Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

40 minutos atrás, AmarildoJr disse:

 

É interessante comparar o Ryzen com o FX, e o FX com os Core i5. Na Windowslândia, só o Hexus fez isso até agora.

 

O que eu vou dizer recende a fanatismo, mas: compare o desempenho desses processadores no Linux com o desempenho deles no Windows. Intel, Windows e Microsoft tem sido um pé no freio de qualquer evolução significativa no desempenho dos computadores. A AMD precisou jogar o jogo deles para ser relevante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tom's Hardware.

 

Citação

AMD predicts that most customers should see somewhere between 3.9 and 4.1 GHz across all cores, and suggests you stick with a 1.35V ceiling if you want your chip to last. Although core voltages in excess of 1.45V are considered sustainable, they'll have a more pronounced effect on longevity.

 

Mas isso preocupa. Sinal de que o 1800X chegou overclocado até o talo e o Ryzen não tem muito teto para crescer. Faz sentido, pois os rumores começaram na casa dos 3Ghz de clock e só foi subindo com o passar dos meses. Vcore recomendado de 1.35V também é de estranhar, já que eles estão passando de 1.4V nos 4Ghz. Outro artigo cita que o i7-6900K chega aos 4.4Ghz com menos Vcore.

 

O lado bom é que ele está se saindo bem no Cinebench e a Intel vai ter que descer os preços. Mas no soquete 115X e em games a briga vai ser quente, pois o i7-7700K se sai bem em vários testes e eles estão dando um rebate em toda a linha. Também tem os rumores de que vão lançar um Coffee Lake hexacore no 115X.

 

Honestamente, esse lançamento foi só um aperitivo. O cobra vai fumar no meio do ano, depois que a poeira já tiver baixado, os preços já terem sido ajustados, os bugs já terem sido resolvidos e os R5 forem lançados.

 

Mas se os R5 chegarem sem teto para overclock, a AMD não vai ter vida fácil. Do que eu tenho lido, depois de várias gerações da Intel, dizem que é 'fácil' fazer um delid e passar dos 5Ghz com o Kaby Lake em um water cooler. Se o 1800X sequer consegue passar do turbo, se torna um chip quase que bloqueado.

 

Notícia boa, o AMD Overdrive não é compatível com o Ryzen (a-l-e-l-u-i-a). Resta saber se eles ainda medem a margem térmica e se a temperatura é só do package, não dos núcleos independentes.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, codavara disse:

@Contiusa O processo da GlobalFoundries, que é onde a grande maioria das CPUs é fabricada, ainda é ruim. O Hexus conseguiu 4,1GHz com 1,375V, mas a amostra deles foi fabricada na China (ou seja, pela Samsung, que tem um processo mais maduro).

 

De qualquer forma é apenas 100Mhz acima do turbo. Não estou criticando o chip porque ele veio forte, mas o fato de ele ter vindo overclocado até o pescoço é sinal de que a AMD suou a camisa. E o chip 'não passar' de 4GHz é de estranhar também. Será que os R5 não vão passar de 4.3 / 4.4Ghz? Aí assusta. Depois eles vão levar meses para lançar os R5 e R3, as APUs... Isso já com o Coffee Lake ali na esquina, que talvez venha com um hexacore.

 

Ontem eu estava lendo um artigo falando sobre isso. Se o Ryzen veio com gás para correr a maratona inteira. Mas os resultados do Cinebench impressionam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A TPU não fez um review ainda, mas fez um apanhado do que já saiu..

 

https://www.techpowerup.com/231172/amds-ryzen-debut-onwards-to-the-hedt-market-or-the-stumbling-hype-train

 

 

48 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Você diz nos programas?

Falei mais a nível de BIOS.. Todos os reviews que vi, tinham alguma nota sobre problemas com as placas-mãe, com diferenças de performance, seja com a troca da mesma ou com atualizações de BIOS..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei decepcionado esperava um pouco mais , o cpu perdeu para o 5960x nos jogos mais pesados , ele se saiu bem em programas que a amd já ia bem , mas teve coisas boas como o baixo consumo e não ficar tão longe do cpu da intel , o que salvara a amd é que jogos já usam bem 6 núcleos e vai colocar os r5 na frente dos i7 115x 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a linha Ryzen 7 não ficou uma boa opção para quem quer um PC prioritariamente para jogos, considerando que o I7 7700K tem um melhor desempenho e custa menos atualmente.

Mas para quem vai usar para renderização, edição de vídeo... e também para jogos, é uma excelente opção, já que não deixa de ter um bom desempenho nesses últimos e destrói nos outros.

 

Minha expectativa para um bom custo x benefício em jogos fica por conta dos Ryzen 5. Mas espero que venham com clocks mais altos do que nas tabelas que eu vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu reservei uma hora para analisar os benchmarks de vários canais que estão pipocando, cabe algumas observações interessantes, o processador tem performance bruta suficientemente capaz de bater de frente com a geração de CPUs mais poderosa da Intel, quando nós analisamos o rendimento em jogos até o presente momento temos a percepção de que ele não foi capaz de superar a rival, isso não significa que os processadores não sejam competitivos e competentes naquilo que se propõe, pelo contrário, uma análise atenta demonstra o potencial da nova arquitetura quando o assunto é produtividade.

 

O tempo pode relevar algumas surpresas em relação as otimizações, também é possível que não exista muito para se espremer e esse é o cenário sem "enfeites".

 

Eu gostei do que vi mas nos testes envolvendo jogos não fiquei surpreso, é um produto competitivo mas se a Intel assumir uma postura econômica agressiva terá a vantagem de ter CPU's com menor consumo energético e com uma ligeira vantagem em games ... O tempo dirá. 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codavara em um dos testes que li, informaram resultados diferentes com mobos Asus e Gigabyte, tendo os melhores resultados nas Gigabytes. E só dele alcançar uma CPU que custa 7 mil reais no brasil, já vale muito a pena. Eu penso em pegar o R7 1700, ou o 1700x, porém vou esperar as primeiras levas, e da tempo de juntar para fazer o upgrade mais tranquilo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Essa placa-mãe da Asus me parece bem bugada. Não dá pra saber muito bem qual a parcela de culpa que tem a placa-mãe, um BIOS bugado, software otimizado pra Intel ou o kernel do Windows aloprando com o SMT do Ryzen, mas é evidente que, a julgar pelo review do GamersNexus, jogos se encaixam neste último parâmetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, codavara disse:

@piterfraga O Ryzen pode ser 10-20% mais lento que um 5960X em jogos, mas custa 50% a menos. Não há nada que me desaponte aí.

 

E, de novo, esta ainda é a primeira geração do Ryzen. Tem muita coisa pra otimizar ainda.

mas me preocupa um pouco é que a diferença de valor nos cpus de 6c/12t parece que não vai ser tão grande ainda mais com a intel reduzindo valores e se lançar um cpu de 6c/12t para o 115x 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...