Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor FreeSync Compensa?


Posts recomendados

10 minutos atrás, diogoprata disse:

Pelo que entendi no post que li, você ativa o  FAST SYNC no software da nvidia ao invés de você ativar V-Sync dentro do jogo, pra travar a quantidade de quadros que o hardware da conta de processar. A diferença é que pra ficar suave como um free-sync + vsync é simplesmente o valor que teria que pagar pela tecnologia da nvidia em monitores.

 

Acho que você está confundindo FAST SYNC com GSYNC.

 

O "fast sync", que no painel de controle da NVIDIA você ativa como "rápida" no item sincronização vertical, você NÃO PRECISA de monitor específico algum. Ele serve para qualquer monitor e até mesmo para uso em TV. Qualquer pessoa com placa da NVIDIA (ao menos as mais recentes) consegue ativar o fast sync.

 

Sei por experiência isso.

 

Já o GSYNC aí sim precisa de um monitor com GSYNC. Sobre GSYNC, não posso opinar, sei que falam muito bem, mas não conheço.

adicionado 3 minutos depois
14 minutos atrás, jeanjcbc0 disse:

 

@Diogo HF mano estranho mesmo isso, tenta instalar o driver q veio no cd da placa.. ou reinstala e coloca o do site mais att q tiver. pois a S. resolução virtual eu testei tanto no monitor quanto na smart tv q nao tem freesync e funcionou.. 

 

 

Eu não tenho leitor de DVD no meu PC. No caso, eu fui no site e botei para atualizar a última versão...

 

Vou CRIAR um novo tópico pedindo explicação sobre isso. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Diogo HF disse:

Acho que você está confundindo FAST SYNC com GSYNC.

Não estou confundindo. Eu deveria ter complementado mais minha analogia. Eu quis assemelhar v-sync+Free-sync com Fast-Sync + G-sync, freezando apenas na diferença de preço. Só isso.

adicionado 1 minuto depois

Estou me baseando no tópico do link que mandei, posso estar errado assim como quem fez o tópico pois não tenho qualquer tipo de experiência com ambas tecnologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, diogoprata disse:

Não estou confundindo. Eu deveria ter complementado mais minha analogia. Eu quis assemelhar v-sync+Free-sync com Fast-Sync + G-sync, freezando apenas na diferença de preço. Só isso.

 

São muito diferentes no preço sim. Mas FAST SYNC não é caro, ao contrário, é o mais barato aí de todos. 

 

Freesync = bem mais barato comparando com GSYNC. A placa da AMD de ENTRADA é mais barata, em regra, que uma da NVIDIA. E ACIMA DE TUDO um monitor com freesync é muito mais barato que  um monitor com GSYNC.

 

Já FAST SYNC não precisa de monitor algum específico. Apenas uma placa da NVIDIA.

 

Pela minha experiência o freesync é SEMELHANTE/IGUAL ao FAST SYNC. Logo, não estou vendo vantagem de comprar uma placa da AMD e um monitor freesync, se existe o fast sync. Pelo que lembro do fast sync, mesmo sem vsync ligado, ele funciona muito bem. Não tinha tearing nos jogos.

 

Teria que talvez testar POR MUITO MAIS TEMPO e EM MAIS JOGOS VARIADOS para ter uma certeza. Mas nos jogos que peguei eu resolvi o problema do tearing na NVIDIA apenas fazendo uso do fast sync, sem precisar de vsync ligado.

 

 

 

 

adicionado 23 minutos depois
3 horas atrás, diogoprata disse:

Se o jogo ao ativar o V-Sync cai pra 30 FPS quer dizer que seu setup ta fraco pro game, no meu ponto de vista é simples assim, claro que posso estar totalmente errado.

 

Mas aí que está. Vamos supor que seu jogo esteja rodando numa média de 66 fps. Pode acontecer algumas quedas abaixo de 60, certo? Pelo que entendi, com vsync ligado se um game cai abaixo de 60 ele cortaria os frames pela metade, tipo 30 fps.

 

Agora apenas com freesync ou fast sync isso não aconteceria. Um jogo a 50 fps significa um jogo a 50 fps.... não existe corte de fps.

 

Pelo que entendi é isso que faz o vsync quando os frames ficam abaixo do hz do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Diogo HF disse:

São muito diferentes no preço sim. Mas FAST SYNC não é caro, ao contrário, é o mais barato aí de todos. 

 

NVIDIA tem FastSync e a AMD tem Enhanced Sync

 

Deve-se notar que o FastSync é apenas um nome de marketing para o buffer triplo. O termo ficou distorcido quando a Microsoft mexeu com as filas de comando no DX11 e desapareceu do conhecimento, mas o FastSync é apenas o triplo buffering implementado corretamente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2018 às 06:30, brender disse:

 

NVIDIA tem FastSync e a AMD tem Enhanced Sync

 

Deve-se notar que o FastSync é apenas um nome de marketing para o buffer triplo. O termo ficou distorcido quando a Microsoft mexeu com as filas de comando no DX11 e desapareceu do conhecimento, mas o FastSync é apenas o triplo buffering implementado corretamente.

 

 

 

Olha, mas é muito superior, pois esse buffer triplo consome MUITO fps, demais. Já o fast synsc não consome nada, não tem imput lag.

adicionado 2 minutos depois

Sobre freesync e vsync, após muitos testes aqui, percebi que precisam ser usados CONJUNTAMENTE mesmo, sem limitar fps pelo Riva Turner. Apenas ativar freesync no monitor e placa e depois ativar o vsync junto diretamente dentro do jogo. Aí fica PERFEITO, sem tearing e muito fluído mesmo. Não deve ser usado apenas freesync. Precisa estar junto com o vsync.

adicionado 5 minutos depois
Em 20/04/2018 às 12:33, jeanjcbc0 disse:

@Diogo HF  cara, agora q vi sua conifg. seu monitor é bom pra caramba, ja nativo 2560x1080. uma rx 580 8gb e 16 de ram, é quase igual a minha porém superiormente legal demais! kkk era o que eu faria se a grana desse kk. mesmo processdor q eu. o resto melhor ^^

 

cara vai em frente, ativa o vsync no seu game, nao vai cortar nada, para de travar fps manualmente!! 

nao sei doq você ta com medo, cara eu to rodando o watchdogs 2 com media de 55 fps, 2k no low.

mas nao tenho quedas bruscas, o máx q ja caiu foi pra 45. mas isso acontece mesmo com vsync desligado pois é o que o pc consegue entregar.. eu acho q no seu vai bater uns 70 por ai. isso se nao ficar no full 75 kkk

 

obs: em full hd (1920x1080) eu jogo no alto q é o recomendado automaticamente, com 65fps média. Porém ficou muito mais bonito em 2k (2560 x 1440) no low. rodando a 55. Detalhe, pra min desligando vsync nao ganho nenhum fps, só fica mais feio. pois perde muita suavidade. Isso acontece porque o pc ja está entregando o max, então vsync ai só melhora. no caso do dota2, sem vsync fica 120fps. Mas jogar com ele ativo trava nos 75 é infinitamente melhor. 

 

experimenta isso, faz o teste com ele desligado e ligado, mas tira esse seu limite manual mano! ta perdendo qualidade de gameplay! 

 

 

você tem razão.

 

Sobre freesync e vsync, após muitos testes aqui, percebi que precisam ser usados CONJUNTAMENTE mesmo, sem limitar fps pelo Riva Turner. Apenas ativar freesync no monitor e placa e depois ativar o vsync junto diretamente dentro do jogo. Aí fica PERFEITO, sem tearing e muito fluído mesmo. Não deve ser usado apenas freesync. Precisa estar junto com o vsync.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diogo HF disse:

 

Olha, mas é muito superior, pois esse buffer triplo consome MUITO fps, demais. Já o fast synsc não consome nada, não tem imput lag.

adicionado 2 minutos depois

Sobre freesync e vsync, após muitos testes aqui, percebi que precisam ser usados CONJUNTAMENTE mesmo, sem limitar fps pelo Riva Turner. Apenas ativar freesync no monitor e placa e depois ativar o vsync junto diretamente dentro do jogo. Aí fica PERFEITO, sem tearing e muito fluído mesmo. Não deve ser usado apenas freesync. Precisa estar junto com o vsync.

adicionado 5 minutos depois

 

você tem razão.

 

Sobre freesync e vsync, após muitos testes aqui, percebi que precisam ser usados CONJUNTAMENTE mesmo, sem limitar fps pelo Riva Turner. Apenas ativar freesync no monitor e placa e depois ativar o vsync junto diretamente dentro do jogo. Aí fica PERFEITO, sem tearing e muito fluído mesmo. Não deve ser usado apenas freesync. Precisa estar junto com o vsync.

 

Eu tenho monitor G-sync, 1440p, 144 hz

 

O melhor é usar FreeSync + V-sync / G-sync + V-sync

 

Nos comentários do reddit e no link do review, explica porque não deve usar o FastSync

 

No caso da NVIDIA, se você ativar o V-sync dentro do jogo você cancela o G-sync

 

Então o uso do V-sync tem que ficar desativado dentro do jogo

 

Nas configurações da NVIDIA, já é ativado por padrão o V-sync da placa de vídeo

 

Então eu uso aqui o G-sync ativado por padrão em todos os jogos + V-sync nativo da placa de vídeo ativado

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, brender disse:

 

Eu tenho monitor G-sync, 1440p, 144 hz

 

O melhor é usar FreeSync + V-sync / G-sync + V-sync

 

Nos comentários do reddit e no link do review, explica porque não deve usar o FastSync

 

No caso da NVIDIA, se você ativar o V-sync dentro do jogo você cancela o G-sync

 

Então o uso do V-sync tem que ficar desativado dentro do jogo

 

Nas configurações da NVIDIA, já é ativado por padrão o V-sync da placa de vídeo

 

Então eu uso aqui o G-sync ativado por padrão em todos os jogos + V-sync nativo da placa de vídeo ativado

 

No meu caso eu notei que ativar o vsync no jogo é melhor que na placa. Não sei se foi impressão apenas, mas no far cry primal (jogo que testei) eu notei que vsync dentro do jogo fica melhor.

 

Na placa eu ativo apenas o freesync.

 

Mas antes eu usava o fast sync sem vsync e achava bom. Teria que comparar ao mesmo tempo para ver se é a mesma coisa que freesync + vsync ligados. Talvez não fique a mesma qualidade, não sei dizer agora, mas lembro que ficava bom. Só que eu limitava daí a taxa de frames num valor, tipo 60 fps.

 

Estou usando freesync + vsync está perfeito. E coloquei 60 fps de hz no monitor. Acho suficiente. 75 hz talvez em alguns jogos eu teria que diminuir muito o gráfico, aí não curto. Para mim 60 fps está bom. Mas realmente o freesync PRECISA ser usado junto com o vsync. O motivo disso não sei, mas na prática é assim que funciona. Fica perfeita essa combinação freesync + vsync.

 

Imagino que gsync seja perfeito também, mas é uma tecnologia mais cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, acontece que o farcray é um game pesado mesmo, e nao lembro se o primal tem suporte pra 75hz, mas cara, se o jogo só tem 60 beleza. Mas se tiver opção de deixar em 75hz, e você jogar com 75 fps cravado é mt melhor q 60 certeza! Se o game tem suporte pra 75 nao pense duas vezes, é melhor amigo, mesmo q tenha as vezes q baixar um pouco o grafico. Vai por min esses 15 fps a+ faz toda diferença!

 

agora eu imagino jogar num monitor da AOC Hero, de 144hz tb com freesync kkk

mas ai pra usar todo esse recurso teria q ter no mínimo uma vega 56 né kkk combinada com um i7 8700

ja pensou cravar um game a 144fps com vsync kk. Deve ser uma fluidez monstruosa irmão! 

 

em fim, vai de 75hz seja mais feliz! Até mesmo porque se você tem essa tecnologia, por que nao usar? hehe

ative os 75hz onde der não pense! Lembrando, verifique nas configurações do windows se está ativo os 75 ou se está em 60.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, jeanjcbc0 disse:

cara, acontece que o farcray é um game pesado mesmo, e nao lembro se o primal tem suporte pra 75hz, mas cara, se o jogo só tem 60 beleza. Mas se tiver opção de deixar em 75hz, e você jogar com 75 fps cravado é mt melhor q 60 certeza! Se o game tem suporte pra 75 nao pense duas vezes, é melhor amigo, mesmo q tenha as vezes q baixar um pouco o grafico. Vai por min esses 15 fps a+ faz toda diferença!

 

agora eu imagino jogar num monitor da AOC Hero, de 144hz tb com freesync kkk

mas ai pra usar todo esse recurso teria q ter no mínimo uma vega 56 né kkk combinada com um i7 8700

ja pensou cravar um game a 144fps com vsync kk. Deve ser uma fluidez monstruosa irmão! 

 

em fim, vai de 75hz seja mais feliz! Até mesmo porque se você tem essa tecnologia, por que nao usar? hehe

ative os 75hz onde der não pense! Lembrando, verifique nas configurações do windows se está ativo os 75 ou se está em 60.. 

 

Mas entre HIGH ou Ultra a 60 fps ou médio a 75 fps eu prefiro o primeiro. Ainda mais single player, tipo far cry.

 

Ultra acho desnecessário, mas HIGH eu faço questão. Apenas jogaria no médio se tivesse que manter 60 fps, aí sim. Agora forçar 75 fps baixando muito o gráfico será que compensa? Ainda mais single player. Qual a REAL vantagem de 60 para 75 fps? Parece já muito fluido a 60. E nessa taxa dá para manter gráfico em alta qualidade sempre.

 

Embora eu esteja jogando a 60 fps até online e está ótimo para mim. Não sou competitivo assim para querer tantos frames :)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, jeanjcbc0 disse:

É apenas um nível amais de suavidade. E na maoiria os casos. Seu pc n vai precisar baixar nada. Apenas ativar o recurso. Se você tem um lamburguini mas prefere andar de mustang a escolha é sua. 

 

Mas se eu deixo ativado 75 hz (75 fps) e o jogo fica tipo baixando para 60 fps, considerando que o vsync está ativado para 75 fps, como fica? Eu não seria prejudicado? Para ficar perfeito não seria necessário que o game sempre segurasse 75 fps, ou não precisa?

 

Porque 60 fps é tranquilo com minha configuração, mesmo mantendo Ultra/High. Agora 75 fps em alguns jogos mais pesados ou mal otimizados não vai rolar com esse gráfico aí em resolução 2560*1080, por isso minha dúvida.

 

Outra coisa que 75 fps esquenta mais ainda a GPU. E a RX 580 é meio esquentadinha....

 

Mas beleza, isso de esquentar é de menos. Repito minha dúvida: se eu deixar 75 fps como padrão e num jogo estiver rodando a 50-60fps, eu terei problema? Porque eu não vou ficar entrando no painel de controle do windows e mudando A CADA JOGO de 75 hz para 60 hz...... prefiro deixar um PADRÃO, entende? Para não perder muito tempo configurando cada jogo, mudando o hz do windows etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não existe problema algum em deixar o windows em 75hz. nada a ver cara não tem isso de consumir mais do pc.(eu fui configurando em cada jogo por que pra min valeu mt a pena)  A minha tb esquenta, coloca coolers direitinho. mesmo q o game nao chegue a 75 nao há problema em deixar a taxa de att assim. ele simplesmente vai bater onde der, tanto faz se vai estar em 60 ou nao, ele vai onde der, agora se o game roda acima de 60 você ta perdendo qualidade, pois poderia rodar com ele a 65, ou 70 75.. o vsync vai empurrar os frames o mais próximo da taxa de att. onde o pc aguentar ele aproxima. 

faz o teste 60 e 75 ve o que muda. mas testa em games q rodam também. p min muda execpcionalmente. esses 15 nossa. parece pouco mas é outro detalhe que conforta os olhos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, jeanjcbc0 disse:

não existe problema algum em deixar o windows em 75hz. nada a ver cara não tem isso de consumir mais do pc.(eu fui configurando em cada jogo por que pra min valeu mt a pena)  A minha tb esquenta, coloca coolers direitinho. mesmo q o game nao chegue a 75 nao há problema em deixar a taxa de att assim. ele simplesmente vai bater onde der, tanto faz se vai estar em 60 ou nao, ele vai onde der, agora se o game roda acima de 60 você ta perdendo qualidade, pois poderia rodar com ele a 65, ou 70 75.. o vsync vai empurrar os frames o mais próximo da taxa de att. onde o pc aguentar ele aproxima. 

faz o teste 60 e 75 ve o que muda. mas testa em games q rodam também. p min muda execpcionalmente. esses 15 nossa. parece pouco mas é outro detalhe que conforta os olhos. 

Farei novos testes. Aí digo aqui. Valeuuuu

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jeanjcbc0 Fiz testes aqui, tem razão! Se meu monitor permite 75 hz é desperdício não jogar a 75 fps. Estou deixando essa opção sempre.

 

Mas não vou sacrificar muito gráfico para manter 75 fps. Se um game está a 60 fps para mim está muito bom já. No entanto, vou deixar sempre 75 fps para acompanhar o máximo do monitor. A grande maioria dos jogos acredito que eu consiga isso, mesmo com gráfico elevado. E se ficar abaixo em alguns, tranquilo. Mas não limito mais a 60 hz o monitor. Deixarei sempre 75 hz.

 

Flwwww, valeu pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2018 às 16:47, jeanjcbc0 disse:

não existe problema algum em deixar o windows em 75hz. nada a ver cara não tem isso de consumir mais do pc.(eu fui configurando em cada jogo por que pra min valeu mt a pena)  A minha tb esquenta, coloca coolers direitinho. mesmo q o game nao chegue a 75 nao há problema em deixar a taxa de att assim. ele simplesmente vai bater onde der, tanto faz se vai estar em 60 ou nao, ele vai onde der, agora se o game roda acima de 60 você ta perdendo qualidade, pois poderia rodar com ele a 65, ou 70 75.. o vsync vai empurrar os frames o mais próximo da taxa de att. onde o pc aguentar ele aproxima. 

faz o teste 60 e 75 ve o que muda. mas testa em games q rodam também. p min muda execpcionalmente. esses 15 nossa. parece pouco mas é outro detalhe que conforta os olhos. 

 

Cara, comprei um monitor da OAC de 144 hz, 1 ms tempo de resposta. Rasguei dinheiro com 4K.....

 

Que experiência INCRÍVEL que é jogar num monitor assim. E tem freesync ele também.

 

Até o ps4 pro ligando nele fica muito show.

 

4K é frescura..... para filmes ok, mas para JOGAR um monitor 144 hz com tempo de resposta baixo é a melhor experiência que já tive. E cansei do formato ultrawide, peguei 16:9 mesmo.

 

Detalhe, paguei 1.700 nesse monitor, bem mais barato que a TV 4K.... rasguei dinheiro com essa TV aí... ao menos pensando na jogatina.

 

Faço questão de dar testemunho disso, porque sei lá, tem muita gente querendo comprar TV 4K ou mesmo monitor 4K, PENSE MUITO BEM. Pela minha experiência não vale a pena, MUITO MELHOR pegar um monitor full HD de 25 polegadas 144 hz, 1 ms tempo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, jeanjcbc0 disse:

@Diogo HF  Poxa cara que ótimo!!! 

Me adc na steam : panic!

jean carlos,região brasil lv 5 acho.

é uma foto vermelha. 

Vou adicionar sim!

 

Mas não pense em me chamar para jogar de maneira competitiva, pois sou ruim cara. Inclusive eu foco mais em single player mesmo.

 

Online eu foco mais no console mesmo. No PC maioria dos jogos são single player.

 

COD WWII eu tenho no PC. Estou jogando ali ele. Aí podemos jogar sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...