Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Possuo um HD externo Seagate da Samsung de 500 Gb. Estava assistindo um filme na TV através dele e o arquivo começou a falhar. Removi o HD e conectei no notebook. Ele carregava no Meu Computador, porém não abria.

Através do CMD, executei o comando chkdsk J: /f, onde J: era o nome da unidade do meu dispositivo. Detectou vários setores danificados, porém nada foi feito. Através do gerenciador de dispositivos, desinstalei o driver e pedir para reinstalar novamente. Nada.

Após diversas tentativas, o HD não aparece mais no Meu Computador, porém ele é reconhecido pelo meu notebook, pois aparece na lista de dispositivos no Gerenciador de Dispositivos. Inclusive é possível percebê-lo movimentar o disco e a luz indicando que está funcionando também é acesa. E como não aparece no Meu Computador, não consigo formatar, trocar a letra que identifica o HD e nenhuma outra ação envolvendo esse tipo de configuração.

Alguém tem alguma ideia de como poderia tentar solucionar esse problema? Já testei em outro notebook e em um desktop, então o problema não está na entrada USB, mas sim no HD mesmo.

Qualquer ajuda é bem-vinda! 

Obrigado.

Postado

Veja no Gerenciamento de Disco do Windows:
Tecla win+r e digite diskmgmt.msc

Postado

@Fernando Apratto, já realizei esse procedimento. Quando o Gerenciador de Disco, meu HD externo é reconhecido, porém uma janela de informação pede para eu inicializar o disco escolhendo entre as opções MBR ou GPT. Se eu escolho a opção GPT, recebo a mensagem de que o disco não é convertido porque não há espaço suficiente (detalhe: havia cerca de 80 Gb livres antes de eu ter esse problema). Se seleciono a outra opção, recebo uma mensagem de que o arquivo de sistema não foi encontrado para inicialização.

No Gerenciador de Dispositivos eu já tentei reinstalar o driver, buscar por atualizações de hardware e nada. O HD externoe é reconhecido, está em funcionamento ( a luz de led é acesa e o disco movimentado), mas fora isso mais nada.

adicionado 0 minutos depois

@Fernando Apratto, já realizei esse procedimento. Quando o Gerenciador de Disco, meu HD externo é reconhecido, porém uma janela de informação pede para eu inicializar o disco escolhendo entre as opções MBR ou GPT. Se eu escolho a opção GPT, recebo a mensagem de que o disco não é convertido porque não há espaço suficiente (detalhe: havia cerca de 80 Gb livres antes de eu ter esse problema). Se seleciono a outra opção, recebo uma mensagem de que o arquivo de sistema não foi encontrado para inicialização.

No Gerenciador de Dispositivos eu já tentei reinstalar o driver, buscar por atualizações de hardware e nada. O HD externoe é reconhecido, está em funcionamento ( a luz de led é acesa e o disco movimentado), mas fora isso mais nada.

adicionado 1 minuto depois

@Fernando Apratto

já realizei esse procedimento. Quando o Gerenciador de Disco, meu HD externo é reconhecido, porém uma janela de informação pede para eu inicializar o disco escolhendo entre as opções MBR ou GPT. Se eu escolho a opção GPT, recebo a mensagem de que o disco não é convertido porque não há espaço suficiente (detalhe: havia cerca de 80 Gb livres antes de eu ter esse problema). Se seleciono a outra opção, recebo uma mensagem de que o arquivo de sistema não foi encontrado para inicialização.

Postado

Se voce pode formatar o disco, então tente usar o diskpart, isso irá deletar todas as partições:

Abra o Prompt de Comando (cmd) como Administrador e digite:

diskpart

list disk

select disk X (onde X é o disco desejado)

clean (para zerar todo o disco, inclusive a Tabela de Partições)

convert mbr (cria uma nova Tabela de Partições no formato MBR)

create partition primary

format quick fs=ntfs 

exit

exit

Postado

@Fernando Apratto,

Tentei realizar os procedimentos, mas quando executei o comando CONVERT MBR recebi a mensagem de erro: "DiskPart has encountered an error: The system cannot find the file specified. See the System Event Log for more information".

E daí em diante a mensagem de erro só se repete. Lembrando que o computador não me dá nenhuma outra opção para formatar o HD externo, apenas o reconhece.

Gerenciamento de Discos.jpg

Gerenciamento de Dispositivos.jpg

Postado

Ja tentou visualizar seu HD em alguma distribuição Linux? Não custa nada, baixe Ubuntu, grave no pendrive ou queime um DVD com ele, de o boot e verifique se o hd esta ok com o Disk Util ou Gparted que estão no Ubuntu. Caso não queira fazer isso pode tentar usa o CrystalDiskInfo32, ao instalar ele imediatamente acusará se há problema no seu HD, caso não haja problemas experimente o testdisk que você pode baixar aqui: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_PT, através dele você pode recuperar a partição caso tenha arquivos necessários no HD

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...