Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler 12v no conversor digital aquario DTV-8000 como faço?


ArrozVencido

Posts recomendados

Bom Dia

Gostaria de colocar um cooler 12v no conversor digital aquario modelo DTV-8000

soldando os 2 pontos na placa, no momento to usando um cooler 12v com fonte 12v extena no DTV-8000

segue 2 fotos da placa do conversor frente e traseira com indicações dos componentes da fonte

não sou tecnico e nem estudos

se alguem souber e puder ajudar agradeço.

 

58b4221304cfd_DTV800001.thumb.JPG.8ebbe5e2c8a44a3271b247f6d2de6439.JPG

 

 

DTV8000 02

 

 

*********************

DTV8000 02.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o esquemático fica difícil como diria o povo... mas como é sabido que a alimentação desses coolers é corrente contínua de 12 v (se esse for o seu, você não postou), mas funcionam como 12, tem que olhar o datasheet para ver que tensão ele trabalha, alguns vão de 6 a 13,2 (o consumo dele não é tão alto tanto de potencia e corrente... então não vai acabar com a fonte ou circuito). Daí, você pode olhar com um multímetro a saída do ponte retificadora, qual a tensão que vai para o circuito e vê se pode usá-la (tem que estar perto de 12 de acordo com o datasheet, para evitar de fazer outras gambiarras). Se não tiver multímetro você tem que confiar nos teus cálculos caso você ache o datasheet do transformador... claro que não ponho a mão no fogo por isso já que você não tem experiencia. 

 

Por último se tiver tudo correto.... você pode tentar conectar nos pontos que você mediu.

Se não, você pode procurar por um C.I dentro do circuito, normalmente na saída dele junto com o terra dá uma tensão menor (normalmente dois ci, você vai utilizar um junto com o terra).

 

você também tem que conectar corretamente o cooler se não ele não funciona pois ele funciona como se fosse um diodo, só um sentido de direção de corrente. Se quiser uma segurança a mais coloca um fusível de 1A em série com ele para se explodir não acabar com tudo X)

 

 

Novamente... como você é novato... vai ter que abrir o negocio e colocar na energia, sem uso de equipamentos e experiencia tem chance de você  ter ferimentos sérios (caso você não tiver acesso ao esquemático do circuito vai ter que confiar na tua análise do mesmo). 

 

Então... espera alguém que já fez isso antes para esse sistema (acho difícil mas quem sabe a internet é grande) ou pede para alguém fazer isso para você X) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas vou dizer que a ponte retificadora apontada na foto, está retificando a tensão da rede. 

Então em hipótese alguma ligue esse cooler ali.

A saída da fonte fica naqueles diodos grandes na lateral da placa ao lado do transformador amarelo. 

Deve ter 2 tensões lá, provavelmente 5 e 12V. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Apenas vou dizer que a ponte retificadora apontada na foto, está retificando a tensão da rede. 

Então em hipótese alguma ligue esse cooler ali.

A saída da fonte fica naqueles diodos grandes na lateral da placa ao lado do transformador amarelo. 

Deve ter 2 tensões lá, provavelmente 5 e 12V. 

Por 1 segundo eu não posto a mesma coisa que você, apareceu aquela mensagem dizendo que você havia postado uma resposta.

Uma vez um colega de fórum (outro fórum) fez uma adaptação que não me lembro bem qual era, mas sei que era na saída 5Vcc  da traseira do conversor, essa fonte de 5Vcc tinha um consumo grande e ela desarmava quando ele ligava a adaptação dele. Precisa ver se a de 12Vcc não teria o mesmo problema.

 

Era um conversor de antena parabólica, não sei se seria a mesma coisa com esse conversor aí, também nem sei pra servia aqueles 5Vcc, acho que ia para a antena junto com o coaxial.

Nunca usei um conversor desses, nem de um, nem de outro, então posso estar falando besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Apenas vou dizer que a ponte retificadora apontada na foto, está retificando a tensão da rede. 

Então em hipótese alguma ligue esse cooler ali.

A saída da fonte fica naqueles diodos grandes na lateral da placa ao lado do transformador amarelo. 

Deve ter 2 tensões lá, provavelmente 5 e 12V. 

 

hum... bom avisar ^^ eu estava pensando que de acordo com o circuito poderia ser que tivesse uma saída direta por lá podendo ser uma simétrica par aligar com o terra ou uma "normal" sem tensão negativa... por isso que pedi para o carinha testar. Não disse para ligar  que funcionava heeheh 

 

Mas grato de novo pelo aviso. Testa essas saída e não vá levar choque X) 

adicionado 19 minutos depois

Adicionando... eu vi o circuito e pensei "primeiro passa pelo transformador... depois vem pelo retificador e vai para o circuito" Mas me enganei X) acho X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ao contrário do que você pensou:

Primeiro passa pela ponte, depois capacitor de alta tensão, circuito chaveador, aí sim transformador, diodo (sem ponte, somente meia onda) e por último o capacitor de baixa tensão. 

adicionado 4 minutos depois

E acabei de descobrir que tenho um aparelho desses (nem me toquei, já que eu não sabia o modelo). Porque quer por um cooler nele? 

O meu fica ligado direto há anos, pois eu só desligo a TV e funciona de boa, fica só morno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou colocar um cooler usado de pc q tenho aqui de12cm (12v x 0.22amperes ) pra refrigerar toda a placa

ganhei esse conversor com defeito, pra minha sorte era só capacitor estufado troquei e voltou a funcionar, só tenho ferro de solda e estanho,amanhã vou comprar um multimetro digital Minipa ET-1002 (custo x beneficio) e ver as voltagens desses 2 diodos q o Mestre 88 citou, mas 1º vou aprender a usar o multimetro né.

 

Obrigado a todos por enquanto, t+.

 

58b5d80fdc763_DTV800010.thumb.JPG.8dd809913404def3fa2bb8fc7a4fc1b1.JPG

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
6 horas atrás, aquarela disse:

boa tarde preciso de uma ajuda gostaria de saber quais são aos informação do capacitor de alta tensão eu removi o mesmo para compra porém perdi e não acho em nenhum lugar as referencias

Eu tenho um receptor desses, eu até poderia abrir pra ver qual capacitor é, a tensão dele provavelmente é de 400v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, Sergio isso capacitância e tensão, Mestre88 obrigado, o que eu me lembro e o pouco que sei de eletrônica a tensão do capacitor pode ser ate a mais um pouco porque o equipamento ira usar só o nessesario mais o importante e a capacitância que e o filtro não sei se estou certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aquarela disse:

bom dia, Sergio isso capacitância e tensão, Mestre88 obrigado, o que eu me lembro e o pouco que sei de eletrônica a tensão do capacitor pode ser ate a mais um pouco porque o equipamento ira usar só o nessesario mais o importante e a capacitância que e o filtro não sei se estou certo.

Sim, tem razão. 

O problema é quando colocamos um capacitor de maior tensão e ele também é maior no tamanho e não cabe na placa. 

Em alguns casos podemos também colocar de maior capacitância, mas não é recomendado. Só em caso de não encontrar o valor original. 


 

Fui lá ver, o capacitor é de 10uF/400V.

Um valor bem comum, até em coisa de sucata acha igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, tem razão. 

O problema é quando colocamos um capacitor de maior tensão e ele também é maior no tamanho e não cabe na placa. 

Em alguns casos podemos também colocar de maior capacitância, mas não é recomendado. Só em caso de não encontrar o valor original. 

 


 

Fui lá ver, o capacitor é de 10uF/400V.

Um valor bem comum, até em coisa de sucata acha igual.

obrigado pela ajuda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...