Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuitos problemas em detectar problemas.


Visitante

Posts recomendados

Bem, estou iniciando nessa parte de eletrônica... eu sou aluno de eng da computação e nem de longe meu curso (até o presente quinto semestre indo para o 6º) vê como resolver problemas nos circuitos mais complexos, como placa de vídeo ou fontes. 

 

Pois bem, vi muitos videos na net... um dizia para fazer teste de continuidade usando o multímetro para verificar capacitores normal/smd. 

 

Primeira experiência com placa antigas: Testei um capacitor smd e estava em curto (bipando o multímetro), retirei o mesmo do lugar dessoldando e medi novamente... o problema sumiu, ele reagia como deveria reagir um capacitor carregando, variando do negativo para o positivo no teste de resistência. Mesma coisa o correu com outro capacitor em outra placa de vídeo só que um normal, não smd. Outro capacitor não subia muito ficava em 0,alguma coisa na continuidade (esse que deu curto) e quando medi fora do circuito estava normal...

 

Resistores smd/normal... nem pensar, pelo que vi é necessário retirar o mesmo para poder testar se está com o valor normal... se não procurar um esquemático ou ter uma peça idêntica para comparar, mas tudo isso é quase impossível pelo que vejo ainda mais quando o assunto é fontes e placa de vídeo (parece que é segredo).

 

Enfim... Resumindo tudo, as técnicas que aprendi não estão dando certo quando o componente está soldado na placa. Meu pedido é: Alguém tem ou conhece apostilas ou um caminho para achar e resolver problemas nos circuitos... ou isso é pura sorte? Estou querendo ajeitar um fonte, mas essa experiencia que estou tendo está me deixando com um pé atrás... 

adicionado 47 minutos depois

update: Retirei o capacitor normal e coloquei a pontei no G do mosfet e achei pelo menos um que está ligado diretamente ao capacitor em curto... e o G dele e o D parece que está em curto diferente dos outros... vou destar fora da placa ;;; se continuar o problema vou tentar achar um mosfet parecido e substituir... mas isso vai demorar um tempo... também achei outros capacitores smd em curto e em contato com esse mosfet e o lugar do antigo capacitor... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, só o tempo-prática-experiência-suor-(e as vezes lágrimas) vão agregar algo na sua vida profissional.

 

Sobre capacitores smd em curto, estando estes em paralelo, pode ser qualquer ou outra coisa que está ligada neles

 

Ou seja, antes de + nada, hás de analisar o circuito

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita pesquisa por aqui... vou esperar voltar desse carnaval para ver ser eu consigo uma fonte simétrica na faculdade (para testar onde tá o maldito curto e ter certeza) ou eu mesmo fazer uma e uma soprador de ar quente. T_T 

 

Eu queria saber posso substituir um Mosfet Smd M3004d por um M3006D... pois não estou achando o M3004d no mercado e nem na China?

Ou tem outro? Ou caso perdido? 

adicionado 16 minutos depois

Ops... Achei dois lugares... um que não sei se vende direito Aqui o primeiro e outro no mercado livre mexicano lol Segundo lugar que ainda vou tentar entender como comprar por lá e se esse 77 é em pesos O.o. A pergunta ainda tá de pé é errado eu colocar o M3006D como substituto ou o negocio não vai funcionar?  Porque se for comprar do Mexico vai sair uma facada... queria pegar da china...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você consertar um aparelho deve conhecer como ele funciona, todas as etapas do circuito, só assim você vai conseguir identificar o problema sem usar o "chutômetro".

Só mais uma coisa, transistores mosfets são sensíveis a estática, tome esse cuidado se não você pode ter queimado ele na hora da retirada do circuito ou no teste. Para testar capacitores o melhor é usar um multímetro analógico, capacitores de fontes chaveadas podem ter problema no esr e no teste aparentar tudo bem então é bom comprar um medidor de esr também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...