Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção em régua de tomadas de 20A


AlexBill

Posts recomendados

Olá a todos, primeiro gostaria de agradecer estas informações que vocês prestam com tão boa vontade no fórum. Graças às postagens do faller (de tanto estudar suas postagem ao longo dos anos a imagem que faço de ti é a de um professor querido) e de outros membros, hoje minha casa e de meus parentes têm proteções efetivas contra surtos. Os aparelhos não queimam mais depois de tempestades de raios.

Entretanto agora tenho uma nova dúvida para uma régua de tomadas de 20A: usarei varistores 20K175V com fusíveis térmicos 100ºC acoplados termicamente. Estou com dificuldade de achar estes fusíveis em 20A enquanto os de 10A são fáceis e baratos. Seria eficiente eu acoplar dois de 10A em paralelo?

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, AlexBill disse:

Os aparelhos que serão ligados nelas poderão alcançar esta corrente facilmente.

Mas vais ligar o que nesse filtro????  Olha que 20 Amperes dá uma potência de 2.500 Watts nem 127 Volts.

Eu não tenho na minha casa equipamento com essa demanda..

Que tens ai, uma fundição???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, AlexBill disse:

A situação não é bem essa Mestre88.

A régua só tem tomadas de 20A com orifícios de 4,8 mm portanto preciso prever o consumo de 20A em qualquer uma das tomadas. Os aparelhos que serão ligados nelas poderão alcançar esta corrente facilmente.

Coisa estranha isso, 3 aparelhos desse então vai chegar perto de 60A, se ligar 4 aí nem o fio 16mm² do relógio vai aguentar. 

Espero que eu tenha entendido errado e que 20A seja o total. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, deixem explicar melhor.

A especificação de 10A para réguas de tomadas, extensões ou filtros de linha padrão destes que facilmente se encontram por aí, se refere a capacidade máxima total que a régua é capaz de suportar, haja vista que são feitas com cabos de 0,75mm por padrão e, como sabemos, esta seção suporta até 10A em regime contínuo. Então se a régua tiver 4 tomadas de 10A (orifícios de 4mm) poderemos ligar um único aparelho que consuma até 10A ou até 4 aparelhos cuja soma dos seus consumos não exceda 10A no total.

No meu caso específico a régua/extensão é para 20A com 3 tomadas (orifícios de 4,8mm) e cabos de 2,5mm. Nela poderei ligar um único aparelho que consuma até 20A ou até 3 aparelhos cuja soma dos seus consumos não exceda 20A.

Esta régua/extensão será usada para ligar um ar condionado portátil, mas também poderei usar com soprador térmico, forno elétrico, microondas ou qualquer outro equipamento cujo consumo seja maior que os 10A máximos que as extensões padrão conseguem lidar. Estas ligações são provisórias, entretanto comumente perduram o suficiente para correrem riscos de sofrerem surtos elétricos. Daí e querer fazer a proteção com varistores e fusíveis térmicos de 20A, que não são tão populares como os de 10A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você necessita é de uma extensão mais ou menos assim:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=76737&origem=52&gclid=CLONquK8rtICFRCBkQodxZoAWQ

 

Ademais, procure por fusíveis na casa dos fusíveis, nada mais lógico: http://www.casadosfusiveis.com.br/pequeno-5x20/538-teste-de-inclusao-de-produto.html

 

Se quiseres uma extensão ou até mesmo filtro de linha com maior capacidade de corrente não vais ter uma tomada com a condição de alimentar o mesmo..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...