Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar plug p10 em radio portatil


eligo

Posts recomendados

Ola, comprei um radio portatil e ele nao tem aquele plug femea pra colocar o fone de ouvido. Gostaria de saber se ha uma maneira de colocar um (pode ser p2 ou p10) e como faço isso. Preciso de algo mais detalhado  porque sou leigo no assunto. Desde ja obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenso, heim manolo... normalmente você coloca chip controlador do rádio/circuito... e você tem que fazer estudo do mesmo para saber onde colocar e se pode colocar direto o plug e se necessita de alguma programação, algum capacitor ou algo do tipo nas saídas. Precisa de um pouco de experiência e você tem que estudar o datasheet dele (normalmente em inglês). Fora que o circuito e é muito delicado, normalmente e você vai ter que soldar com cuidado para não criar curtos ou destruir trilhas...

 

Outra forma é você dar uma estudada no plug p2 fêmea e macho para pode fazer a conexão. Se você olhar os pinos do p2 fêmea os dois primeiros perto da porta de entrada dele vão dá curto quando o plug entrar e você pode aproveitar isso para colocar um relé smd para fazer o chaveamento do fio positivo da saída dos auto falantes para a saída p2 (a fonte de energia seria a pilha e você teria que olhar o datasheet para ver que tipo de resistência você teria que usar ou diodo para controlar a corrente e tensão para o rele). Ou seja, se você ligar o p2 ele chaveia o positivo para o positivo da ponta do p2 ou se tiver desligado ele chaveia para ir para os auto falantes normal do radinho. Isso para ter som em só um dos dois quando você quiser. Isso também vai necessitar você estudar... inclusive como são conectados dos cabos macho do p2.

 

Ou seja... não é um coisa "pluga aqui que tá beleza"... a não ser que você resolva tirar os autofalantes(acredito que tenha pelo menos um huahuauhahu ) e deixar só o 2p ... ai era só você comprar um p2 fêmea  e ligar os cabos que você soltou dos autofalantes nele, sem nada exagerado.

 

E finalmente você pode deria colocar a foto do circuito aqui e a marca e modelo do rádio... quem sabe tem um caminho mais fácil ou só vai confirmar que não será tarefa fácil... mas impossível não é ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando

 

 você também pode colocar um switch fora junto com o p2 fêmea para ficar trocando quem vai receber energia através dos cabos que vão para o alto-falante... Ai você só trocaria de posição o botão para fazer funcionar alto-falante ou funcionar o p2. Isso se faz ligando o positivo dele nesse switch e em um posição ele vai para *o autofalante e em outra ele vai para o p2.

 

Isso seria meio estranho, mas evitaria cálculos/estudos extras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Bommu. Na verdade a opção que melhor me serviu foi a ultima mesmo, ja ia descartar os auto falantes de qualquer maneira.Ele tem dois auto falantes :). Devo então juntar os fios iguais que eram dos auto falantes (preto com preto e vermelho com vermelho) e soldar no plug femea p2. Essa minha solda vai interferir em algo se o plug (macho) for estereo ou mono? Pra finalizar o topico, no lugar do p2 pode ser um p10? pois pretendo ligar ele em uma mesa ou amplificador para tocar os mp3. Valeu a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente. O jack J2 ou J10 já vem com chave para abrir o circuito dos alto falantes e enviar para o fone. Não há necessidade de circuito extra.

Não deves juntar os fios vermelhos dos alto falantes sob risco de queimar a saída do rádio. 

O jack a ser utilizado deve ser o de 5 pinos estéreo. 

Pesquise como instalar saida para fone dw ouvido em radio ou tv estereo.

Achei uma imagem que ilustra.

https://goo.gl/images/HEiixa

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Gente. O jack J2 ou J10 já vem com chave para abrir o circuito dos alto falantes e enviar para o fone. Não há necessidade de circuito extra.

Não deves juntar os fios vermelhos dos alto falantes sob risco de queimar a saída do rádio. 

O jack a ser utilizado deve ser o de 5 pinos estéreo. 

Pesquise como instalar saida para fone dw ouvido em radio ou tv estereo.

Achei uma imagem que ilustra.

https://goo.gl/images/HEiixa

 

Nesse modo que falei nenhum ele vai juntar os fios vermelhos... em cada um ele vai fazer chaveamento dos fios vermelhos ou para o fone de ouvido ou para os autofalantes. E eu ia aproveitar o curto que é causado pela entrada do jack X)

 

Mas pela foto que você postou estou fazendo tempestade em copo d'agua! É mais fácil do que eu pensei ^^ então só usar o jack para fazer o chavemento , eu não estudei o o p2 direito ^^ tenho um aqui, mas não retirei para olhar. Valeu pela explicação.

adicionado 14 minutos depois
2 horas atrás, eligo disse:

Obrigado Bommu. Na verdade a opção que melhor me serviu foi a ultima mesmo, ja ia descartar os auto falantes de qualquer maneira.Ele tem dois auto falantes :). Devo então juntar os fios iguais que eram dos auto falantes (preto com preto e vermelho com vermelho) e soldar no plug femea p2. Essa minha solda vai interferir em algo se o plug (macho) for estereo ou mono? Pra finalizar o topico, no lugar do p2 pode ser um p10? pois pretendo ligar ele em uma mesa ou amplificador para tocar os mp3. Valeu a ajuda

 

Faz como o @Ricardo S Ferreira falou... Mas cada faixa do plug p2 corresponde a um fio diferente que vai se conectar ao teu fone...normalmente eles colocam o mesmo terra em uma faixa e nas outras duas eles jogam esquerda e direita (os fios vermelhos)  compra uma p2 fêmea e dá uma estudada nele. Eu não achei data sheet detalhado do jack do p2...

 

O que eu faria é pegar uma testador de continuidade e  ir vendo o que ocorre quando tem ou não o plug p2 nele e perceber esse chaveamento que o Ricardo colocou ai em cima ^^

 

Se alguém souber a ligação ou tiver o data sheet ajude o rapaz X)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Mestre88 disse:

E os fones não podem ser ligados diretamente a saída dos alto falantes, precisa de um resistor de 100R em serie com cada canal. 

Desculpe pela ignorância, e perguntando por curiosidade:

 

Mas não é um radinho de pilha portátil... e a saída para o som já não tem uma resistência? Pois o autofalante dele não deve ser tão diferente da saída de fone de ouvido... A não ser se for uma caixa de som daquelas parrudas...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Desculpe pela ignorância, e perguntando por curiosidade:

 

Mas não é um radinho de pilha portátil... e a saída para o som já não tem uma resistência? Pois o autofalante dele não deve ser tão diferente da saída de fone de ouvido... A não ser se for uma caixa de som daquelas parrudas...

 

 

O fone de ouvido é bem mais sensível do que um alto falante comum, se for aqueles fones pequenos do tipo que se usa em celular, ele pode queimar se colocar no último volume.

Já aqueles grandões do tipo concha não há problema em queimar, mas o som fica com distorção, pois força o fone.

Como o amigo @eligo disse o rádio tem 6W, e eu já vi resistores na saída de fone até mesmo em rádios portáteis de 1W. O resistor era de 22R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bommu, e aqueles plugues de 3 pinos mono? Sera que nao seria mais fácil? Se for possivel ligar um daqueles nos fios que saem do auto falantes por favor faz um desenho ou passo a passo pra eu ligar os fios vermelhos e pretos que soltei dos auto falantes em um plug desses:  https://www.jccabos.com.br/produto/conector-p10-femea-mono-solda-circuito-fechado.htmles 

 

Agradeço a atençao de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... tenta fazer pelo desenho do Ricardo... com um multímetro no teste de continuidade (ou talvez no olhômetro) vê qual dos pares está em curto... vão ser dois pares(vamos chamar de* 1 e 2 ), só* pegar o p10 enfiar no fêmea e ver se eles mudaram para aberto. Se isso ocorreu , novamente só fazer igual como o cara colocou no desenho o vermelho do alto-falante da direita vai no primeiro par 1 e o vermelho da esquerda do alto-falante vai no par 2  e você pode escolher um fio preto da esquerda ou da direita para ser o terra e conectar na maior parte do p10. 

 

Se achar algo diferente disso pode falar que eu tento ver uma solução.

 

Fala qual o p10 qual é (quantos segmentos ele é dividido 2 ou 3 partes).

adicionado 5 minutos depois

Note que o "vermelho no par 1" significa que você vai soldar em um dos dois pinos do par e não que vai soldar o vermelho nos dois pinos do par.

adicionado 20 minutos depois

ADICIONANDO

 

@eligo  Mas uma coisa que notei aqui... acho que você vai precisar de um jack stereo e um plug stereo para fazer isso...

Pois da forma que o @Ricardo S Ferreira você vai precisar do lado direito e esquerdo para conectar... Mas com o mono vai só utilizar um lado e o outro vai continuar tocando... a não ser que você desconect o som de um dos lados.

 

 

Se eu tiver errado alguém me corrige...

 

Novamente veja qual o macho e a fêmea que você está usando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para piorar a situação de minha parte eu estou  sem nenhum esquemático do p10 fêmea e, também,  eu só tenho p4 fêmea aqui em casa estéreo. T_T

 

Enfim ... boa noite... vou ver no que dá isso amanhã mais tarde X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O mais simples P10 a venda é esse do link abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680550961-conector-jack-p10-stereo-femea-de-painel-plastico-_JM

Ao plugar o P10 Macho ele interrompe as ligações entre os três contatos...

Olhando de frente para essa fêmea P10 (Olhando para o buraco de entrada), o lado direito seria a entrada de som, (fios vindo da placa de aparelho), os da esquerda são os fios que vão para os falantes do aparelho...

Ao plugar o P10 macho, ele interrompe o som que vai pros falantes e "joga" somente para o fone de ouvido... 

Como o som é de 6W para falantes de 8R, para falantes de 32R (a maioria dos fones) ele não danificará o fone em volume razoável! (alto)... Pois em 32R a potência máxima fornecida, será bem menor que a potência indicada do aparelho! Mas tem  que observar a potência dos falantes do fone!!!!...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelas respostas, mas vou parar com isso. Ficou complicado demais. 

Nao sei se pode ser aqui ou devo abrir outro topico, mas la vai: Alguem faz ou conhece alguem que faça um 

circuito (acho que é esse o nome) que tenha:
=usb, =fone de ouvido, =display para ver o numero da musica que
esta tocando, =controles de play/stop/pause/frente/volta/volume
+- / =liga/desliga, e que seja usado em 220v.

Preciso que sejam 03 modulos: #01 para usb,fone (um ao lado do
outro, #01 para energia 220v, #01 para display e controles de
play, stop, pause, frente, volta, volumes + e -, liga e
desliga. Todos os 03 modulos ligados um ao outro. Se alguem souber, pretendo comprar pronto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim complicou de verdade, um circuito para leitura USB com todos esses recursos só pode ser feito com equipamentos industriais, pois usam CIs muito pequenos. Já vi gente fazer com pic ou arduino, mas acho que só lê arquivo WAV nada de MP3 ou outro formato tradicional. 

Isso fica fácil fazer usando a sucata de um DVD player com entrada USB, inclusive eu tenho um desses que eu mesmo montei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2017 às 15:49, eligo disse:
adicionado 34 minutos depois

Consegui. Liguei ele na mesa de som mas quando clico no pause ele faz um barulho (tuf rsrsrs) mas quando aperto no mesmo botao para usar o play o som inicia normalmente. sera que foi por causa do plug novo?

 

Conseguiu fazer ? ótimo! Não sei o que é isso... Alguém ai em baixo pode lhe ajudar ^^ você editou isso muito lá em cima da deste tópico quase não vi huauhauha. você também pode dizer qual linha você seguiu para fazer teu projeto ^^     *

 

1 hora atrás, eligo disse:

Muito obrigado a todos pelas respostas, mas vou parar com isso. Ficou complicado demais. 

Nao sei se pode ser aqui ou devo abrir outro topico, mas la vai: Alguem faz ou conhece alguem que faça um 

circuito (acho que é esse o nome) que tenha:
=usb, =fone de ouvido, =display para ver o numero da musica que
esta tocando, =controles de play/stop/pause/frente/volta/volume
+- / =liga/desliga, e que seja usado em 220v.

Preciso que sejam 03 modulos: #01 para usb,fone (um ao lado do
outro, #01 para energia 220v, #01 para display e controles de
play, stop, pause, frente, volta, volumes + e -, liga e
desliga. Todos os 03 modulos ligados um ao outro. Se alguem souber, pretendo comprar pronto. 

 

Um engenheiro da computação ou eletricista. Fora isso alguns caras entusiasmados por essa vida ^^ 

Mas ... pode ser que acabe custando mais do que comprar uma solução pronta como mixer para DJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...