Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de FPS com uma GTX 1060 + FX 6300


Posts recomendados

Eu comprei meu computador no começo de 2015, com uma R9 270x Vapor-X, o computador éra (hoje só estou com a GTX 1060 6GB Gigabyte no lugar da R9, o resto continua o mesmo).

  • Processador: FX 6300 3.5Ghz
  • placa-mãe: M5a97 LE R2.0
  • 2x4GB RAM HyperX (http://prntscr.com/ed1zeq http://prntscr.com/ed28tm não lembro quantos Mhz e o modelo) .
  • HD 1TB SATA III.
  • Placas de Vídeo: Até final do mês passado eu ainda estava com a R9 270x. Porém depois de quebrar, eu adquiria a GTX 1060.
  • Fonte: Atx 650w Dsa-650be C3 Tech

 

Quando eu ainda tinha a R9 270x e antes dela começar a dar problemas, eu conseguia jogar a maioria dos jogos como The Witcher 3, BF4, sem gargalo e ainda em qualidade Média e Ultra respectivamente, porém assim que tive que trocar para a GTX 1060, eu passei a ter cada vez mais decepções, gargalos em jogos como Battlefield 1, COD: Infinity Warfare, CS:GO (Antes eu conseguia média de fps em 250 com a qualidade no máximo, agora eu consigo só 120fps). E agora no Open Beta do Ghost Recon: Wildlands, eu estou com fps não passando do 50 na qualidade mais baixa (jogo em 1080p).
Temperatura da CPU fica em torno do 65º. Da GPU em 60-70º. Não faço overclock em nenhum dos componentes e nem tenho um cooler diferente para a CPU ou FAN pro gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tobias Oliveira Rosa
Tente utilizar o programa DDU para desinstalar por completo os drivers da antiga placa de vídeo e a atual. Instale o driver novamente da Nvidia e selecione apenas o driver de vídeo básico e o Pshyx. Caso não resolva, pode ser algum problema de BIOS desatualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/02/2017 às 09:49, Walpurgis Knight disse:

@Tobias Oliveira Rosa
Tente utilizar o programa DDU para desinstalar por completo os drivers da antiga placa de vídeo e a atual. Instale o driver novamente da Nvidia e selecione apenas o driver de vídeo básico e o Pshyx. Caso não resolva, pode ser algum problema de BIOS desatualizada.

Eu já atualizei a BIOS assim que formatei o PC e fiz o que disse com o DDU, mas ainda continua com 29% de uso da GPU no CSGO e 50% nos demais. Enquanto o uso da CPU fica em torno de 80-100%, seria isso uma limitação da minha CPU ou há alguma forma de priorizar a GPU no lugar da CPU no processamento dos jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tobias Oliveira Rosa
Se com a R9 270x você disse que conseguia mais FPS, então não creio que o problema esteja no processador, apesar dele estar chegando ao seu limite. Lembra se chegava a esta porcentagem de uso usando a R9? Com o upgrade de placa de vídeo, deveria no mínimo ter o mesmo desempenho da antiga. Em todos os jogos perdeu performance?
Pode ser também aquecimento do processador, já que ele só pode chegar nos 65º. Se puder troque a pasta térmica.
Eu poderia dizer que a fonte seja o problema, mas GTX 1060 consome menos. que a R9 270X.
Qual o sistema operacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Walpurgis Knight disse:

@Tobias Oliveira Rosa
Se com a R9 270x você disse que conseguia mais FPS, então não creio que o problema esteja no processador, apesar dele estar chegando ao seu limite. Lembra se chegava a esta porcentagem de uso usando a R9? Com o upgrade de placa de vídeo, deveria no mínimo ter o mesmo desempenho da antiga. Em todos os jogos perdeu performance?
Pode ser também aquecimento do processador, já que ele só pode chegar nos 65º. Se puder troque a pasta térmica.
Eu poderia dizer que a fonte seja o problema, mas GTX 1060 consome menos. que a R9 270X.
Qual o sistema operacional?

Windows 10. Eu não cheguei a ver o uso que tinha na R9. Poderia ser por eu não ter formatado o computador quando a placa de vídeo deu problema, e assim ter causado algum corrompimento no sistema? O FPS que eu consigo em alguns jogos até chegam a ser satisfatórios, mas o problema é o gargalo que eu tenho, drop de frames e umas travadas. Além do uso da GPU relativamente baixo, até agora não encontrei nenhum jogo em que minha GPU esteja superando a CPU no uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tobias Oliveira Rosa
Qual o problema de sua antiga placa de vídeo?
Não chegou a formatar o PC depois de colocar a GTX 1060 não é? Formatar TALVEZ resolva, mas antes tente utilizar um programa como o CCleaner e um driver de vídeo mais antigo.
Tem algum programa que controle os FPS ou algo que modifique a performance como um booster?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

@Tobias Oliveira Rosa
Qual o problema de sua antiga placa de vídeo?
Não chegou a formatar o PC depois de colocar a GTX 1060 não é? Formatar TALVEZ resolva, mas antes tente utilizar um programa como o CCleaner e um driver de vídeo mais antigo.
Tem algum programa que controle os FPS ou algo que modifique a performance como um booster?

Minha antiga gpu começou a corromper e impedir meu pc de desligar, a 3 meses atras eu arrumei ela mas recentemente quebrou de novo.
Vou usar o CCleaner ou mudar a versão do driver, não uso nenhum tipo de booster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2017 às 14:37, Walpurgis Knight disse:

@Tobias Oliveira Rosa
Qual o problema de sua antiga placa de vídeo?
Não chegou a formatar o PC depois de colocar a GTX 1060 não é? Formatar TALVEZ resolva, mas antes tente utilizar um programa como o CCleaner e um driver de vídeo mais antigo.
Tem algum programa que controle os FPS ou algo que modifique a performance como um booster?

Eu testei os dois métodos, mas ainda continua tendo os gargalos e uso de gpu inferior a 50% em todos os jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2017 às 22:16, Tobias Oliveira Rosa disse:

Quando eu ainda tinha a R9 270x e antes dela começar a dar problemas, eu conseguia jogar a maioria dos jogos como The Witcher 3, BF4, sem gargalo e ainda em qualidade Média e Ultra respectivamente


Isto com  a R9 certo? Com a GTX 1060 teve os gargalos nestes mesmos jogos?

 

Em 24/02/2017 às 22:16, Tobias Oliveira Rosa disse:

Battlefield 1, COD: Infinity Warfare, CS:GO (Antes eu conseguia média de fps em 250 com a qualidade no máximo, agora eu consigo só 120fps). E agora no Open Beta do Ghost Recon: Wildlands, eu estou com fps não passando do 50 na qualidade mais baixa (jogo em 1080p).


Com a R9 rodava liso?

Andei procurando algo semelhante a este problema no CSGO, e pelo que vi neste caso,  me parece algum problema no jogo junto com as GTX novas, pois muita gente anda reclamando disto na Steam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ativa o vsync para 60hz, passa algum antivirus e tenta formatar o pc ou atualizar o driver.

 

Uso da cpu estpa horrores, ah e se estiver usando win10 é assim mesmo, tenta w7 ou w8.1, se quiser ficar no w10 vai ter que desativar um monte de recurso.

 

Eu acredito que seja problema de drivers, segue meu link da assinatura.

 

QUando passa de 60fps o usa da cpu dispara mesmo, monitor comum não precisa de mais que 60/75fps, ativa o vsync e veja se resolve.

 

Ah e claro, mais uma do w10 ele usa 6/8gb ram sem nenhum app rodando, bizarro né mas é isso que a Microsoft fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Walpurgis Knight disse:


Isto com  a R9 certo? Com a GTX 1060 teve os gargalos nestes mesmos jogos?

 


Com a R9 rodava liso?

Andei procurando algo semelhante a este problema no CSGO, e pelo que vi neste caso,  me parece algum problema no jogo junto com as GTX novas, pois muita gente anda reclamando disto na Steam.

Nesses jogos a R9 não rodava bem não, eu tinha que colocar no minimo e diminuir escala da resolução pra caramba, mas o negócio é que ela não tinha esses gargalos que ando tendo.

 

1 hora atrás, Zufil disse:

Cara ativa o vsync para 60hz, passa algum antivirus e tenta formatar o pc ou atualizar o driver.

 

Uso da cpu estpa horrores, ah e se estiver usando win10 é assim mesmo, tenta w7 ou w8.1, se quiser ficar no w10 vai ter que desativar um monte de recurso.

 

Eu acredito que seja problema de drivers, segue meu link da assinatura.

 

QUando passa de 60fps o usa da cpu dispara mesmo, monitor comum não precisa de mais que 60/75fps, ativa o vsync e veja se resolve.

 

Ah e claro, mais uma do w10 ele usa 6/8gb ram sem nenhum app rodando, bizarro né mas é isso que a Microsoft fez.

Beleza vou tentar, prefiro trocar de windows do que usar vsync, até porque acredito que não seja vsync que vai resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tobias Oliveira Rosa disse:

Nesses jogos a R9 não rodava bem não, eu tinha que colocar no minimo e diminuir escala da resolução pra caramba, mas o negócio é que ela não tinha esses gargalos que ando tendo.

 

Beleza vou tentar, prefiro trocar de windows do que usar vsync, até porque acredito que não seja vsync que vai resolver.

Vsync fa umas mágicas sim companheiro, no Payday2 com um g3258 o jogo travava ou dava gargalo com cpu a 100% e 92fps, coloquei vsync 70fps cpu caiu pra 50% e acabou o gargalo(singleplayer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tobias Oliveira Rosa
Se fora o CSGO a GTX 1060 não teve menos FPS do que quando com a R9 270X, então é o CPU gerando o gargalo, que no caso digamos está limitando o FPS que a GTX 1060 pode oferecer.
 

10 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

Open Beta do Ghost Recon: Wildlands, eu estou com fps não passando do 50 na qualidade mais baixa (jogo em 1080p).


E na qualidade normal e superior chega a continuar os 50 FPS? Caso sim, já comprova o gargalo citado acima.

 

5 horas atrás, Zufil disse:

Vsync fa umas mágicas sim companheiro, no Payday2 com um g3258 o jogo travava ou dava gargalo com cpu a 100% e 92fps, coloquei vsync 70fps cpu caiu pra 50% e acabou o gargalo(singleplayer).


Vsync as vezes tem a desvantagem do input lag. Rodando a menos FPS vai fazer a CPU trabalhar menos. Outra solução é usar o nvidia inspector e limitar o FPS para a quantidade desejada (sempre uso na casa dos 60 pois monitor não vai além disto).
Mas acho que o autor está incomodado com a expectativa que teve do desempenho da GTX 1060 e foi bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Ely15 disse:

Eu não entendo, qual a necessidade de querer 150 FPS se o monitor só vai até 60? os FPS extras não vão fazer diferença. Não da pra jogar estável em 60?

O problema não é o jogo estável em 60. Problema é que não consigo jogar apenas em 60, o jogo fica oscilando, e o vsync dá um certo delay na imagem (pelo menos eu sinto), o jogo fica com um delay de alguns ms que me incomodam. E o que realmente está me atrapalhando é o gargalo que estou tendo, sendo que há testes com FX 6300 que ficam com uso da GPU em torno de 98%, enquanto eu só consigo até 50%...

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

@Tobias Oliveira Rosa
Se fora o CSGO a GTX 1060 não teve menos FPS do que quando com a R9 270X, então é o CPU gerando o gargalo, que no caso digamos está limitando o FPS que a GTX 1060 pode oferecer.
 


E na qualidade normal e superior chega a continuar os 50 FPS? Caso sim, já comprova o gargalo citado acima.

 


Vsync as vezes tem a desvantagem do input lag. Rodando a menos FPS vai fazer a CPU trabalhar menos. Outra solução é usar o nvidia inspector e limitar o FPS para a quantidade desejada (sempre uso na casa dos 60 pois monitor não vai além disto).
Mas acho que o autor está incomodado com a expectativa que teve do desempenho da GTX 1060 e foi bem diferente.

Então, mas por exemplo nesse vídeo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

@Tobias Oliveira Rosa
Depois de tudo só posso chegar nas possíveis conclusões:

- Windows 10
- Fonte

Se for a fonte vai ser tenso. Uma observação: Eu uso estabilizador ligado num filtro de linha, isso pode estar atrapalhando a tensão? Mas vou terminar uns jogos aqui e formatar pro Windows 7, complicado ter q formatar todo o HD por causa do formato incompatível entre os dois sistemas...

6 horas atrás, Ely15 disse:

@Walpurgis Knight Só para aproveitar o topico do amigo, esse fx 6300 aguenta jogar em resolução 1366x768 de boa? digo isso porque essa resolução baixa tende a aumentar a carga do processador.

 

Se puder me ajudar.

 

Eu tirei umas prints nos 2.
1366x768 IZkgPt2.png

1920x1080nDiZyXe.jpg

 

Ou seja, a 1366x768 não mudou praticamente nada. Pelo menos não algo relevante, o uso da CPU continua oscilando, tendo gargalos quando vai renderizar mais mapa, efeitos etc, porém o uso da GPU só diminuiu. Eu fiz também uma com 2715x1527 e o uso da GPU até subiu, ficando em torno dos 70-80%, porém a temperatura estava a 70ºC e FPS continuava tendo um gargalo mesmo com V-Sync, então achei melhor diminuir. Pelo jeito a unica alternativa minha vai ser comprar ou um processador melhor (Intel ou Ryzen) ou dar overclock na FX 6300, mas aí precisarei de um cooler.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Zufil disse:

 

COncordo e ainda digo mais, drivers de sistema faltando

http://support.amd.com/en-us/download

Driver dos Chipsets? Eu tenho os drivers da placa-mãe ASUS, não cheguei a baixar diretamente da AMD, mas tenho uma pá de drivers da placa-mãe instalado.

EDIT: É eu tentei baixar driver de chipset, mas não tem nada a ver com placa-mãe ou processador pelo visto, deu erro falando que não acha hardware de vídeo, aliás eu já estou com os drivers mais atualizado da Nvidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Tobias Oliveira Rosa disse:

Uma observação: Eu uso estabilizador ligado num filtro de linha, isso pode estar atrapalhando a tensão?


CARA, TÁ AÍ O PROBLEMA! NUNCA USE ESTABILIZADOR! Atrapalha sim, e pode até danificar algum componente. O mais seguro é ligar direto na tomada! A fonte já faz o papel de estabilizador muito bem. Antes de ligar direto na tomada, verifique se a tensão 110/220 está correta ( a não ser que seja bivolt).
Este filtro de linha é aquelas réguas com várias tomadas?

Um link que explica muito a questão do estabilizador: Sobre estabilizadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Walpurgis Knight disse:


CARA, TÁ AÍ O PROBLEMA! NUNCA USE ESTABILIZADOR! Atrapalha sim, e pode até danificar algum componente. O mais seguro é ligar direto na tomada! A fonte já faz o papel de estabilizador muito bem. Antes de ligar direto na tomada, verifique se a tensão 110/220 está correta ( a não ser que seja bivolt).
Este filtro de linha é aquelas réguas com várias tomadas?

Um link que explica muito a questão do estabilizador: Sobre estabilizadores

Sim é essa régua mesmo

adicionado 0 minutos depois

Vou testar na tomada então

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ely15 disse:

Só para aproveitar o topico do amigo, esse fx 6300 aguenta jogar em resolução 1366x768 de boa? digo isso porque essa resolução baixa tende a aumentar a carga do processador.


Qualquer processador aguenta qualquer resolução! O que acontece é que ao utilizar resolução baixa, a placa de vídeo é menos pedida (menos usada), resultando em FPS mais alto. O processador vai aumentando a porcentagem de uso de acordo com o FPS subindo. De uma forma genérica a placa de vídeo só controla a qualidade gráfica até certo FPS. Não sei se consegui ser claro. :P

adicionado 1 minuto depois
agora, Tobias Oliveira Rosa disse:

Sim é essa régua mesmo


Essas réguas são mais para extensões, então não tem problema nenhum usa-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...