Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar tensão de fonte chaveada.


Posts recomendados

Olá pessoal do CDH, tenho uma fonte chaveada de 19v (era de um antigo monitor), porém gostaria de reduzir a tensão dela para 12V, pretendo fazer um circuito externo na saida da fonte e usar o LM7812, mas pelo que me lembro necessito usar alguns capacitores para filtragem. Gostaria de saber qual capacitor usar ou o calculo para isso, e também se alguém já tem experiencia se vai dar certo.

 

De de já agradeço.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode fazer sem capacitores mesmo, ou se quiser pode colocar algum capacitor para filtragem de altas frequências, na entrada e na saída do CI7812.. Um capacitor da ordem de 100 nF (nano Farads) na entrada e outro na saída do CI.

Coloque o LM7812 em um bom dissipador pois ele poderá ter de dissipar até coisa de 10 Watts que sem dissipador ele não consegue..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou, ainda, pegue um trafo qualquer, pode ser até aqueles de telefone sem fio (desde que bem filtrado) e ponha junto na caixa, que alimente apenas fans. E estes fans, tu ligue no dissipador que o faller falou, para ajudar dissipar calor. Tu podes usar, daí, um dissipador menor, ou até 2 fans, em sistema puxa-empurra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 09/03/2017 às 12:20, Isadora Ferraz disse:

Por gentileza, consulte o datasheet. Mesmo se o d.s. não mencionar nada, eu (eu) recomendo pelo menos 47uF/16.

Consultei e deu isso dai:

http://www.jameco.com/Jameco/Products/ProdDS/889305.pdf

 

http://pdf.datasheetcatalog.net/datasheets2/52/529144_1.pdf

 

Nada de 47uF....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Valor mínimo teórico. Na prática continuo recomendando dezenas de uF. Ainda + se pretenderes usar booster de corrente

Na prática a teoria é outra.

Não fique chateada comigo Isadora.. Só fiz o que orientastes e dei com os burros n`água... Ademais não encontrei nenhuma ressalva indicando se tratar de valor mínimo teórico..  Se for realmente o mínimo teórico bem poderia colocar um de 10.000 uF e esse sim poderia dar problema com a alta frequ6encia residual dessa fonte com a qual ele alimentará o regulador de 12V.

 

Mas ambos sabemos que vai funcionar de qq modo mas considerando a fonte ser chaveada, a maior probabilidade é a de existir alguma tensão residual de ripple em alta frequência, que é prato cheio para ser eliminado por capacitores de baixo valor como 0,1 uF por exemplo. Outrossim capacitores de 47 uF já podem apresentar comportamento indutivo o bastante para atrapalhar mais do que ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdão. A expressão valor minimo teorico é 100% minha portanto nao era pra achar mesmo kk. E sim valores de 100nF são interessantes pra função que mencionaste. Vide capacitor de desacoplamento com função similar.

 

Agora que tal se somássemos? Olha isso que bacana.

78XX%20E.jpg

 

Aplicação atípica minimamente curiosa pra um regulador chaveado com o linear

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

adicionado 0 minutos depois
11 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Perdão. A expressão valor minimo teorico é 100% minha portanto nao era pra achar mesmo kk. E sim valores de 100nF são interessantes pra função que mencionaste. Vide capacitor de desacoplamento com função similar.

 

Agora que tal se somássemos? Olha isso que bacana.

78XX%20E.jpg

 

Aplicação atípica minimamente curiosa pra um regulador chaveado com o linear

 

Isadora, tem erro ai nesse circuito. Isso dai não vai funcionar nem que a vaca tussa. Repare a entrada do regulador ligada à massa e curto circuitando o capacitor de 0,33 uF. Isso dai é circuito para louco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 11/03/2017 às 19:32, faller disse:

Isso dai não vai funcionar nem que a vaca tussa.

pior! Hoje que vi. É o que dá confiar só porquê está em inglês! kk Vou deixar lá só pra exemplo de como não fazer...

Realmente o curto te levou a loucura kk. Mas talvez, removendo-o...

 

Comparemos com este...

7805-13.png

.. com uma boa chance de sucesso.

 

1 hora atrás, GuilhermeRR96 disse:

zener 1N5349 com um resistor de 2k2

Sim dá certo mas definitivamente não fica melhor que 7812. Por gentileza, queira nos dizer o que pretendes alimentar com 12V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Isadora Ferraz e @faller seguinte,

 

Estou tentando ligar alguns LCD's.

Fiz o circuito abaixo na pratica e funcionou porém apenas em um LCD de 7", se testo em um de 10" ele liga normal, mas depois de um tempo começa a ligar e desligar, será que mudar de capacitor resolve, percebi que o o 7812 esquenta pra caramba pode ser isso também?

 

Abraços.

Capturar.PNG.c2438e4faba7a5d9437c1a7b81a3081e.PNG

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...