Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impressões do Dell Inspiron 7460


Lonatico

Posts recomendados

Olá pessoal,

Resolvi criar este tópico para relatar as impressões com uma nova aquisição: o Dell Inspiron 7460. Percebi que por ser um notebook novo para o mercado brasileiro há pouca informação na internet e muitas pessoas preocupadas com diferentes pontos sobre ele, pois saiu apenas agora em 2017 aqui (na Índia já tem desde final de 2016). Assim, espero que esse tópico agregue informação útil ao fórum e aos usuários. 

 

Este tópico vai ter informações de um review, mas não quis definir ele como um review oficial do fórum, pois acho as exigências para tal desnecessariamente restritivas, e a intenção é do tópico ser para uso geral e livre em relação a este notebook. Vou colocar desde impressões pessoais até considerações mais técnicas, podendo assim agradar a todos. Pretendo também seguir a mesma ideia deste tópico aqui que gostei bastante.

 

Essa primeira parte vai ser introdutória. Vou falar da escolha do notebook, do processo de compra e da configuração escolhida. Postagens subsequentes irão mostrar a desembalagem, primeira vista do produto, análise crítica dele e os testes e benchmarks.

 

O primeiro notebook:

Este é o primeiro notebook que eu compro. Até então eu usei apenas desktops. O meu atual eu comprei em 2010, mas hoje estou iniciando o Mestrado em Ciência da Computação, longe de casa, e por isso o notebook se fez necessário. Mesmo sendo de 2010 meu desktop ainda funciona muito bem e vou fazer algumas comparações entre ele e o notebook, especialmente quando se tratando de benchmarks. 

Configurações do Desktop (2010): As configurações principais do meu desktop, para referência de comparação, são:

Intel Core i7 930 @ 2.8 GHz, 6 GB RAM DDR3, ATI Radeon HD 5850 1GB GDDR5, HDD 500 GB @ 7200 RPM

 

A escolha:

Eu queria um notebook leve, pequeno, mas ao mesmo tempo potente e não absurdamente caro. A procura começou em dezembro de 2016. A primeira marca foi a Asus, depois Dell (na época não tinha esse novo ainda), Lenovo, Samsung e Acer. Todos essas não tinham um notebook exatamente como eu queria. Isso foi me segurando para não comprar um notebook antes de fevereiro. Um dia, em fevereiro, vi no site da Dell o novo Inspiron 15 5000 e me interessei. Não demorou muito, veio o novo Inspiron 7000 e me interessei ainda mais.

 

Procurei reviews na internet e foi ai que eu vi que não havia nada referente ao produto brasileiro, apenas Indiano e de outros países da Ásia. Pensei muito, e por fim acabei aceitando o risco de comprar o Inspiron 7460. 

 

A compra com a Dell:

O processo de compra com a Dell foi bem tranquilo. Entrei em contato com uma atendente da Dell pelo chat online deles para sanar algumas dúvidas sobre o notebook, muito atenciosa, e logo ela já deixou o contato dela para que, quando eu tomasse a decisão, já falasse com ela diretamente. Dei uma pechinchada ali e consegui um desconto no serviço da Dell para visita técnica em casa, caso o notebook tivesse algum problema, durante 1 ano.

 

Realizado o processo de compra todo, a notícia ruim vem: ele seria entregue apenas um mês depois. Nada demais, mas eu queria muito ele logo. Uma semana depois, o prazo já havia mudado e em pouco mais de duas semanas eu estava com o notebook em casa. Teria sido menos, não fosse a empresa terceirizada "Transportadora Americana". A entrega deveria ter sido feita pela parte da manhã, como combinei com a atendente da Dell no momento da compra, mas em algum momento a informação foi perdida e eles apareceram pela parte da tarde, quando eu não estava em casa, e descobri só depois isso. Isso que a data de entrega já estava dois dias atrasada em relação a estimativa dada pela TA. Tive que ligar para lá e me incomodar um pouco para solicitar outro dia de entrega.

 

Conclusão do processo de compra: O atendimento da Dell para a compra é muito bom. A troca de informações entre Dell e Transportadora nem tanto (há várias reclamações no ReclameAqui! inclusive). Deixou a desejar nesse quesito apenas, mas o importante é que chegou.

 

Configurações do Inspiron 7460:

A versão que eu escolhi é a mais básica, com Ubuntu. Primeiro por ser mais barata, segundo porque em questão de hardware já cumpre tudo o que eu queria, e em relação ao sistema operacional, já faz tempo que passei para o Ubuntu então não valia a pena pagar o custo a mais do Windows. 

 

Processador: Intel Core i5-7200M 2.5 GHz (Turbo 3.1 GHz), 3MB cache
Memória RAM: 8 GB RAM DDR4 2133 MHz

Disco Rígido: 1 TB HDD @ 5400 RPM
Unidade ótica: Não contém leitor de CD/DVD
Placa de Vídeo: NVidia GeForce GTX 940MX (4GB, GDDR5)
Tela: Full HD IPS (1920x1080) 14 polegadas com TrueLife
Comunicação: Placa de Rede Dell Wireless, Ethernet 100/1000 Mbps, Wifi 802.11ac e Bluetooth 4.0
Teclado: Padrão ABNT, retroiluminado
Sistema Operacional: Ubuntu 16.04 LTS

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unboxing (Desembalagem):

O notebook chegou como de praxe na sua caixa da Dell, muito bem embalado e acondicionado para evitar choques mecânicos que pudessem danificar o produto. Abaixo estão algumas imagens clássicas do processo de abertura do pacote.

 

A caixa dele:

IMG-20170306-WA0002.thumb.jpg.d39244c274d8800ffa10c5845c695c64.jpg

 

As almofadas de ar para proteção:

IMG-20170306-WA0003.thumb.jpg.772debc1f811cdb58d5cb03304e76b6d.jpg

 

 

O notebook em si:

IMG-20170306-WA0009.thumb.jpg.43292eb1e17fb9996a4d2326f3a05cfc.jpg

 

 

Primeiras impressões do 7460:

O exterior dele é em alumínio escovado, bem no estilo Macbook da Apple. Muito bonito e parece ser bastante resistente também. Ele dá uma boa impressão de ser um notebook "de luxo" e causa uma boa impressão ao ver ele. As bordas dele são "cortadas" e suavizadas, dando um aspecto ainda mais estiloso ao computador. 

 

O interior dele eu imaginei que seria de metal também, mas na verdade não. A parte da dela é de um plástico preto, enquanto o corpo é revestido com uma espécie de borracha cinza escuro. Essa borracha parece acumular poeira facilmente, e também é um pequeno imâ para marcas de dedos e digitais. Ainda não posso dar uma opinião definitiva, pois para mim é um material novo, nunca usei algo assim.

 

O notebook é muito leve. Eu não tinha noção de como seria a sensação de 1,6 kg, mas posso dizer que é muito leve mesmo. Além disso ele é fino, bem fino. Para quem procura um notebook querendo mobilidade, essa máquina parece ser muito boa para isso. Fiquei bastante feliz com essa parte e também foi o que me atraiu nele. Fechado, ele tem quase a expessura do meu dedo indicador (quero dizer que é fino). Como a Dell afirma na sua propaganda, as dimensãoes dele são menores que um de 14 polegadas convencional, mas não sei se chega a ser as de um de 13.3 polegadas.

 

Visão geral do notebook por dentro:

IMG-20170306-WA0008.thumb.jpg.822a7b159b037d0e6caffa41919cceb9.jpg

 

A expessura do notebook:

58bde42201945_WhatsAppImage2017-03-06at19_33_51.thumb.jpg.6ae00eda4cfc74de2b3d4af32c37db87.jpg

 

 

Teclado:

O teclado é no padrão ABNT, retroiluminado. Estou digitando nele e//ste texto e é bem confortável. É claro que se comparado ao teclado do meu desktop ele é apertado, mas nada que prejudique a usabilidade, especialmente para usar fora de casa.

 

Ponto positivo pelo espaçamento das letras ser bom, bem como o tamanho delas. A tecla "enter" manteve seu formato normal, e não virou uma tecla pequena como em outros modelos. A tecla "Caps Lock" possui led para indicar quando está ativada. O teclado retroiluminado conta com dois níveis de iluminação, um mais fraco e um mais forte.

 

Ponto negativo para as teclas de setas, pois achei elas um pouco pequenas demais, mas isso parece ser a regra nos novos teclados de notebook, principalmente nos de 14 polegadas. O ruim é que as funções como "Home", "End" e "Page up/down" estão nelas, o que pode dificultar o uso delas quandos e quer usá-las rapidamente.

 

Visão do teclado em detalhe:

IMG-20170306-WA0004.thumb.jpg.b98ca8daea8382ceb48ead6c01116130.jpg

 

Touchpad:

O touchpad dele é bem grande. Quase grande demais para mim, pois já esbarrei nele algumas vezes, mudando a posição do cursor. Acredito que seja uma questão de se acostumar apenas. 

 

Ponto positivo pela sensibilidade ser boa. Possui suporte a alguns multigestos, então é possível rolar uma página para cima e para baixo usando dois dedos nele, o que é bem bom.

 

Ponto negativo para os botões. Eles são integrados à área de toque, apesar de não serem sensíveis, mas ao serem clicados fazem um barulho um pouco alto. Nada absurdo, mas pode incomodar algumas pessoas. Uma linha branca separa o botão direito do esquerdo.

 

 

Conexões:

O notebook conta com as conexões básicas de qualquer notebook atual. A seguir uma lista e as fotos.

Lado direito: Trava Keinsington, USB 2.0 e leitor de Cartão de Memória.

Lado esquerdo: Conexão da bateria, conexão RJ-45, HDMI, 2x USB 3.0 (uma com power supply) e um conexão para fones de ouvido, suportando fones com microfone em uma única entrada.

 

Lado direito:

IMG-20170306-WA0005.thumb.jpg.523d49099f0e0826ffd0cc60d5185f4f.jpg

 

Lado esquerdo:

IMG-20170306-WA0006.thumb.jpg.abdcf3548232d9b50621daf403272538.jpg

 

 

Saídas de ar:

Bem, ele não tem saídas de ar nas laterais. Tanto a entrada, quanto a saída de ar foram colocadas na área da dobradiça do monitor, uma de um lado, outra de outro e também tem uma área na parte baixo, para puxar o ar eu creio. Ainda não usei ele tanto para dizer o quanto ele esquenta, mas já deu para perceber que ele esquenta um pouquinho na região onde se apóia os pulsos, especialmente do lado direito.

 

 

Cabo de energia:

O cabo para carregar a bateria é o clássico também, aquele que se pode retirar o fio que liga a tomada até a fonte. O plug da tomada é o padrão três pinos, como é exigido pela lei brasileira hoje. A fonte conta com um led para indicar se ela está ativa ou não, facilitando a detecção de defeitos, caso um dia ocorra. O tamanho do cabo é satisfatório também. Nem muito longo, nem muito curto. O fio vem com um velcro já para ajudar quando se for guardar o cabo.

Infelizmente a bateria não é removível.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes de estresse:

Hoje realizei alguns testes de estresse no notebook. Utilizei a ferramenta  stress disponível para sistemas POSIX. Com ela consigo estressar diferentes componentes do hardware do computador, como processador, memória e disco rígido. Além disso utilizei a ferramenta sensors para verificar a temperatura do sistema, especialmente da CPU.

 

Meu ambiente de casa é sem refrigeração para este teste, isto é, sem ar condicionado ou ventilador. A temperatura no momento do teste era de aproximadamente 30ºC. O notebook não estava sob qualquer base refrigerada, mas estava sob uma mesa de madeira, sem nada para impedir a entrada/saída de ar. Para efeitos de comparação, o processador estava rodando a 51ºC (sem nada além do navegador rodando).

 

Realizei o teste de estresse com os seguintes comandos:

  • Estresse da CPU com 8 workers rodando sqrt() por 10 minutos:
stress -c 8 -t 600
  • Estresse da memória com 8 workers rodando malloc()/free() por 10 minutos:
stress -m 8 -t 600
  • Estresse do HDD com 8 workers rodando  write()/unlink() por 10 minutos:
stress -d 8 -t 600

 

No estresse da CPU ele fez um pouco de barulho por causa da ventoinha, mas nada demais. A temperatura máxima que ele chegou foi de 81ºC, sendo esse o pico, a média durante o estresse ficou em 70ºC. Ele esquentou um pouquinho na área de apoio aos pulsos, mas nada demais.

 

Tanto no estresse da memória quanto do disco não houve barulho algum e a temperatura ficou em média 62ºC.

 

Considerando o clima que estava quente e tudo mais, achei uma boa performance para ele. Particularmente gostei. Certamente em um ambiente com ar condicionado, ou ventilador, as temperaturas se manterão mais baixas. É importante levar em consideração que muitas vezes esses notebooks são pensados para serem usados em países com temperaturas mais amenas, ou pelo menos em ambientes climatizados. Inclusive esta é o conselho para notebooks pequenos como este para evitar superaquecimento e possíveis danos às peças.

 

Rápida análise da GPU:

Para testar a placa de vídeo, a GTX 940MX, eu utilizei o benchmark Heaven Uningine , ainda quero colocar análises mais detalhadas sobre isso, mas já posso dar uma noção dos resultados aqui. Com o gráfico no "High", sem anti-alising, o benchmark ficou com uma média de 8 FPS, bem ruim. A minha Radeon HD 5850 do desktop ficou com uma média de 30 FPS nas mesmas condições. 

 

Imagino que esse computador não seja a escolha para gamers. Apenas se a pessoa for casual e só jogar de vez em quando e o que der, neste caso sim. Para os hardcores, há opções melhores no mercado. 

 

Por outro lado, para usuários que vão usar a GPU como suporte para certas operações (alguns programas de engenharia, design, arquitetura, etc.) parece ser suficiente. Já digo que não testei nestes programas, mas considerando alguns amigos que utilizam eles e as configurações das máquinas deles, acredito sim que o 7460 dá conta do recado.

 

Tela:

A qualidade da tela é muito boa, mas no meu desktop eu usava um monitor 1366x768, então ir para uma Full HD é uma baita diferença. Em contrapartida, ela é bastante reflexiva, então para quem vai usar o notebook em áreas onde incide muita luz do sol, esse notebook pode ser um problema. Claro, se o brilho está no máximo o reflexo não é um problema, mas a bateria também não aguenta nada.

 

Wireless:

Muitos afirmam ser o calcanhar de Aquiles da Dell. A minha tem funcionado maravilhosamente bem, não tive nenhum problema. Baixei programas, assisti vídeos em streamming e tudo ocorreu normalmente. Como já disse, uso o Ubuntu, então seria preciso verificar como estão os drivers do Windows, já que pelo que me consta, alguns casos de problemas eram especificamente ligados ao Windows.

 

Webcam:

Particularmente eu não uso muito a webcam, mas como vi que algumas pessoas perguntaram já, fiz um teste e vou deixar minha análise. A webcam é na parte debaixo do monitor, logo abaixo do símbolo da Dell. Isso é um pouco estranho, pois a pessoa fica vista de baixo, obviamente, e isso me pareceu incômodo. Para quebrar o galho acho que é mais que o suficiente, mas para quem usa a webcam de maneira diária, especialmente para reuniões, acho que a alternativa seria comprar uma webcam separada (até porque a qualidade dessa não é lá grandes coisas).

 

 

Ainda estou fazendo testes do notebook, mas até agora estou feliz com a aquisição. Vou continuar atualizando o tópico conforme vou testando coisas novas e descobrindo lados positivos e negativos do notebook. Além disso quero atualizar com benchmarks mais informativos.

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Alexsander Carvalho pelo comentário e a todos os outros que deram um like haha

 

Mudando o Sistema Operacional:

Para finalizar o dia, finalmente removi o câncer que é o Ubuntu modificado pela Dell. Instalei o Ubuntu 16.04.2 LTS, e o notebook já apresentou melhoras significativas.

 

Não tive mais problemas com o computador congelar completamente, como ocorreu três vezes ontem quando ainda tinha o Ubuntu Dell version. A interface voltou a ser a que eu estava acostumado do meu Desktop, pois a Dell alterou alguns detalhes na interface deles que me incomodoram bastante. Mesmo os travamentos ao abrir programas diminuíram, apesar de ainda existirem um pouco, mas devido ao HDD de 5400 RPM, outro câncer do notebook, só que esse é mais caro de mudar.

 

Boot:

Por fim, o tempo de boot melhorou. Eu não havia reportado ainda o tempo de inicialização do sistema, mas aqui vai:

Ubuntu 16 Dell version: aproximadamente 45 segundos para inicializar o sistema.

Ubuntu 16.04.2 LTS normal: aproximadamente 30 segundos para inicializar.

 

A diferença não é assim tão absurda, mas 15 segundos já são perceptíveis. Meu Desktop com um HDD de 7200 RPM parece um avião perto do note. Assim que for possível já quero por um SSD nele, que aí sim vai ficar bonito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos Barbosa Silvino disse:

Muito bom @Lonatico, estou pensando em comprar um I7 com linux no final do mês. Se tiver como fazer um vídeo dele, principalmente da parte emborrachada ajuda.

 

Obrigado @Marcos Barbosa Silvino. Eu vou ver o que consigo fazer sobre o vídeo, mas não posso prometer muito, pois em todos os vídeos que eu vi a filmagem enganava sobre essa parte do interior dele, tanto é que até me falarem no outro post (do 7560) eu não sabia que era emborrachado. Apenas vendo ele de longe pode parecer um metal, ou um mesmo um plástico.

 

6 horas atrás, bastianmeyer disse:

@Lonatico achei que o entorno do teclado era preto e não cinza :huh:

 

Parabéns pelo post! está super completo

 

Obrigado @bastianmeyer, Pois então, ele é um cinza chumbo, meio escuro, mas não chega a ser preto. Isso pelo menos no 7460, mas acho que não teria porque eles mudarem isso no 7560.

 

 

Hoje descobri mais um fator, que na verdade era meio óbvio, mas consegui comprovar isso agora. Se eu trocar a VGA em uso, da GT 940MX para a Intel Integrated, o consumo de bateria consegue ser consideravelmente reduzido. De fato, no painel de configurações da Nvidia eles chamam a opção com a Intel de "Opção Economica" (ou algo nessa linha).

 

Como para mim veio por default a Nvidia ativa, achei que poderia ser útil deixar essa informação para aqueles que sabem que não vão fazer uso da VGA dedicada para economizarem bateria. Além do mais, é uma troca simples, no Ubuntu eu só preciso acessar o nvidia-settings e alterar a opção, dar um log out e log in e já está válida a alteração.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lonatico disse:

 

Obrigado @Marcos Barbosa Silvino. Eu vou ver o que consigo fazer sobre o vídeo, mas não posso prometer muito, pois em todos os vídeos que eu vi a filmagem enganava sobre essa parte do interior dele, tanto é que até me falarem no outro post (do 7560) eu não sabia que era emborrachado. Apenas vendo ele de longe pode parecer um metal, ou um mesmo um plástico.

 

 

Obrigado @bastianmeyer, Pois então, ele é um cinza chumbo, meio escuro, mas não chega a ser preto. Isso pelo menos no 7460, mas acho que não teria porque eles mudarem isso no 7560.

 

 

Hoje descobri mais um fator, que na verdade era meio óbvio, mas consegui comprovar isso agora. Se eu trocar a VGA em uso, da GT 940MX para a Intel Integrated, o consumo de bateria consegue ser consideravelmente reduzido. De fato, no painel de configurações da Nvidia eles chamam a opção com a Intel de "Opção Economica" (ou algo nessa linha).

 

Como para mim veio por default a Nvidia ativa, achei que poderia ser útil deixar essa informação para aqueles que sabem que não vão fazer uso da VGA dedicada para economizarem bateria. Além do mais, é uma troca simples, no Ubuntu eu só preciso acessar o nvidia-settings e alterar a opção, dar um log out e log in e já está válida a alteração.

 

 

 

Ótima info cara! vai ser muito útil quando não precisar usar os programas. Quanto está durando a bateria em média?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Tikaracatika disse:

Ótimo review parabéns!

 

Você tem algum dica de como devo aproveitar o máximo minha placa de video? eu uso o lighroom e as imagens não ficaram muito boas. será que to fazendo algo de errado?

 

Abraços

 

Obrigado @Tikaracatika. Eu nunca usei o Lightroom, então não tenho como te ajudar muito, mas pelo que eu pesquisei ele só utiliza a VGA para fazer algumas acelerações, então acho que esse problema das imagens não esteja ligado à VGA necessariamente - mas veja que eu realmente não sei muito sobre esse programa. A dica que poderia te dar agora é verificar se a Nvidia está ativa mesmo, e não a Intel HD Graphics por alguma razão. Além disso, seria bom verificar se os Drivers estão atualizados. Por fim, verifique se essa placa de vídeo é suportada pelo programa para realizar a aceleração, pois alguns programas têm uma lista de placas que são incompatíveis (em geral são as mais antigas, mas vai saber).

 

De forma geral, se seu programa utiliza a placa de vídeo para algum fim ele já vai fazer o uso todo que ele precisa, de maneira geral há pouco que o usuário possa fazer.

 

8 horas atrás, bastianmeyer disse:

 

Ótima info cara! vai ser muito útil quando não precisar usar os programas. Quanto está durando a bateria em média?

 

Neste momento que estou usando a Intel HD Graphics ele está marcando uma estimativa de 5h28min de bateria (está com 90% agora). Estou navegando na internet com várias abas do Firefox abertas, uma delas com o youtube tocando vídeos de música. Além do terminal aberto e eu usando o git e editores de texto para programar.

 

Acho que não chegua realmente a durar tudo isso, mas ele faz tranquilamente 4h30min dessa forma. Provavelmente se eu cuidar consigo fazer durar até 5:20h - parando a música, reduzindo umas abas abertas e ligando ele num cabo de internet ao invés de usar a wireless. De toda forma estou feliz com a duração da bateria dele. Só tenho que cuidar de lembrar de ativar a Nvidia quando precisar dela haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Parabéns pele iniciativa Lonatico! Mas gostaria de saber se alguem teria um colorímetro para testar a tela desse notebook? Especificamente estou procurando em toda a net sobre o color gamut desse painel, mas ninguém sabe. Entrei em contato com a Dell Basil e também nos EUA onde ele nem foi lançado ainda. Só tem um review disponível em indonésio (http://www.pemmzchannel.com/2017/01/31/review-dell-inspiron-14-7460-sub-notebook-rasa-xps-yang-terjangkau/) que cita o nome e modelo do painel (LG Philips LP140WF7) mas também não consegui encontrar nada no TFTcentral.

 

Esse seria o note dos sonhos para edição de fotos (cpu razoável, gpu dedidada, leve e relativamente barato, slot m.2) se tivesse uma bom gamut pelo menos para o espaço sRGB seria esse o note a se comprar, mas sinceramente não tenho muita esperança.

 

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fabio de Oliveira Santos disse:

Bom dia!

 

Parabéns pele iniciativa Lonatico! Mas gostaria de saber se alguem teria um colorímetro para testar a tela desse notebook? Especificamente estou procurando em toda a net sobre o color gamut desse painel, mas ninguém sabe. Entrei em contato com a Dell Basil e também nos EUA onde ele nem foi lançado ainda. Só tem um review disponível em indonésio (http://www.pemmzchannel.com/2017/01/31/review-dell-inspiron-14-7460-sub-notebook-rasa-xps-yang-terjangkau/) que cita o nome e modelo do painel (LG Philips LP140WF7) mas também não consegui encontrar nada no TFTcentral.

 

Esse seria o note dos sonhos para edição de fotos (cpu razoável, gpu dedidada, leve e relativamente barato, slot m.2) se tivesse uma bom gamut pelo menos para o espaço sRGB seria esse o note a se comprar, mas sinceramente não tenho muita esperança.

 

Obrigado

 

 

 

Obrigado @Fabio de Oliveira Santos. Infelizmente eu não tenho um colorímetro. E realmente é bem difícil achar dados tão específicos assim na internet sobre o modelo - já é difícil para algumas coisas menos detalhadas.

 

No entanto, se teve uma coisa que eu aprendi ao longo do meu período de procura por notebooks foi que em se tratando de notebooks, principalmente aqui no Brasil, você terá que eventualmente sacrificar alguma coisa. Seja ter que ter um notebook mais pesado para poder ter mais desempenho, tela maior, teclado numérico, ou um acabamento pior para obter um preço mais baixo, ou talvez um drive de DVD, ou uma memória RAM expansível (Samsung manda lembranças), um teclado pior. Invariavelmente eu tive que abrir mão de algumas coisas no meu processo de busca. A opção que mais se encaixava foi justamente o 7460 - e mesmo ele não é perfeito.

 

Talvez a tela não seja o recurso que você possa se dar ao luxo de  sacrificar, e, nesse caso, se você sabe de outro notebook que tenha as caracterísitcas da tela que você precisa, talvez seria melhor ir com ele e não com esse Inspiron. Acho que nesse ponto seria necessário pesar os prós e contras das suas opções.

 

Tudo que eu posso te falar sobre a tela dele é que é boa, mas eu não trabalho com imagens ou alguma área gráfica onde uma diferença de cor possa ser significativa. Gosto das cores dele, do contraste e do brilho que consigo, mas também isso é muito subjetivo. Não tenho como te oferecer uma métrica exata :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é a mais pura verdade. De alguma coisa você sempre tem de abrir mão,  mas esse note pelo acabamento, preço, peso, tamanho, capacidade de expansão se tivesse uma boa tela para edição de imagem seria perfeito. O problema é que o xps 13 cobre só 74% sRGB e a Dell anuncia em letras garrafais. Esse como ela não menciona nada deve ser menos ainda. O jeito vai ser gastar mais uns bons trocados para comprar um xps 15 4k que tem a melhor tela do mercado para edição de video/imagem. 

 

Você teria tempo ou interesse de testar a tela se te emprestasse meu colorimetro? Tenho um xrite i1 pro que não seria muito caro para enviar por Sedex a depender de onde more Lonatico

 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente para um uso com alguns jogos esporádicos e uso de programas de engenharia, qual o melhor processador para esse Notebook? Obs pretendo instalar mais 8gb no futuro é um SSD pro SO. Estou com dúvidas porque vi umas pessoas falando que não vale muito a pena o I7 nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, para quem estiver interessado em comprar num preço bom, acredito que a Dell está montando alguma promoção para o 7460.

 

Acessei a página ontem e estava com os preços abaixo:

 

58c6ab0a06152_CapturadeTela(7).thumb.png.e3f923715b56dfad3568f44787332148.png

 

Quando eu colocava no carrinho voltava para o preço normal (R$3.299,00). Hoje pela manhã entrei em contato com um vendedor pelo chat e ele me vendeu pelo preço do print.

 

R$ 420,00 de desconto não faz mal a ninguém, né? Ah... e se conseguirem algum cupom válido, ainda tem como conseguir R$ 150,00 a mais de desconto. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2017 às 08:47, Fabio de Oliveira Santos disse:

Isso é a mais pura verdade. De alguma coisa você sempre tem de abrir mão,  mas esse note pelo acabamento, preço, peso, tamanho, capacidade de expansão se tivesse uma boa tela para edição de imagem seria perfeito. O problema é que o xps 13 cobre só 74% sRGB e a Dell anuncia em letras garrafais. Esse como ela não menciona nada deve ser menos ainda. O jeito vai ser gastar mais uns bons trocados para comprar um xps 15 4k que tem a melhor tela do mercado para edição de video/imagem. 

 

Você teria tempo ou interesse de testar a tela se te emprestasse meu colorimetro? Tenho um xrite i1 pro que não seria muito caro para enviar por Sedex a depender de onde more Lonatico

 

Abraços 

 

@Fabio de Oliveira Santos, te mandei mensagem privada.

 

1 hora atrás, Marcos Barbosa Silvino disse:

Gente para um uso com alguns jogos esporádicos e uso de programas de engenharia, qual o melhor processador para esse Notebook? Obs pretendo instalar mais 8gb no futuro é um SSD pro SO. Estou com dúvidas porque vi umas pessoas falando que não vale muito a pena o I7 nele.

 

@Marcos Barbosa Silvino, em geral o processador i5 consegue dar muito bem conta do recado nas aplicações comuns, incluíndo jogos, pois nestes o componente que é realmente estressado é a GPU. A diferença entre o i5 e o i7 é tão ínfima que a diferença de preço não compensa.

 

As duas diferenças principais do i5 para o i7 estão na frequência de operação, o i5 roda a 2.5 GHz (com turbo 3.1 GHz) e o i7 roda a 2.7 GHz (com turbo 3.5 GHz), e também no tamanho da memória cache: o i7 tem 1MB de cache a mais que o i5. Raramente estas diferenças vão trazer impacto para o uso que você descreveu.

 

Nota da edição: Agradeço aos usuários @Fabio de Oliveira Santos e @Bruno_Gabriel pela correção sobre o número de cores do i7 da linha U que vem com o Inspiron 7460. Ele é dual-core assim como o i5, ao contrário do que eu havia falado anteriormente.

 

@viniciusaab, muito legal essa informação. Queria que essa promoção tivesse vindo antes haha

Quem quiser comprar, aproveita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
37 minutos atrás, Lonatico disse:

 

As duas diferenças principais do i5 para o i7 estão na frequência de operação, o i5 roda a 2.5 GHz (com turbo 3.1 GHz) e o i7 roda a 2.7 GHz (com turbo 3.5 GHz), e também no número de cores, o i5 é um dual core com capacidade de mais dois cores lógicos (chegando a ser um quad-core na prática) e o i7 é um quad-core com mais quatro cores lógicos (chegando a ser um octa-core na prática), claro que essa questão dos cores lógicos varia e nem sempre o desempenho é o de um octa-core, por exemplo. No mais, o i7 tem 1MB de cache a mais que o i5.

 

Essas diferenças não têm tanto efeito para um usuário comum. Meu desktop tem um i7 que roda a 2.8 GHz, mas até agora senti pouca diferença entre o meu notebook com o i5 e o desktop. Isso, mesmo quando eu estava rodando testes de alguns programas meus que  são CPU-intensive. A diferença maior vai ficar para programas que podem fazer uso do poder do processamento paralelo, por isso perguntei quais programas exatamente estariam em uso.

 

 

 

Apenas fazendo uma pequena correção, o Core i7 (7500U) oferecido pela Dell nesses modelos da família 7000 não diferem em quase nada em relação ao Core i5 (7200U), exceto pelo clock maior e memória cache maior também.

 

Apesar de ser um Core i7, ele é um dual-core também. A linha U de processadores (a linha com maior economia de energia), não possui chips quad-core.

 

Seguem referências::

 

https://ark.intel.com/pt-br/compare/95451,95443

https://en.wikipedia.org/wiki/Kaby_Lake

 

Agora mudando o rumo da prosa, obrigado amigo Lonatico pelo pequeno review! Estou namorando o modelo de 15 polegadas desde o lançamento, mas estou aguardando alguma promoção ou então mais reviews para verificar se vale a pena trocar de notebook agora. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Fabio de Oliveira Santos disse:

O i7-7500u assim como o i5-7200u são ambos dual core e a diferença entre ambos é basicamente o clock e 10 a 15% mais performance para o i7

 

1 minuto atrás, Bruno_Gabriel disse:

 

Apenas fazendo uma pequena correção, o Core i7 (7500U) oferecido pela Dell nesses modelos da família 7000 não diferem em quase nada em relação ao Core i5 (7200U), exceto pelo clock maior e memória cache maior também.

 

Apesar de ser um Core i7, ele é um dual-core também. A linha U de processadores (a linha com maior economia de energia), não possui chips quad-core.

 

Seguem referências::

 

https://ark.intel.com/pt-br/compare/95451,95443

https://en.wikipedia.org/wiki/Kaby_Lake

 

Agora mudando o rumo da prosa, obrigado amigo Lonatico pelo pequeno review! Estou namorando o modelo de 15 polegadas desde o lançamento, mas estou aguardando alguma promoção ou então mais reviews para verificar se vale a pena trocar de notebook agora. :)

 

Ah, falha minha então. Como as versões do Desktop são quad-core achei que isso ia para a linha U. Nesse caso então não vale nem um pouco a pena comprar o i7, a diferença do clock não compensa.

 

Obrigado @Fabio de Oliveira Santos e @Bruno_Gabriel pela correção. Vou editar o post para evitar confusão.

 

E Bruno, acho que depende do notebook que tu tem agora, só posso dizer que para o meu primeiro notebook, este aqui está muito bom :D

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lonatico disse:

 

 

Ah, falha minha então. Como as versões do Desktop são quad-core achei que isso ia para a linha U. Nesse caso então não vale nem um pouco a pena comprar o i7, a diferença do clock não compensa.

 

Obrigado @Fabio de Oliveira Santos e @Bruno_Gabriel pela correção. Vou editar o post para evitar confusão.

 

E Bruno, acho que depende do notebook que tu tem agora, só posso dizer que para o meu primeiro notebook, este aqui está muito bom :D

 

 

E quando colocar um ssd vai ver ele voar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revisão de 1 semana:

Então, hoje faz uma semana que estou usando o notebook. Vou colocar alguns fatos a mais sobre o notebook que vim coletando ao longo desse tempo.

 

Sistema Operacional:

O Ubuntu 16.04.2 LTS está funcionando muito bem no hardware do Inspiron. Não posso reclamar de praticamente nada - exceto um problema de áudio que comento mais abaixo. Realmente não congelou mais como aconteceu com o da Dell no primeiro dia. Está tudo muito suave, apenas com eventuais travadas devido ao HDD mais lento.

 

Teclado e touchpad:

Teclado muito macio. Agora que me acostumei com ele posso dizer que é bem bom para digitar, apesar de ser um pouco pequeno, o que pode ser facilmente corrigido quando estou em casa colocando o meu teclado do desktop nele. Sobre o touchpad, ele é bem sensível e o multitoque é um diferencial bem legal, mas os dois botões, por estarem na mesma placa do toque as vezes são fáceis de serem confundidos se a pessoa não está olhando para ele, então as vezes eu clico o direito sem querer, ou acabo tentando pressionar no meio deles, sem obter resultado.

 

Temperatura e barulhos:

O notebook não esquentou em nenhum momento e não fez nenhum barulho insuportável. Na verdade, o único som mesmo foi um leve som da ventoinha para refrigerar o processador de vez em quando, mas pouca coisa mesmo. Estou muito feliz com como ele é silencioso.

 

Bateria:

A bateria não tem me desapontado. Depois que troquei o SIstema Operacional e passei a usar a Intel Graphics HD, ao invés da Nvidia (que ativo em casos especiais) a bateria tem durado cerca de 4 a 5 horas com uso moderado, i.e., internet, música e editores de texto. O brilho está quase sempre no mínimo também, pois não consigo usar o brilho muito alto.

 

Wireless:

A placa de rede wireless está muito boa. Inclusive, há áreas aqui na minha casa onde o notebook da minha namorada (um Lenovo B490) não consegue captar sinal e o 7460 consegue bem tranquilamente. Não há nenhum ponto cego de rede wireless, mas minha casa também não é muito grande, não testei a capacidade dele em relação à distância, mas sim em relação à obstruções.

 

Som:

O som é bom, nada extraordinário. No entanto, hoje mais cedo após ter trabalhado um tempo nele escutando música eu desliguei ele e, ao retornar a ligar,  ele não reconhecia a placa de som por alguma razão. É como se os drivers estivessem desaparecidos. Resultado, passei um tempo tentando corrigir o problema, até que reinstalei os drivers e mais alguns pacotes e o som voltou. Ainda não entendi bem o que aconteceu, mas é possível que tenha sido algo com o Ubuntu e não com a placa - até porque não faria muito sentido ser ela. De qualquer forma, caso alguém enfrente o mesmo problema posso tentar ajudar.

 

Peso e mobilidade:

Levei ele na mochila algumas vezes durante a semana passada e o fim de semana. Achei muito leve, principalmente quando comparado ao notebook da minha namorada que pesa cerca de 2kg. Muito fácil de por na mochila e sair por aí, principalmente pela espessura dele. Minha pasta com folhas das aulas é maior que ele e alguns livros que uso são mais pesados também.

 

Ainda, usei ele no sofá, na cama e na mesa. Muito prático para levar ele pela casa também. Confortável de usar no colo, quando deitado, ou sentado. É bom para assitir alguns filmes deitado.

 

Emborrachado:

O temor de algumas pessoas. O emborrachado da base do teclado. Ele tem acumulado as minhas marcas de digitais e poeira, mas passando um pano já fica limpo. Claro, é só uma semana de uso, então é preciso cautela.

 

Processador:

O i5 dele é muito bom também. Na verdade eu tenho sentido pouca diferença de usar ele e o meu Desktop, mesmo para as aplicações que estou desenvolvendo na pesquisa, as quais são CPU-intensive, ele tem tido desempenho próxmo ao i7 930 do Desktop quando comparando aplicações single-core é claro. Por isso, em relação aquela dúvida que já foi respondida, acho que vale a pena poupar o valor que se gastaria no i7 da linha U, pegando um i5 e depois comprando um SSD. O ganho será muito maior do que usando um processador um pouco mais rápido.

 

GPU:

A análilse mais crítica da GPU eu vou ficar devendo por enquanto, estou com pouco tempo para testar ela como deveria. Caso alguém queira os resultados da Heaven Uningine eu posso enviar, é só pedir.

 

As atividades estão começando a ficar pesadas para mim agora, então vou ir atualizando e respondendo por aqui sempre que possível. Quero fazer uma nova análise quando completar um mês de uso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bruno_Gabriel disse:

@Lonatico o que você tem a dizer sobre a tela na questão do tamanho pelo fato de ser fullHD?

Meu notebook atual é 15.6" e FullHD e tem hora que dá uma zique-zira na vista por achar tudo muito pequeno. HAHAHAH

Miopia é complicado!

Hhaha, nem me fale, eu tenho astigmatismo então não tem sido muito bom não. Eu acabei trocando a resolução de 1920x1080 para 1600x900, o que ainda é melhor que o meu Desktop que era 1366x768, mas nem tão bom quanto a original em relação à espaço útil. No entanto essa de 1600x900 me permite enxergar as coisas e não ficar com a visão muito prejudicada, principalmente porque leio e escrevo/programo muito. Com uma visão normal a tela é muito boa (depoimento da minha namorada haha), mas para mim é terrível esse FullHD :P

 

Mas já haviam me avisado sobre esse problema para quem tem alguma alteração visual, principalmente para mim, pois tenho um astigmatismo irregular que é meio chato de corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...