Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preservar eletrônico


retrogamer

Posts recomendados

eu nao entendo muito de conservação de eletronicos mas tem algum problema com umidade se eu guardar um eletrônico dentro de uma sacola plastica amarrada sendo q mantenho essa sacola fechada com o eletrônico dentro e a sacola em um ambiente ventilado e aberto? faço isso para evitar poeira e insetos

 

75f9830bc720006cec2f25476916533e.jpg

p_sacola-plastica-6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência com umidade são os mostradores com cristal líquido (LCD).

Aqui a umidade é alta, em média 75%. Já perdi um osciloscópio tektronix, além de muitos outros objetos com LCD. A tela fica escura e nada mais de imagem.

Comprei um osciloscópio Rigol novo e um gerador de funções. Ambos tem tela de LCD. Para as telas durarem mais, acabei comprando uma mini geladeira pequena (R$ 100,00), que não funciona. 

Dentro dela coloquei o osciloscópio e o gerador de sinais, quando não estão em uso. Comprei aqueles componentes com sílica gel, que absorvem umidade e coloquei dentro da geladeira, junto com os equipamentos. De tempos em tempos eu monitoro a umidade no interior da geladeira. Apesar de ter boa vedação, a umidade teima em ainda entrar, porém com menor ação. Deve ter algo a ver com a pressão atmosférica. Vamos ver se os LCDs duram mais.

Não tenho problemas com outros componentes eletrônicos e olha que tenho muitos deles.

Tenho um desumidificador elétrico, que consome quase como um ar condicionado. Estou pensando em adaptá-lo na geladeira e só ligá-lo quando a umidade passar de 70 ou 65%, mas a parte mecânica do desumidificador não foi projetada para uma adaptação fácil. Vai dar um bom trabalho.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato estas sacolas podem fazer efeito contrário à preservação: sua estática pode danificar eletrônicos. caso ainda as prefira, por gentileza não guarde semicondutores nela.

 

Realmente umidade, poluição marizia e afins detonam aparelhos. A dica para circuitos para tais áreas agressivas é envernizar as placas. Claro, dica óbvia para projetistas - não sei se é o seu caso

 

off-on topic, veja abaixo se traduzi direito suas letras:

3 horas atrás, retrogamer disse:

Nesses sacos que citei, a umidade pode entrar. Esse nao é o maior problema. O problema é se o ar seco entra e retira o ar umido  quando não chove, aí seria mais util para preservar os aparelhos e nao estarem sempre debaixo de umidade

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estatica nao é problema pois eles estão dentro de caixas e as caixas dentro da sacola mas como eu amarrei e fechei a sacola alguma umidade ficou dentro e também alguma umidade pode entrar em dias de chuva mas o ar seco em dias quentes pode entrar nessa sacola renovando o ar umido e retirando a umidade de dentro da sacola? silica gel nao uso mais porque satura rápido e nao pode reciclar a vida toda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao selei a vacuo e nao tenho nada q faça isso, so qro saber se manter essa sacola mesmo fechada em algum ambiente aberto e ventilado ajuda a controlar umidade e condensação dentro do saco mesmo q levei algumas horas ou poucos dias para a umidade no interior do saco igualar a do ambiente externo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2017 às 12:53, retrogamer disse:

... silica gel nao uso mais porque satura rápido e nao pode reciclar a vida toda

Se satura rápido é porque absorveu umidade, que entrou por algum lugar.

Por isso é que eu comprei a carcaça de uma mini geladeira. A sílica gel retira a umidade do interior e a vedação da geladeira mantém a baixa umidade. Claro que depois de algum tempo, tipo um mês, tem que renovar a sílica gel.

E eu reciclo a minha sílica gel "a vida toda" ou por muito tempo.

Dica:

Compre sílica gel que vem em alguns sacos de terra para gatos. O custo relativo é menor que se comprado o produto específico.

Comprei, já faz tempo, cloreto de cobalto.

Misturei um pouco do cloreto de cobalto com água e coloquei na sílica gel. Quando úmido, a sílica gel fica com um tom rosa avermelhado. Quando seco, fica azul. É um modo de saber se está na hora de reciclar a sílica gel.

Caso esteja, reaqueço a mistura em uma panela inox, ou no micro-ondas, até perder a umidade e voltar a ficar azul.

Tome muito cuidado com este procedimento. Nem sei se é venenoso. Costumo lavar bem a panela até com abrasivo, para não sobrar vestígio do produto.

No microondas, eu só aqueço e depois limpo muito bem o seu interior.

O cloreto de cobalto é difícil de encontrar e ficou muito caro. Vale mais a pena comprar no Ebay os medidores de umidade digitais. São muito baratos.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu comprei um higrometro digital e fiz um teste dele dentro de uma sacola fechada amarrada colocada em uma sala ventilada e percebo q a umidade sobe rapidamente quando chove e devagar questoes de horas ou poucos dias ela se iguala ou chega perto da umidade externa da sala quando está seco, essas horas ou dias de umidade no interior dessa embalagem q também fica dentro de uma caixa de papelão fechada sao suficientes para causar degradação nos eletronicos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...