Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manta sem o aterramento?


Visitante

Posts recomendados

Oi pessoal, eu pretendo montar um as peças de um PC que encomendei, e fiquei curioso a respeito de pessoas falando pra ter cuidado com a eletricidade estática. Daí resolvi comprar um par de luvas antiestáticas pra ajudar, e agora pretendo adquirir uma manta antiestática também. Entretanto minha casa não é aterrada, gostaria de saber se mesmo assim a manta iria ajudar, ou se não iria fazer diferença ou até piorar. Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite JackFrost... tranquilo?

 

Então, sinceramente trabalho com Hardware desde 2008, e NUNCA adquiri, apesar de já ter ganho, luvas ou pulseiras eletrostáticas. Tem um macete, qual é você segurar com as duas mãos diretamente no gabinete (lata) por uns 10seg, antes de executar algum serviço para que esse eletrostática saia. É uma carga pequena que carregamos porém dependendo do componente podemos sim queimar. Com relação a manta, nada mais é do que um pedaço de borracha meu caro. São coisas distintas, a manta e as luvas/pulseiras protegem da eletrostática do nosso corpo. Já o aterramento elétrico da sua casa, além de  proteger dos choques elétricos ele protege os aparelhos das oscilações de energia e desvia  as correntes para a terra se houver defeito nas instalações. Além, de minimizar também  os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos. Compreendeu?


Qualquer dúvida estamos por aqui...


Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo S. Biondo muito obrigado pelo retorno! Só uma dúvida em relação ao seu método, se o gabinete não tiver parte metalica exposta(coberto com "tinta" como os gabinetes modernos), ainda vai funcionar? Outra coisa, você me explicou a respeito da manta, mas mesmo se eu não conseguir aterrar, por ter uma resistência e ser um plano regular, ainda é melhor do que apenas usar uma mesa normal? Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, JACKFROST disse:

Oi pessoal, eu pretendo montar um as peças de um PC que encomendei, e fiquei curioso a respeito de pessoas falando pra ter cuidado com a eletricidade estática. Daí resolvi comprar um par de luvas antiestáticas pra ajudar, e agora pretendo adquirir uma manta antiestática também. Entretanto minha casa não é aterrada, gostaria de saber se mesmo assim a manta iria ajudar, ou se não iria fazer diferença ou até piorar. Grato

Seu entendimento da eletricidade estática está completamente desfocado...  Luvas antistáticas servem para gerar menor quantidade dessa energia quando comparadas com luvas comuns e só devem ser usadas quando o trabalho exige ser feito com luvas... As mãos sem luvas geram menor eletricidade estática ainda.. Use as mãos nuas e terás melhor resultado..  Somente quando o trabalho exigir ser feito com luvas prefira essas antiestáticas que recebem um tratamento químico que as tornam menor geradoras de estática que luvas comuns, mas não menor que mãos sem luvas..

 

A eletricidade estática nada tem a ver com a eletricidade normal. Sua gênese é diferente, seu conceito é diferente..

Eletricidade estática não se isola, se dissipa. A eletricidade estática em si não é ofensora mas sim o acúmulo dela o é... Não deixe se acumular, descarregue. Prefira bancadas condutivas, de ferro e que possam ser conectadas a um aterramento..

A borracha usada justamente é condutiva ou dissipativa, ela não serve para isolar, serve para dissipar, conduzir a eletricidade estática.

 

Ademais, encostar a mão num gabinete só tem sentido se esse gabinete estiver com sua carcaça ligada ao terra, o que acontece se o cabo de energia estiver conectado e a tomada estiver com terra presente..

 

Se você manusear seu PC em um ambiente com piso frio (cerâmica, ladrilho, pedra, cimento corrido, ou até mesmo piso de terra) e se mantiver em contato com esse piso, usando algum sapato condutivo (couro por exemplo) (o que não pode é usar tênis, chinelas sintéticas etc) e se as usar podes colocar uma calcanheira, que mantém a condutividade de seu corpo com o piso.

TN500_CALCANHEIRA_STATIC1.JPG

Terminando...  Você estará relativamente bem protegido de provocar danos a elementos sensíveis a eletricidade estática...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...