linguaguens e verificando preços pra saber qual linguaguem eu me especializo, gostaria de saber de vocês.
Eu não curto muito a parte de layout, cores, e tal eu curto + a parte programação mesmo.
e não sou muito chegado em sites...
Gostaria de saber de vocês referente ao mercado de trabalho, gostaria de não ter dificuldade em arrumar trampo e com um salario legal.
gostaria de saber vocês pra agora e pro futuro qual vocês fariam ou me aconselhariam ?
desde já agradeço.
aguardo respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@talaia Ia lhe dizer a parte WEB, pois essa sim tem um mercado bom, mas como não curte muito, recomendo tentar aprender C/C# ou Pascal/Delphi. No caso do Delphi, focar na programação para dispositivos mobile.
Ou até mesmo o Cobol, que pode ser uma linguagem considerada mais antiga, mas como o amigo citou, quem sabe está se aposentando, então poderá ganhar um bom salário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais tem mercado hoje é java e C#, os dois possuem certificação de peso, seri uma boa.

 

Se quiser algo mais simples, recomendo python, ele tem vários propósitos, pode desenvolver desktop, web, computação científica, tem um ecossistema enorme, possui uma sintaxe simples, simples para iniciante e tem um mercado também muito bom.

adicionado 1 minuto depois

Ah, esquece cobol,  vai ser só perda de tempo, pega linguagem moderna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tambem não curto web mas...
O mercado Web de fato o maior. E programador web mesmo não necessariamente fica responsável pelo design da página

HTML e CSS não são linguagens de programação e sim linguagem de marcação e de folha de estilo respectivamente.

Não existe algorítimo HTML muito menos programador HTML. É uma falácia um individuo falar "Programo em HTML" ele é um designer e não um programador.

Agora JavaScript é uma linguagem de script (script é um algorítimo interpretado e rodando concomitantemente com outro algorítimo, no caso programa, no caso o navegador web que o cliente estiver usando)
A programação web é dividida em duas áreas. Front End (também chamada de Client Side) e Back End (Também chamada de Server Side). Um script tanto front quanto back a maioria das vezes não tem nada a ver com a parte de design e sim o comportamento da página. Por exemplo o Facebook. Desconsidere o design, a lógica básica seria o usuário digitar seu login e senha, depois haverá uma encriptação desse login, enviado pros servidores do facebook e analisar, interpretar verificar se o hash das informações são verídicas daquele login, só assim para liberar o acesso ao usuário, ou negar. Isso foi um exemplo básico. Claro que sim, em certos os casos o JavaScript é usado para gerar design com canvas, drawing, real time rendering, animações etc, mas acho que está longe de ser a maioria, por que aumentaria a complexidade da construção do site, sem contar a tonelada de otimização depois pra ficar liso. Outra coisa que o JS vem sendo usado é para jogos que rodam diretamente no navegador.

Se tu abrir qualquer site tipo InfoJobs, Catho, Vagas.com, verá metade das vagas ou mais (55 à uns 65%) são todas relacionadas a programação web, pedindo conhecimentos JavaScript, Ajax, Node.JS, Angular.JS (tecnologias front end) ou PHP, Python, Django, Perl, ASP.NET (Back End)
Programação Web resumindo são maiores oportunidades porém os salários são "menores" (digo Programador Jr e Pleno... Sêniors é muito difícil estabelecer um teto) se comparados com programação Desktop, especialmente pra ERP

Bom já a outra menor fatia das vagas são pra Desktop, ERP, Automação Empresarial ou Industrial, etc etc)
As mais usadas esmagadoramente são Java e C# .NET. Mas ainda há um bom espaço para C/C++ (especialmente automação industrial, microcontroladores, embarcados etc). Há algumas vagas perdidas de Delphi também. 
A quantidade de vagas são ligeiramente menores mais os salários costumam ser melhores, mas percebe-se que tem pouco espaço pra Júniors... A maioria das vagas é Pleno ou Sênior.

Há um terceiro mercado que é o mobile. Tecnologias bem vindas seriam o Java pra usar com o Android SDK, o C# para usar com o Xamarin ou JavaScript pra usar com Cordova por exemplo, até mesmo C++ para  uso com Android NDK, porém essa última eu particularmente nunca vi uma vaga sequer

Se eu pudesse montar um rank (Opinião) das que que tem mais uso, potencial e versatilidade pro mercado seria:

1>2. C# e .NET Framework (Desktop, Back End e Mobile)
2<1. Java (Desktop, Back End e Mobile)

(Java por anos anos dominou o mercado brasileiro com folga, mas com o avanço do poder do .NET, Java ou C# é a questão mais difícil prum gerente de projetos escolher a usar. As duas disputam pau a pau - Valendo a pena frisar que outros países como EUA a realidade de lá é muuuito diferente, C++ é a queridinha das universidades e grandes centros de pesquisa científica, laboratórios, industria dos jogos, computação gráfica etc.. Coisas em que cada byte a mais ou a menos impacta na performance)
3. JavaScript (Front majoritariamente, casos menores Mobile com Cordova)
4. PHP (Back End)
5. C/C++ (Desktop, automação e embarcados, Back end, mobile, jogos etc)
6. Python (Desktop, Back end)

Isso que rankiei acima é observação e conclusão pessoal. Vai variar do ponto de vista de cada um.
Agora do ponto de vista profissional que está iniciando e pior ainda se não tiver experiência, pensar e focar em salário não parece ser uma boa jogada. Ingresso rápido e adquirir experiência deveria ser o foco primário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serei breve e resumido.

1º Layout, cores etc... Quem cuida disso são chamados de FRONT-END;

2º Programação etc... Quem cuida disso são chamados de BACK-END;

3º Mercado de trabalho hoje e daqui um tempo será muito voltado a Web/Mobile e Sistemas Distribuidos, algo que você pode ler a respeito, quase parecidos;

4º A linguagem que você irá iniciar depende do que você quer fazer, como você não gosta de Web, aconselho 100% e com a total confiança em tu fazer um curso, ou ler a respeito de C# juntamente com o Visual Studio(IDE), linguagem e ferramenta fantástica, onde é possível criar de tudo, até mesmo app para TV;
5º Conselho meu, vá para Web, e vá para Java Web, o que mais tem no mercado e realmente pagam muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...