Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Concordo com o @Phoenyx, é melhor manter um expectativa razoável para não se decepcionar depois. Estou animado pelas novidades que vem por ai pela AMD, mas não acho legal fazer um hype muito grande, vide as Polaris, elas não são ruins, longe disso, mas também não há nada excepcional nelas, são boas concorrentes das placas Nvidia assim como sempre*.

 

*No caso falando sobre as RX 480 e as GTX 1060 pois são as únicas concorrentes, a Nvidia ainda não lançou as novas placas de entrada e a AMD ainda não lançou as de alto desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jogando pra realidade brasileira aqui, quando saiu o Athlon64 corri e peguei um 3200+. Na época ele me custou ~500 reais, era o mesmo valor do Pentium4 concorrente. Tô falando de mais de 10 anos atrás, 500 lulinhas. Um CPU destes bateria fácil os 1000~1500 reais hoje.

 

Se houver (e provavelmente irá) um Zen equivalente ao I7 6700 por exemplo eles vão disputar o valor lá no alto.

Só olhar a RX480 aí, tão achando bom o preço dela?

 

Edit: Lembrando que naquela época as lojas cobravam absurdamente caro comparado ao Paraguai ou USA, então a gente pegava tudo de muambeiro mesmo, que apenas cobravam uma % em cima do valor lá fora. Hoje praticamente só existem as lojas combinando preços entre si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não espero preços baixos c a linha ZEN.

desculpe (ou  não) a minha ignorância, mas la vem um processador c preço e potencia equivalente aos SKYLAKE.

é um avanço para amd que já faz muito tempo que n lança um processador pra disputar com os lançamentos da intel,mas quando o kabylake chegar teremos novamente aquela historia da intel no topo do ranking e o pessoal que qr um bom processador um pouco mais barato indo para o ZEN

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DcBarbosa

 

Eu creio que a AMD também vai lançar cpus dual-core, quad-core, hexa-core para concorrer com a Intel.

Mas pelo teste o octa-core Zen bateu de frente com o octa-core Broadwell-E, ambos no mesmo clock, lembrando que o Broadwell-E octa-core é superior ao i7 5960x octa-core, mas em jogos os que vão dominar por um bom tempo serão os quad-core + clock alto + ipc alto + HT.

 

Os preços também vão ser equivalentes aos Intel, até porque a diferença deste Zen octa-core para um FX octa-core é gigantesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT

dual core eu acho q não, porque até o idoso fx4300 é quad core 

parece que a amd melhorou seu desempenho single core a ponto de conseguir um empate contra um intel c mesmo quantidade d núcleos. atualmente vemos um hexa core empatando c um dual core e só por ai ja da pra sacar a diferenca entre elas.

o legal pra mim é que desde o fiasco  fx9590 n via um AMD TOP DE LINHA

tenho esperança que a AMD se destaque no segmento de entrada caso continue usando processadores com 4 ou mais cores porém dessa vez otimizados individualmente

sou leigo na área da informatica, mas não vou me iludir c um video de teste em ambiente controlado...citando o comentario do colega \/

 

7 horas atrás, Zucchini disse:

Concordo com o @Phoenyx, é melhor manter um expectativa razoável para não se decepcionar depois. Estou animado pelas novidades que vem por ai pela AMD, mas não acho legal fazer um hype muito grande, vide as Polaris, elas não são ruins, longe disso, mas também não há nada excepcional nelas, são boas concorrentes das placas Nvidia assim como sempre*.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DcBarbosa

 

Dual-Core + HT para concorrer com i3 e dual-core sem HT para concorrer com o Pentium Dual Core e Celeron.

 

Eu acho difícil ser fiasco os Zen como foi o Bulldozer, porque é uma arquitetura semelhante aos Core i3,i5,i7 e criada pelo mesmo engenheiro que projetou os Atlhon XP e Atlhon 64.

 

Quanto as gpus Polaris o verdadeiro custo e benefício não será a RX 480 mas a RX 470:

 

A GTX 1060 6GB GDDR5 também está um bom preço na faixa dos 1500 temers:

http://www.terabyteshop.com.br/produto/6556/placa-de-video-zotac-geforce-gtx-1060-amp-edition-6gb-zt-p10600b-10m-gddr5-pci-exp?gclid=CLaqku3l0s4CFRIHkQodBssHJA

 

A RX 480 8GB GDDR5 referência  está na faixa dos 1300 temers:

http://www.terabyteshop.com.br/produto/6557/placa-de-video-sapphire-radeon-rx-480-8gb-256bit-gddr5-chdmi-pci-exp?gclid=CNf1-f_l0s4CFRMIkQodLA8JkQ

 

RX 470 Nitro OC 8GB GDDR5 na faixa dos 1200 temers:

http://www.terabyteshop.com.br/produto/6558/placa-de-video-sapphire-radeon-rx-470-nitro-8gb-256bit-gddr5-chdmi-pci-exp

 

Na minha humilde opinião todas ótimas aquisições.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, DcBarbosa disse:

Não espero preços baixos c a linha ZEN.

desculpe (ou  não) a minha ignorância, mas la vem um processador c preço e potencia equivalente aos SKYLAKE.

é um avanço para amd que já faz muito tempo que n lança um processador pra disputar com os lançamentos da intel,mas quando o kabylake chegar teremos novamente aquela historia da intel no topo do ranking e o pessoal que qr um bom processador um pouco mais barato indo para o ZEN

Exatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um octa-core Zen com o ipc do Broadwell-E(top de linha Intel),embora sejam bem mais fortes em Multi Thread, este ipc deles é logo abaixo dos Skylake e obviamente dos Kaby Lake que são formados pelos CPUs de entrada até linha i7 quad-core + HT.

 

É bom colocar a expectativa dentro da normalidade pelo que vimos no teste do Blender, nada acima disto.

 

No site Tom's hardware temos um teste no Blender:

blender_w_600.png

 

Se o Zen 3ghz octa-core foi levemente superior ao Broadwell-E 3ghz octa-core(i7 6900k), ambos no mesmo clock, tiremos nossas conclusões analisando o teste.

 

Mas em jogos o que manda é quad-core + HT + ipc alto + clock alto e ainda não lidam bem com octa-cores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não espero que o preço do Zen seja muito mais baixo que preços da Intel. Afinal, os executivos se comprometeram em voltar a brigar no quesito de alta performance. Este teste inicial ainda não mostra o suficiente. É muito cedo para afirmar qualquer coisa. Portanto, é importante não deixarmos o "hype" nos trazer algo que vá contra a realidade. Mas fica evidente que nestes resultados iniciais, mesmo que no fim das contas, a AMD perca para Intel, já é um sinal de que, embora ela tenha parado no tempo com relação a evolução de processadores para o mercado, ela não parou para si mesma e mostrou uma notável evolução.

 

Durante todos esses anos, a AMD estudou, aprendeu com os erros e percebeu que investir no todo é melhor do que seguir apenas uma frente. Há muito tempo as CPUs da AMD vem investindo em núcleos e clock enquanto o IPC ou as tecnologias relacionadas ao cache caminhavam de forma mais lenta. Com o Zen e essa reformulação total no processamento, pode trazer a empresa novamente para disputar uma faixa de mercado maior. E fica claro que o Zen está mais focado no IPC e mirou na disputa com os topos de linha da Intel, os Brodwell-E. Será bom para todos nós, inclusive para própria Intel, que ultimamente anda acomodada.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Mais informações sobre o ZEN. Parte - 1 - 2% mais rápido que o  Broadwell-E;

Mias informações sobre ZEN - Parte 2 - Paralelismo.

Está tudo em inglês.

 

Para quem não souber inglês, deixo aqui um vídeo em português que fala um pouco sobre os detalhes da arquitetura Zen.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
43 minutos atrás, DcBarbosa disse:

http://www.theverge.com/2016/9/16/12939310/iphone-7-a10-fusion-processor-apple-intel-future

isso me deixa intrigado sobre o futuro...

se o IPHONE é capaz de bater um SERVIDOR, o que vai acontecer c a intel e amd ?

É meio complicado comparar diretamente, CPUs com arquiteturas distintas.. Junte à isso, todo o ecossistema em volta de um e de outro..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse soquete padrão da AMD é um banho de água fria. O sistema de presilha do cooler da AMD é 10 mil vezes melhor do que os pinos do cooler box Intel, mas esse soquete com essa alavanca sem-vergonha é um "entortador de pinos de CPU". Sem contar que é feio de doer. Parece ter sido projetado em conjunto com uma mobo genérica.

 

Eles poderiam ter feito um revamp do soquete, heatspreader da CPU, de preferência com uma capa, da forma que a Intel faz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

19 minutos atrás, Contiusa disse:

Esse soquete padrão da AMD é um banho de água fria. O sistema de presilha do cooler da AMD é 10 mil vezes melhor do que os pinos do cooler box Intel, mas esse soquete com essa alavanca sem-vergonha é um "entortador de pinos de CPU". Sem contar que é feio de doer. Parece ter sido projetado em conjunto com uma mobo genérica.

 

Eles poderiam ter feito um revamp do soquete, heatspreader da CPU, de preferência com uma capa, da forma que a Intel faz.

 

Sempre dá pra entortar pino, independente do soquete. ;)

 

E sobre ser feio, ninguém vai ver isso com o PC em uso, relaxa. ^_^

 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Evandro disse:

Sempre dá pra entortar pino, independente do soquete.

 

Da forma que esse sistema entorta? Nunca vi. É literalmente um "entortador de pinos". Sobre ser feio ou não, "ele tem cara de vagabundo" seria mais aplicável.

 

E realmente é. Eu estou lidando com o soquete Intel diariamente, tirando e colocando coolers centenas de vezes. O soquete é simplesmente sensacional, topo de linha, entusiasta, e isso mostra na qualidade, na beleza do projeto, etc, etc. O meu FX tem um soquete que parece ter sido brinde de um ovo Kindle. Se eu estivesse fazendo os testes no soquete AMD eu já teria desistido na primeira semana.

 

Então beleza muitas vezes é sinal de um produto bem bolado, feito com "carinho", feito para simplificar a vida de quem usa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...