Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
bl@ck_@ngell_B@

Pascal E Jogos Não Roda Em Tela Cheia No Dos

Recommended Posts

Olá pessoal !

Eu gostaria que vocês me ajudassem em um problema, é que o compilador pascal não roda em tela cheia somente na meia tela, isso ocorre também com todos os jogos que roda no DOS em tela cheia.

Preciso muito do pascal pois é o compilador q usamos para fazer programas na faculdade. Gostaria muito que vocês me ajudassem.

já formatei reinstalei a maquina mas continua do mesmo jeito.

Meu pc é um Pentill IV 2.0 Gb 256 Mb Placa Asus PS533- MX acho que as outras partes não importa não né?

Por favor gostaria muito de ajuda

Grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi isso acontecer é era problema com drivers da pleca de vídeo.

Tente atualizar estes drivers, no site do fabricante.

Se for no 95/98 declare no Config.sys um gerenciador de memória estendida., como o Himem.sys e jogue o Dos para a memória alta.

Device=c:\windows\himem.sys

Device=c:\windows\EMM386.EXE RAM

DOS=HIGH,UMB

Files=65

Buffers=45

Existem programas que mapeiam a utilização de Shadow de ROM que ocupam as áreas de RAM dos 640 Kbytes. Aí dá para fazer a exclusão (comando Exclude=ffff)

no config.sys e isso diminue os travamentos em aplicativos do DOS.

Por exemplo o UMA.COM (upper memory access).

Boa sorte - :rolleyes:

Jorge Barros

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo, já tive esse problemas com várias máquinas e acabei descobrindo o problema (isso só acontece com o winXP)

O problema é com o chipset SIS, especificamente no barramento AGP... Após instalar os drivers do barramento AGP de qualquer chipset SIS (já testei no 630,650,746,746FX e outros q nem lembro mais...) o sistema trava no prompt de comando em tela cheia...

A unica solução é: Formatar o Sistema e Não Instalar os Drivers do barramento AGP. O problema é q você vai perder desempenho de video, principalmente direct3D...

Eu já mandei um e-mail p/ sis faz um tempo... Até agora nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Tem uns amigos meus que dizem ter esse mesmo problema. Complicado essa solução né. Bem o que eu sujeri a eles é usar a versão do Pascal for Windows que funciona do mesmo jeito, mas direto no Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Nós tivemos uns problemas em umas placas ASUS, com placas de vídeo on-board SIS, onde eu trabalho, em DOS e no Protheus 8 da Microsiga, a solução foi na aba de configuração onde tem ACELERAÇÃO DE HARDWARE, baixar no mínimo e resolveu. Isso foi orientação do pessoal do Help_desk da Microsiga. Em síntese a recomendação foi mexer na aceleração se estivesse baixa, aumentar ou se estivesse alta abaixa-la e testar o comportamento.

Mas eu já matei muito pau de DOS apenas declarando as exclussões de ROM de vídeo no EMM386. para isso é preciso de um programa que mapeie a memória convencional e mostre as alocações e os endereços.

Abraços - :joia:

Jorge Barros

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais