Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comportamento diferente após mudança de MBR para GPT


Agt00

Posts recomendados

Olá,

Meu SSD e HDD estavam em Legacy com MBR.

Fui instalar o Win10 Edu e resolvi formatar tudo e refazer o boot deles, passando tudo para GPT e passando a utilizar o modo UEFI.

Até aí normal, o boot roda sem problemas, mas tenho notado um comportamento diferente, considero estranho porque é o mesmo equipamento e as únicas alterações feitas foram essas já mencionadas, além de mudar Win10 Pro para Edu.

Eventualmente parece que o HD fica em modo "sleep". Algumas vezes quando vou no Explorador de Arquivos abrir alguma pasta do HD, demora para abrir e abre depois de alguns segundos que dei o comando, escuto barulho do HD pensando mais "forte" do que o normal como se estivesse voltando de um log off. Escuto esse barulho também quando estou em um programa tipo Excel e solicito para salvar e acaba demorando mais do que de costume.

Já utilizei um comando no cmd de hibernate off.

Alguém sabe se isso é normal? Nunca havia utilizado sistema UEFI com boot GPT antes.

 

Obs.: O sistema está no SSD, assim como a maior parte dos programas, mas os dados eu salvo todos no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que seja normal para um HDD, se usar somente SSDs voce não terá esse problema. Sei que o preço ainda é um impetitivo, mas pesquisando voce encontra alguma promoção. Eu fui comprando aos poucos e hoje uso 3 SSDs de 240GB.
Um exemplo de boa promoção é este Samsung 750 EVO 250GB por 277,00 reais na ...(promoção válida até 18-03-17).
Assista este VIDEO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não estou trabalhando no momento, por enquanto! Então comprar mais SSDs está fora de cogitação.

Talvez eu tenha encontrado o que está causando isso, estranho que antes não ocorria.

Solução bem simples até fui em "Alterar configurações de energia avançadas" em Disco Rígido aumentei o tempo da opção de "Desligar o disco rígido após:"

Tudo indica que funcionou, e considerando que se você executa uma planilha e não salvar ou usar o HD em 20min ele "desligava" (hibernava para economizar energia) e ao salvar ou tentar localizar um arquivo nele, ele saia do estado ocioso fazendo mais barulho e demorando um pouco mais para responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...