Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Próxima arquitetura da AMD, terá algumas novidades e foca no ganho de desempenho por núcleo.

 

Alguns detalhes sobre isso, no link abaixo.

 

http://www.techpowerup.com/216541/amd-zen-features-double-the-per-core-number-crunching-machinery-to-predecessor.html

 

Previsão de chegada ao mercado, ACHO que é em 2016.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito muito nessa arquitetura, porque do jeito que está intel sem concorrência e dólar alto, o que será de nós? Já viram os preços dos recém chegados skylake na kabum?

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/listagem/listagem.cgi?string=intel+skylake&lc=176

Só olhar as GTX 950, quase o preço da 960, e é porque ela é para substituir a 750 TI hahaha. Ou seja, tudo que é novidade entrar o preço da procura em cima, ou seja, preço nas alturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente espero também que a Intel pare de adotar práticas anti-competitivas contra AMD tal como fizeram com o seu compilador Intel C Compiler.

 

PS: O compilador Intel detecta o tipo de processador e quando não é Genuine Intel acaba rodando instruções o menos otimizado possível.

Assim jogos e aplicativos gerados pelo Compilado Intel podem acabar tendo seu desempenho prejudicados.

 

Fonte aqui.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com o techpowerup, a amd vai dobrar o ipc do steamroller na zen, e vai colocar uma tecnologia similar ao HT da intel, se isso for verdade ela vai conseguir de cara desempenho igual ou pouco melhor que a intel skylake, o que seria uma grande melhora e benção para todos nós

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De acordo com o techpowerup, a amd vai dobrar o ipc do steamroller na zen, e vai colocar uma tecnologia similar ao HT da intel, se isso for verdade ela vai conseguir de cara desempenho igual ou pouco melhor que a intel skylake, o que seria uma grande melhora e benção para todos nós

Deus te ouça @RAFAEL_NIGHTM4RE, do jeito que tá fica difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode parecer bizarro, mas eu torço para que esse socket AM4 mude a pinagem do CPU, senão vai acontecer a mesma coisa que aconteceu na transição do AM3 para o AM3+, fabricantes vão fazer gambiarras, para que placas-mãe defasadas, "suportem" os CPUs novos, para continuar vendendo, porém prejudicando seu desempenho por não ter suporte adequado, assim, com uma nova pinagem, acredito eu que diminuiria esse problema, a não ser que as fabricantes fossem muito caras de pau, para usar um socket novo, com nova pinagem, em chipsets defasados.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contamos com você AMD.. Nem precisa igualar o desempenho dos Core.. Só da Intel ver vocês no retrovisor, já fará uma diferença grande no mercado..

 

 

Pode parecer bizarro, mas eu torço para que esse socket AM4 mude a pinagem do CPU, senão vai acontecer a mesma coisa que aconteceu na transição do AM3 para o AM3+, fabricantes vão fazer gambiarras, para que placas-mãe defasadas, "suportem" os CPUs novos, para continuar vendendo, porém prejudicando seu desempenho por não ter suporte adequado, assim, com uma nova pinagem, acredito eu que diminuiria esse problema, a não ser que as fabricantes fossem muito caras de pau, para usar um socket novo, com nova pinagem, em chipsets defasados.

Acredito que a AMD não vá dar essa mancada de novo..

 

Que seja uma oportunidade de, meio que começar do zero, com CPU, soquete e chipset novos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Contamos com você AMD.. Nem precisa igualar o desempenho dos Core.. Só da Intel ver vocês no retrovisor, já fará uma diferença grande no mercado..

 

 

Acredito que a AMD não vá dar essa mancada de novo..

 

Que seja uma oportunidade de, meio que começar do zero, com CPU, soquete e chipset novos...

 

 

É isso que eu torço, e se acontecer os que as projeções prometem para a Zen, eu vou ser o primeiro a gritar: "Mocidade Independente da AMD, notaaaaaaa deeeeezzzzz!", agora é sério, uma opinião pessoal, acho que esse também é o momento para tirar os pinos da CPU, para diminuir o problema da quebra de pinos da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parecer bizarro, mas eu torço para que esse socket AM4 mude a pinagem do CPU, senão vai acontecer a mesma coisa que aconteceu na transição do AM3 para o AM3+, fabricantes vão fazer gambiarras, para que placas-mãe defasadas, "suportem" os CPUs novos, para continuar vendendo, porém prejudicando seu desempenho por não ter suporte adequado, assim, com uma nova pinagem, acredito eu que diminuiria esse problema, a não ser que as fabricantes fossem muito caras de pau, para usar um socket novo, com nova pinagem, em chipsets defasados.

 

Isso não vai acontecer, pois os novos chipsets da amd são iguais os da intel (os do socket para apus fm1/2/2+ da amd também são assim), são como hubs, só ligam os componentes do sistema, a maior parte dos controladores fica na cpu, então o chipset não vai fazer diferença (na intel você pode colocar um i7 4790k em uma mobo h81 e o processador terá o mesmo desempenho do que se estivesse rodando em uma z97, claro, com menos funções), os da série FX são o padrão antigo ainda, que contam com northbridge e south bridge separados (na CPU só fica o controlador de memória) ou seja, dependendo do chipset o processador terá um desempenho abaixo do esperado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso não vai acontecer, pois os novos chipsets da amd são iguais os da intel (os do socket para apus fm1/2/2+ da amd também são assim), são como hubs, só ligam os componentes do sistema, a maior parte dos controladores fica na cpu, então o chipset não vai fazer diferença (na intel você pode colocar um i7 4790k em uma mobo h81 e o processador terá o mesmo desempenho do que se estivesse rodando em uma z97, claro, com menos funções), os da série FX são o padrão antigo ainda, que contam com northbridge e south bridge separados (na CPU só fica o controlador de memória) ou seja, dependendo do chipset o processador terá um desempenho abaixo do esperado

 

É nesse ponto que quero chegar, no uso dos chipsets, os fabricantes abusam, fazem gambiarras para chipsets defasados rodarem nos CPUs atuais, a não ser que essa nova arquitetura, os recursos do North Bridge, passem a ser todos na CPU, como acontece com os intel, aí chipset não vai fazer tanta diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando aqui a pipoca e clicando em seguir.. Saudade de acompanhar esse tipo de tópico.. (':

Uma dica: Abaixem ao máximo suas expectativas. Sempre. No que se refere a AMD, os tecnicismos sempre parecem incríveis antes do lançamento e acabam se provando exceções na prática.
(Ex. dizem "Vai aumentar 40%" e na prática "de vez em quando se vê um aumento de até 40%", etc)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem é vivo, sempre aparece ! :)

 

Se essa arquitetura não for boa, provavelmente vai ser a última. :(

Evendro, acredito que não, pois se AMD sumir do mapa, a Intel não fica bem também, pois varios países possuem diretrizes sobre a competição de mercado para evitar taxas abusivas, assim, pelo menos teria que ser, o estado determinaria o preço do produto intel, ou a intel dividiria e tal, aí não sei ao certo como seria, pois li parciamente sobre isso. Assim, acredito que se AMD estiver beirando a falência, a Intel poderia até dar um cheque pouco gordo para salvar, ou até alguma outra empresa como Samsung ou Microsoft comprar ela, já que ambas demonstraram certo interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando aqui a pipoca e clicando em seguir.. Saudade de acompanhar esse tipo de tópico.. (':

Uma dica: Abaixem ao máximo suas expectativas. Sempre. No que se refere a AMD, os tecnicismos sempre parecem incríveis antes do lançamento e acabam se provando exceções na prática.

(Ex. dizem "Vai aumentar 40%" e na prática "de vez em quando se vê um aumento de até 40%", etc)

 

Pessoalmente acho que temos que ter cuidado ao analisar e julgar o desempenho dos processadores quando na verdade dependeria também das pessoas que codificaram o software.
 
Existe o lado do uso Compilador Intel para geração do software bem como a qualidade do software que foi otimizado para o CPU.
Sabotagens feitas no software ou falta de otimização podem acabar mascarando o verdadeiro potencial do processador.
 
Caso tenha interesse, segue maiores detalhes:
 
1) Sabotagem da Intel contra a AMD pelo Intel Compiler (IC)

Foi descoberto que o Compilador Intel detecta o tipo de processador e caso não seja Genuine Intel, são executados instruções o menos otimizado possível mesmo quando haveria ganho executando as mesmas instruções.
 
Para maiores detalhes, veja aqui.
 
Por outro lado, é natural a Intel investir em seu Compilador para fazer otimizações o melhor possível para a sua linha de processadores, mas não investiriam em otimizações específicas favorencendo seus concorrentes.

 
2) Qualidade da otimização usada no CPU

Os jogos SC2 e WoW não usam o IC, mas ambos usam um vasto código de detecção do tipo de CPU da própria Blizzard.
No entanto o código que foi otimizado não parece favorecer a AMD.
 
Veja diferença de desempenho trocando o ID de processadores AMD e Intel em uma VM para o WoW aqui.
 
Resultados de um FX-8350 @4.5 no SC2 com troca de ID dentro uma VM.
Com o FX finjindo ser Intel o ganho chega a ser de 20%:
post-650375-0-31672400-1445005930_thumb.
 
No caso não deve ter sido feito para prejudicar a AMD, mas mostraria que o bom desempenho de um CPU e de sua arquitetura dependeria também da qualidade do software que a empresa entrega.
Conhecimento do desenvolvedor, custos, tempo e dificuldade em implementar um código otimizado podem pesar contra um tipo de CPU.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM,este comportamento merece um boicote dos consumidores! :eek:  E processo também!

Mas isso é impossível no brasil! :angry:

Quem sabe lá fora algo assim possa ocorrer! :(

 

Segue links:

 

 
Notícias de 2014: 
 
 
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...