Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Downclock Em Vgas


_EagleMan_

Posts recomendados

Fala povo B)

Eu recentemente adquiri uma 9800PRO da Sapphire, como alguns sabem, e não tem nem o que dizer: é uma excelente placa, muito boa mesmo!! :D

Só que ela tem um probleminha: consome muita energia e meu pai fica reclamando comigo porque a conta veio alta, coisas do tipo...

Por isso, resolvi pegar algum programa que fizesse overclock, mas para fazer o contrário: downclock.

Peguei vários e todos eu não sabia mexer direito... Foi ai que eu descobri que não se pode abaixar d+ o clock das memos porque senão forma vários artefatos na tela...

Por último, peguei o RivaTuner (muito bom por sinal) e setei os clocks em 190/550. Rodava o windows numa boa e até jogava assim, mas a imagem ficava meio deformada, cleia de linhas pretas formando uns quadrados... Eu não sei explicar bem, só sei que formava artefatos na tela.

Bem, com esse downclock que eu fiz nela, ela começou a esquentar menos e a tensão da linha 12V abaixou 0,06V. Fiquei tão feliz que nem liguei para esses artefatos pois sabia que eles eram causados pelo baixo clock que eu tinha setado na placa.

Ontem eu peguei o demo do Prince of Persia Sands of Time (que jogasso!!! :palmas: ), instalei e fui jogar, mas com os clocks baixos... Aparecia a mesma coisa que aparecia por exemplo no UT2003... Jogava sem ligar mesmo para isso porque não era sempre que aparecia e quando aparecia não deixava a imagem ilegível, só em algums pontos. Pois bem, quando fui setar os clocks normais da placa com o Riva novamente e fui jogar o Prince, o que aconteceu?? Os artefatos não sumiram... :zoio:

Eles são assim: quatro listras pretas pequenas e juntas formando um quadrado e isso em várias linhas verticais na tela com vários quadrados desses em cada linha... Não é sempre que mostra, só em algums momentos e isso não tinha quando eu joguei com a placa com os clocks normais, só depois que fiz esse negócio de abaixar os clocks dela :cry:

Eu posso ter realmente danificado a placa por conta disso??? :blink:

Poxa, para mim danificava apenas com overclock, não com downclock... :cry:

Alguém pode me ajudar a solucionar o problema? A placa ainda está na garantia, qualquer coisa eu posso devolver e dizer que a placa veio assim mesmo...

Help! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PC IRADO@13 ago 2004, 10:12

Velho isso é preocupante, talvez pelo fato da vga estar trabalhando fora das especificações, isso possa ter gerado tal problema.

Já desinstalou e reisnt. os drivers?

Sim... E até coloquei o driver mais novo nela (estava usando o Catalyst 4.6) e não resolveu... Ainda fica mostrando na tela esses artefatos :cry:

Eu sei que dá para trocar, mas eu queria saber realmente o problema que deu na placa... Será mesmo que isso pode ter danificado?? :zoio:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho isso, até no dia que você pegou ela falou pelo msn comigo, dos 30w que ela consumia e tal, mas valeu mesmo a pena esse downclock em relação a economia de energia?

Mas o que aconselho é formatar e instalar os Omega 2.5 mesmo... veja se resolve, porque se não acho que zuou alguma coisa se você diminuiu muito os clock...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@13 ago 2004, 12:20

Muito estranho isso, até no dia que você pegou ela falou pelo msn comigo, dos 30w que ela consumia e tal, mas valeu mesmo a pena esse downclock em relação a economia de energia?

Mas o que aconselho é formatar e instalar os Omega 2.5 mesmo... veja se resolve, porque se não acho que zuou alguma coisa se você diminuiu muito os clock...

falou!

Eu sinceramente não sei porque não pude medir a quantidade de watts que ela consumia nesse clock, mas o speedfan acusou 0,06V a menos na tensão da linha 12V, o que mostra que a placa realmente estava sugando menos... E ela até esquentava menos também... Creio que tenha diminuido alguma coisa, só não sei quanto... :unsure:

Eu irei formatar assim que possível... Tenho 1 ano de garantia, não preciso me preocupar muito com isso B)

Agora eu testei 3 drivers diferentes e nada: 4.4, 4.6 e 4.7 :(

Sinceramente, se eu constatar defeito de hardware nela, eu nunca mais faço isso... Pode consumir a energia que for e pode meu pai ficar reclamando comigo da conta de luz, eu não faço mais...

Eu creio que ela tenha vindo com algum problema de fabricação e o fato de ela ter frescado com os clocks mais baixos pode ter revelado o problema... Só espero realmente que tenha sido isso... Mesmo assim, não faço mais downclock, a placa é para funcionar com seus clocks padrões, eu comprei ela assim e ela vai ficar assim agora, não obstante a energia que ela consuma...

O ruim é ter que devolver a placa e esperar trocentos milhões de anos por outra :cry:

Ah, e onde que baixa os omega driver?

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, baixar o clock não estraga a placa não, você esta usando alguma placa PCI, se a resposta for sim, mude ela de slot PCI, pois pode estar causando conflitos, já passei por este problema, mas a DFI na BIOS indica qual slot PCI é compartilhado com o AGP.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza@13 ago 2004, 15:29

Olha, baixar o clock não estraga a placa não, você esta usando alguma placa PCI, se a resposta for sim, mude ela de slot PCI, pois pode estar causando conflitos, já passei por este problema, mas a DFI na BIOS indica qual slot PCI é compartilhado com o AGP.

[]´s

Não estou não Marcelo, mas lembro-me de ter ativado na bios aquela opção do Plug and Play OS...

Antes estava em off, ai eu coloquei para on... Será que pode ter sido isso a causa?? :huh:

Vou alterar aqui, qualquer coisa eu posto.

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@13 ago 2004, 16:04

Eu deixo o PnP off na BIOS, li em alguns fórums que é melhor desliga-lo porque não surti efeito nenhum ou até causando instabilidade... :sne:

falou!

Bem, eu desativei o PnP da Bios mas o problema persiste... :(

Agora, antes do OS bootar, eu apertei a tecla Pause naquela tela onde mostra o processador, a quantidade de memória, os drives de CD, etc e lá vi também as IRQs da minha máquina... A VGA está usando a IRQ11, juntamente com algumas portas USB 1.0/1.1 e um negócio chamado serial bus não sei o quê...

Será que meus dispositivos USB estão dando conflito com a placa?? :blink:

Eu vi também na bios da minha placa que ela tem as opções dentro de Power Management (desculpe meu inglês se estiver errado) com relação às IRQs e lá dá para desativar ou não cada uma delas e existem algumas desativadas... O que faço? Ativo todas, ou faço outra coisa?

Preciso de ajudar porque quero tirar o peso da minha consciência de ter danificado a placa... :cry: Eu acredito nas palavras do Marcelo, mas quero ter a certeza plena de que a culpa não é minha :( Antes ela estava funcionando normal, agora inventa de fazer isso e não é sempre que ela mostra os artefatos, só em algumas imagens e parece que no NFSU ela não mostrou nada disso... Bem estranho mesmo...

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael.Baugis@13 ago 2004, 17:10

É Amigo Acho que Seu USB esta atrapalhando a VGA .

Esperimente Desativar o USB na BIOS .

Pode ser, mas pode não ser também... :unsure:

Vou tentar desativar alguma coisa na bios referente ao USB e também irei ativar algumas IRQs que estavam desativadas na bios para ver o que ocorre...

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_+13 ago 2004, 17:17-->
Rafael.Baugis@13 ago 2004, 17:10

É Amigo Acho que Seu USB esta atrapalhando a VGA .

Esperimente Desativar o USB na BIOS .

Pode ser, mas pode não ser também... :unsure:

Vou tentar desativar alguma coisa na bios referente ao USB e também irei ativar algumas IRQs que estavam desativadas na bios para ver o que ocorre...

falou :-BEER

Se Nada disso Adiantar Esperimente Trocar Sua Fonte .

Pois Essa VGA Consome Pacas, E não e à toa que Ele Tem um Conector de Alimentaçao Extra .

Sua Fonte não deve Estar Mandando Alimentasao Sufuciente Para VGA, Ocasionando Artefatos na Tela .

E Se For a Fonte Mesmo Tome Muito Cuidado, porque Ela Pode Levar Pro Céu a placa-mãe a VGA e RAM ...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael.Baugis@13 ago 2004, 17:28

Se Nada disso Adiantar Esperimente Trocar Sua Fonte .

Pois Essa VGA Consome Pacas, E não e à toa que Ele Tem um Conector de Alimentaçao Extra .

Sua Fonte não deve Estar Mandando Alimentasao Sufuciente Para VGA, Ocasionando Artefatos na Tela .

E Se For a Fonte Mesmo Tome Muito Cuidado, porque Ela Pode Levar Pro Céu a placa-mãe a VGA e RAM ...

T+

Creio que não seja a fonte...

Eu estou usando uma Maxxtro 500W e sei que ela está aguentando... Logo quando recebi a placa, fiz diversos testes e em nenhum momento ela reiniciou ou coisa do gênero e nem sequer fazia esses artefatos... Começou a fazer de quinta para cá...

O Rosted mesmo usava essa fonte numa configuração bem mais parruda que a minha e a essa fonte segurava numa boa B)

Eu sinceramente já mexi em algumas configurações da bios co relação à IRQ mas não surtiu efeito algum :(

Será mesmo que eu terei que trocar de VGA e esperar mais de um mês para receber outra?? :blink:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael.Baugis@13 ago 2004, 17:47

Cara na BIOS da minha placa-mãe tem uma opção chamada Interrupt Mode .

Que Aumenta os IRQ's . Dichando em PIC funciona Até 16 IRQ's, Deichando em APIC Funciona Com mais de 16 IRQ's .

Aqui Eu Uso Interrupt Mode = APIC, Veja se Ai não Tem Essa Funçao também .

T+

Vou dar uma olhada B)

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_+13 ago 2004, 17:48-->
Rafael.Baugis@13 ago 2004, 17:47

Cara na BIOS da minha placa-mãe tem uma opção chamada Interrupt Mode .

Que Aumenta os IRQ's . Dichando em PIC funciona Até 16 IRQ's, Deichando em APIC Funciona Com mais de 16 IRQ's .

Aqui Eu Uso Interrupt Mode = APIC, Veja se Ai não Tem Essa Funçao também .

T+

Vou dar uma olhada B)

falou :-BEER

Ha e o PnP OS deixe Ativo Mesmo, Pois Comigo Acontesceu de eu deixar OFF e A Bios Especificar uma IRQ Para o Hardware e o Windows Especificar Outra .

Em estão deixe PnP OS = Enable .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe a opção APIC Mode e ela já estava habilitada. Se eu desativar, o windows não inicia mais... :(

O engraçado é que no AIDA mostra a VGA como tendo a IRQ16, não a 10 (era 11, mas ai alterei algumas coisas no setup)... Muito estranho mesmo...

E o mesmo mostra IRQs até a 22, então significa que o modo APIC está realmente ativado.

Que droga, será mesmo que eu danifiquei a minha VGA por ter usado o Rivatuner para abaixar os clocks dela?? :cry:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael.Baugis+13 ago 2004, 18:20-->
_EagleMan_@13 ago 2004, 18:05

Que droga, será mesmo que eu danifiquei a minha VGA por ter usado o Rivatuner para abaixar os clocks dela??  :cry:

Só Se a VGA Tiver Alguma Coisa de Sincronismo de Clock's :tantan: E Ao Fazer DownClock Estragou Alguma Coisa ...

Sincronismo de clock? Nenhum dos clocks dela estavam em sincronia, tanto o da GPU quanto o das memos, e em ambos os casos (clocks normais e no downclock).

É muit estranho mesmo ficar fazendo esses artefatos , pois até onde sei abaixar o clock não prejudica o funcionamento da placa (apenas o desempenho) :(

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Downclock causar algum estrago numa PV seria uma surpresa :zoio: Não tem muita lógica.

Quanto tudo o mais não dá resultados, a saída é fazer como o Rafael.Baugis sugeriu: reinstalar o Windows.

Outras coisas que você pode tentar:

- desinstale o RivaTuner e todos os programas de overclock que você baixou.

- fonte ? Também tenho uma Maxxtro 500 mas eu não confio muito nela para uma configuração mais parruda. Você poderia tentar desligar o Combo, o CD-RW e fans auxiliares, caso você tenha.

Você andou jogando Doom3 ? Há uma suspeita que o joguinho anda detonando as placas de vídeo - ver tópico_1 , tópico_2.

Coincidentemente, parece que as 9800Pro da Sapphire também andam sob "suspeita", como é abordado nestes tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ctenaglia@13 ago 2004, 23:24

Downclock causar algum estrago numa PV seria uma surpresa  :zoio:  Não tem muita lógica.

Quanto tudo o mais não dá resultados, a saída é fazer como o Rafael.Baugis sugeriu: reinstalar o Windows.

Outras coisas que você pode tentar:

- desinstale o RivaTuner e todos os programas de overclock que você baixou.

- fonte ? Também tenho uma Maxxtro 500 mas eu não confio muito nela para uma configuração mais parruda. Você poderia tentar desligar o Combo, o CD-RW e fans auxiliares, caso você tenha.

Você andou jogando Doom3 ? Há uma suspeita que o joguinho anda detonando as placas de vídeo - ver tópico_1 , tópico_2.

Coincidentemente, parece que as 9800Pro da Sapphire também andam sob "suspeita", como é abordado nestes tópicos.

Pois é... É bastante estranho mesmo :(

Eu vou reinstalar o windows sim para ver se resolve alguma coisa...

Quanto aos programas de over, eu tinha o Power Strip, o RivaTuner e o HadLink, além do ATI Tool... Todos eles eu já desinstalei...

Eu não creio que seja a fonte... Tá bom que a Maxxtro não é uma das melhores, mas ela segurou e muito bem a placa em todos os testes que fiz e a maioria com a qualidade no máximo, filtros ligados no máximo, etc. Não resetou uma vez sequer ou fechou o jogo do nada, etc. E eu comprei essa fonte justamente por ela ter sustentado o Rosted e o Marcelo Souza muito bem e olha que a configuração deles é bem mais parruda que a minha e ainda mais com overclock na CPU e na VGA, coisa que eu não faço aqui (por enquanto... B) ).

Não andei jogando Doom3... Os únicos jogos que joguei foram: NFSU, Max Payne2, Rise of Nations, CS, Prince of Persia Sands of Time Demo e UT2003 Demo. Eu tenho outros, mas não joguei com eles ainda, mas em todos os jogos citados, houveram o aparecimento de artefatos, por menor que fosse a quantidade da sua aparição na tela :(

Se eu reinstalar o windows, testar a placa no meu vizinho e ainda continuar a dar esse problema, eu estarei com sérias suspeitas que o defeito já veio na placa... :unsure:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a marca da placa??

Depois de ler aquelas tópico fiquei aterrorizado. Afinal, perder uma placa que custa + de R$ 850 não é fácil para ninguém. Hoje conversando com um colega, ele me disse que a 6800U dele deitou uma Antec 430w. Se as coisas continuarem assim em breve teremos pessoas voltando pras MX 400 B)

O Downclock não ia fazer a conta de luz abaixar muito, afinal, um computador novo hoje em dia consome mais energia. A solução para quem quer gastar menos com luz é deixar o computador menos tempo ligado, desligar o monitor quando não estiver usando o computador, etc... Você estava usando que driver? Naquele tópico a grande maioria que tiveram problemas estavam com o Catalyst 4.9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...