Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituição de pasta térmica nova


Posts recomendados

Olá pessoal, 

A 2 dias montei um PC novo, e coloquei um watercooler Corsair H80i V2 no processador (7700k Kaby Lake). Optei por manter a pasta térmica original que acompanha o próprio H80i e tudo correu bem. 

O problema é que estou utilizando uma controladora de fan NZXT Sentry 3, e coloquei o termômetro da controladora na lateral do processador conforme indicado no manual e conforme fiz no meu outro PC. Só que eu acho que quando eu montei tudo eu devo ter encostado no fio do termômetro e movido ele sem querer, pois a controladora está me dando umas medidas um pouco duvidosas. Ex: processador a 100% de trabalho fazendo render 3D e a controladora marcando 32° enquanto o medidor da mobo me passa 65° (muito mais aceitável). Isso me faz acreditar que o termômetro tenha saído do lugar. Detalhe que a controladora eu utilizava no meu outro PC, então sei que está funcionando corretamente.

Estou pensando em retirar o H80i V2 para ver se o termômetro está posicionado corretamente e aí fica a dúvida:

Se eu retirar o watercooler rapidamente e posicionar melhor o termômetro, vou precisar trocar a pasta térmica antes de posicionar novamente o cooler? Utilizei o PC por 2 dias apenas e não queria trocar a pasta agora.

Obrigado

Pepê 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@7thPepe Olhe, não é recomendável, mas se você tiver jeito, dá para reaproveitar. Costuma vir uma boa quantidade de pasta no dissipador do bloco. Se a pasta estiver viscosa / mole, o ideal é raspar com um cartão de crédito ou um pedaço de plástico de blister (embalagem de pilha, por exemplo), deixar essa pasta que você reuniu de lado, limpar muito bem o processador e o dissipador, juntar essa pasta em uma gota e reaplicar.

 

Mas reaplicar tudo de volta talvez seja demais, pois as bordas da pasta que não estão sendo usadas fazem volume.

 

Use uma gota assim, apenas na CPU:

 

172acd99_vbattach213935.jpeg

 

Mas se a pasta estiver muito seca, melhor comprar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo conselho @ContiusaEntendi, mas será que com apenas 2 dias de uso a pasta já curou e chegou ao ponto de ficar mole ou até mesmo ser substituída? 

Estou pensando seriamente em deixar esse termômetro da NZXT de lado só para não precisar limpar tudo e aplicar a pasta.

Possuo um tubo de 4g de Xigmatek fechado, mas acho que vou deixar quieto por enquanto. Saberia me dizer se preciso retirar o processador caso eu decida trocar a pasta?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, 7thPepe disse:

Obrigado pelo conselho @ContiusaEntendi, mas será que com apenas 2 dias de uso a pasta já curou e chegou ao ponto de ficar mole ou até mesmo ser substituída? 

Estou pensando seriamente em deixar esse termômetro da NZXT de lado só para não precisar limpar tudo e aplicar a pasta.

Possuo um tubo de 4g de Xigmatek fechado, mas acho que vou deixar quieto por enquanto. Saberia me dizer se preciso retirar o processador caso eu decida trocar a pasta?

Obrigado

 

Essas pastas novas não têm tempo de cura. Pode tirar. Se ela estiver seca é porque já estava seca. Aí você usa a Xogmatek que você tem. Mas eu usava a Xigmatek de qualquer forma, pois ela vai ser melhor (qual modelo?). Veja também se o tubo da Xigmatek é selado, pois se ela vier em blister aberto, com cartão atrás, tanto faz abrir ou não abrir que ela vai estar pegando ar.

 

Não precisa tirar o processador para trocar a pasta. Melhor deixar ele quieto no berço. Eu costumo limpar com lenço de papel primeiro, mas da borda para dentro, para não empurrar pasta nas bordas. Se tiver alcool isopropílico, limpe no final com ele. Se não tiver, dê uma "encerada" legal com o lenço de papel, papel higiênico. Nos dois lados.

 

Sobre o NZXT, não é melhor controlar os fans do H80i V2 com o Corsair Link? Ou até mesmo o PWM do CPU_FAN? O problema do controlador é que eles não são confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa é uma Xigmatec G3606. Está lacradinha no blister junto com a pazinha.

Vou comprar o alcool isopropílico amanhã, e já vou abrir o processador e arrumar este termômetro e trocar esta pasta.

Eu até queria mesmo usar o Corsair Link, mas tive até que abrir um Ticketr de atendimento com eles, pois está dando um conflito danado com os monitores da mobo. Não mostra a temperatura da CPU e o fan fica em 0rpm mesmo trabalhando. 

Olha a resposta da Corsair:

Boa tarde

O software Corsair link ainda está em atualização na plataforma z270, KabyLake.

Atenciosamente

Suporte Corsair Brasil

Por isso estou confiando mais nos dados da Asus e NZXT. Assim que eu reposicionar o termômetro e trocar a pasta eu te informo se houve mais coerência na medição da NZXT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@7thPepe tem como plugar a bomba direto em um conector de 3 pinos e os fans no CPU_Fan? Mesmo que você não tenha um adaptador para os dois fans, plugue apenas um agora e compre um splitter, tipo da Akasa.

 

Quando conectar a bomba, você tem que ir depois no BIOS e desabilitar o controle de tensão. Ela só pode rodar a 12V.

 

Desse jeito você não precisa mais se preocupar. Esquece o Corsair Link. Se os fans estiverem fazendo muito barulho, coloque o CPU_Fan em silent que melhora bastante.

 

E eu usava a Xigmatek. Vai ser melhor do que a pasta do H80i. Essas pastas da Xigmatek são viscosas e vão durar alguna anos abertas. Guardar no blister está arriscado de sair da validade e você não usar :P Elas são baratas. Se daqui a dois ou três anos você precisar comprar outra, compre outra.

 

Ah, pasta térmica dessas tipo Xigmatek não precisa trocar tão cedo. Se você não desinstalar o H80i, daqui a uns dois anos você pode trocar porque elas duram. Antes é desnecessário. 

adicionado 1 minuto depois

 

E você pode ver as temperaturas pelo HWmonitor ou o Real Temp. Não use nenhum aplicativo da Asus ou de nenhum outro fabricante para ver nada de temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba @Contiusa, acho que vou fazer essa ligação que tu indicou! O ruim é que não vou ter como controlar a cor do led do H80i sem o Corsair Link, mas de qualquer forma eu já deixo branco mesmo...então de boa! Aí fica a pergunta: se eu fizer essa ligação que tu indicou, os fans do watercooler aceleram sozinho de acordo com a temperatura da CPU igual o programa da Asus e o Corsair Link fazem?

Amanhã vou abrir o gabinete para dar uma olhada depois que eu pegar o álcool isopropílico, porque aí já faço tudo numa paulada só: mudo as ligações do H80i V2, arrumo o termômetro da NZXT, coloco a Xigmatek.

A única parte que é um pouco cabulosa para mim é a parte do controle de tensão na BIOS porque eu sou meio iniciante com essas coisas de BIOS, você vai estar por aqui? Porque aí qualquer pepino eu te dou um grito! LOL :tw_grimace:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, 7thPepe disse:

se eu fizer essa ligação que tu indicou, os fans do watercooler aceleram sozinho de acordo com a temperatura da CPU igual o programa da Asus e o Corsair Link fazem?

 

Sim, a mesma coisa, só que é mais seguro, pois o controle dos fans é feito pelo BIOS, sem bugs ou defeitos.

 

Sobre o controle do BIOS, veja as opções de controle do conector que você colocar a bomba. Precisa estar no máximo. Geralmente é "full speed", "turbo" ou "disable". Disable no sentido de que o conector vai rodar sem controle de tensão, sempre a 12V. Veja as opções. Costuma ser a última.

 

Só para confirmar, os fans do H80i vão no CPU_FAN. A bomba vai em qualquer conector da placa-mãe, só que precisa desabilitar o controle de tensão no BIOS e deixar a 12V.

 

Qualquer coisa eu estou por aqui :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, comprei o álcool e logo mais vou começar a limpeza do processador. Vamos repassar:

 

- a bomba do H80i V2 eu conecto no conector de 3 pinos da fonte (molex)?

- fan 1 do radiador na entrada cpu_fan da mobo.

- fan 2 do radiador na entrada cpu_opt da mobo.

 

está correto? Se tu tiver whatsapp e puder passar para facilitar a ajuda seria top porque aí podemos falar em tempo real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@7thPepe não, eu falei outras coisas. Você está improvisando :D

 

A bomba do H80i você coloca em um SYS_FAN, CHA_FAN, qualquer conector da placa-mãe. Como tem o CPU_OPT, coloque nele. Depois você tem que ir no BIOS e colocar no máximo. Esse CPU_OPT deve ter uma opção para apitar se a bomba morrer. Pesquise para ver como setar o alarme.

 

Os dois fans você colocar no CPU_FAN. Vai ter que comprar um adaptador. Não coloque o outro no CPU_OPT porque vai rodar em velocidades diferentes. Se não tiver grana para comprar o adaptador, use apenas um fan por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa HAHA Não improvisei não, eu simplesmente perguntei! porque como eu procurei uma entrada de 3 pinos e não achei, eu pensei que pudesse ser do cabo Molex, mas ai não teria como controlar. ;)

 

Estava estudando as entradas da mobo aqui e pensei na seguinte coisa, olha só:

- CPU_FAN - Fan 1 do radiador

- CPU_OPT - Fan 2 do radiador

- AIO_PUMP - Bomba 

 

O que acha?

Esquema placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@7thPepe então, eu dei uma olhada no manual da sua placa-mãe.

 

Pode colocar a bomba no AIO_PUMP, mas vá no BIOS e coloque o AIO_PUMP em "Disable". Isso evita de o conector fornecer tensões variáveis. A bomba precisa receber 12V o tempo todo. Depois confira no HWmonitor se a bomba está perto de 3000rpm.

 

Coloque apenas um fan no CPU_FAN. Não conecte o outro fan em lugar nenhum. Deixe desligado. Os fans precisam rodar na mesma rotação. Se você colocar um fan em cada conector, eles vão rodar em rotações diferentes e podem atrapalhar o funcionamento um do outro.

 

Com um fan você vai perder de 1 a 2 graus, então não é nada preocupante. Depois que você comprar o adaptador, plugue os dois no CPU_FAN e corra para o abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Optei por deixar as ligações normais por enquanto. Como faço render 3D que exige 100% do processador, fiquei com medo de deixar um fan desligado. Aí como para mudar basta abrir a portinha, decidi deixar a ligação normal até segunda quando eu for lá comprar o splitter. O que eu fiz:

 

1 - Tirei o H80i V2 e limpei bem com álcool isopropílico.

2 - Limpei o processador com álcool isopropílico.

3 - Abri a trava do processador e realoquei melhor o probe da NZXT.

4 - Apliquei a pasta sobre o processador.

5 - Montei tudo e liguei, e para minha surpresa a NZXT começou a apitar igual uma condenada. 

6 - Abri novamente e retirei o H80i V2 para dar uma olhada.

7 - Limpei novamente processaor e H80i V2.

8 - Notei que o probe da NZXT foi espremido pela trava do processador, aquelas abas laterais. Aí abri a trava novamente e posicionei um pouquinho mais ao lado.

9 - Apliquei novamente a pasta térmica. (foto em anexo) Na verdade a foto é da primeira vez que apliquei, na segunda utilizei um golinho menos.

10 - Liguei o PC e ele pensou que eu tinha instalado uma nova CPU. Até ai normal, acontece quando se abre a trava do processador, mas iniciou normal.

11 - Veio o susto pois vi que a BIOS não reconheceu o fan da CPU. Quando olhei pelo acrílico, vi que conectei mal o cabo da bomba e ela se desconectou, estava desligada! Corri e desliguei tudo.

12 - Reconectei a bomba certinho e agora estou testando a temperatura da CPU no HWMonitor que está girando em torno a 35º no idle, um pouco quente, mas acredito que seja porque eu acabei de trocar a pasta. 

20170225_144747.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, 7thPepe disse:

que está girando em torno a 35º no idle

 

É isso aí mesmo. Estamos no verão. Temperaturas em idle são irrelevantes e o controlador é muito menos confiável. Sem contar que a temperatura vai mudar dependendo da posição do sensor. Também não se oriente pela temperatura do controlador de fans, pois o que importa é a temperatura dos núcleos, não do tampo da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Acho que a Xigmatek também deve ter um pequeno período de cura. Talvez não como a AS5 que pode chegar a 200 horas mas tem; porque hoje meu PC está trabalhando no idle muito mais frio (cerca de 30°). 

Detalhe que a temperatura aqui está a mesma de ontem.

Amanhã vou ver se a loja de informática aqui perto abre para comprar o splitter e fazermos o teu esquema lá.

Quanto a confiar na controladora, na verdade eu não confio. Eu só queria colocar ela em um lugar bem próximo do processador para ela controlar os fans do gabinete mesmo. Mas naquele local ali ela não está passando de 32°. Estou praticamente deixando os fans no máximo manualmente porque está difícil ela subir a temperatura a ponto de colocar eles no máximo automaticamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...