Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de melhora no Fluxo de AR


Posts recomendados

Boa noite Clube do Hardware!

 

Venho criar este tópico sobre o fluxo de ar em meu gabinete, pois gostaria de sugestões de como melhora-lo, já que este AERO 500 é bem fechado.

Este modelo de gabinete não é um dos melhores nesse quesito, porém tem um controlador de fan para 4, o que é muito bom. Como ele possuí a lateral fechada (imagem 1) com uma janela em acrílico, o fluxo fica restrito aos 4  fãs (imagem 2 e 3) extras instalados.

 

1. .P_20170201_194535_vHDR_On.thumb.jpg.cdf726b88475fb58eab1664b37e09651.jpg    2 .P_20170201_194650_vHDR_On.thumb.jpg.dc6749147e2a0dbbebc00f917c52640e.jpg

3.  P_20170201_194642_vHDR_On.thumb.jpg.80c46c366dbe10fab8d3b4cd0fbf82a2.jpg

 

Assim, como mostrado, este é o fluxo de AR que defini como melhor, pois quando eu analisei meu sistema, vi que esse modelo de RX 480, joga o ar quente em sentido logitudinal, como na figura 4 mostra. 

4.  rx.thumb.jpg.da5fbe9308616fff039ce74cc825cbc8.jpg5. 589260317bd91_Fluxodear.thumb.jpg.ba6e647d6d4a9d81f1706a65541768df.jpg

Sendo as setas vermelhas coolers de saída de ar como exaustor, e como ventilador na seta azul.

 

Apenas com o prime 95 ( figura 6) e depois ambos, prime 95 e furmark (figura 7).

 

6. 5892654308a22_cpup955min.JPG.0272135d93b6f05346a2b601ec91b217.JPG 7. 58926546094ef_P95efurmark.JPG.d203ce4cbcd0ec8ac865cf2bcd397bec.JPG

 

Apesar de nesse momento as temperaturas estarem boas, o grande problema que vejo não é nesses benchs, pois o The Witcher 3, sem curva de fan personalizada, chega a 85 graus dependendo do dia e tempo de jogo, com uma curva personalizada e agressiva, fica muito alto o ruído, porém estabiliza nos 75. Na figura 5, lá embaixo tem a baia de HD sem uso, e pretendo removê-la, fazer um "psu cover" de pvc e nesse cover instalar um fan de 140 mm jogando AR em cima da GPU.

Outro detalhe, a forma dos dois fans frontais é dessa forma pois como GPU manda ar quente bem no 1 fan, este tem que ficar como exaustor, e o debaixo como ventilador para suprir o AR frio necessário, se eu colocar ambos ventiladores gera vórtice de ar quente e a placa esquenta até mais, já se for ambos exaustor, esquenta da mesma forma pois não tem uma fonte de ar frio no sistema.

 

Tem alguma outra dica de como melhorar este fluxo?  O que posso fazer para deixar o mais silencioso possível? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr alias, na figura 5, os fans frontais tbem estao sinalizados como  ventilando e o outro como exaustão. Esta assim mesmo??

adicionado 3 minutos depois

@drcyberjr esses fans aos pares e com fluxo invertidos costumam criar um ciclo em que o ar quente que esta saindo do gabinete volta a entrar por meio do fan ventilando. Isso mantem o gabinete com ar mais quente. O ideal eh deixar os frontais ventilando e o os superior exaustandos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima seria importante tbem voce postar as especificações de todos os fan. Cfm, pressao, rotacao... para sabermos se o sistema tem aparencia de pressão positiva ou negativa. Tbem a qualidade das fan eh muito importante, bem como as características delas, pois existem fans mais indicados pra cpu cooler e outros mais para gabinetes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt sim, testei, mas a minha RX manda o ar quente no sentido do fan frontal 1, se eu o colocar ventilando ela esquenta mais ainda, já esse de cima exaustando, a grade no gfabinete depois de 1 h de jogo mais ou menos, fica bem quente, mostrando que está tendo efeito.

 

@drcyberjr Os fans não possuem as melhores caracteristicas, os dois frontais são da corsair, AF120, com pressão de 0,9 e CFM de 52, tirei até o filtro de poeira frontal por conta da fraqueza deles em pressão. Já os dois de cima, um é um akasa piranha de CFM de 79,13 e pressão de 3,04, um baita fan, e o outro de cima é um antigo que não possuo informação sobre, deve ter um CFM alto, beirando a 80 no achismo, porém faz uma zuada .... O Ultimo na traseira é um padrão da Aerocool, horrível, só não tirei ele ainda pois por conta do arranjo dos cabos da pichau ele ta justo e o fio dele preso por trás da MB. 

adicionado 1 minuto depois

@Imakuni aqui o prime 95, Foi pouco tempo mesmo, porém estabilizou e oscilava apenas entre 56 e 57.1.thumb.JPG.5f293f8a98fd7545aa5ae58a011a77ce.JPG2.thumb.JPG.b8c93696b2cac5deaf6887205a3a6484.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima me parece que esse fan frontal, ventilando, esta sendo prejudicado pela gaiola de hds. Deve ser uma barreira pro ar passar. Acho que ele eh o principal elemento de ventilacao no seu gabinete e, esta bem prejudicado.

adicionado 3 minutos depois

@Flávio Santana Lima outro problema seria esse ventilando em cima do cpu cooler, sendo que o exautor traseiro do cpu cooler eh fraco. Acho bom atacar ai tbem. Deixe os do topo como exaustores e coloque um exaustor traseiro bom tbem. Acho que um cougar ou um piranha ali na traseira. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr Sim, penso exatamente isso, até tirei o HD que ficava aí, puxei ele para cima, embaixo das baias de 5,25. Porém ele ainda atrapalha, por isso penso em retirar essa baia removendo os rebites, e fazendo uma tampa de psu como as da Rise e adicionando um fan maior nessa tampa, cortando ela jogando e botando um fan ventilando bem em cima do cooler da placa de vídeo, sendo um desenho meramente ilustrativo sem escala da tampa assim. 

sdsd.thumb.JPG.d30174ceddc4f16609eae733b24a1dec.JPG

 

Aí nessa seta, iria um fan de 120 ou até de 140, dependendo se eu fizer reto, Aí quero esse degrau até a altura do primeiro fan, pois aí concentra o fluxo e não tem "vórtice" entre os sentidos diferentes do de cima de do debaixo, deu para ter noção da idéia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...