Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor placa para um i7 7700K?


Posts recomendados

Bom dia, estou montando um PC para trabalho (ferramentas de desenvolvimento) e jogos.

 

Estou em dúvida dessas 3 placas-mãe para adquirir:

 

ASUS ATX PRIME Z270-ARhttp://www.kabum.com.br/produto/84269/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-prime-z270-ar-4x-ddr4-2-m-2-rede-intel-safe-slotthunderboltex-audio-dts-aura-sync-sli-cfx-hdmi
ATX PRIME Z270-P http://www.kabum.com.br/produto/85411/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-prime-z270-p-ddr4-usb-3-0-crossfire
ATX Z170A Gaming M5 http://www.kabum.com.br/produto/72292/placa-mãe-msi-p-intel-lga-1151-atx-z170a-gaming-m5-4xddr4-m2-sata-express-hdmi-dvi-usb-3-1-sli-crossfire

 

OBS: Processador Core i7 7700K Kabe Lake 4.2/Max Turbo 4.5 GHZ e GeForce GTX 1070 G1 Gaming Gigabyte 8GB

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma coisa em particular que você queira de uma ou outra mobo? Se sim, então vá nela. Se não, pode ir na base do preço / aparência; se você não souber a diferença entre essas placas, então é porquê não vai se beneficiar dela (o que é uma outra forma de dizer "tanto faz", pode pegar qualquer uma que não importa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Edson Victor disse:

@Imakuni Gostaria de usufruir de um melhor desempenho/qualidade pro PC.

Hm. Legal. placa-mãe não muda em nada o desempenho. E "qualidade" também é algo meio subjetivo, dependendo de como você encare as coisas...

 

Como eu disse antes, vá na que achar mais bonita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descarte a placa Z170A Gaming M5, pois o chipset dela é o Z170 e ela precisará de um update de bios para conseguir rodar os processadores Kaby Lake. Sendo assim, ela não vai conseguir funcionar com um i7 de 7ª geração sem antes ter um SEGUNDO processador compatível para ligar ela e fazer o update.

 

Como você está comprando um processador destravado (letra K após o 7700), você tem opção futura de fazer overclock nesse processador. Se não sabe o que é isso, ou sabe mas não pretende fazer overclock, você pode economizar 200 reais e comprar um i7 7700 sem o 'K', que é basicamente o mesmo processador, só que 'travado' e sem overclock 'de fabrica' (4.2 turbo ao invés de 4.5), mas que ainda assim é um excelente processador.

 

Se optar pelo i7 7700 travado, a placa ASUS Z270-P está ok.

 

Já se quiser permanecer com o i7 7700K (e ter a possibilidade futura de ler muito e aprender sobre overclock), eu descartaria a Z270-P por possuir poucos chokes (que são aqueles cubinhos um seguido do outro cinza escuros perto do socket do processador). Eles indicam, normalmente, a quantidade de fases responsáveis por criar uma tensão limpa pro processador. Assim, a ASUS Z270-P aparenta ter 7 deles, enquanto a ASUS Z270-AR tem 10, sendo assim, a Z270-AR é melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Edson Victor disse:

Overclock seria utilizar a máxima potência do componente ?

 

Sim e não...

 

Para o processador funcionar, basicamente (simplificando o processo) a placa-mãe fornece uma tensão específica para ele, além de configurar outros parâmetros. Assim, seguindo as especificações de fábrica, o processador vai funcionar num 'clock' específico, que medimos em GHz, como por exemplo, os 4.2 GHz padrão do processador i7 7700K.

 

Esse processador, automaticamente, eleva seu clock para 4.5 GHz quando 'sente' que precisa calcular tarefas mais pesadas. Para isso, a placa-mãe vai fornecer uma tensão em volts ligeiramente maior para o processador, além de alterar também outras configurações no gerenciamento do mesmo. Esse 'boost' na velocidade do processador, acima do seu clock 'padrão' é chamado de overclock.

 

Ai que tá, tem o overclock 'de fábrica' nesse processador que eleva o clock de 4.2 para 4.5 GHz (que é chamado de Turbo Boost). Esse overclock automático já é excelente e já utiliza a máxima potência do processador com uma margem de segurança muito boa. Se for utilizar somente essas configurações padrão, basta a placa ASUS Z270-P.

 

Mas, se você comprar uma placa-mãe com um circuito mais dedicado para overclock (placa mais cara R$$$$$), juntamente com um sistema de refrigeração mais potente (uma vez que overclock gera mais calor no processador), poderá manualmente elevar ainda mais o clock, ou seja, subir mais ainda a velocidade desse processador, utilizando mais ainda a potência que o processador conseguiria entregar. Para isso, precisa de placas com circuito que controla as tensões do processador um pouco mais bem feitos e com mais componentes. Como é o caso da ASUS Z270-AR.

 

Entretanto, fazer overclock acima da velocidade normal do processador é arriscado. Colocar muita tensão no processador para subir o seu clock aumenta a temperatura, pode causar travamentos e instabilidades, curtos dentro do processador, diminuir a vida útil dele e até queimá-lo.

 

Portanto, é preciso pensar (e ler MUITO sobre o assunto) antes de querer fazer overclock.

 

Por isso eu te disse que se você não quer fazer overclock, ou não tem o conhecimento para fazer, talvez seria melhor comprar o i7 7700 (sem ser K), e economizar uns 200 reais para investir em outra coisa.

 

Basicamente:

i7 7700 (sem ter o K) -> ASUS Z270-P

i7 7700K SEM OVERCLOCK -> ASUS Z270-P

i7 7700K com possibilidade de um overclock futuro -> ASUS Z270-AR

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Otima explicação e também gostaria de saber se é fácil fazer esse tipo de manipulação. Com sua explicação vou pegar o i7 7700k com a placa AR. Pra futuramente utilizar em overclock! Vou explicou a questão da placa fazer o controle de tensão pra esse procedimento. Existe manual? devo pesquisar ? ou é fácil ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa ASUS PRIME Z270-AR tem um sistema chamado 5-Way Optimization que você acessa através da BIOS durante a inicialização do computador e que permite a própria placa-mãe analisar seu processador e também seu sistema de refrigeração e testar diferentes níveis de overclock de forma automática.

 

MAAAAAS, como overclock é um processo que exige um pouco mais de conhecimento do que simplesmente entrar na BIOS, sugiro você ler MUITO a respeito de overclock em diversos sites na internet, ler MUITO sobre essa placa e sobre a BIOS dela, antes de arriscar um processo de overclock, que como disse, pode reduzir a vida útil do seu processador e até mesmo queimar ele.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Está placa seria uma boa para OC?  http://www.kabum.com.br/produto/84267/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-matx-prime-z270m-plus-4x-ddr4-usb-tipo-c-cfx-2-m-2-5x-protection-3-digi-vrm-safe-slot-vga-dvi-hdmi/?tag=z270

 

Ela é compatível com a 7° Geração. Na descrição indica que foram feito testes com o o processador i7 7700k

 

ASUS z270  PLUS.

adicionado 7 minutos depois

@AlienMind http://www.kabum.com.br/produto/84268/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-prime-z270-k-4x-ddr4-usb-tipo-c-cfx-2-m-2-5x-protection-3-digi-vrm-safe-slot-vga-dvi-hdmi/?tag=z270

 

essa aqui também também é boa para OC ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa z270-m e z270-k possuem, ao que parece, 7 chokes, dos quais acho que são 6 fases para o processador e 1 para outros conponentes do socket do cpu. Elas estão nesse sentido no mesmo nível da z270-p.

 

Portanto, eu não recomendaria ela para overclock.

 

Nesse sentido, eu ainda sugiro a z270-ar que possui mais fases para garantir um overclock mais seguro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edson Victor disse:

@AlienMind Procurando em alguns sites, e até mesmo no site que eu ia realizar a compra, a placa (Z270-AR) ficou indisponível. Poderia sugerir uma placa com a mesma função e com mesmo preço ou mais barata ?

 

 

Aguarde alguns dias, normalmente voltam voltam a ficar disponíveis rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas então, atender o i7 7700K ela atende, mas não para overclock feito MANUALMENTE, apenas para o funcionamento normal dele de 4.2 a 4.5 GHz.

Olha, o que eu quero que você entenda é que, para fazer um overclock seguro, a placa-mãe precisa ter vários canais para o controle de tensão do CPU. Veja essa imagem que eu montei. Basicamente contando os 'quadradinhos' cinzas escuro que ficam do lado do socket do processador, é possível estimar a quantidade de canais do circuito de tensão do processador. Quanto mais deles, mais dedicada e segura é a placa para fazer overclock:

58d43545efcf0_Untitled-1copy.thumb.PNG.92da7e693701f7aae48da745e0358128.PNG

 

O que acontece é que, todas essas placas Z270M-Plus / Z270-K e Z270-P possuem 7 deles, ou seja, nesse quesito elas são equivalentes, e não são ideais para overclock.

 

Já a Z270-AR (e outras mais caras), possuem 10 ou mais deles, além de possuir na BIOS a opção de testar seu sistema para fazer um overclock ACIMA de 4.5 GHz de forma automática (recurso chamado 5-way optimization).

 

Então fica a seu critério:

 

Qualquer uma das 3 abaixo serão para trabalhar com o processador entre 4.2 e 4.5 GHz (que é a velocidade normal dele), e todas são basicamente a mesma coisa em recursos de SLI, slot M.2, USB 3.0 etc. Simplesmente escolha a mais barata se você não souber o que são ou como utilizar cada um desses recursos todos.

 

ASUS PRIME Z270M-PLUS

ASUS PRIME Z270-K

ASUS PRIME Z270-P

 

AGORA, se você quer insistir em fazer overclock para deixar o processador ACIMA de 4.5 GHz, a placa tem que ser pelo menos a ASUS PRIME Z270-AR por conta de seu circuito de tensão mais dedicado e também pela facilidade do overclock através do recurso 5-way optimization da própria ASUS.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind Agora você bagaçou. Muito bem explicado e esclarecendo todas as dúvidas! Com certeza quem ler este poste vai sanar as dúvidas de imediato. Parabéns pela paciência e dedicação para responder com esclarecimentos o post!!!

 

Obrigado de verdade e Parabéns pela sua didática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh, é uma placa muito boa, suporta trabalhar sim com os clocks de 4.2 a 4.5 GHz natural do i7 7700K MAAAAAAAAAS eu tenho quase certeza que ela vai precisar de um upgrade de BIOS para poder ligar e funcionar com esse processador.

 

A versão de BIOS necessária para funcionar com o i7 7700K é a 0310, e essa placa vem 'de fábrica' com a versão de BIOS 0202 ou até mesmo anterior.

 

Assim, você vai precisar de outro processador para ligar a placa e fazer o upgrade de BIOS diretamente através dela mesma (com um pendrive com o arquivo da BIOS, por exemplo).

 

Ai vem o problema, você tem outro processador com soquet LGA 1151 para poder ligar a placa e fazer esse upgrade? Uma solução seria levar num técnico e ver se ele empresta um processador compatível para fazer esse upgrade.

 

Do contrário, tem que ser uma placa com o chipset Z270 mesmo. Só essas vão vir 'de fábrica' suportando rodar os processadores de 7ª geração sem upgrade nenhum de BIOS.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola bd, vocês poderiam me ajudar com uma problema, tenho uma asus strix z270e gaming, memoria corsair vengeance lpx dd4 16gb, i7 7700k, fiz um teste sem memoria ela bipa normal com erro de memoria, quando coloco a memoria ela da o bip que o pc ligou + não sobe o vídeo, depois volta a dar o bip sem memoria, vi no manual que a memoria e compatível, o fornecedor pede pra atualizar a bios + como se o pc não liga e no manual não consta que essa placa e possível atualizar a bios sem o modo padrão, alguém tem uma dica, vlew obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michel Arts© Olá. Estou com a mesma placa mas não tive problemas.

 

Vi outro usuário com uma placa semelhante e também achava que o problema podia ser nas memórias, mas acabou que era um pino torno no soquete do processador. Ele de alguma forma conseguiu voltar o pino para a posição normal, e o pc ligou normalmente.

 

Veja se voce consegue retirar o processador com muito cuidado e confira todos os pinos se estão na posição normal.

 

Confere também se as memórias são mesmo compatíveis segundo essa lista aqui conforme o código da memoria

 

dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/STRIX_Z270E_GAMING/Strix-Z270E-Gaming_memory_QVL.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, AlienMind disse:

@Michel Arts© Olá. Estou com a mesma placa mas não tive problemas.

 

Vi outro usuário com uma placa semelhante e também achava que o problema podia ser nas memórias, mas acabou que era um pino torno no soquete do processador. Ele de alguma forma conseguiu voltar o pino para a posição normal, e o pc ligou normalmente.

 

Veja se voce consegue retirar o processador com muito cuidado e confira todos os pinos se estão na posição normal.

 

Confere também se as memórias são mesmo compatíveis segundo essa lista aqui conforme o código da memoria

 

dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/STRIX_Z270E_GAMING/Strix-Z270E-Gaming_memory_QVL.pdf

 

 

então brother o kit completo e placa são todos zerados novos, o processador veio ate com proteção no socket, e já tinha visto no site sobre a memoria e confere, a placa aceita essa corsair de 16gb, o problema que o fornecedor diz pra atualizar a bios e ativar os perfis xmp(intel) para reconhecer a memoria + o difícil e fazer a atualização da bios sem o pc ligar, no teste sem memoria o bip de falta de memoria esta ok, o estranho que quando coloca a memoria o pc da o bip de como tivesse ligado, porém não liga e volta com o bip de falta de memoria ou erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa d outro usuario tambem era zerada e ainda assim veio com um pino torno. Talvez fosse interessante voce checar isso.

 

Sobre ativar os perfis xmp, isso só afeta a ativação da velocidade em overclock da memoria ram se for acima de 2133 MHz, nao afeta reconhecer ela ou nao.

 

Sobre a atualização da bios, só consegue fazer SE você conseguir entrar na bios. Lá dentro tem a opcao de usar um pendrive com o arquivo da bios para atualizar. Se a placa não dá o POST, nao tem como entrar na BIOS para atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, AlienMind disse:

A placa d outro usuario tambem era zerada e ainda assim veio com um pino torno. Talvez fosse interessante voce checar isso.

 

Sobre ativar os perfis xmp, isso só afeta a ativação da velocidade em overclock da memoria ram se for acima de 2133 MHz, nao afeta reconhecer ela ou nao.

 

Sobre a atualização da bios, só consegue fazer SE você conseguir entrar na bios. Lá dentro tem a opcao de usar um pendrive com o arquivo da bios para atualizar. Se a placa não dá o POST, nao tem como entrar na BIOS para atualizar.

vou conferir isso, o difícil que so precisa de outro pente ddr4 pra tirar a duvida, com essa crise e o mercado de info bem fraco, difícil alguém ter ddr4 em estoque, e ainda ta recente o lançamento, vou verificar aqui brother já posto algo, vlew pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...