Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um Ar Condicionado/Geladeira portatil 12v. com placas peltier


Filipe Recife

Posts recomendados

Oi Amigos, diante do alto consumo de combustível ao se utilizar o ar condicionado DO CARRO, reuni algumas idéias que achei interessante na net e decidi montar um ar condicionado/geladeira portatil 12v 10A.vou montar minha geladeira/freezer inicialmente num isopor de +/- 24 lt, após isso vou tentar organizar pra uma térmica DE PLASTICO.

O projeto tem q funcionar ligado ao acendedor de cigarros do carro (saida 12v 10A)

MATERIAL:
1 isopor de 24 lts. com as medidas internas minimas de (C x L x A)(35X24X11cm.)

PARTE INTERNA

1 Dissipador de temperatura em aluiminio: 60x150x25mm (parte interna tampa)

1 Cooler / ventoinha 12v dentro das dimensões 60x150x5mm. AINDA TO ESCOLHENDO - TÔ COM MEDO DA CONDENSAÇÃO

2 Tijolos de barro 6 furos ( 14 x 9 x 24 cm.)(C x L x A)

1 Medidor de temperatura e umidade sem fio 48x29x15,2mm

1 - FOLHA DE ISOPOR DE 20 A 50 MM (ainda to decidindo)

1 - metro de manta termica aluminizada (a mais grossa que encontrar)

1 - 30 CM. de velcro auto-colante


PARTE EXTERNA

2 Cooler AINDA TÔ ESCOLHENDO (2 para a parte externa, cada um resfria uma placa peltier)

1 Pasta termica HY710 20g

1 CONJUNTO DE 5 Isolantes de umidade de algodão Com etiquetas laterais para placas peltier

2 Placas de peltier TEC1-12706 - 12v / 4,3~4,6A( 60 W CADA) - TÔ PENSANDO EM LIGAR EM PARALELO, ja vi relatos de chegar rápido a -5 graus.

2 dutos (canos de pvc) pra botar o ar fora 5 cm. +parede + 2 a 3cm. 

1 acendedor de cigarro macho 12v 10 A

PARA A SAIDA DE CALOR DAS PLACAS DE PELTIER:


MONTAGEM

A ideia dos tijolos veio desse video:

Ar condicionado de cerâmica:
 

2 PLACAS PELTIER EM SERIE

+
DISSIPADOR DE ALUMINIO

 

 

 

 

NA PARTE DE BAIXO: 
2 Saidas de ar:


MINHAS DUVIDAS

1 - Qual cooler vocês indicariam pras placas peltier? tem que ser algo com a altura que caiba na tampa e não saia muito pra fora. tem q ser potente

2- Como e onde vão ser as entradas de ar? elas são necessarias?, visto que tem 2 tubos de 50 mm abertos entre a parte interna e externa, pensei em colocar 2 pequenas conexões de pvc, mas acho q é muito buraco..kkkkk

3 - Qual cooler ou coolers eu uso na parte interna pra jogar o ar pra fora entre os tijolos QUE NÃO TENHA PROBLEMA COM CONDENSAÇÃO?

hqdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me, só pra constar...

 

penso que você tem que ter em mente primeiramente os princípios de um ar condicionado que essencialmente é um trocador de calor (de lugar) : tira de um lado e transfere para outro. E também o princípio das pastilhas peltier que é a lesma lerda. Com isto em mente você tem que considerar que tem que que tirar o ar quente de dentro co carro e colocá-lo para fora. Assim sendo, e conhecendo a pastilha, você tem que pensar algo como colocar o lado frio dela dentro e o quente fora. Com ambos dentro do mesmo ambiente, hás de perceber que o treco não dá muito certo. Com isto em mente, prossiga com as ideias ou aguarde novas dos amigos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...