Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Efeito memória bateria NiCd, nao esgotei a bateria.


lucasecg94

Posts recomendados

Olá a todos, é um prazer fazer parte de um grupo tão conhecido no Brasil.

Vamos ao que interessa. Adquiri um Kyosho DBX (Automodelo) que ja estava parado há uns 6 meses, junto com ele veio uma bateria que alimenta o carrinho, uma bateria NiCd de 4 células de 1,2V em série. Sem notar que a mesma era de NiCd coloquei pra carregar e retirei algimas vezes, sem que a carga estivesse totalmente esgotada, gostaria de saber se esse vacilo é o suficiente pra eu ter danificado a a bateria e fomo devo proceder pra continuar utilizando ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá "Serráquio"! O povo da UFES os chamam assim :P

 

Em 26/02/2017 às 15:01, lucasecg94 disse:

Adquiri um Kyosho DBX (Automodelo) que ja estava parado há uns 6 meses...

As baterias de NiCd podem ser guardadas em qualquer tipo de estado de carga, carregada ou descarregada.

 

Em 26/02/2017 às 15:01, lucasecg94 disse:

Sem notar que a mesma era de NiCd coloquei pra carregar e retirei algimas vezes, sem que a carga estivesse totalmente esgotada...

Cada recarga feita sem a devida descarga produz cristais nas células diminuindo sua vida útil, não estraga a bateria na hora, más aos poucos.

 

O que eu posso te dizer sobre as baterias NiCd:

 

Você deve fazer recargas rápidas, com a tensão nominal, no seu caso 4.8V

A corrente na carga deve ser a corrente nominal da bateria, pode variar de 60% a 100% da corrente nominal.

A recarga deve ser rápida, não mais que 24 horas no carregador.

O tempo de recarga de uma bateria NiCd padrão é de 66 minutos e para uma bateria vazia é de 14 horas.

 

Citação

Citação do manual do manual de baterias da STA eletrônica.

ao carregar no modo lento, é criada uma formação cristalina em baterias à base de
Níquel, um fenômeno que diminui a performance da bateria e encurta seu tempo
de vida útil.

A temperatura das células devem ser monitoradas, se estiver morna a recarga deve ser desligada até que a célula esfrie.

A vida útil dessas baterias são contadas em ciclos de carga e descarga, 1000 ciclos mais ou menos.

Isso é o básico, a literatura sobre as baterias a base de Níquel é extensa, Eu aconselho a comprar uma carregador especifico pois eles descarregam a bateria antes de recarrega-las e usam micro processador e sensores de temperatura para fazer uma recarga correta e segura.

Sempre descarregue totalmente as células antes de recarrega-las novamente.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...