Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

E o 6950X tem 10 núcleos e usava memória mais rápida... :o

 

Deve ter sido por isso (ou por causa do FMA de 256 bits, não sei qual dos testes o usa) que o Ryzen ficou na lanterna no Sandra, no 7-zip e no WinRAR (esses dois últimos, sim, gostam de memória rápida).

 

Gostei do consumo em 4 GHz. Acho que não vou precisar trocar de fonte, desde que eu não escolha uma placa de vídeo muito nervosa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Dick Trace disse:

Pelo visto só o i7 5960x usa a mesma RAM do Ryzen 1700x enquanto os outros CPUs Intel nesse review foram equipados com RAM mais rápida? Confere?

Eles dizem, no início, que a MOBO AM4 é uma versão de engenharia ainda e que não dava suporte correto ao XMP e OC na RAM.. Eles apagaram o nome dela, aliás.. Estranho, no mínimo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, RS Faria disse:

Eles dizem, no início, que a MOBO AM4 é uma versão de engenharia ainda e que não dava suporte correto ao XMP e OC na RAM.. Eles apagaram o nome dela, aliás.. Estranho, no mínimo..

 

É, esse review não é dos mais confiáveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso nem pode ser chamado de review hahaha
Então foi esse "review", que achava ter sido originalmente feito pelo videocardz: https://videocardz.com/66684/amd-ryzen-7-1700x-review-leaks-out

Alguns pontos:
- CPU engine Sample

- Usaram a mobo b350 que é intermediária, e sem update na bios

- Ram de 2133MHz com latência altíssima (Deveria ser pelo menos uma de 3000MHz)

- Jogos antigos com engines irrelevantes (exceto GTAV)

- Resolução de 1366x900? Oi?

- Boost OFF

- XFR OFF

Desse jeito, nem com milagre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Brunno Márcio disse:

Isso nem pode ser chamado de review hahaha
Então foi esse "review", que achava ter sido originalmente feito pelo videocardz: https://videocardz.com/66684/amd-ryzen-7-1700x-review-leaks-out

Alguns pontos:
- CPU engine Sample

- Usaram a mobo b350 que é intermediária, e sem update na bios

- Ram de 2133MHz com latência altíssima (Deveria ser pelo menos uma de 3000MHz)

- Jogos antigos com engines irrelevantes (exceto GTAV)

- Resolução de 1366x900? Oi?

- Boost OFF

- XFR OFF

Desse jeito, nem com milagre...

 

E a escolha dos jogos pro teste também é meio duvidosa, sniper elite III ( jogo antigo de 2014), batman (cheio de bugs), monster hunter (nem conheço). Cade os jogos do momento, Witcher 3 , Doom, Battlefield etc?  Só o GTAV vejo sentido em testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que fui um dos primeiros a comentar nesse tópico e um dos primeiros a entrar no hype do Ryzen, na época poucos acreditavam no sucesso dessa arquitetura e eu fui um dos únicos a me manter confiante, pelo visto não fui decepcionado, pelos vazamentos e outros testes relativamente confiáveis que temos por aí, não resta dúvidas que o Ryzen vai ser essa "Coca-Cola toda". Pois Bem, resta esperar o NDA acabar amanhã e ver os testes oficias das versões finais (muitos desses benchs vazados são feitos com versões ES ou BS). As únicas coisas que deixaram a desejar ao meu ver nesses processadores foi:

* A questão do cache L3 for dividido entre os CCX em vez de ser um cache único, o que deve aumentar a latência

*Suportar somente Dual-Channel e não Quad igual a linha extreme da Intel

*Ficar devendo muito em vias PCI-E, pelo que eu vi, acho que não vai rolar um Quad SLI ou Xfire na plataforma

Posso estar enganado quanto alguns pontos que citei, mas acho que está bom mesmo assim, por ser o início da volta da AMD ao mercado HEDT. BTW, saiu os slides que estavam sobre embargo no site do Videocardz mostrando todos os detalhes restantes sobre o Ryzen, junto com alguns benchmarks:

https://videocardz.com/66745/amd-ryzen-7-press-deck-leaked

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael_S.Pereira Quad channel requer ajustes demais, inclusive de soquete (o AM4 não seria um socket universal se houvesse quad channel), o custo da plataforma iria para a casa do chapéu e os benefícios seriam mínimos. Essa primeira geração do Ryzen ainda não tem um poder de processamento que justifique uma plataforma cara. Sem contar que não daria pra fazer isso com 1334 pinos, a AMD teria que migrar para um soquete LGA e eu teria que matá-los também. Maldito soquete LGA.

 

Enfim, você tem razão quanto ao PCIe mas, de novo, precisariam de um soquete com mais contatos, e decerto mais caro. Talvez venha no Zen+. De todo modo, devagar com o andor.

 

Faltou dizer uma coisa do benchmark meia-boca que foi postado acima (e que já sumiu): agora, sabemos que o Ryzen tem alguma resistência a reviews "patrocinados". Vai ser fácil apontar quem é o vendido e quem não é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais núcleos existem no processador, mais largura de banda de memória é necessária para manter os núcleos "alimentados" com dados.
Com oito ou mais núcleos no CPU, quad-channel seria um boa notícia. Mas eu imagino que a AMD tem mais margem para melhorar no Zen+ do que a Intel nos Sandybridge+++++ atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Dick Trace disse:

Quanto mais núcleos existem no processador, mais largura de banda de memória é necessária para manter os núcleos "alimentados" com dados.
Com oito ou mais núcleos no CPU, quad-channel seria um boa notícia. Mas eu imagino que a AMD tem mais margem para melhorar no Zen+ do que a Intel nos Sandybridge+++++ atuais.

 

É um bom raciocínio, mas só benchmarks que testam especificamente a largura de banda vão apontar alguma diferença:

 

http://www.pcworld.com/article/2982965/components/quad-channel-ram-vs-dual-channel-ram-the-shocking-truth-about-their-performance.html

 

CPUs modernas tem caches grandes e rápidos justamente para lidar com a lentidão das memórias, por isso os canais a mais acabam fazendo pouca diferença. Já passamos do ponto em que a velocidade das memórias não acompanha mais a dos processadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Dick Trace disse:

Quanto mais núcleos existem no processador, mais largura de banda de memória é necessária para manter os núcleos "alimentados" com dados.
Com oito ou mais núcleos no CPU, quad-channel seria um boa notícia. Mas eu imagino que a AMD tem mais margem para melhorar no Zen+ do que a Intel nos Sandybridge+++++ atuais.

 

Mas isso se aplica com as DDR4 lá nos 3 GHz que temos hoje?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codavaraOs CPU testado pela PCWorld tem 6 núcleos e os programas são muito mais dependentes de poder de processamento (ALU) do que largura de banda de memória. Nos testes sintéticos e encoding/transcoding você move relativamente poucos dados mas processa muito esses dados, e os jogos além disso são também limitados pela VGA.
Mas largura de banda também é importante para os GPUs onboard cada vez maiores dos processadores atuais, razão pela qual estão integrando parte da memória RAM junto com o CPU/GPU em um bloco único (HBM) com barramentos largos para maior largura de banda.

 

@EvandroNo geral sim, mas não se aplica a todos os programas e eu diria que não se aplica se você tem um número menor de núcleos. Mas vamos ver os testes amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace Ou seja, a largura de banda não é um gargalo em 99,9% dos aplicativos. Mostre onde está o 0,1%.

 

GPU integrada só tem gargalo com processamento 3D, quando precisa mover e criar texturas. Não faz muita diferença em OpenCL/DirectCompute, que é a destino que a AMD pretende dar às APUs no mercado HPC.

 

(Ok, eu mesmo fui pesquisar e a largura de banda extra calha bem em servidores rodando várias máquinas virtuais e FreeBSD/Linux rodando ZFS. Mas tudo isso em servidores, não em desktops.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, codavara disse:

@Rafael_S.Pereira Quad channel requer ajustes demais, inclusive de soquete (o AM4 não seria um socket universal se houvesse quad channel), o custo da plataforma iria para a casa do chapéu e os benefícios seriam mínimos. Essa primeira geração do Ryzen ainda não tem um poder de processamento que justifique uma plataforma cara. Sem contar que não daria pra fazer isso com 1334 pinos, a AMD teria que migrar para um soquete LGA e eu teria que matá-los também. Maldito soquete LGA.

 

Enfim, você tem razão quanto ao PCIe mas, de novo, precisariam de um soquete com mais contatos, e decerto mais caro. Talvez venha no Zen+. De todo modo, devagar com o andor.

 

Faltou dizer uma coisa do benchmark meia-boca que foi postado acima (e que já sumiu): agora, sabemos que o Ryzen tem alguma resistência a reviews "patrocinados". Vai ser fácil apontar quem é o vendido e quem não é.

 

Realmente @codavara, por isso disse que está bom mesmo assim, o zen é mais focado em restabelecer mercado e tirar a amd do prejuízo, não é uma plataforma focada pra sair no mercado HEDT quebrando tudo, por isso alguns cortes de gastos precisam ser feitos. Em outras palavras, o AM4 é uma plataforma mainstream com desempenho de uma extreme, diferente da linha extreme da intel, que é uma plataforma extreme com desempenho extreme, (quanto vezes repeti extreme aqui :huh::P) se é que me entendem. A própria amd citou nos seus slides que o concorrente para o seus chipsets são os da linha 1151 da intel. E outra, a implementação do quad channel realmente não daria certo, não teria como colocar dentro de um mesmo socket um ryzen 7 com quad e um ryzen 3 com dual por exemplo, e lançar um ryzen 3 de 4 núcleos sem smt do nível do core i5 com quad channel seria inviável, pra não dizer loucura. Agora, sinceramente, acho que o ryzen 7 devia vir com 32 trilhas pci-e, posso estar exagerando, mas é o minimo pra fazer um quad sli, xfire. Pelo menos nos mais tops (linha X), nos ryzen 7 mais simples e nas linhas mais baixas podia ser 24 mesmo :/

 

@Brunno Márcio Parece que o bench do CPU-Z usa instruções mais simples que outros benchmarks, usando processamento físico bruto, nesse caso, o ryzen se saí melhor que os intel concorrentes, chegando a bater o kaby lake em IPC. Porque em outros casos como cinebench ele saiu 2,7% pior clock a clock contra um BD-E e 6,5% pior que um KBL

 

AMD-Ryzen-Press-Deck-5_VC.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, codavara disse:

@Dick Trace Ou seja, a largura de banda não é um gargalo em 99,9% dos aplicativos. Mostre onde está o 0,1%.

 

Quando se usa o vídeo integrado para jogar um jogo 3D, o gargalo normalmente é a largura de banda da RAM do PC. Uma VGA com um GPU idêntico ao integrado, mas com RAM GDDR5 dedicada, tem desempenho muito melhor em jogos por ter mais largura de banda.
Bancos de dados devem se beneficiar. Algumas operações no Photoshop devem se beneficiar enquanto outras não. O mesmo vale para o Vegas, Premiere, etc.
Um PC lotado com várias VGAs, SSDs, câmeras 4K, placas de rede e outras placas e periféricos em geral deve precisar de mais banda que um PC típico.

E muita gente também usa VMs em desktops.

Mas para a grande maioria dos casos isso é praticamente irrelevante. Não me entenda errado, eu acho que os Ryzen R7 são muito bons (especialmente pelo preço) e serão um sucesso.

 

Citação

GPU integrada só tem gargalo com processamento 3D, quando precisa mover e criar texturas. Não faz muita diferença em OpenCL/DirectCompute, que é a destino que a AMD pretende dar às APUs no mercado HPC.

 

Mas a GPU integrada será usada para 3D em 99,9% dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, codavara disse:

@Rafael_S.Pereira Bom, aí é torcer pra algum fabricante de placa-mãe criar uma linha HEDT com o Socket G34 (que tem 128 linhas PCIe e quad-channel) como eles criaram pra Intel.

 

Mas o socket G34 é pra os opteron fx, rsrs, já está bem ultrapassado, com certeza o naples usará um socket mais novo e diferente do G34, nesse caso você está se referindo ao sucessor dele? Bem, eu também espero isso, um naples de 8 núcleos quebrando recorde no HWBOT, seria ótimo, o problema é se é realmente viável usar ele para isso, pois deve custar um absurdo por ser um processador pra server

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...