Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

@Lucas Alves de Castro @codavara @Dick Trace Apenas adicionando algumas informações sobre o assunto que vocês estão debatendo.

 

Sobre os xeons, até placas mãe comuns como por exemplo a minha H97 são compatíveis com alguns modelos mais simples de xeon.

http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-H97M-Gaming-3-rev-10#support-cpu

 

Existem tanto processadores Xeon e I7 que são compatíveis com a plataforma extreme (X99, X79, etc) assim como Xeon e I7 compatíveis com a plataforma "comum" (H77, H97, etc). Pra saber qual é o soquete do Xeon ou do I7 só sabendo o modelo exato dele.

 

Sobre dual channel e quad channel poucos são os processadores da Intel que são compatíveis com quad channel, somente os Xeon e I7 mais tops mesmo que possuem essa tecnologia. Além disso na pratica não faz muita diferença funcionar em dual ou quad...

http://www.pcworld.com/article/2982965/components/quad-channel-ram-vs-dual-channel-ram-the-shocking-truth-about-their-performance.html

http://www.tweaktown.com/articles/4416/intel_x79_quad_channel_and_z68_dual_channel_memory_performance_analysis/index.html

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Kabum começou a pré-venda das mobos, e esse era o preço no site :lol:
16997717_10206396618473536_1251721336056

 

Depois do pessoal floodar reclamações no site deles, em meia hora, eles abaixaram os preços...

Gigabyte B350 = R$ 739: http://www.kabum.com.br/produto/86351/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am4-atx-ga-ab350-gaming-3-ddr4/?tag=am4
Gigabyte X370 = R$ 1.400: http://www.kabum.com.br/produto/86352/placa-mãe-gigabyte-aorus-p-amd-am4-atx-ga-ax370-gaming-5-ddr4/?tag=am4

Alguns dirão que foi um "erro". Eu acho que foi mais um "vai que cola" deles, pra ver se o pessoal engolia hahaha
Preço pra uma pré-venda tá até razoável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, codavara disse:

@Dick Trace Infelizmente, não tenho nenhuma resposta às suas perguntas. Por inferência, dá pra dizer que, se o socket é o mesmo, não há nada que o impeça de trocar um 6950K por um Xeon de 24 núcleos, e a parte sobre as memórias é uma combinação de suporte da placa-mãe + suporte do processador.

 

Não dá, o soquete é diferente, é isso que o Dick está dizendo.

Esses processadores são peças do tamanho da sua mão espalmada. ;)

 

E custam o mesmo que um bom rim no mercado negro.

 

1 hora atrás, Lucas Alves de Castro disse:

 

Essa parte de quad-channel e dual-channel significa que o Ryzen só suporte dois pentes de memória? E outra, quando você diz que o "SIMD da Intel é de 256bits enquanto nos Ryzen é 128bits. Isso daria vantagem para a Intel em HPC e em tudo que exija muito da memória" o que isso quer dizer? Mals sou meio leigo nisso aí.

 

porque como uso programa que exigem muito do processador e da memória to querendo saber o máximo que der.

 

 

Não, são duas coisas completamente diferentes e que não são assunto pra este tópico, tem artigos no site explicando o que é e como funciona o DC, dê uma pesquisada. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RobertoGB disse:

@Brunno Márcio Tinha RX 480 sendo vendida a mais de R$1500,00 no lançamento. O pior é que colou, esgotou muito rápido.

 

É por isso que só termino de montar meu setup novo, na black friday desse ano. Se Deus quiser, o Dólar vai estar menos de 3 conto e os preços vão estar "normais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Brunno Márcio disse:

 

É por isso que só termino de montar meu setup novo, na black friday desse ano. Se Deus quiser, o Dólar vai estar menos de 3 conto e os preços vão estar "normais".

 

Cuidado ao esperar sentado por essas coisas você pode acabar indo parar no próximo século. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lucas Alves de Castro disse:

Essa parte de quad-channel e dual-channel significa que o Ryzen só suporte dois pentes de memória? E outra, quando você diz que o "SIMD da Intel é de 256bits enquanto nos Ryzen é 128bits. Isso daria vantagem para a Intel em HPC e em tudo que exija muito da memória" o que isso quer dizer? Mals sou meio leigo nisso aí. porque como uso programa que exigem muito do processador e da memória to querendo saber o máximo que der.

 

Você pode ter vários pentes de memória sem problemas. O controlador de memória dos CPUs Intel podem acessar mais endereços de memória ao mesmo tempo do que o da AMD, mas você precisa instalar os pentes em grupos de quatro e a diferença de desempenho normalmente é pequena. Já "SIMD" diz respeito a cálculo numérico de matrizes e vetores, e o CPU Intel tem uma unidade de processamento mais "larga" que o da AMD, conseguindo calcular dados maiores a cada ciclo do clock, mas novamente a diferença de desempenho costuma ser pequena na maioria dos casos. Teoricamente existem classes de programas que podem se beneficiar mais ou menos (ou nada) de mais largura de SIMD e de memória, mas na prática a única forma de saber ao certo é pesquisar se os seus programas se beneficiam ou não, já que isso também depende da vontade dos fabricantes do programas em questão.
Mas vamos esperar os testes dos Ryzen octa-cores para saber mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Evandro disse:

Não dá, o soquete é diferente, é isso que o Dick está dizendo.

 

Filho, se tanto o Core i7 6950X e o Xeon E5 usam o LGA2011-3, como o socket pode ser diferente? E ninguém disse que custava pouco; a conversa começou justamente com esse gancho (de a Intel não ter monstros multi-core que custam um rim e um olho, e eu disse que já tem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, codavara disse:

 

Filho, se tanto o Core i7 6950X e o Xeon E5 usam o LGA2011-3, como o socket pode ser diferente?

 

Falha minha, confundi as coisas, são alguns opteron que tem soquete diferente. :oops:

 

E esses E5 vão funcionar em sistema solo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Evandro disse:

E esses E5 vão funcionar em sistema solo?

 

A Asus tem uma placa 1S: https://www.asus.com/us/Motherboards/P9X79E_WS/

 

Adendo: existem uma pletora de modelos de Xeon e três revisões do LGA2011, é natural que eu (e todo mundo) me confunda em algum momento. Não sei se é o Scott Adams que chama isso de "confusopólio".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, codavara disse:

@Contiusa Terá o Ryzen IHS soldado ou com pasta térmica? Ou ambos?

 

Ah, não, eu falo dos Intel. Os Ryzen acho que é tudo soldado. Com os Ryzen, a Intel provavelmente vai voltar a soldar, porque as pessoas reclamam muito e a perda de temperatura é grande com a pasta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson K @Contiusa Então, é um pouco mais complicado do que parece:

 

Conventional thermal paste doesn’t perform as good as the solder preform but it should have a longer durability – especially for small size DIE CPUs.

 

Tradução: pasta térmica convencional não tem um desempenho tão bom quanto a solda; tem, contudo, maior durabilidade -- em especial quando se trata de pastilhas (dies) pequenos.

 

Daqui: http://overclocking.guide/the-truth-about-cpu-soldering/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codavara mas tem alguns sites de overclockers que eles falam sobre essas coisas. Muitos engenheiros e ex engenheiros da Intel e AMD frequentam esses sites. Um dos veteranos da área de refrigeração que frequenta alguns desses sites é engenheiro da Phanteks, por exemplo, então às vezes dá para ter uma confirmação extraoficial. Talvez eu encontre alguém confirmando ou desmentindo o argumento desse cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, RobertoGB disse:

Basicamente eles estão dizendo, sem dizer, que não cobravam mais barato porque não precisavam. Os milagres que um pouco de concorrência fazem :P

 

Livre mercado. ;)

 

Agora o mantra mais falado no fórum nos próximos dias será, de fato o "espere o Ryzen".

Vai superar até as perguntas de gargalo. :D

 

--

 

http://www.guru3d.com/news-story/first-amd-ryzen-shipment-batch-entails-one-million-processors.html

 

Primeira fornada foi/será de 1 milhão de processadores.

 

http://www.guru3d.com/news_story/amd_x370_b350_a320_x300_and_b300_a300_compared_only_sli_for_x370.html

 

Tabelitcha dos chipsets e suas diferenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que vai começar a malandragem? Claro, né.

 

https://semiaccurate.com/2017/02/22/amds-ryzen-7-1800x-beats-intels-i7-6900k-half-price/

 

Citação

 

Cinebench may be seen as a non-representative benchmark for some but SemiAccurate is confident that Ryzen’s performance will hold up across a wide range of benchmarks. This last bit may explain why Intel PR sent out a last-minute “call us before you write” email to most of the press, but not SemiAccurate, after hours last night. You could infer that they are suddenly really worried about something. In case we read that wrong, they should be.

-------

Cinebench pode ser visto como um benchmark não representativo para alguns, mas SemiAccurate está confiante de que o desempenho do Ryzen vai se manter através de uma ampla gama de benchmarks. Este último detalhe pode explicar por que o setor de relações públicas da Intel enviou um e-mail de última hora dizendo "nos ligue antes de escrever a avaliação" para a maior parte da imprensa, mas não para o SemiAccurate até a madrugada de ontem. Você poderia deduzir que eles de repente estão realmente preocupados com alguma coisa. No caso de termos nos enganado, eles realmente deveriam estar preocupados.

 

 

E parece ser verdade:

 

c121eeff8864798125a22a41924a011ddfcd1a41

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...