Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

Vi num grupo um carinha que tirou o fan do Wrath spire RGB e colocou na parte traseira do pc, achei legal, porém tive uma ideia mais interessante. 

 

P_20171027_162247_vHDR_On.thumb.jpg.fd4ddb0e8c9e1799d0e9621db98c511b.jpg

 

Coloquei ele em push no meu Noctua u12s haha, curti!! E aqui uma dica para quem quer aproveitar o Wrath Spire RGb de uma forma diferente. a furação dele é igual de fans de 80mm.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou uns 20 dias com meu Ryzen 7 1700 e vou relatar algumas coisas que notei nesse periodo em relação ao antigo i7 2600k

Posso estar equivocado mais é que pude perceber

PC anterior

i7 2600k

Asus P7z68-pro

2x4gb ddr3 1600mhz

A70 cooler master

gtx550 ti 2gb

Fonte fatality 750w

Gabinete Haf 912

SSD sandisk 120gb

HD 1t Seaget

 

PC Atual 

image.png.37c1b647f65b3012c756cd10b629f826.png

 

1 - Aumento de 10kw na conta de luz (i7 2600k dissipação termica 95w, Ryzen 65W)

2 - Demora na inicialização de programas como 3ds max 2018, indiferente na primeira ou segunda inicialização (pode ser por que tirei a opção de indexação da unidade C "SSD") 

3 - CPU em 100% trava, 2600k tambem ocorria travamento porém segundos depois direcionava processamaneto para segunda tarefa e tempo de resposta maior Ryzen em relação 2600k

4 - renderização 3ds max 2018 e Vray 3.6.03 - Ryzen a 3.15Ghz cerça de 283% mais rapida que que i7 2600k a 3,8Ghz

5 - renderização 3ds max 2018 e Vray RT 3.6.03 GTX 1070 ventoinha da VGA 35% da rotação, temperatura abaixo de 60°, tempos de render parecido com o Ryzen

 

Estou usando  Windows 10  Fall Creators Update 1709 e otimizado ao maximo possivel. 

 

Me preocupa se realmente o Ryzen consome tanta energia assim, no Aida64 quanto o processador esta em testes indica consumo de 85 a 93W, pois montei todo o conjunto de peças visando maximo de eficiencia (fonte, vga, processador, ssd...)

 

Vou estuda mais sobre o processador e o que posso fazer para deixa o sistema mais otimizado e menos gastão.

 

Obs: pelo AIDA64 notei que o clock varia entre 2,2 a 3,2GHZ, seria possivel diminuir a frequencia para o minimo possivel quando estiver ocioso, exeplo clock variandoa 0,5 ~ 3,2Ghz

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juliano Kloss

10kW?? Cara, você trocou processador e colocou uma GPU bem mais forte. Você tem certeza nessa comparação, e que realmente apenas teve a mudança do pc em relação ao mês anterior? Lembre, é um octacore, ele em 100% vai puxar mais que o 2600k sim! Da mesma forma que um 6900k faria. 

adicionado 1 minuto depois

O ideal é você fazer um OC no seu R7, para no minimo 3,7GHz, vai mudar pouca coisa no consumo, pois com vcore estabilizado, você diminui o consumo.  3,7GHz é o ponto máximo de eficiência energética dos R7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Flávio Santana Lima disse:

@Juliano Kloss

10kW?? Cara, você trocou processador e colocou uma GPU bem mais forte. Você tem certeza nessa comparação, e que realmente apenas teve a mudança do pc em relação ao mês anterior? Lembre, é um octacore, ele em 100% vai puxar mais que o 2600k sim! Da mesma forma que um 6900k faria. 

adicionado 1 minuto depois

O ideal é você fazer um OC no seu R7, para no minimo 3,7GHz, vai mudar pouca coisa no consumo, pois com vcore estabilizado, você diminui o consumo.  3,7GHz é o ponto máximo de eficiência energética dos R7.

@Flávio Santana Lima tudo bem? 

Bom eu achei que o consumo por ser indicado 65W seria menor mesmo sendo um octacore, quanto a gtx 1070 tem o mesmo consumo da 550ti aprox. 170w

Quanto a over ja tentei mais nao consigo descobrir onde ajusta a tensão na minha bios, tanto que vou deixa padrão mesmo, a frequencia consigo muda facilmente! Seria maravilhaso os 8 núcleos a 3,7Ghz. porém com o cooler box sera impossivel, moro em SC e aqui tem feito calor abursdo, e o Ryzen ta batendo fácil 75ºc. 

 

Assim que possivel vou investir num H60 e mais duas fans, ai talvez eu ajuste a frequencia de Auto (32x) para 37x 100mhz, porém nao pretendo nao mexer na tensão devido a inexperiencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juliano Kloss Sim, mas 3,7 nos R7 é muito viavel, pois você consegue baixas tensões, no meu, o vcore fica em 1,21, Só que mesmo assim o cooler box é fraquinho.

 

Já o que você se refere a 65W, isso é o TDP, a quantidade de calor dissipada pelo processador, o consumo é bem diferente disso.

adicionado 2 minutos depois

Como isso é util a você, poderia comprar um wattimetro e nisso monitorar o consumo do pc total, para aí ter um controle mais preciso. Lhe indico cravar nos 3,7 pois acima disso, geralmente pede muito vcore para pouco beneficio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Flávio Santana Lima disse:

@Juliano Kloss Sim, mas 3,7 nos R7 é muito viavel, pois você consegue baixas tensões, no meu, o vcore fica em 1,21, Só que mesmo assim o cooler box é fraquinho.

 

Já o que você se refere a 65W, isso é o TDP, a quantidade de calor dissipada pelo processador, o consumo é bem diferente disso.

adicionado 2 minutos depois

Como isso é util a você, poderia comprar um wattimetro e nisso monitorar o consumo do pc total, para aí ter um controle mais preciso. Lhe indico cravar nos 3,7 pois acima disso, geralmente pede muito vcore para pouco beneficio

 

 

Em 3,7 posso deixar a tensão padrão? notei que varia entre 0,8 a 1,401v, a 100% de cpu a 3,15ghz a tensão fica em 1,106v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juliano Kloss nesse VDDCR CPU Voltage

Embaixo tem o SOC Voltage. faz um teste inicial, coloca 3,7GHz e coloca 1,3v de tensão no CPU Voltage e 1,15 no SOC voltage.

Abre o windows e faz um teste de estabilidade, e nisso sempre monitorando temp do processador e temperatura dos VRM/MOBO. Se não der crash, abaixe a tensão um pouco, para 1,28 e testa de novo. Faz isso até dar crash, e aí você define a menor tensão possível para os 3,7GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Juliano Kloss nesse VDDCR CPU Voltage

Embaixo tem o SOC Voltage. faz um teste inicial, coloca 3,7GHz e coloca 1,3v de tensão no CPU Voltage e 1,15 no SOC voltage.

Abre o windows e faz um teste de estabilidade, e nisso sempre monitorando temp do processador e temperatura dos VRM/MOBO. Se não der crash, abaixe a tensão um pouco, para 1,28 e testa de novo. Faz isso até dar crash, e aí você define a menor tensão possível para os 3,7GHz

Ali onde esta 1,187v para 1,3v

onde esta 1,10v para 1,15v

 

Apenas onde ira fica 1,3 que devo ir diminuindo? poderia explicar referentes a que sao esses valores ?

adicionado 2 minutos depois

essa tensão da imagem a 100% CPU sem over é um valor bom?

59f7ce51a5673_Semttulo.png.df0ec9f3e751c8909e2d693e40ec6607.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juliano Kloss sim, 1,1v é bem bom, e é o normal para a cpu em 3.2 GHz. Só que olha o aida ali, informando que deu pico de 1,4. Por isso falo para refinar o clock e tensão. 

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, Juliano Kloss disse:

Ali onde esta 1,187v para 1,3v

onde esta 1,10v para 1,15v

Isso.

1 hora atrás, Juliano Kloss disse:

Apenas onde ira fica 1,3 que devo ir diminuindo? poderia explicar referentes a que sao esses valores ?

A referência é o meu R7, tive 2 1700, e cada processador tem um oc diferente, precisa de tensões diferentes para o mesmo clock. Nisso, quando eu falei 1,3v para 3,7GHz, foi por base em um valor alto mas que você conseguiria ir refinando, tipo, a grande maioria dos R7 atingem esse clock com menos tensão que 1,3v, porém como todos são diferentes, você tem que ver como o seu processador reage, e como ele é estável nisso. 

 

Para você ficar tranquilo quanto a OC, nesse primeiro campo, CPU Voltage, é considerado seguro para uso intenso, tensão abaixo de 1,45v, e no segundo, SOC, é tensão abaixo de 1,2v, por isso indiquei o 1,15v no SOC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Juliano Kloss disse:

1 - Aumento de 10kw na conta de luz

Você trocou praticamente todo o PC, então é normal uma variação na conta no final do mês, pois o consumo também muda. Tempo de uso, como é usado... Tudo influencia! Aliás, você mediu a diferença direto no relógio da luz ou pelo papel da cobrança? Dependendo do serviço, a leitura pode ter pegado mais/menos dias do que o habitual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

Eu estou usando uma tática depois do aumento de impostos e a conta de luz vir alta e de ter trocado um CPU com o consumo em torno de 100w por um de 140w, quando vou usar o pc para uso básico deixo o modo de economia de energia habilitado, quando vou jogar deixo em alto desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lost Byte disse:

Você trocou praticamente todo o PC, então é normal uma variação na conta no final do mês, pois o consumo também muda. Tempo de uso, como é usado... Tudo influencia! Aliás, você mediu a diferença direto no relógio da luz ou pelo papel da cobrança? Dependendo do serviço, a leitura pode ter pegado mais/menos dias do que o habitual.

usei o relogio mesmo, historico de ultimos meses, mais nao forçei muito o equipamento pra ter elevado muito a conta de luz, enfim vamos ver como se comporta nos proximos meses. O que notei é que a frequencia minima é 2,2Ghz e gostaria de baixa para 0,5 se possivel, assim quando oscioso o sistema teria menos gasto de enerigia

 

Em relação aos AMD Chipset Driver aconselhavel atualizar? ainda to preocupado com umas travadinhas que da de vez em quando e um tempo de resposta tardio em algumas funçoes alternando as janelas no windows, talvez a gtx 1070 nao tenha uma boa comunicação como Ryzen 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...