Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soquete 1151 Intel - Skylake, Kaby Lake, Chipsets e Placas-Mãe


RS Faria

Posts recomendados

Como virou "trend" no Fórum nas últimas semanas, acho viável a criação deste tópico, afim de informar uma questão simples, mas que tá deixando muita gente confusa..

 

Sim, Skylake e Kaby Lake compartilham o mesmo soquete, o LGA 1151.. Sendo assim, a maioria das pessoas logo pensa que, qualquer placa-mãe com o mesmo soquete, aceitará qualquer uma dessas famílias de CPUs.. Isso está certo e errado, ao mesmo tempo..

 

Porque está certo? - Como vem sendo praxe da Intel, desde a era dos Sandy Bridge, ela utiliza o mesmo soquete em duas gerações de CPU.. Ela também lança uma linha nova de chipsets, toda santa geração lançada.. Isso fez com que, geralmente, placas de uma geração anterior, sejam compatíveis com CPUs de uma geração mais nova.. Foi assim entre Sandy Bridge e Ivy Bridge, está sendo assim, com Skylake e Kaby Lake.. Entre Haswell e Broadwell não foi bem assim, mas isso não vem ao caso, nesse tópico..

 

Porque está errado? - Apesar de usarem o mesmo soquete, ainda há uma incompatibilidade, a nível de BIOS.. Como dito antes..

 

Citação

Ela também lança uma linha nova de chipsets, toda santa geração lançada..

 

A linha Kaby Lake é nativamente compatível com placas-mãe de chipsets B250, H270 e Z270.. Elas são compatíveis também, com CPUs Skylake.. Já as placas-mãe que foram lançadas originalmente com as CPUs Skylake (chipsets H110, B150, H170 e Z170), realmente precisam de uma atualização de BIOS, para que possam reconhecer as CPUs Kaby Lake..

 

A atualização, na maioria esmagadora dos casos, requer uma CPU Skylake pra tal.. Algumas placas-mãe topo de linha da ASUS (ASUS USB BIOS Flashback) e da Gigabyte (Gigabyte Q-Flash Plus), tem ferramentas que dispensam a CPU Skylake mas, como dito, é um recurso quase que exclusivo de placas-mãe mais caras..

 

As fabricantes de placas-mãe, como ASUSMSIGigabyte e ASRock, disponibilizaram as atualizações necessárias, para que as placas para Skylake, tenham compatibilidade com Kaby Lake, bem como ferramentas pra facilitar o processo..

 

É mais um alerta, já que muita gente anda quebrando a cara com isso.. Se for comprar Kaby Lake, prefira as novas..

 

Abs

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
12 horas atrás, andymath disse:

tenho um 6700K e vi uma placa Z270 a um preço legal. Precisarei atualizar o BIOS antes de instalar o processador? Ou a placa reconhecerá o Skylake sem problema?

O problema é só com processador Kaby e placa Sky. O contrário (CPU Sky com mobo Kaby) sempre vai ser compatível logo de cara.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal, a uns 2 anos atrás adquiri um kit mobo gigabyte h110m-h, i5 6500 com 16 gb ram ddr3, preciso fazer um upgrade e quero pegar um i7 7700, é arriscado usar kaby lake com ddr3? Visto que não tenho grana pra trocar mobo, ram e processador. 

Encontrei na kabum memórias ddr3l 

https://m.kabum.com.br/produto/93860/mem-ria-crucial-8gb-1600mhz-ddr3l-cl17-ct102464bd160b?origem=52&gclid=CjwKCAjwj4zaBRABEiwA0xwsP95nQq7x4-8Q0vRHl9hlOPuQ5bV39z5FalrA5lu_VtX__pIpbkdHoRoCKFIQAvD_BwE

 

Seria uma solução? 

 

Agradeço desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...