Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor FreeSync Compensa?


Posts recomendados

Galera primeiramente um bom dia a todos, desde já agradeço a todos que puderem me tirar essa duvida que esta me matando hehe, galera a dúvida é o seguinte eu quero comprar esse monitor http://www.kabum.com.br/produto/75460/monitor-gamer-led-asus-27-2k-wqhd-1ms-144hz-amd-freesync-gameplus-2-hdmi-dvi-dp-e-usb3-0-flicker-free-ergonomico-mg278q, achei ele muito bom, até porque não curto 34 widescreen. Acho que fica muito comprido em relação a altura enfim, ai que vem a dúvida agora para combinar com o Freesync eu iria pega a Strix RX 480 Oc http://www.kabum.com.br/produto/82705/placa-de-video-vga-asus-amd-rx480-overclock-edition-boost-clock-1330mhz8gb-gddr5-256-bitsaura-dvi-2-hdmi-2-dprog-strix-rx480-o8g-gaming, Mas vi testes dela em jogos que já em Full HD no ultra ela já abre o bico, ai logo pensei em pegar uma mais potente para rodar nesse monitor no ultra se possível ou High, ai parti para a Nvidia e gostei desta GTX 1070 OC http://www.kabum.com.br/produto/79056/placa-de-video-vga-asus-geforce-gtx1070-overclock-editionboost-clock-1835mhz8gb-gddr5256-bitsdvi-2-hdmi-2-dprog-strix-gtx1070-o8g-gaming

 

Ai fica a duvida minha, o que seria melhor? eu pegar a RX 480 oc pois o Freesync pode me dar ganhos extras tipo fazer mais fps auxiliando a placa com esse monitor e se mesmo assim ainda eu não ficar satisfeito posso fazer um crossfire dela, ai fica tudo certo com a tecnologia Freesync adaptada OU compensa eu pegar esse monitor e comprar uma GTX 1070 OC e esquecer essa tecnologia da AMD?? pois estava vendo esse monitor da Asus mas com o G-Sync para a Nvidia mas é muito caro kkkkk

 

Nos testes que vi no youtube também vi um cara rodando GTA V com um monitor LG 34 e estava no High e ele usava a RX 480 modelo padrão, logo pensei então na 2560x1440 vai rodar filé ainda mais que é a Strix RX 480 OC mas ai já em outros  gamplay eu vi que dava uma bugada no ultra em Full HD, ai já pode ser o Hardware também usado nos testes, então não sei galera se compensa ou não pegar ela só para combinar com o Freesync e ter mais desempenho;

 

Galera fica ai minha duvida quem puder me ajudar desde já agradeço, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Resoluções maiores que fullHD, são absurdamente caras e não tem nada de tão grandioso assim NO ATUAL MOMENTO. A maioria das pessoas usam até o 1920x1080. E na minha opinião, vale muito mais a pena pegar monitor com freesync e amd do que nvidia. Dois pontos críticos nessa história, o primeiro é que monitores com g-sync custam muito caro, segundo ponto, são poucos! Fora que, sempre vai ter jogos que tu não conseguir rodar no máximo com boa taxa de FPS, da mesma forma que jogos de anos anteriores tencionam a rodar de forma mais "leve"... pois é o que acontece quanto mais ocorre progressão nas placas de vídeo.

 

Se for comprar um monitor tão caro, algo interessante seria os de 2560x1440 na vez de 4k. Obviamente não vai fazer milagre com uma rx 480, mas o tempo passa e placas de vídeo novas aparecem. E monitor geralmente dura tranquilamente anos na mão de um consumidor.  Fora outros pontos que obrigatoriamente tu precisa levar em consideração:

Tipo de painel. IPS ou TN, frequência em Hz e de quebra, o tamanho em polegadas. Por exemplo, pra tirar um bom proveito da resolução FullHD, 24 pol. 2560x1440, Aproximadamente 27 Pol, 4k seria realmente interessante a partir de 34 Pol. Isso é, não adianta pegar uma resolução muito alta em monitores de pequeno tamanho... Se tu pegar um 4k de 17 pol e um FullHD de 17 pol e conseguir me dizer qual tem mais definição, tu vai ser um ser humano com dons de visão dignos de super herói.

 

Por que digo que 2560x1440 seria algo interessante no momento? Seria uma boa resolução pois é alta, vale a pena em monitores de 27 pol, e não demanda tanto de placas de vídeo como a 4k, o que permite ser mais acessível anos antes do que a 4k com placas de vídeo mais baratas. Então, no mercado high end, seria um ponto de conforto acessível atualmente sem gastar horrores.

 

A coisa toda é tão exagerada que a 1080ti tem como propaganda sua capacidade de conseguir rodar algo bem no 4k, e uma placa dessas não sai nem um pouco barata.

 

Outro ponto que vale a pena prestar atenção... vendo tanta propaganda por aí e gente comentando em youtube, fóruns e afins, parece que 4k é algo do cotidiano e que todo mundo tá indo correr comprar. Bem.... quanto se para pra ver o perfil dos usuários da steam, se pode tirar duas conclusões: 1) Massivamente as resoluções ficam entre HD e FullHD e quem vende a ideia de que 4k é a coisa mais comum não tem nem noção do que diz.  Por que digo isso? Por conta do perfil de quem joga pela steam:

58c1769ece905_resolues0903.thumb.png.fa40d21574038cc9e53675625ef1bcdc.png

Então, das duas uma. Ou a steam mente feio pra gente ou boa parte de pessoas que lidam com vendas ou joga mente alegando  que faz 300 fps no 4k. Aliás, até é possível... se pegar um jogo de uns 8 anos atrás que tenha suporte, talvez se chegue nessa taxa de frames por lá. Mas algo no estilo Witcher 3 ou coisas mais atuais... nem pensar.

 

Por preço, um monitor desses só vai valer a pena se tu pretende manter por muito tempo e usar isso como precaução pra evitar trocas lá pra frente e indo atualizando a placa de vídeo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Vale a pena o free sync! Estou utilizando uma rx 570 com um monitor aoc speed e digo q vale a pena jogar em 75hz cravar em 75 frames com vsync ligado se o pc aguentar é uma fluidez absurda! Mas isso se o game tiver suporte, pois a maioria quando ativa vsync trava em 60 independente do monitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 23/03/2018 às 09:22, jeanjcbc0 disse:

Vale a pena o free sync! Estou utilizando uma rx 570 com um monitor aoc speed e digo q vale a pena jogar em 75hz cravar em 75 frames com vsync ligado se o pc aguentar é uma fluidez absurda! Mas isso se o game tiver suporte, pois a maioria quando ativa vsync trava em 60 independente do monitor.

 

Cara, explica para mim uma coisa que NINGUÉM ATÉ AGORA conseguiu explicar bem.

 

Eu tenho uma RX 580 OC 8 GB. E um monitor da LG Ultrawide de 75 hz. 2560*1080 a resolução. Cabo displayport etc.

 

Tenho notado que eu tenho que usar o vsync JUNTO COM o freesync para que não haja tearing nos jogos. Ora, mas o freesync não veio justamente para substituir o vsync??? Qual a utilidade do freesync, se o que conta mesmo é o vsync?

 

Alguma coisa estou fazendo de errado aí... talvez eu tenha que limitar pelo painel de controle da AMD a taxa de frames em 60 ou 75 fps, isso? Não apenas ligar o freesync. E deixar desativado o vsync.

 

Depois faço outra pergunta. Primeiro essa. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Se o monitor é 75 hertz, você só não vai ter tearing com o FPS até 75 fps (tem um valor mínimo também, mas varia pra cada monitor). No seu caso, eu limitaria o Chill para 60 a 74 fps. Se o objetivo era usar Freesync com fps acima de 75 você deveria ter escolhido outro monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2018 às 20:47, RobertoGB disse:

@Diogo HF Se o monitor é 75 hertz, você só não vai ter tearing com o FPS até 75 fps (tem um valor mínimo também, mas varia pra cada monitor). No seu caso, eu limitaria o Chill para 60 a 74 fps. Se o objetivo era usar Freesync com fps acima de 75 você deveria ter escolhido outro monitor.

 

Estou usando 70 fps e sem ativar vsync, apenas o freesync. Está excelente. Apenas em alguns jogos eu noto algum tearing, algo de LEVE, não chega a atrapalhar. Isso sem ativar o vsync, claro. Ativando ele, aí ficaria sem. Mas eu não gosto de usar vsync, uso apenas freesync. Vsync consome fps, prejudica o desempenho.

 

Agora vou te dizer, eu prefiro placa da NVIDIA. Próxima placa será novamente da NVIDIA, pois são mais FRIAS. Essa RX 580 é muito esquentadinha.... e outra, o "fast sync" da NVIDIA para mim funciona IGUAL ou até MELHOR que o freesync.... e fast sync não precisa usar vsync. Não vi vantagem REAL em trocar NVIDIA por AMD. Antes eu tinha uma GTX 1070 TI, claro, muito exagerada a comparação.... mas enfim. Essa placa high end estava sempre com temperatura BAIXA.... a RX 580 está sempre a 70 graus, volta e meia até 80 graus ela chega.

 

Vi alguns jogos atuais e realmente a RX 580 OC de 8 GB leva uma vantagem pequena em relação a GTX 1060 6 GB. Ex.: Far Cry 5. Uns 10 fps a mais a favor da AMD.

 

Então acabou sendo uma boa coisa a AMD. Mas a próxima placa quase certo que volto para NVIDIA. Até porque "fast sync" funciona MUITO BEM em TV! Tipo se eu quiser, eventualmente, ligar o PC na TV 4K funciona muito bem. Já fiz o teste. Em monitor igualmente funciona MUITO BEM o fast sync da NVIDIA.

 

Freesync nunca testei em TV, mas NÃO DEVE funcionar na TV porque não tem freesync nela.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Diogo HF disse:

Agora vou te dizer, eu prefiro placa da NVIDIA. Próxima placa será novamente da NVIDIA, pois são mais FRIAS.

 

Aqui você tem uma GTX 1060 atingindo 8Xº C com thermal throttling: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1288747-temperaturas-elevadas-cpu-e-gpu/?tab=comments#comment-7058848

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, RobertoGB disse:

 

Sabe me dizer a temperatura máxima que a RX 580 OC 8GB pode chegar? Ou seja aconselhável chegar, sem que eu precise me preocupar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Deve ser entre 80~90ºC. Uma coisa que você deve ter em mente é que se o cooler da sua placa não for blower (aqueles que sugam o ar e o jogam pra fora do gabinete), você precisa ter fans no gabinete para renovar o ar, isso é independente de AMD ou Nvidia. Você pode definir perfis de rotação das fans da placa pelo Wattman, o perfil padrão costuma girar bem devagar para evitar barulho. Teste a velocidade das fans e veja até onde é tolerável o barulho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2018 às 15:37, Diogo HF disse:

 

Cara, explica para mim uma coisa que NINGUÉM ATÉ AGORA conseguiu explicar bem.

 

Eu tenho uma RX 580 OC 8 GB. E um monitor da LG Ultrawide de 75 hz. 2560*1080 a resolução. Cabo displayport etc.

 

Tenho notado que eu tenho que usar o vsync JUNTO COM o freesync para que não haja tearing nos jogos. Ora, mas o freesync não veio justamente para substituir o vsync??? Qual a utilidade do freesync, se o que conta mesmo é o vsync?

 

Alguma coisa estou fazendo de errado aí... talvez eu tenha que limitar pelo painel de controle da AMD a taxa de frames em 60 ou 75 fps, isso? Não apenas ligar o freesync. E deixar desativado o vsync.

 

Depois faço outra pergunta. Primeiro essa. Valeu.

Cara, seguiente,o freesync é quase que nativo.

o vsync é config dentro de cada jogo.

aqui eu uso os dois sim ao contrario do q você diz, no meu caso aumenta a fluidez, claro perde fps se o pc nao aguentar, tb você n pode deixar tudo no ultra. mas acredito fica mt melhor com vsync ligado junto! to jogando watchdogs 2 em 2k no low. com vsync. fica entre 60 e 65, Vai por min estabiliza os frames, elimina o tearing!

adicionado 2 minutos depois

discordo do amigo la em cima, se puder jogue numa resolução maior q full hd sim! O futuro ja está ai! 

se nao tem monitor 2 ou 4k faça upscaling e baixa os graficos! 

qualidade da gameplay fica mt superior jogando em 2k ou 4k no low do q em 1080p no ultra.

testado em vários jogos isso nao estou falando aqui à toa! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RobertoGB disse:

@Diogo HF Deve ser entre 80~90ºC. Uma coisa que você deve ter em mente é que se o cooler da sua placa não for blower (aqueles que sugam o ar e o jogam pra fora do gabinete), você precisa ter fans no gabinete para renovar o ar, isso é independente de AMD ou Nvidia. Você pode definir perfis de rotação das fans da placa pelo Wattman, o perfil padrão costuma girar bem devagar para evitar barulho. Teste a velocidade das fans e veja até onde é tolerável o barulho.

 

Eu jogo sempre com a tampa do gabinete aberta na lateral. Eu aumentei as fans pelo MSI Afterburner.

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, jeanjcbc0 disse:

Cara, seguiente,o freesync é quase que nativo.

o vsync é config dentro de cada jogo.

aqui eu uso os dois sim ao contrario do q você diz, no meu caso aumenta a fluidez, claro perde fps se o pc nao aguentar, tb você n pode deixar tudo no ultra. mas acredito fica mt melhor com vsync ligado junto! to jogando watchdogs 2 em 2k no low. com vsync. fica entre 60 e 65, Vai por min estabiliza os frames, elimina o tearing!

adicionado 2 minutos depois

discordo do amigo la em cima, se puder jogue numa resolução maior q full hd sim! O futuro ja está ai! 

se nao tem monitor 2 ou 4k faça upscaling e baixa os graficos! 

qualidade da gameplay fica mt superior jogando em 2k ou 4k no low do q em 1080p no ultra.

testado em vários jogos isso nao estou falando aqui à toa! 

 

Olha, eu tenho TV 4K HDR. E monitor Ultrawide com resolução 2560*1080. Já joguei muito com o PC ligado nessa TV 4K, tem 49 ".

 

Não vejo muita diferença não. Pois, como disse, a tela é de 29 " do monitor. Logo, full HD ali está suficiente.

 

Já em TV não. TV faz falta sim 4K. Pois faltam pixels.

 

Até acredito que 4K num monitor de 28 " dê alguma diferença. Mas não creio que seja muito notável. E aí jogar com fps mais alto compensa mais, no caso do PC.

 

 

Sobre vsync ligar junto com freesync, você pode ter razão. Aí tenho que testar MAIS para perceber melhor. Mas uma coisa que não entra na cabeça é PARA QUE SERVE o freesync, se você deve ligar também o vsync.... não faz sentido.

 

Melhor então ter uma placa da NVIDIA e usar o fast sync, sem vsync. Funciona muito bem, já testei isso. Antes eu tinha NVIDIA.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa nao é a questao. você nao precisa se cossar com nosso o freesync existe pra sincronizar a taxa de att do monitor com a placa de video mas isso é apenas uma tentativa de melhorar a fluidez. Quer ter a prova real basta ir la e desativar o freesync ligar so o vsync ve a diferença. Nao e a mesmo coisa. Nao se empipina à toa mano. você tem a tecnologia então usa. Ela nao foi inventada pra desmerecer o vsync. porque cara o vsync força na marra. O freesync nao. Ele é nativo. Mas você tem um pc forte pra usar os dois nao tem porque bater cabeça! Fica lindo! E só um nao compensa. Usa os dois e seja feliz! Uso em todos os jogos assim pois ja testei de todo jeito é sem comparaçao! O jogo sem freesync somente com vsync. Ou sem nenhum. Fica ruim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... tudo depende da opinião de cada um, pra você nao faz diferença 4k em tela pequena, eu percebo aqui no meu de 21, mesmo nao sendo 4k nativo, apenas fazendo upscaling, a renderização das imagens muda pra min, muda bastante, melhora bastante.

 

Enquanto a questão do freesync, vamo lá

por que devo desligar o vsync? é uma regra, quem tem o fs nao pode ativar o vsync?

por que eu vou deixar desativado, se com ele ligado, estabiliza os fps, pois deixa mais proximo da taxa atualização do monitor, pra que vou desabilitalo se quando ativo, a fluidez melhora incondicionalmente, o conforto visual é superior.

 

tudo depende de cada caso, se pra você é ruim ligar não liga. . Estou apenas passando a minha experiencia.

no watchdogs 2, game super pesado, se desligo vsync babunça os frames, "no meu caso" já quando ativo, aproxima do máx que o pc aguenta. Se o game nao tá rodando bem nao ta rodando no max fps da tela eu prefiro ligar e em todos os casos. No dota2, desligo vsync fps vai pra 120, ligo ele fica 75 mas com uma fluidez incomparável.

 

eu sei como você pensa, eu tenho o freesync logo ele deve substituir o vsync por isso nao preciso usar, ok!

mas se vai melhorar o conforto visual vai deixar off?

eu também pensava assim no começo, despois dos testes mudei de religão, porque isso aí cara é mt clichê dizer quem tem o freesync nao precisa do vsync. Essa pode até ter sido a proposta da amd, mas na prática não funciona assim, o freesync nao substitui o vsync nem de longe, ele melhora a fluidez sim, pra quem tem mt perda de fps com vsync, mas cara isso é passado, com o pc q você tem ligar o vsync nao vai perder fps, sim sincronizar os frames com att da tela.. se sua tela possui 60hz ou 75, é idiotisse jogar com 140fps achando q ta melhor. kkk ative o vsync e veja a verdadeira fluidez na tela!

agora isso em pc antigo acaba com a experiencia. Fica pior.

 

no geral o freesync existe pra proporcionar uma pequena parcela de fluidez, ex de 12% em relação a uma config sem freesync. E isso é mt perceptivel. O vsync eu diria q melhora em 22% a fluidez de jogo, ai nego vem dizer aa freesync é zoeira, pega uma 1070.. beleza! você pode ativar o vsync tb, só nao vai ter os 12% ali..

 

Falaram ai de fastsync isso eu nunca vi, conheço o gsync q é uma tecnologia cara p investir, sim é melhor q o freesync, NVIDIA sempre foi melhor, mas a questão é. Entre comprar um monitor comum 2k p usar com uma gtx 1070, prefiro uma rx 580 p usar o freesync pagando barato em um monitor compativel. Faço upscaling, coloco o game em 2k e uso com freesync.. até 4k se o pc aguentar.. A super Resolução Virtual da amd funciona em qualquer tela q tenha hdmi ou displayport.

 

no final das contas, pra você jogar na sua tela 4k nativa, investe em uma gtx 1080. Mesmo assim eu ainda iria de vega64 só por causa do freesync, pois eu nao troco a suavidade do freesync pelos fps's altos da nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jeanjcbc0 Meu problema não é com o freesync. Eu uso ele sempre.

 

Minha questão é com o vsync. Pelo que andei lendo, se o jogo dá queda abaixo da atualização do monitor (meu monitor tem 75 hz), ocorre uma estabilização de frames tipo PELA METADE. Com 75 hz não sei como seria, mas com monitor de 60 hz parece que a taxa de frames iria para 30 fps. Não que seja ruim, dá para jogar, mas não é a mesma coisa né.

 

Ou estou errado e não acontece esse corte de fps? Pelo que li, vsync seria bom se o cara conseguir manter acima de 75 fps (ou acima 60 fps, depende do seu monitor) para que não haja queda abaixo do hz do monitor, correto?

 

SE for isso, não vejo vantagem no vsync, pois eu gosto de jogar com gráfico no HIGH. Ultra até acho frescura, mas High eu faço questão. Baixaria no máximo para o médio, se fosse preciso manter uma taxa alta.

 

Jogando apenas com freesync eu noto um jogo muito fluído. E como eu limito a 70 fps pelo painel de controle, o jogo fica estabilizado nessa taxa. E se ocorre alguma queda num dado momento para 60 fps, por exemplo, ainda assim está alta a taxa e como estou APENAS COM O FREESYNC, essa fica sendo a TAXA REAL, o freesync não faz corte de fps como o vsync.

 

Se estiver errado me corrija, mas pelo que entendi é isso que acontece. Vsync corta pela metade a taxa de frames se estiver abaixo do hz do monitor.

 

 

adicionado 2 minutos depois
16 horas atrás, jeanjcbc0 disse:

A super Resolução Virtual da amd

Não conheço, isso não seria o DSR da NVIDIA? Mesma coisa? Tipo para usar 1440p ou 4K numa tela de monitor full HD, isso?

 

Se a resolução não é nativa, sei lá, não creio que haja vantagem.... vou até testar. Embora, como disse, para mim 2560*1080 numa tela de 29 " é mais que suficiente. Eu acho bem bonita a imagem, mesmo comparando com a TV 4K. Não vejo diferença que justifique.

 

Agora entre duas TVs aí sim. Vejo MUITA DIFERENÇA de uma TV 4K para uma TV full HD...

 

Mas vou testar esse Super Resolução Virtual, isso está no painel de controle? É o DSR da NIVIDA, igual?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2018 às 19:49, jeanjcbc0 disse:

é... tudo depende da opinião de cada um, pra você nao faz diferença 4k em tela pequena, eu percebo aqui no meu de 21, mesmo nao sendo 4k nativo, apenas fazendo upscaling, a renderização das imagens muda pra min, muda bastante, melhora bastante.

 

 

No painel de controle da AMD está dando a mensagem "sem suporte" quando vou tentar ativar esse recurso da Super Resolução Virtual. Sabe o que pode ser? Estou usando cabo displayport.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo comigo vsync nunca cortou fps, dessa maneira que diz. Só em pc antigo, como amigo falou. você ta travando fps manualmente, perdendo qualidade quando poderia deixar o vsync o fazer. 

image.png.159627f70b1feee478ed2e95a214748b.png

é ai que configura, deixa as duas opções ligadas. (imagem retirada da internet) pois estou no trab nao é o meu pc... 

dps q ativar a s.r.v vai nas resoluções do windows vai estár lá até 4k. e dentro de qq jogo que tenha essa resolução disponivel.

 

Detalhe: em alguns jogos é preciso alterar a resolução da área de trabalho para nao ficar bugado a tela do jogo, mas na maoiria dos casos nao é necessario alterar na area de trabalho. 

 

 

adicionado 0 minutos depois

quando chegar em casa vou te mandar como eu jogo com vsync, e tira suas conclusões sobre corte de fps. Vou tentar gravar e posto aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2018 às 18:49, jeanjcbc0 disse:

Falaram ai de fastsync isso eu nunca vi, conheço o gsync q é uma tecnologia cara p investir, sim é melhor q o freesync, NVIDIA sempre foi melhor, mas a questão é. Entre comprar um monitor comum 2k p usar com uma gtx 1070, prefiro uma rx 580 p usar o freesync pagando barato em um monitor compativel. Faço upscaling, coloco o game em 2k e uso com freesync.. até 4k se o pc aguentar.. A super Resolução Virtual da amd funciona em qualquer tela q tenha hdmi ou displayport.

Vale a pena notar que o Fast Sync funciona apenas quando a GPU está renderizando a uma taxa de quadros acima da taxa de atualização do monitor . Isso significa que você ainda experimentará o rasgo da tela se a GPU renderizar a uma taxa de quadros inferior à taxa de atualização do monitor. Para resolver isso, você precisará de um monitor G-Sync que elimine o rasgo da tela, reduzindo a taxa de atualização do monitor para a taxa de renderização da GPU.Dito isto, o G-Sync não elimina o rasgo da tela se a taxa de renderização da GPU estiver acima da taxa de atualização do seu monitor. Em conclusão, se você pretende eliminar completamente todos os problemas de rasgo de tela, você precisa ativar o Fast-Sync também, em um monitor compatível com G-Sync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF  cara, agora q vi sua conifg. seu monitor é bom pra caramba, ja nativo 2560x1080. uma rx 580 8gb e 16 de ram, é quase igual a minha porém superiormente legal demais! kkk era o que eu faria se a grana desse kk. mesmo processdor q eu. o resto melhor ^^

 

cara vai em frente, ativa o vsync no seu game, nao vai cortar nada, para de travar fps manualmente!! 

nao sei doq você ta com medo, cara eu to rodando o watchdogs 2 com media de 55 fps, 2k no low.

mas nao tenho quedas bruscas, o máx q ja caiu foi pra 45. mas isso acontece mesmo com vsync desligado pois é o que o pc consegue entregar.. eu acho q no seu vai bater uns 70 por ai. isso se nao ficar no full 75 kkk

 

obs: em full hd (1920x1080) eu jogo no alto q é o recomendado automaticamente, com 65fps média. Porém ficou muito mais bonito em 2k (2560 x 1440) no low. rodando a 55. Detalhe, pra min desligando vsync nao ganho nenhum fps, só fica mais feio. pois perde muita suavidade. Isso acontece porque o pc ja está entregando o max, então vsync ai só melhora. no caso do dota2, sem vsync fica 120fps. Mas jogar com ele ativo trava nos 75 é infinitamente melhor. 

 

experimenta isso, faz o teste com ele desligado e ligado, mas tira esse seu limite manual mano! ta perdendo qualidade de gameplay! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, diogoprata disse:

 

Não foi essa a experiência que tive não. De onde você tirou isso, meu amigo? Antes eu tinha uma placa da NIVIDA e costumava limitar meus jogos a 50 fps. Não por necessidade, mas tipo para mim era suficiente, já que eu antes priorizava muito detalhes gráficos. Hoje penso diferente, priorizo mais frames que gráfico.

 

Mas eu não tinha tearing algum com o fast sync. E não precisa usar vsync.

 

Hoje com o freesync apenas eu estou achando uma experiência igual ao do fast sync. Ao menos não tenho notado diferença perceptível.

 

 

adicionado 6 minutos depois
1 hora atrás, jeanjcbc0 disse:

@Diogo HF  cara, agora q vi sua conifg. seu monitor é bom pra caramba, ja nativo 2560x1080. uma rx 580 8gb e 16 de ram, é quase igual a minha porém superiormente legal demais! kkk era o que eu faria se a grana desse kk. mesmo processdor q eu. o resto melhor ^^

 

cara vai em frente, ativa o vsync no seu game, nao vai cortar nada, para de travar fps manualmente!! 

nao sei doq você ta com medo, cara eu to rodando o watchdogs 2 com media de 55 fps, 2k no low.

mas nao tenho quedas bruscas, o máx q ja caiu foi pra 45. mas isso acontece mesmo com vsync desligado pois é o que o pc consegue entregar.. eu acho q no seu vai bater uns 70 por ai. isso se nao ficar no full 75 kkk

 

obs: em full hd (1920x1080) eu jogo no alto q é o recomendado automaticamente, com 65fps média. Porém ficou muito mais bonito em 2k (2560 x 1440) no low. rodando a 55. Detalhe, pra min desligando vsync nao ganho nenhum fps, só fica mais feio. pois perde muita suavidade. Isso acontece porque o pc ja está entregando o max, então vsync ai só melhora. no caso do dota2, sem vsync fica 120fps. Mas jogar com ele ativo trava nos 75 é infinitamente melhor. 

 

experimenta isso, faz o teste com ele desligado e ligado, mas tira esse seu limite manual mano! ta perdendo qualidade de gameplay! 

 

 

Vou fazer novos testes de noite, obrigado. Pode ser que você tenha razão sim no uso do vsync junto com o freesync. Pois eu já percebi em alguns jogos que, apenas com o freesync ligado, há um tearing de leve. Pouco coisa, mas tem.

 

Só uma coisa que não está claro é por que está SEM RECURSO no item que fala da Resolução Virtual no painel de controle da AMD? Não consigo LIGAR ela, como se esse recurso não estivesse disponível para mim para testar essas resoluções maiores. Sabe o que pode ser? Senão, penso em abrir um tópico em separado para ver isso.

 

Pela experiência que já tive jogando numa TV 4K que tenho, eu acredito em você sim. O médio em 4K é bem mais bonito que o Ultra em full HD. Ao menos numa TV. Em monitor não acho que dê tanta diferença, pois a tela é menor, como disse. De qualquer forma, deve ficar um pouco melhor sim rodando em 1440p ou 4K.

 

No caso, pela minha configuração, em regra eu focaria mais em 1440p para ter 60 fps pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Diogo HF disse:

De onde você tirou isso, meu amigo? 

Olha o tamanho do link e você ainda me pergunta ? kkkkk eu não faço ideia de como funciona, só passei um link com assunto relacionado ao amigo que nunca ouviu falar da tecnologia assim como eu, e resolvi procurar informações sobre apenas por curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, diogoprata disse:

Olha o tamanho do link e você ainda me pergunta ? kkkkk eu não faço ideia de como funciona, só passei um link com assunto relacionado ao amigo que nunca ouviu falar da tecnologia assim como eu, e resolvi procurar informações sobre apenas por curiosidade.

 

Beleza. É que não é a experiência que tive mesmo. Ao menos nos jogos que rodei com fast sync. Eu não usava vsync junto e funcionava.

 

Pode ser que seja algo semelhante ao freesync então.... tipo DEPENDENDO DO JOGO o cara tem que ligar fast sync + vsync. Mas os que testei, repito, tirava o tearing mesmo rodando abaixo da taxa do monitor e sem precisar ativar o vsync.

 

Quem tiver placa da NIVIDIA pode testar melhor aí. Só ir no painel de controle da NVIDIA e  ativar "rápida" no item sincronização vertical. Daí eu limitava os frames num valor fixo, tipo 50 fps, 60 fps. Não usava vsync. Não via tearing nos jogos. Mas talvez seja necessário fazer MAIS TESTES em VÁRIOS JOGOS DIFERENTES para ter um veredito final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi no post que li, você ativa o  FAST SYNC no software da nvidia ao invés de você ativar V-Sync dentro do jogo, pra travar a quantidade de quadros que o hardware da conta de processar. A diferença é que pra ficar suave como um free-sync + vsync é simplesmente o valor que teria que pagar pela tecnologia da nvidia em monitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...