Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

@Pistigrilo

 

Isto depende, alguns jogos também ganharam patchs melhorando performance nos Ryzen, além de melhorias com atualizações de bios, drivers.

 

O que ainda falta é a Microsoft lançar o update que ela anunciou em março que lançaria futuramente para os Ryzen pois o Windows 10 tem um pequeno bug na cache e SMT que afeta o desempenho:

http://www.guru3d.com/news-story/microsoft-confirms-windows-bug-is-holding-back-amd-ryzen.html

 

"A Microsoft confirmou que um bug no Windows 10 está afetando o rendimento dos processadores Ryzen da AMD. O problema está na má interpretação dos múltiplos núcleos do processador, assim como a Intel, com a  tecnologia Hyper-Threading, o Ryzen conta com núcleos físicos, e os virtuais, chamado de Threads, o Windows 10 está tirando proveito somente dos núcleos reais. O sistema está identificando todos os núcleos do Ryzen como físicos, e não está fazendo a atribuição de tarefas de acordo com os núcleos, isso está causando uma diminuição significativa no desempenho. Além da falta de otimização, esse bug pode ser a causa da inferioridade do Ryzen em testes de jogos quando comparado com os chips da Intel.

Além dessa questão dos núcleos o Windows 10 também não está identificando corretamente o cache do Ryen. O sistema está atribuindo 136 MB de cache quando na verdade a CPU tem 20 MB.

Através do Twitter, a Microsoft se manifestou sobre o problema, dizendo "que um novo processador high-end significa novos bugs para neutralizar. Vamos dar uma olhada nisso e traremos novas informações em futuros updates."

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, OCCT disse:

@Pistigrilo

 

Isto depende, alguns jogos também ganharam patchs melhorando performance nos Ryzen, além de melhorias com atualizações de bios, drivers.

 

O que ainda falta é a Microsoft lançar o update que ela anunciou em março que lançaria futuramente para os Ryzen pois o Windows 10 tem um pequeno bug na cache e SMT que afeta o desempenho:

http://www.guru3d.com/news-story/microsoft-confirms-windows-bug-is-holding-back-amd-ryzen.html

 

"A Microsoft confirmou que um bug no Windows 10 está afetando o rendimento dos processadores Ryzen da AMD. O problema está na má interpretação dos múltiplos núcleos do processador, assim como a Intel, com a  tecnologia Hyper-Threading, o Ryzen conta com núcleos físicos, e os virtuais, chamado de Threads, o Windows 10 está tirando proveito somente dos núcleos reais. O sistema está identificando todos os núcleos do Ryzen como físicos, e não está fazendo a atribuição de tarefas de acordo com os núcleos, isso está causando uma diminuição significativa no desempenho. Além da falta de otimização, esse bug pode ser a causa da inferioridade do Ryzen em testes de jogos quando comparado com os chips da Intel.

Além dessa questão dos núcleos o Windows 10 também não está identificando corretamente o cache do Ryen. O sistema está atribuindo 136 MB de cache quando na verdade a CPU tem 20 MB.

Através do Twitter, a Microsoft se manifestou sobre o problema, dizendo "que um novo processador high-end significa novos bugs para neutralizar. Vamos dar uma olhada nisso e traremos novas informações em futuros updates."

 

Já passou da hora da Microsoft disponibilizar tais patches! Se não é interesse dela, a própria AMD não pode lançar algum? Distros Linux recentes estão aproveitando bem o potencial do Ryzen?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pistigrilo disse:

Já passou da hora da Microsoft disponibilizar tais patches! Se não é interesse dela, a própria AMD não pode lançar algum? Distros Linux recentes estão aproveitando bem o potencial do Ryzen?

O bug mencionado, nunca existiu 

 

https://www.pcper.com/reviews/Processors/AMD-Ryzen-and-Windows-10-Scheduler-No-Silver-Bullet

 

 

Um tempo depois, a própria AMD lançou uma versão de drivers pra chipset, que arrumava certos problemas de latência entre Ryzen e Windows, que causava esses problemas....

 

http://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-chipset-drivers-windows-10-x64,34254.html

 

Esse assunto apareceu quando o Ryzen foi lançado, mas foi enterrado, pouco tempo depois, muito por causa do teste acima.. Se repararem bem, ninguém fala disso, hoje me dia..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Eu não acredito nesta declaração da AMD totalmente, poderia ser uma jogada da empresa para não afetar a imagem/venda dos Ryzen para os usuários do Windows, lançamentos de drivers, bios, patchs nos programas,  podem melhorar o desempenho, mas não elimina este pequeno problema no Windows referente à eles; enfim um CPU com arquitetura nova feita do zero, com certeza precisaria de otimização nos S.Os e isto não é feito da noite para o dia.

 

Na declaração oficial feita pela AMD, ela diz "acreditar", mas não afirma com certeza, ou seja só a Microsoft pode afirmar:

https://www.pcper.com/reviews/Processors/AMD-Ryzen-and-Windows-10-Scheduler-No-Silver-Bullet

 

"Nós investigamos os relatórios que alegam um agendamento de thread incorreto no processador AMD Ryzen ™. Com base em nossas descobertas, a AMD acredita que o agendador de threads do Windows® 10 está funcionando corretamente para" Zen ", e atualmente não acreditamos que haja um problema com o planejador que utiliza adversamente as configurações físicas e lógicas da arquitetura ".


Lembrando que o Windows 10 é código fechado e proprietário da Microsoft, só ela tem acesso ao código e tem total acesso.

 

A Microsoft não faria uma declaração dessas a toa e a AMD não saberia mais do Windows que a Microsoft, pois o bug não é nos Ryzen, mas sim no Windows.

 

Acredito que exista sim este problema, ao passo que os Ryzen tem ipc e rendimento multi thread semelhante aos Haswell-E, mas em algumas aplicações até mesmo pós lançamento deles, ainda são abaixo da geração Haswell-E quando se compara clock vs clock, threads vs threads.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pietro Luigi disse:

Dúvida que me surgiu enquanto tava no topic do pós dos Coffe;

 

O núcleo virtual (HT) equivale há 20~30% de um núcleo físico.

 

Há testes/dados que mostrem qual a % de um núcleo virtual (SMT) em comparação ao núcleo físico?

 

Excelente colocação. Eu também nunca vi tal teste, mas imagino que o rendimento seja similar, pois são tecnologias muito parecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Dúvida que me surgiu enquanto tava no topic do pós dos Coffe;

 

O núcleo virtual (HT) equivale há 20~30% de um núcleo físico.

 

Há testes/dados que mostrem qual a % de um núcleo virtual (SMT) em comparação ao núcleo físico?

 

Nos i7 é fácil, basta ver um i5 de mesmo clock e número de núcleos.

 

Nos Ryzen:

 

http://www.hardwaresecrets.com/does-disabling-smt-on-a-ryzen-7-cpu-improves-performance/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Pistigrilo disse:

Só lembrando que há diferença de cache também e que isso influencia um pouco nos resultados. Então não acho que seja tão simples avaliar dessa forma.

Porém é o que as observações e reviews mostram nos produtos que já conhecemos! Mas claro, isto pode mudar nesta nova ou futuras gerações. :P

 

1 hora atrás, Pietro Luigi disse:

Há testes/dados que mostrem qual a % de um núcleo virtual (SMT) em comparação ao núcleo físico?

Dependendo da aplicação, como dito no link que o amigo havia postado acima, o SMT pode melhorar ou limitar (aparentemente) o desempenho se estiver ativado ou não, o que torna saber o real impacto confuso e nada definido (até agora). Cogitei este ponto quando saiu os R3 e meio que pelo menos em jogos, não afeta muita coisa. Com o refinamento do Ryzen e nas próximas gerações esta questão poderá ficar bem mais clara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Pistigrilo disse:

 

Só lembrando que há diferença de cache também e que isso influencia um pouco nos resultados. Então não acho que seja tão simples avaliar dessa forma.

 

Eita, essa eu deixei passar, obrigado!

 

E faz um tempaço que não vejo teste de i7 com HT desabilitado, acho que o último devo ter visto lá na série 2000.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Evandro disse:

Quando os jogos e o Win10 não sabiam o que fazer com SMT, sim.

 

Atualmente eles ja separam fisicos de virtuais, após tantos patchs de todos os lados.

 

Para ver o ganho, da para comparar um R3 1200 vs R5 1400 no mesmo clock, a unica diferença é o SMT.

 

 

Aqui eu notei uma perda drastica de performance reduzindo para 2C\4T e uns 20% a 4C\4T no Dota.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Taylon Luan disse:

To com o boleto do r5 1400 da promo do terabyte na mão. Mas aquele bug do linux está me fazendo coçar a cabeça, como tenho 3 anos de garantia, estou tranquilo, farei os teste e se tiver o bug entro com o processo de RMA mais para a frente.

 

Qual bug é esse? Ele não pode ser resolvido em alguma atualização de kernel ou drivers para Linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Pistigrilo disse:

 

Qual bug é esse? Ele não pode ser resolvido em alguma atualização de kernel ou drivers para Linux?

 

Não, é bug físico, só não sei em que situação ele se manifesta:

 

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ryzen-Segv-Response

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Evandro disse:

 

Pelo que lembro, arrumaram sim, por isso a dúvida do colega acima. ;)

 

Entendi. Por isso é bom não ser "early adopter" e ficar atento à essas questões de revisão. Quais são as revisões que saíram do Ryzen até agora? Eu gostaria de aprender a diferenciar uma da outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pistigrilo Parece que os lotes pós semana 25 de fabricação possuem chance bem baixa de ter o bug. Issov em escrito na frente do processador. Se te incomodar recomendo entrar com um RMA. Mas pra quem usa apenas win não vejo problema e pra quem usa linux mas não usa o compilador gcc também não. Como eu e meu irmão usa, não quero ter dor de cabeça quando precisar porque sei bem a dor de cabeça que é programar e não saber onde está o erro no código e ficar na dúvida se há algo errado ou é algum bug no compilador.

adicionado 1 minuto depois

Resolvi pegar uma asrock ab350m pro 4, matx mesmo. Agora é aguardar quando vai voltar em estoque aqui no BR sem ter preço abusivo.

adicionado 6 minutos depois

Pra quem começou há 1 mês sem saber nada de montar um pc, posso dizer que estou chegando ao fim dessa cansativa saga. É claro que temos sempre o que aprender, mas a última coisa que vi foi sobre memórias ram. O build já tá no papel, agora só esperar os bons preços. No feriado irei dar uma passada no shopping pra ver uns monitores ao vivo. Até por que a imagem tem que ser vista ao vivo né. Provavelmente vou pegar um AOC 24 pf com freesync e 144 Hz. Mas veremos se a imagem é tão ruim quanto alguns falam. E pensar que comecei pensando em montar um i5 ou um g4560.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Taylon Luan disse:

Provavelmente vou pegar um AOC 24 pf com freesync e 144 Hz. Mas veremos se a imagem é tão ruim quanto alguns falam. E pensar que comecei pensando em montar um i5 ou um g4560.

 

Você vai jogar? Se não, qual o motivo dos 144Hz? Talvez seja melhor investir num bom monitor de 60Hz (talvez um IPS) ao invés de um mediano ou ruim de 144Hz, não?

 

46 minutos atrás, Taylon Luan disse:

@Pistigrilo Parece que os lotes pós semana 25 de fabricação possuem chance bem baixa de ter o bug. Issov em escrito na frente do processador. Se te incomodar recomendo entrar com um RMA. Mas pra quem usa apenas win não vejo problema e pra quem usa linux mas não usa o compilador gcc também não. Como eu e meu irmão usa, não quero ter dor de cabeça quando precisar porque sei bem a dor de cabeça que é programar e não saber onde está o erro no código e ficar na dúvida se há algo errado ou é algum bug no compilador.

 

Obrigado por esclarecer. Bom, eu estou realmente pensando em aguardar a segunda geração dos Ryzen para investir em upgrades aqui. Eu achei os Ryzen espetaculares, mas tudo no começo possui seus inconvenientes. Como não tenho pressa nem urgência eu posso esperar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Pistigrilo disse:

 

Você vai jogar? Se não, qual o motivo dos 144Hz? Talvez seja melhor investir num bom monitor de 60Hz (talvez um IPS) ao invés de um mediano ou ruim de 144Hz, não?

 

 

Sim. E eu sempre fui uma pessoa de gameplay>>>gráficos, então pra mim é preferível sacrificar imagem pra ter um gameplay mais fluído, até por que gosto de jogos rápidos também, como quake, unreal torunament e CS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o tópico para sanar as nossas dúvidas sobre o ipc dos Ryzen, ele é equivalente os Broadwell-E( não o Haswell-E como eu comentei acima e muitos usuários também pensavam) é perto dos Kaby Lake X e Cooffe Lake:

http://www.guru3d.com/articles_pages/intel_core_i7_8700k_processor_review,7.html

 

A questão é que na prática em vários jogos e programas, sabendo-se que o ipc dos Ryzen é o mesmo dos Broadwell-E e perto dos Skylake, nota-se desempenho abaixo dos AMD frente os Intel, mesmo com patchs novos, drivers novos, bios novas, alguns games/programas ainda estão bem abaixo, eis a questão que enfoquei anteriormente sobre update no Windows.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Taylon Luan disse:

Sim. E eu sempre fui uma pessoa de gameplay>>>gráficos, então pra mim é preferível sacrificar imagem pra ter um gameplay mais fluído, até por que gosto de jogos rápidos também, como quake, unreal torunament e CS.

 

Entendi. Então com essa perspectiva você está de olho no modelo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...