Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux é um sistema operacional?


Marcos Daniel

Posts recomendados

olá pessoal tudo bem? Estava em um grupo com alguns amigos discutindo um tema que vai ser abordado em um podcast de perguntas e respostas com tema (SISTEMAS OPERACIONAIS). Ai eu falei que iria adotar apenas os 3 sistemas operacionais mais comuns... no caso (Windows, Linux e Mac OS) claro que é muito maior que isso, mas é apenas pra não expandir D+. 

porém um dos integrantes falou que Linux não é um S.O.! Vou colar aqui o que ele falou

"Linux nao é um so,

Linux é o kernel

Debian é um so

Fedora

Arch"

 

Em fim... não quero que aja muita discussão do que foi dito ou desdito aqui, não é importante. o que quero realmente saber...

 

LINUX é um S.O.? 

 

caso sim, onde consigo a fonte para ter como "prova" para apresentar no programa? 

Caso não, explique o porque não é um S.O.

 

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está errado, porém da pra se dizer sim que qualquer sistema baseado no linux é um OS Linux.

Por exemplo é muito mais comum  falarmos "Vou setar esse servidor linux para não receber pedidos de conexão dos seguintes IPs" meio que descartando qual versão de OS está sendo usado no servidor.

 

E meio que de  curiosidade... o IOS na real é um Linux também ^^

 

(unix da no mesmo por mim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante o tema é fiquei curioso quanto a resposta, dei uma pesquisada e encontrei uma possível resposta aqui.

Pelo que entendi, realmente o Linux é apenas o Kernel, e o sistema operacional é o Kernel junto a alguns programas importantes para o SO desenvolvidos pela fundação GNU, daí vem o GNU/Linux.

 

Se eu estiver errado não hesitem em me corrigir :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Black Fox disse:

@Paulo_silver Na descrição constante no link., temos um erro de digitação: Linux pode ser livremente modificado e destruído. --- o correto, claro, seria distribuído.... :D

 

É que você não leu a primeira versão do meu TCC... eu destrui o linux tentando usar ele :tw_astonished:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos vocês, acredito que nosso podcast vai ficar muito mais completo depois desse tópico :)

 

caso queiram conhecer nosso projeto entrem em http://machinecast.com.br/category/cast-of-tretas/

 

lá temos vários programas e algum pode lhe agradar! abraço a todos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Marcos Daniel Se o seu amigo for tão estrito assim na definição, ele deverá remover o Mac OS da lista, pois por este ponto de vista o Mac OS também não é um sistema operacional e apenas uma roupagem do GNU/Linux... Sinceramente, radicalismos como este não ajudam nada... Apenas confundem ainda mais. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Antes do Linux o sistema operacional Unix era um s.o padrão para estudos em universidades, porém possuía plataformas prioritárias que eram caras. Dessa forma o Linux chegou para poder resolver essa questão dentro do projeto GNU.

O projeto GNU surgiu para apoiar a liberdade de software, porém o kernel que eles mais optavam na época era o kernel Hurd, mas ele não era o mais viável, assim o Linux se tornou o kernel do projeto GNU para rodar os vários programas livres que o projeto tinha, embora o Linux não seja o kernel oficial do sistema operacional GNU.  Assim dessa forma a maioria se refere como sistema operacional o nome GNU/Linux porque  Linux é o Kernel do projeto GNU. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...