Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto meu PC Gamer 2017 - Dicas/Opiniões


Posts recomendados

Bom dia guys, sou novo por aqui e ainda não contribui muito para a comunidade do Clube do Hardware, mas eu tenho um sonho de montar um PC na casa dos R$10.000,00 a muito tempo, este ano pretendo concretizar esse sonho. O PC tem muitas peças "ignorantes" e acredito até, grosseiras para uma configuração "balanceada" meu conhecimento de Hardware fica um pouco a cima das pessoas leigas( já estou resolvendo isso, estudando bastante sobre Hardware nessas últimas 3 semanas). O canal do Adrenaline, com a série "Escola do Hardware" foi um dos muitos canais que eu venho acompanhando para estudar Hardware e montar uma máquina que me satisfaça. A máquina que eu vou montar com certeza não é custo benefício e uma de suas características indispensáveis é a beleza(junto ao desempenho claro). Para começo de tudo eu escolhi o Gabinete Cooler Master Cosmos 2, e vou substituir uma de suas portas por uma que a imita, mas em acrílico. Depois de definida essa parte eu criei um conceito prévio para todas as peças. Elas devem ser o mais próximo dos modelos atuais "High-End" com as tecnologias mais recentes e ter uma aparência que impressione, com RGB de preferência. Definido isso, não foi tão difícil encontrar as peças pré determinadas, mas estou em dúvida se estou no caminho certo, por isso, venho pedir encarecidamente a ajuda de todos que se despuserem a me dar dicas e conselhos sobre esse meu projeto, que eu batizei de "Projeto meu PC Gamer 2017".

Vou deixar abaixo uma lista com as imagens e descrições das peças que eu escolhi até o momento. Também vou deixar uma lista também com imagens com meus periféricos atuais que não vou trocar e umas imagens bônus do meu atual "Cantinho Gamer":

 

  • Configuração que vou montar:

 

  • Gabinete: Cooler Master Cosmos 2
  • placa-mãe: Asus Rog Maximus IX Formula
  • Processador: Core i7 7700K 4.2 GHz up to 4.5 GHz
  • Placa de Vídeo: Asus Strix Rog Geforce GTX 1080 8GB VRAM
  • Memória RAM: Corsair Vengeance Led 16GB (2x8) DDR4 3000 MHz
  • HD: Seagate Barracuda ou Western Digital 1TB
  • SSD: Kingston V300 120GB (Já tenho, talvez eu compre outro igual para fazer Raid 0)
  • Fonte: Cosair 850W Real 80 Plus Gold Semi-Modular(Não tenho certeza sobre essa fonte ainda)
  • CPU Water Cooler: Cosair H115i
  • CPU Air Cooler: Cooler Master MasterAir Maker 8
  • Estou na dúvida entre os dois modelos de porta de acrílico e o CPU Air ou WC cooler

 

Escolhi essa mobo porque ela tem suporte a WC custom da EK, e pretendo futuramente fazer um WC custom.

 

Alguém ai já usou o Maker 8? O tamanho e peso dele me preocupam bastante. Ele é muito pesado e avança sobre os slots de memória RAM aparentemente na maioria esmagadora dos casos. Eu sei que há Air Coolers menos invasivos e com custo melhor e benefício(desempenho) até melhor, mas a questão é que precisa ter desempenho e estética no meu projeto. Outro detalhe é que esse fuckin CPU Air Cooler é muito grande apesar de sua aparência e eficiência, resumindo, estou tampando uma peça de R$1.800,00(a mobo) com outra de R$600,00, acho que não vale a pena.

 

  • Itens da configuração atual que vou manter:

 

  • Monitor: AOC Hero
  • Headset: Razer Kraken 7.1 Chroma
  • Teclado: Ozone Strike Pro
  • Mouse: Corsair Scimitar RGB
  • Mouse Pad: Goliathus médio eu creio
  • Mouse Bungee: Dazz Scorpion
  • Cadeira: AKRacing Premium V2 Black Carbon

 

Agora que estou chegando perto da etapa final, acho que é interessante falar sobre orçamento e valores. Pois bem, antes de entrar em detalhes é importante saber algumas coisas. O mercado atual está passando por grandes turbulências e instabilidade. Com o lançamento da 1080ti, todas as 1080 terão seus preços reajustados. Com o lançamento dos Ryzen, a Intel também vai reajustar o preço de seus processadores para ficar mais competitiva. Memórias RAM tiveram um aumento de preço absurdo no começo de 2017(provavelmente uma jogada de marketing) e o mais provável é que seus preços caiam até o final do ano. O dólar vem caindo e se houver reforma da previdência... Vai despencar. Enfim, como a data que eu pretendo comprar o computador é entre 09/17 e 12/17, quer dizer que o mais provável é que seja a melhor época do ano para concretizar meu projeto em termos econômicos. As peças da configuração atual tem um preço aproximado de R$11.870,00 já com frete incluso e margem de risco, ou seja, seus valores um pouco acima para caso de qualquer imprevisto ou aumento. O mais provável é que no final do ano, a mesma configuração fique na casa dos R$10.000,00(tomara que sim uahauhauhauha).

 

Aos mais entendidos do assunto, caso saibam ou tenham alguma peça da minha atual configuração, peço encarecidamente que postem suas experiências e estou aberto a todas as críticas, dicas e opiniões. Fico agradecido desde já, abraços galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Cassio008 disse:

Fonte: Cosair 850W Real 80 Plus Gold Semi-Modular(Não tenho certeza sobre essa fonte ainda)

Mude isso para uma fonte mais simples. Pode ser uma 550~600w Gold mesmo, mas não precisa de 850w, é um completo desperdício.

 

27 minutos atrás, Cassio008 disse:

Com o lançamento dos Ryzen, a Intel também vai reajustar o preço de seus processadores

Não vai não...

 

Eles talvez lancem refreshs, mas acho difícil que ajustem mais do que 5~10 dólares.

 

29 minutos atrás, Cassio008 disse:

mórias RAM tiveram um aumento de preço absurdo no começo de 2017(provavelmente uma jogada de marketing) e o mais provável é que seus preços caiam até o final do ano.

É a lei da oferta e procura.. Atualmente, a demanda está muito alta comparada à produção (por vários motivos), o que faz o preço subir. É verdade que eventualmente vai baixar, essa subida / queda no preço da RAM é algo cíclico. O problema é quando: particularmente, eu acho que só vai começar a baixar no fim do ano / início do ano que vem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Mude isso para uma fonte mais simples. Pode ser uma 550~600w Gold mesmo, mas não precisa de 850w, é um completo desperdício.

Pensei o mesmo, mas eu gosto de ter sempre uma potência acima, me sinto mais seguro, vou tentar pegar uma de 750 com 80 plus gold então xD.

 

1 minuto atrás, Imakuni disse:

 

Não vai não...

 

Eles talvez lancem refreshs, mas acho difícil que ajustem mais do que 5~10 dólares.

Bom, as tendências indicam que sim, espero que aconteça.

 

1 minuto atrás, Imakuni disse:

 

É a lei da oferta e procura.. Atualmente, a demanda está muito alta comparada à produção (por vários motivos), o que faz o preço subir. É verdade que eventualmente vai baixar, essa subida / queda no preço da RAM é algo cíclico. O problema é quando: particularmente, eu acho que só vai começar a baixar no fim do ano / início do ano que vem.

Tomara que seja no final deste ano, quando vou montar o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassio008 pretendo montar um pc bom também, mas com  a metade do teu orçamento, pretendo ir ao PY para buscar já que mora relativamente perto. Essas configurações que você listou é ótima, mas uma questão que eu venho me questionando é sobre a plataforma que vau usar, z270 ou x99, pretendo pesquisar mais sobre as duas. A pergunta é, será que compensa adquirir um processador com mais núcleos pensando futuramente?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassio008

  • Uma XFX750W-Pro é muito mais que suficiente, pensando que isso aguenta até SLI.
  • Tem a GTX 1080Ti chegando.
  • Já teve reajuste de preço da Intel, mas aqui no Brasil, vai chegar quando Deus quiser.
  • Se está preocupado com a aparência, pegue uma AORUS GA-Z270X-GAMING 9.
  • Não entendi o watercooler e o aircooler.
  • Cade um SSD M.2.?
  • Eu particularmente, acho que um Aerocool P7-C1 melhor para seu caso.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Josimar Occhi disse:

 

12 minutos atrás, zOpek disse:

@Cassio008

  • Uma XFX750W-Pro é muito mais que suficiente, pensando que isso aguenta até SLI.

Vou dar uma conferida no modelo.

 

Citação
  • Tem a GTX 1080Ti chegando.

Sim, mas não preciso disso tudo xD, sem contar que ela ia pesar pakas no orçamento.

 

Citação
  • Já teve reajuste de preço da Intel, mas aqui no Brasil, vai chegar quando Deus quiser.

Realmente... -.-

Citação
  • Se está preocupado com a aparência, pegue uma AORUS GA-Z270X-GAMING 9.
  • Não entendi o watercooler e o aircooler.

Vou conferir o modelo, mas acho que já vi, por que acha ela melhor? Eu gosto mais do modelo que eu escolhi, tanto em estética quanto por ser da linha "ROG". Sobre os CPU cooler, estou na dúvida, sobre se pego um wc ou um air cooler, e os modelos que estou pretendendo pegar são o H115i da Corsair e o MasterAir Maker 8 da Cooler Master.

 

Citação
  • Cade um SSD M.2.?

Sem money, vou manter me SSD atual por enquanto, provavelmente quando eu colocar o WC custom eu compro um também.

 

Citação
  • Eu particularmente, acho que um Aerocool P7-C1 melhor para seu caso.

Sério? Eu, particularmente, acho esse modelo horroroso xD.

 

adicionado 11 minutos depois
25 minutos atrás, Josimar Occhi disse:

Cassio008 pretendo montar um pc bom também, mas com  a metade do teu orçamento, pretendo ir ao PY para buscar já que mora relativamente perto. Essas configurações que você listou é ótima, mas uma questão que eu venho me questionando é sobre a plataforma que vau usar, z270 ou x99, pretendo pesquisar mais sobre as duas. A pergunta é, será que compensa adquirir um processador com mais núcleos pensando futuramente?  

Eu com meu conhecimento que fica só um pouco a cima dos leigos, pesquisando e estudando bastante descobri o seguinte. Não me lembro onde, mas o fato é, de todos os usuários de PC (usuários Steam), a grande maioria usa processadores de 4 núcelos e 8 threads, os usuários de 6 e 8 núcelos com 12 e 16 threads são a minoria. O que nós podemos concluir com isso... Bom, a maioria dos games tem uma melhor otimização para os processadores Intel apesar de alguns modelos AMD terem um desempenho bem próximo. Sem contar que em muitos benchmarks e testes a capacidade single core dos Intel supera os AMD de 6 e 8 núcleos.  Eu, particularmente, vou de Intel, no meu caso, só para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josimar Occhi @Cassio008 Uma explicação rápida:

 

Boa parte de consumidores de hardware, infelizmente vivi ainda com dual-core, isso inclui APU, Atlhon, Celeron, Core2Duo, Pentium, i3, i5 e i7. Se uma companhia pretende lançar um produto de sucesso, ela com certeza, focará em rodar ao máximo 4 Threads, englobando também usuários quad-core.

Porém existe "produtos exceções", um Adobe Premier por exemplo, não quer você usando processador fuleira para roda-lo, suportando mais de 4 Threads, mais explicitamente, todos seus Threads. Chamamos programas assim como programa multi-thread.

Em jogos temos um porém, como dividir os cálculos de um frame para vários threads? Jogos usam cálculos massivos que são dependentes uns dos outros, ou seja, enviar para outro Thread é um risco. Geralmente chamamos os games de software single-thread.

Com os conceitos de single e multi chegamos ao processadores: LGA2011 vs LGA1151.

O custo do LGA2011 é altíssimo. Focado em Workstation, possui um multi-thread altíssimo graças aos seus múltiplos núcleos.

  • i7-6800K - 10C/20T
  • i7-6900K - 8C/16T
  • i7-6950X - 6C/12T

Mas o seu single é razoável, isso se deve ao seu IPC (instrução por núcleo) baixo. Fator que leva ao clock, apenas 3.6Ghz

Nesse quesito, perde até para o i7-7700K, custando R$ 3,000 a menos.

Passando para o LGA1151, temos os Pentium's, i3's, i5's e i7's.

O forte dessa linha é o IPC. Por exemplo, o i7-7700K tem um clock de 4.5Ghz. Mas por falta de núcleos, apenas o próprio i7-7700K se sai um pouco melhor em multi-thread. Sendo assim, ideal para jogos.

Porém, e o futuro?

Não sei disser porque não tenho bola de cristal: Mas é certeza que haverá uma transição de aplicações single para multi.

Os Ryzen's estão ai oferecendo 4C/8T como alternativa para i5 e i3.

Jogos também estão já pedindo ao menos 6 Thread, veja o caso do i3 e i5 no BF1 e Ghost Recon Wildland: 100% na gameplay inteira.

Cabe a nós decidirmos o que pretendemos.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, zOpek disse:

@Josimar Occhi @Cassio008 Uma explicação rápida:

 

Boa parte de consumidores de hardware, infelizmente vivi ainda com dual-core, isso inclui APU, Atlhon, Celeron, Core2Duo, Pentium, i3, i5 e i7. Se uma companhia pretende lançar um produto de sucesso, ela com certeza, focará em rodar ao máximo 4 Threads, englobando também usuários quad-core.

Porém existe "produtos exceções", um Adobe Premier por exemplo, não quer você usando processador fuleira para roda-lo, suportando mais de 4 Threads, mais explicitamente, todos seus Threads. Chamamos programas assim como programa multi-thread.

Em jogos temos um porém, como dividir os cálculos de um frame para vários threads? Jogos usam cálculos massivos que são dependentes uns dos outros, ou seja, enviar para outro Thread é um risco. Geralmente chamamos os games de software single-thread.

Com os conceitos de single e multi chegamos ao processadores: LGA2011 vs LGA1151.

O custo do LGA2011 é altíssimo. Focado em Workstation, possui um multi-thread altíssimo graças aos seus múltiplos núcleos.

  • i7-6800K - 10C/20T
  • i7-6900K - 8C/16T
  • i7-6950X - 6C/12T

Mas o seu single é razoável, isso se deve ao seu IPC (instrução por núcleo) baixo. Fator que leva ao clock, apenas 3.6Ghz

Nesse quesito, perde até para o i7-7700K, custando R$ 3,000 a menos.

Passando para o LGA1151, temos os Pentium's, i3's, i5's e i7's.

O forte dessa linha é o IPC. Por exemplo, o i7-7700K tem um clock de 4.5Ghz. Mas por falta de núcleos, apenas o próprio i7-7700K se sai um pouco melhor em multi-thread. Sendo assim, ideal para jogos.

Porém, e o futuro?

Não sei disser porque não tenho bola de cristal: Mas é certeza que haverá uma transição de aplicações single para multi.

Os Ryzen's estão ai oferecendo 4C/8T como alternativa para i5 e i3.

Jogos também estão já pedindo ao menos 6 Thread, veja o caso do i3 e i5 no BF1 e Ghost Recon Wildland: 100% na gameplay inteira.

Cabe a nós decidirmos o que pretendemos.

 

 

Eu vou de i7 7700K mesmo, ótima explicação, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, zOpek disse:

@Cassio008 A maior diferença pra mim da Aorus para ROG é Ethernet Killer DoubleShot X3, que é uma conexão brutal. Não se compara ao uma padrão Intel.

Além do áudio Blaster ZXRI.

Poderia mandar um link da mesma? Eu como sou meio leigo, vou pesquisar sobre esses detalhes que você mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, zOpek disse:

@Cassio008 Consertado .

Ainda não estudei as tecnologias superiores que você me falou mas de cara, apesar do meu PC não visar economizar, o que pega de uma Mobo para outra é o valor de quase R$1.000,00 a mais. Se eu optasse por essa placa, iria ter que revisar todos os outros itens do projeto e talvez até trocar alguns para caber no meu bolso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassio008 esse Maker 8 da Cooler Master é bonitinho mas ordinário. Brincadeira cara também. Pelo mesmo preço você compra um H110i V2 que é infinitamente melhor. O H115i eu não recomendo. O H55 e H75 têm a mesma bomba e eles são mais fracos do que o H60, que é da CoolIT (mesmo fabricante do H110i V2).

 

Não recomendo air cooler para esse i7. Eu iria ou de water cooler custom (se for fazer um delid e um over de 5Ghz) ou de um Corsair de 280mm.

 

TrackIR também é uma opção muito melhor do que comprar o Cosmos. Compre um Core V51 ou V71 da Thermaltake ou um 760T da Corsair e invista em outras coisas. Se não for fazer delid / over extremo, um mid tower bonito está de bom tamanho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Contiusa disse:

@Cassio008 esse Maker 8 da Cooler Master é bonitinho mas ordinário. Brincadeira cara também. Pelo mesmo preço você compra um H110i V2 que é infinitamente melhor. O H115i eu não recomendo. O H55 e H75 têm a mesma bomba e eles são mais fracos do que o H60, que é da CoolIT (mesmo fabricante do H110i V2).

 

Não recomendo air cooler para esse i7. Eu iria ou de water cooler custom (se for fazer um delid e um over de 5Ghz) ou de um Corsair de 280mm.

 

TrackIR também é uma opção muito melhor do que comprar o Cosmos. Compre um Core V51 ou V71 da Thermaltake ou um 760T da Corsair e invista em outras coisas. Se não for fazer delid / over extremo, um mid tower bonito está de bom tamanho. 

Show, vou pegar o H110i V2 Provavelmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, planejar uma configuração para o final do ano eu acho meio complicado. Os lançamentos, as oscilações de preço até lá podem variar muito, então provavelmente boa parte do que você está escolhendo pode ou vai mudar.

Relaxa um pouco, vai lendo sobre Hardware para quando for efetivamente comprar tudo, só escolher e pronto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Paula Amaral disse:

Amigo, planejar uma configuração para o final do ano eu acho meio complicado. Os lançamentos, as oscilações de preço até lá podem variar muito, então provavelmente boa parte do que você está escolhendo pode ou vai mudar.

Relaxa um pouco, vai lendo sobre Hardware para quando for efetivamente comprar tudo, só escolher e pronto.

 

De fato, mas quero ir moldando a máquina para não ficar muito indeciso quando eu for comprar de fato. Definindo as peças agora eu posso acompanhar seus preços, assim, fica mais fácil decidir a melhor hora para comprar ente 09/17 e 12/17 sem contar que não acho que o projeto sofrerá grandes mudanças a partir de agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...