Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Rede - Dois Roteadores + Modem Vivo Roteado (Não Suporta Bridge)


Posts recomendados

Pessoal boa tarde.

Estou passando por um problema em minha residência onde enfrento diversos problemas na estabilidade do wireless (principalmente com Smartfones) onde a mesma cai para os dispositivos conectados. Via cabo não há problemas tendo em vista que meu PC é um desktop e esta conectado via cabo.

 

Basicamente este é o desenho da rede aqui em casa:

58b5dc0041d12_situao.thumb.png.edd8b5fe3ad71e628d98d170d48b99dc.png

 

Este modem da Mitrastar não suporta modo bridge e eu já liguei para a Vivo mas os mesmos não efetuam a troca logo ou eu resolvo o problema ou terei que comprar um modem. As configurações da rede são:

 

  1. Modem Mitrastar (IP: 192.168.15.1): Autentica e faz a distribuição dos IPs.
  2. TPLINK TL-WDR3600 (IP: 192.168.15.2) com DDWRT: Esta conectado via porta LAN ao modem e seu DHCP esta desativado. Utilizo-o pois a wireless dele é 1000x melhor que a do modem da Vivo.

  3. TP-Link TL-WR740N (IP: 192.168.15.3) com DDWRT: Esta conectado via LAN ao modem da Vivo, fica no meu quarto e seu DHCP também esta desativado. Através deste roteador wireless as pessoas da casa do fundo (mesmo endereço) acessam a internet via wireless através dos Smartfones e do PS3.

 

O problema aqui é a wireless cujo já tentei de todas as maneiras resolver essa instabilidade mas sem o modo bridge creio não ser tão simples de solucionar.

 

Vocês podem me ajudar a solucionar este problema na minha rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Cara complicado demais. Desculpe a demora mas fiz esse usuário do fórum e esqui a senha dele hehehe... É a idade.

Mas até o momento não consegui resolver. Será que vou ter que comprar outro modem mesmo? Porque na minha concepção a VIVO é que deveria trocá-lo e não inventar desculpazinhas pra não trocar pois tinha um modem muito bom da GVT quando peguei a net aqui e por causa de problemas que por coincidência se iniciaram após a troca para a VIVO, levaram meu modem embora e me deixaram esse Mitrastar lixoso que não tem nem interface de usuário avançada.

 

Será que alguém pode me dar um up neste caso?

 

Agradeço novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua rede está um pouco confusa. Primeiro ponto, separar os IPs dos aparelhos em subredes:

 

Mitrastar = 192.168.15.1 -> Ok.
WDR3600 = 192.168.0.1.
WR740N = 192.168.1.1.

 

Tente configurar o Mirastrar em modo Bridge.

O cabo que vai para o WR740N deveria/deverá partir da porta LAN do WDR3600.
Se você quer que o WR740N trabalhe em subrede, basta manter o cabo que chega até ele na porta WAN, caso contrário coloque na porta LAN e desabilite o seu DHCP Server.

 

Tente as mudanças e passe um feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente muito obrigado pela sua ajuda.

Quanto aos itens que passou, o modem Mitrastar DSL-2401HN-T1C-NV não aceita Bridge. Ja pesquisei na internet sobre ele mas acredito que esta revisão que eu tenho que é a A0 não suporte mesmo pois já tentei o acesso via IP 192.168.15.1/padrão que seria a interface avançada e nada:

 

Entrando com 192.168.15.1/padrão:

1.png.f152319be46aba0676ebe5ed992cb5c1.png

 

Os roteadores WDR3600 e WR740N já estão ambos com DHCP desabilitado pois o IP distribuído é o IP do Mitrastar (que é modem e roteador):

 

WDR3600:

WDR3600

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WR740N:

WR740

 

Apesar de habilitadas, não utilizo as portas WAN desses roteadores mas vou configurar com base na sua ideia em subrede e lhe informo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-7-9 às 15:56, ciro-mota disse:

Sua rede está um pouco confusa. Primeiro ponto, separar os IPs dos aparelhos em subredes:

 

Mitrastar = 192.168.15.1 -> Ok.
WDR3600 = 192.168.0.1.
WR740N = 192.168.1.1.

 

Tente configurar o Mirastrar em modo Bridge.

O cabo que vai para o WR740N deveria/deverá partir da porta LAN do WDR3600.
Se você quer que o WR740N trabalhe em subrede, basta manter o cabo que chega até ele na porta WAN, caso contrário coloque na porta LAN e desabilite o seu DHCP Server.

 

Tente as mudanças e passe um feedback.

Boa noite.

 

Fiz as configurações para subrede porém não tive resultados satisfatórios com a wireless e continuo com os mesmos problemas de queda principalmente com celulares.

 

Alguma outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Recapitulando a configuração:

 

1 - Mirastrar conectado na porta WAN do WDR3600 (para eliminar o NAT sobre NAT, você pode criar nele uma regra de DMZ para um IP específico, por exemplo, 192.168.15.10 e configurar este IP como Static IP no WDR3600).
2 - WR740N conectado pela porta WAN com cabo provido da porta LAN do WDR3600.

 

Vamos tentar isolar o problema então, ou seja, atualmente só ocorre o problema com o wireless provido do WR740N, do lado do WDR3600 tudo funciona normalmente?

 

Tente atualizar o DD-WRT do WR740N (verifique se a revisão dele ainda é suportada):

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2017/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-7-13 às 15:54, ciro-mota disse:

Boa tarde.

 

Recapitulando a configuração:

 

1 - Mirastrar conectado na porta WAN do WDR3600 (para eliminar o NAT sobre NAT, você pode criar nele uma regra de DMZ para um IP específico, por exemplo, 192.168.15.10 e configurar este IP como Static IP no WDR3600).
2 - WR740N conectado pela porta WAN com cabo provido da porta LAN do WDR3600.

 

Vamos tentar isolar o problema então, ou seja, atualmente só ocorre o problema com o wireless provido do WR740N, do lado do WDR3600 tudo funciona normalmente?

 

Tente atualizar o DD-WRT do WR740N (verifique se a revisão dele ainda é suportada):

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2017/

 

Boa noite.

Eu reconfigurei a rede de casa dessa forma que você falou inclusive com o DMZ para o roteador WDR3600 mas deu tudo errado e vou te explicar os principais casos ocorridos:

 

Realizei as configurações conforme seu ultimo post e tudo parecia ótimo até que após umas duas horas de uso os problemas começaram a ocorrer:

  • Queda da Wireless no WDR3600 e no WR740N: Depois de umas duas horas de uso começou tudo de novo e dessa vez foi muito mas muito pior que antes pois qualquer celular conectado não chegava a 5 minutos de conexão que já se perdia; tendo muitas vezes que reiniciar os roteadores para que a wireless voltasse a "funcionar" mas com os mesmos problemas de 4 ou 5 minutos máximos de conexão.
  • Queda conexão com fio: Após as configurações passei a ter problemas também com a rede cabeada onde as quedas ocorriam em um intervalo de aproximadamente 1 hora de uso. Também era necessário reiniciar todos os roteadores e até mesmo o modem Mitrastar lixoso da Vivo para que a conexão cabeada voltasse.
  • Queda de TODA a rede ao iniciar o roteador WR740N: Sim isso mesmo; depois de um tempo verificando os problemas que se iniciaram percebi que toda a rede caia quando eu ligava o WR740N... O mais engraçado é que não havia nenhum tipo de conflito de IP na rede e tentando descobrir o que ocorria, percebi que estava tendo problemas com a distribuição de IP sabe-se la porque onde cheguei a pensar que havia problema no cabeamento até meu quarto. Comecei a isolar os itens e testar e só ocorria quando o WR740N era iniciado onde a minha maquina recebia o IP, depois a internet ficava limitada e logo informava que o cabo de rede estava desconectado. Observando através do IPCONFIG percebi que eu só me conectava na internet através do IPV6 porque nenhum roteador estava recebendo IPV4...

Conclusão: Precisei voltar ao modo antigo pra poder utilizar a internet e tive que resetar o modem da Vivo pra reconfigurar tudo e remover o DMZ.. Sinceramente não sei qual foi a bruxaria ocorrida mas pude observar que mesmo configurando o DHCP dos roteadores, o IP distribuído era somente o ip do modem porque como informei antes não da pra desativar o DHCP dele e sinceramente não vejo uma luz no fim do túnel a não ser a troca dessa frankenstein da Vivo.

 

Tem mais alguma ideia?

 

Agradeço novamente a sua boa vontade.

adicionado 10 minutos depois

Respondendo aos seus questionamentos:

Citação

Vamos tentar isolar o problema então, ou seja, atualmente só ocorre o problema com o wireless provido do WR740N, do lado do WDR3600 tudo funciona normalmente?

Não, as quedas ocorrem na wireless em ambos. Não é problema de canal porque utilizei o app Wifi Analyser para escolher os melhores canais para ambas as redes sem fio que no total são 3 onde duas saem do WDR3600 e uma do WR740N.

 

WDR3600: Wifi001 (Wireless Physical Interface ath0 [2.4 GHz]) e Wifi5G (Wireless Physical Interface ath1 [5 GHz])

WR740N: Wifi003 (Wireless Physical Interface ath0 [2.4 GHz])


 

Citação

 

Tente atualizar o DD-WRT do WR740N (verifique se a revisão dele ainda é suportada):

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2017/

 

Pelo que vi no site do DDWRT, para este roteador é ultima build disponível que eu uso (SVN revision 21061)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Citação

Observando através do IPCONFIG percebi que eu só me conectava na internet através do IPV6 porque nenhum roteador estava recebendo IPV4...

 

Somente dois aparelhos da sua rede é que conseguem rodar IPv6, o Mitrastar (não tenho certeza mas provavelmente sim), e o WDR3600. Motivo este um dos prováveis do WR740N derrubar a rede.

 

E a propósito, observando atentamente nas suas imagens vejo a configuração do DHCP Server do DD-WRT como Fowarder, por padrão deveria estar como DHCP Server. DHCP Fowarder encaminha as configurações de DHCP do Mitrastar, o que também pode ser o problema da rede.

 

Nenhuma das configurações que indiquei, se seguidas corretamente, daria problema com o lease de IP nos aparelhos. Continuo achando um problema de configuração, sugeriria resetar e reconfigurar tudo, desta vez mantendo somente o básico das configurações.

 

Citação

Pelo que vi no site do DDWRT, para este roteador é ultima build disponível que eu uso (SVN revision 21061)

 

No link que indiquei acima há releases Beta para o WR740N:

TopicID1215616.JPG

 

Ou o Gargoyle caso a revisão do seu roteador seja a V1, V3 ou V4:

https://www.gargoyle-router.com/download.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Citação

Somente dois aparelhos da sua rede é que conseguem rodar IPv6, o Mitrastar (não tenho certeza mas provavelmente sim), e o WDR3600. Motivo este um dos prováveis do WR740N derrubar a rede.

Entendo, de fato ele não possui nada em suas configurações que tenham rela;cão com o IPV6 mas até agora não entendi o que houve para ocorrer aquele problema.

 

Citação

E a propósito, observando atentamente nas suas imagens vejo a configuração do DHCP Server do DD-WRT como Fowarder, por padrão deveria estar como DHCP Server. DHCP Fowarder encaminha as configurações de DHCP do Mitrastar, o que também pode ser o problema da rede.

As imagens que você observou são das configurações atuais que utilizo aqui em casa que é a configuração que tem a wireless prejudicada. Como o Mitrastar é Modem+Roteador e não tem como deixa-lo como Bridge e desligar o DHCP dele, os ips distribuídos na rede são os ips do Mitrastar mesmo e por isso o WDR3600 e WR740N estão como DHCP Fowarder, pra distribuir os IPs do Mitrastar e com a porta WAN desabilitada.

 

Citação

 

No link que indiquei acima há releases Beta para o WR740N:

TopicID1215616.JPG

Ou o Gargoyle caso a revisão do seu roteador seja a V1, V3 ou V4:

https://www.gargoyle-router.com/download.php

 

 

Ótimo, eu aproveitei e atualizei tanto o WDR3600 quanto o WR740N com as novas versões de software. O WDR3600 esta agora com a build DD-WRT v3.0-r32753 std (07/19/17) e o WR740N esta com a versão DD-WRT v3.0-r32753 std (07/19/17).

 

Citação

Nenhuma das configurações que indiquei, se seguidas corretamente, daria problema com o lease de IP nos aparelhos. Continuo achando um problema de configuração, sugeriria resetar e reconfigurar tudo, desta vez mantendo somente o básico das configurações.

Eu espero sim que seja problema de configuração porque teoricamente será "mais fácil" de solucionar. Vou realizar as configurações novamente e postar os prints aqui pra você acompanhar ok?

 

Agradeço novamente seu apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz as configurações todas novamente e no momento desta postagem estou com as mesmas configurações que irei postar nas imagens agora.

 

Vamos la:

 

1) Na imagem abaixo mostro a interface do modem Mitrastar da Vivo onde tenho as numerações de IP reservadas para ambos os roteadores:

 

Modem Mitrastar

 

 

2) Nesta outra imagem mostro-lhe o DMZ direcionado para o IP do roteador WDR3600:

 

Mitrastar DMZ para IP do WDR3600

 

 

3) Setup de configurações do WDR3600 onde:

 

WAN IP Adress: 192.168.15.2 = IP reservado do Modem MitraStar;

Gateway: 192.168.15.1 = IP padrão do Mitrastar;

Local IP Address: 192.168.0.1 = IP inserido conforme suas recomendações anteriores;

Gateway: 192.168.15.1 = IP do modem Mitrastar;

DHCP Server: Enable

 

Setup WDR3600

 

 

4) Setup do roteador WR740N onde:

 

WAN IP Adress: 192.168.15.3 = IP reservado do Modem MitraStar;

Gateway: 192.168.0.1 = IP do WDR3600;

Local IP Address: 192.168.1.1 = IP inserido conforme suas recomendações anteriores;

Gateway: 192.168.0.1 = IP do modem Mitrastar;

DHCP Server: Enable

 

Setup WR740N

 

Nesta configuração do WR740N não consegui navegar onde inclusive alterei os IPs de Gateway mas sem sucesso. Pode ser alguma caca minha nos ips inseridos e se for me corrija por favor.

 

Resolvi o problema com base nesta citação sua aqui:

Citação

(...basta manter o cabo que chega até ele na porta WAN, caso contrário coloque na porta LAN e desabilite o seu DHCP Server.

 

Onde configurei ele sem ser pela porta WAN e com DHCP em Fowarder para os IPS do WDR3600:

 

Setup 2 WR740n

 

Neste momento ao menos a rede cabeada esta normal mas vou testar a wireless entre hoje e amanhã e ver se estabiliza um pouco.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correções:

 

Citação

Gateway: 192.168.15.1 = IP do modem Mitrastar;

 

Não é necessário. Quem define o Gateway neste campo é o WDR3600. As configurações do Mitrastar vão se restringir a apenas o campo WAN Connection Type do roteador principal.

 

A partir do erro acima você já bagunça a rede e justifica o erro de configuração que citei anteriormente.

 

Segue as configurações:

 

WDR3600:

 

TopicID-1215616-.JPG

 

WR740N:

 

Conectado pela porta WAN = Dynamic IP e apenas isso.

 

Network Setup:

Local IP Address: 192.168.1.1

Subnet Mask: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1

 

Network Address Server Settings:

DHCP Type: Server.

Start IP Address: 192.168.1.2.

 

Fim.

 

Altere as configurações e teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ciro-mota disse:

Correções:

 

 

Não é necessário. Quem define o Gateway neste campo é o WDR3600. As configurações do Mitrastar vão se restringir a apenas o campo WAN Connection Type do roteador principal.

 

A partir do erro acima você já bagunça a rede e justifica o erro de configuração que citei anteriormente.

 

Segue as configurações:

 

WDR3600:

 

TopicID-1215616-.JPG

 

WR740N:

 

Conectado pela porta WAN = Dynamic IP e apenas isso.

 

Network Setup:

Local IP Address: 192.168.1.1

Subnet Mask: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1

 

Network Address Server Settings:

DHCP Type: Server.

Start IP Address: 192.168.1.2.

 

Fim.

 

Altere as configurações e teste.

hummm entendi... Eu imaginava que pelo fato de o Mitrastar ser o "provedor" de acesso a internet aos outros equipamentos, ele deveria estar configurado nos gateways dos roteadores.

 

Ja fiz as alterações que você informou e esta tudo ok por enquanto. Para altera-las deu um pouco de trabalho pois acredito que pelo fato das configs que eu fiz estarem erradas o acesso a web e aos roteadores estavam extremamente lentos ai além de configurar precisei desligar tudo e religar depois de alguns minutos.

 

Vou ir testando entre hoje e amanhã e lhe informo os resultados.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2017 às 22:56, Douglas de Jesus Silva disse:

hummm entendi... Eu imaginava que pelo fato de o Mitrastar ser o "provedor" de acesso a internet aos outros equipamentos, ele deveria estar configurado nos gateways dos roteadores.

 

Ja fiz as alterações que você informou e esta tudo ok por enquanto. Para altera-las deu um pouco de trabalho pois acredito que pelo fato das configs que eu fiz estarem erradas o acesso a web e aos roteadores estavam extremamente lentos ai além de configurar precisei desligar tudo e religar depois de alguns minutos.

 

Vou ir testando entre hoje e amanhã e lhe informo os resultados.

 

Valeu!

@ciro-mota 

Boa tarde.

 

Testei a rede de casa durante estes dias e as conclusões são as seguintes:

 

- Wireless: Estão indiscutivelmente estáveis com este modo de configuração pois as quedas diminuíram drasticamente para quase zero durante estes dias de teste. Enfrento algumas quedas sim da wireless que relatarei logo mais.

 

- Rede Cabeada: Após as configurações a rede cabeada também esta bastante estável porém em alguns momentos do dia percebi que tudo ficava bastante lento através do cabo e na rede sem fio também onde necessito reiniciar todos os roteadores. Creio que este problema ainda aconteça devido ao modem não possuir bridge (posso estar falando besteira mas o modem é um lixo) e devido a isto, criei uma regra tanto no WR3600 quando no WR740N para que ambos reiniciem em determinados períodos do dia (atualmente em um intervalo de 7 em 7 horas) e estas lentidões foram amenizadas para quase zero também.

 

Acredito que finalizamos né. Tem mais algum ponto a acrescentar antes de fecharmos o tópico?

 

Muito obrigado pela sua ajuda.

 

@Thairi Alex Verifica a rede da sua casa e tenta se basear nestas configurações que provavelmente ajudarão você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Dependendo da velocidade da sua conexão (abaixo de 25Mb), considere tão logo seja possível a compra de um modem próprio. A falta do bridge pode ser um dos complicadores para a situação que enfrentou/enfrenta ai.

 

Quanto ao problema, quando ocorrer, tente ligar um notebook via cabo no Mitrastar, assim você pode determinar se o problema não é ele ao invés dos demais roteadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ciro-mota disse:

Boa tarde.

 

Dependendo da velocidade da sua conexão (abaixo de 25Mb), considere tão logo seja possível a compra de um modem próprio. A falta do bridge pode ser um dos complicadores para a situação que enfrentou/enfrenta ai.

 

Quanto ao problema, quando ocorrer, tente ligar um notebook via cabo no Mitrastar, assim você pode determinar se o problema não é ele ao invés dos demais roteadores.

Entendi.

 

A banda larga é de 50Mb e a qui em casa utilizamos muito tanto para download quanto para streaming de vídeos em Full HD em vários dispositivos simultaneamente mas estes problemas ocorrem agora com muito menos frequência que antes e são resolvidos em sua maioria com o reinicio dos roteadores mas, as vezes preciso reiniciar o modem também via browser tendo em vista que o Mitrastar não possui recursos de agendamento para reboot.

 

Mas mais uma vez agradeço a sua ajuda quanto ao meu problema.

 

Creio que finalizamos por aqui.

 

(Moderador pode fechar o tópico!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...