Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre teste de estabilidade e overclock do i7 7700K


AlienMind

Posts recomendados

Saudações :thumbsup:

 

Depois de 5 anos usando um AMD Phenom II X6 1055T 2.8 GHz (e de nos últimos 3 anos ter tido coragem de mantê-lo em overclock a 3.3 GHz), eis que troquei de plataforma e migrei para um processador Intel.

Já li muito sobre os processadores Kaby Lake. Vi que são mais esquentadinhos que seus predecessores, e que isso pesa muito na hora do overclock... E que apesar de, teoricamente, esses processadores da 7ª geração suportarem temperaturas de trabalho de até 100 °C, não é legal mantê-los acima de 80 °C em carga total.

 

Um dos culpados por essa temperatura maior é a própria Intel, que colocou uma pasta térmica vagaba sob o lid do processador. Existem diversos tutoriais (e ferramentas) adequadas para remover a tampa do processador (processo de delid), aplicar uma pasta térmica mais adequada e montar novamente. Só que esse processo, além de muito arriscado, faz perder a garantia. Então isso não é uma opção para os próximos anos...

 

Assim, com o intuito de ganhar mais conhecimento e de auxiliar outras pessoas a fazer overclock nesse processador, fiz alguns testes de overclock, stress e temperaturas e venho aqui compartilhar minha pouca experiência (e algumas dúvidas) quanto ao overclock do processador i7 7700K.

 

Meu sistema atual é composto por:

 

• processador: Core i7 7700K

• cooler do proc.: EVGA Superclock
• placa-mãe: ASUS Z270E

• memória RAM: Kingston HyperX FURY 16GB (2x8GB) 2133Mhz
• placa de vídeo: MSI GTX 970 Golden Edition

• fonte: Corsair TX850 V2

• 5 coolers no gabinete, 3 de exaustão (sendo 2 em cima e 1 atrás) e 2 jogando ar para dentro (parte frontal).

 

Assim que montei tudo, utilizei a própria funcionalidade de overclock 'automático' da BIOS para um primeiro teste. Respondendo a perguntas simples como 'qual cooler que você usa', a placa-mãe setou logo de cara uns 4.8GHz com uma tensão de uns 1.37v. Não à toa, as temperaturas bateram 90 °C num simples teste de stress de alguns segundos usando o AIDA64...

 

Assustado com essa temperatura absurda, e tentando não ultrapassar os 75 °C em full load, fui reduzindo manualmente o multiplicador do clock e a tensão do processador através das opções avançadas dentro da BIOS.

 

Eu até consegui estabilidade (de 15 minutos de teste de stress) a 4.6GHz e tensão de apenas 1,16v, mas o processador ainda assim trabalhou bem quente, com picos de 82 °C e média acima de de 75 °C. Fui abaixando mais o clock e voltagens até chegar nas seguintes configurações:

BCLK Frequency: 100 MHz

Ratio: 45x (para 4.5GHz)

CPU Core Voltage: 1.130v

 

Fiz assim um teste de estabilidade de 1 hora com sucesso utilizando o RealBench da ASUS. A temperatura média foi de aproximadamente 72 °C com picos de 78 °C em um dos núcleos, seguido por 74, 75 e 76 °C nos demais. Em IDLE a temperatura fica em torno dos 35 a 40 °C.

 

Com a limitação de não fazer delid, e do meu cooler ser a ar, estou satisfeito com 4.5GHz e essas temperaturas. Já a tensão dos núcleos ficou oscilando entre 1,120v e 1,136v (mesmo eu estabelecendo a tensão fixa de 1,130v na BIOS). Há algum problema nisso, ou uma forma de deixar essa tensão mais estável?

 

Essas temperaturas de 72 a 78 °C em carga total estão boas? Ou é necessário descer mais o clock e tensão para não ultrapassar os 70 °C?


58d9a01fe9eb5_stress45x1_121.36v60m.thumb.png.6b5dd968c42b71b08e9b2932ed701431.png

 

 

Outra coisa que eu sei que está sendo ruim para as temperaturas é o meu cooler. É um cooler a ar, apesar de ser um dos melhores coolers a ar que tem por ai e possuir 5 pipes em contato direto com o lid para fazer a transferência de calor entre o processador e o radiador. Os 5 pipes estão posicionados assim na parte de baixo:

 

evga_superclock_013.jpg.c0e5fd836ba37dd4669ff76d7e49549c.jpg

 

O grande porém disso é que desses 5 pipes, somente os 3 centrais é que estão em contato com a tampa do processador (e com a pasta térmica, obviamente), uma vez que o lid do i7 7700K é bem pequeno... Assim dois pipes estão sendo subutilizados, pegando calor do processador apenas indiretamente através do bloco de alumínio que une os 5 pipes. Isso é uma @#$%...


Em fim, se alguém mais experiente puder me auxiliar com as dúvidas sobre a estabilização da tensão e temperaturas sugeríveis, agradeço muito. E estou à disposição para auxiliar também outros a fazer overclock nesse processador esquentadinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade colega, se você fosse manter seu processador os 4 núcleos trabalhando a 4ghz qual vcore você usaria , pergunto isso, pois tenho um i7 7700 ( sem o K ) e ele trabalha a 4ghz nos quatro núcleos e o vcore é exatamente o mesmo que  voce utilizou no seu i7 1,120v 1,136v , quando faço o teste de stress a temperatura bate na casa dos 84 graus, quando incluo nesse teste as memórias e a VGA , aí meu colega abraço, 90 graus gravado, no seu teste voce incluiu a VGA??

adicionado 2 minutos depois

Tenho um òtimo air cooler, esse processador, tá me irritando com essas temperaturas altas, a Intel fabrica essas Brasas e que leva a fama é a AMD, fim de ano vou mandar essa CPU pra casa do ca.........    , e vou pegar um Ryzen da AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PAULO BATISTA83

 

Opa, no teste que eu rodei com o RealBench da ASUS tem stress da placa de vídeo sim e eu coloquei as memórias usando no máx 8 GB.

 

Sobre a tensão, eu não sei exatamente qual valor colocaria para rodar a 4.0GHz, mas é questão de você testar com o valor de 1,20v e ir descendo 0,05v por vez e ir fazendo testes de stress até chegar numa tensão que dê instabilidade ou BSOD. Ai saberá a tensão mínima para seu processador rodar a 4.0GHz, aí só colocar 0,05v a mais do que o valor que deu travamento. Isso com certeza ajudaria nas temperaturas.

 

Outra coisa, por ser a versão sem o 'K', é possível fazer esse controle de tensão pela BIOS?

Mais uma coisa, qual cooler você usa? Li bastante em outros locais que as vezes uma mínima 'má' colocação do cooler, por mais exagerado que pareça, pode causar temperaturas mais altas nesse processador.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo muito de overclock principalmente na parte de tensão (sério isso devia ser automático) porém como apreciador da arte de ver CPUs e GPUs pegando fogo, acompanho bastante sobre a comunidade.

 

E realmente cara a pasta térmica da Intel que eles optaram pra KabyLake não agradou muita gente.

Porém:

Primeiro, eles não esperam que todos os usuários tentem chegar ao limite do processador, a maioria dos "overclockers"  aumenta só o suficiente pra ter  aquele ganhosinho a mais  do que a de fabrica mesmo.

 

Segundo, custo isso é meio obvio mas, as vezes esquecemos que a pasta térmica utilizada nos 7700k é a mesma do Celeron isso influência muito no preço final.

 

Terceiro, mesmo com uma pasta térmica topo de linha, a mais cara do mercado, além do risco de 99,9% de chance de você estragar o chip só vai te dar um ganho de 2 a 5 graus que de novo, caso você não queira levar até o limite do processador não vai te fazer diferença

 

 

E por  ultimo o melhor, engraçado umn  antigo usuário de AMD falando que Intel é esquentadinha, já que fanboy de Intel aponta o contrário pra mostrar que AMD é ruim por esquentar demais... o munda da voltas hahahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Paulo_silver disse:

engraçado umn  antigo usuário de AMD falando que Intel é esquentadinha

 

Hahahahaha, mas então, meu antigo AMD de 6 núcleos rodando a 3.3 GHz chegava no máximo 55 °C com esse mesmo cooler que estou usando no Intel :lol:. Exatamente por isso que estou assustado com essas temperaturas de 70~80 °C desses Kaby Lake.

 

Sobre o delid para usar uma pasta térmica melhor, sem chance, não farei (ao menos pelos próximos 5 ou 6 anos kkkkk).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, AlienMind disse:

Assim que montei tudo, utilizei a própria funcionalidade de overclock 'automático' da BIOS para um primeiro teste.

Lição para o resto de sua vida: NUNCA faça isso de OC automático. Jamais, em hipótese alguma, deixe a mobo fazer OC no processador.

 

8 horas atrás, AlienMind disse:

Respondendo a perguntas simples como 'qual cooler que você usa'

Tá ai uma excelente pergunta que você não respondeu: qual era mesmo o seu cooler?

 

8 horas atrás, AlienMind disse:

Não à toa, as temperaturas bateram 90 °C num simples teste de stress de alguns segundos usando o AIDA64...

AIDA é um teste lixoso que não testa nada. Sério, é bem fácil passar o AIDA só para dar crash assim que liga um jogo. Um teste melhor seria o Prime95 ou o OCCT.

 

8 horas atrás, AlienMind disse:

Assustado com essa temperatura absurda, e tentando não ultrapassar os 75 °C em full load

Meio conservador esse limite, pode deixar na casa dos ~83 que não tem problema.

 

8 horas atrás, AlienMind disse:

Já a tensão dos núcleos ficou oscilando entre 1,120v e 1,136v (mesmo eu estabelecendo a tensão fixa de 1,130v na BIOS). Há algum problema nisso, ou uma forma de deixar essa tensão mais estável?

Sua tensão não está em 1.120-1.136v, está é em 1.240-1.255.

 

Eu não sei exatamente por onde começar a explicar (já escrevi e apaguei essa parte do post umas 8 vezes), mas só porquê você setou uma tensão na BIOS, não quer dizer que rode nela. Existe um negócio chamado LLC, e essa config na BIOS pode jogar a tensão tanto para cima quanto para baixo do que você setou. Flutuação também é uma realidade, dependendo (de novo) do LLC e do que você setou na BIOS.

 

Ah, e outra coisa, não use o CPU-Z para ver tensão, use o HWMonitor. Vão ter duas medidas, VCORE (na parte da placa-mãe) e VID (no processador); tire um print em load e mande para cá para eu dizer qual das duas que você deve olhar.

 

 

 

8 horas atrás, PAULO BATISTA83 disse:

Só por curiosidade colega, se você fosse manter seu processador os 4 núcleos trabalhando a 4ghz qual vcore você usaria , pergunto isso, pois tenho um i7 7700 ( sem o K ) e ele trabalha a 4ghz nos quatro núcleos e o vcore é exatamente o mesmo que  voce utilizou no seu i7 1,120v 1,136v , quando faço o teste de stress a temperatura bate na casa dos 84 graus, quando incluo nesse teste as memórias e a VGA , aí meu colega abraço, 90 graus gravado, no seu teste voce incluiu a VGA??

Mesma coisa que eu disse: Só porquê você colocou tensão X ou Y, não quer dizer nada. Além disso, você pode estar olhando para a coisa errada; some isso com o fato do cooler, teste de stress, ambiente, etc. serem diferentes, e você não tem como comparar seus resultados com os do OP. Se quiser, crie um tópico para você e a gente te ajuda lá.

 

8 horas atrás, PAULO BATISTA83 disse:

Tenho um òtimo air cooler, esse processador, tá me irritando com essas temperaturas altas, a Intel fabrica essas Brasas e que leva a fama é a AMD, fim de ano vou mandar essa CPU pra casa do ca.........    , e vou pegar um Ryzen da AMD

7 horas atrás, AlienMind disse:

Hahahahaha, mas então, meu antigo AMD de 6 núcleos rodando a 3.3 GHz chegava no máximo 55 °C com esse mesmo cooler que estou usando no Intel :lol:. Exatamente por isso que estou assustado com essas temperaturas de 70~80 °C desses Kaby Lake.

Não comparemos uva com banana... entenda, a Intel e AMD não medem a mesma coisa. Pode parecer que sim, mas são duas medidas completamente diferentes: a Intel mede sua temperatura mais próxima dos núcleos, que é num lugar mais quente, ao passo que a AMD mede* mais longe, num lugar mais frio. Então embora você visse 80C no intel, tava de boas, é uma temperatura relativamente confortável; por outro lado, 70 na AMD já era preocupante.

 

*Não sei se se aplica aos novos Ryzen.

 

 

7 horas atrás, AlienMind disse:

Outra coisa, por ser a versão sem o 'K', é possível fazer esse controle de tensão pela BIOS?

Sim. Você vai precisar de uma placa-mãe que permita controle de tensão (provavelmente, uma Z), mas desde que a placa-mãe forneça esse recurso, você consegue, é algo independente do processador permitir OC ou não.

 

 

9 horas atrás, AlienMind disse:

Um dos culpados por essa temperatura maior é a própria Intel, que colocou uma pasta térmica vagaba sob o lid do processador

7 horas atrás, Paulo_silver disse:

E realmente cara a pasta térmica da Intel que eles optaram pra KabyLake não agradou muita gente.

Entendam, essa plasta térmica é feita para durar 10 anos e continuar do mesmo jeito. Ela não é projetada para ser boa, é projetada para durar.

 

É ruim? É, eu concordo com vocês.

 

Mas se quiser, o processador vai continuar funcionando perfeitamente pela próxima década, ao passo que uma pasta de alta qualidade não consegue isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos @Imakuni
Abaixo algumas considerações e mais dúvidas
 

4 horas atrás, Imakuni disse:

Tá ai uma excelente pergunta que você não respondeu: qual era mesmo o seu cooler?

 

Mencionado logo antes da pergunta da placa-mãe sobre 'qual cooler você usa': • cooler do proc.: EVGA Superclock

 

 

4 horas atrás, Imakuni disse:

AIDA é um teste lixoso que não testa nada.

 

Por conta disso que meus testes foram feitos utilizando o RealBench da ASUS. Esse programa faz o teste de estabilidade usando edição de imagens para estressar single-thread e memória RAM, compressão de vídeo h.264 para estressar multi-thread e cache, e OpenCL para estressar placa de vídeo, tudo isso junto para estressar a 'multi-tarefa'. Informações retiradas do próprio programa.

 

 

4 horas atrás, Imakuni disse:

Meio conservador esse limite, pode deixar na casa dos ~83 que não tem problema.

 

Meus testes com temperaturas que chegaram em torno de 75 °C foram feitos com temperatura ambiente na casa dos 23~25 °C. Preferi manter esse 'limite' por conta de que em alguns dias a temperatura ambiente vai chegar nos 30~35 °C, elevando junto a temperatura de trabalho do processador. Vou refletir depois se boto a 4.6GHz com mais tensão e ver se deixo chegar mais perto dos 80 °C, mas não sei se 100MHz a mais valem o risco de passar dos 80 °C.

 

 

4 horas atrás, Imakuni disse:

Sua tensão não está em 1.120-1.136v, está é em 1.240-1.255

 

Eu também percebi a diferença de tensão nos valores mencionados como "VID" no Core Temp e como "Voltages CPU core" no AIDA64 que mostram entre 1.240 e 1.255v; e o que é mostrado como "Core Voltage" no CPU-Z e "CPU Core Voltage" no programa da ASUS que flutua entre 1.120 e 1.136v.

 

Pelo que li em diversos outros locais o VID (ou Voltage Identifier) é a informação que o processador envia à placa-mãe como requerimento para rodar em determinado clock, sendo assim, seria uma informação fixa e padrão pré estabelecida pelo fabricante de acordo com cada clock específico.

 

Enquanto que o Core Voltage seria a tensão real que estaria sendo fornecida pela placa-mãe, ignorando o que o processador está pedindo no VID.

Basicamente:

VID = tensão que o processador demanda.
Vcore = tensão que o processador está recebendo de fato.

 

Disseram que se desligar uma opção na BIOS relacionada a economia de energia (EIST/C1E), isso impede que o processador 'converse' com a placa-mãe sobre qual tensão ele 'acha melhor' para funcionar, deixando assim a informação no VID sempre no máximo, ou removendo ela completamente.

 

 

4 horas atrás, Imakuni disse:

não use o CPU-Z para ver tensão, use o HWMonitor. Vão ter duas medidas, VCORE (na parte da placa-mãe) e VID (no processador); tire um print em load e mande para cá para eu dizer qual das duas que você deve olhar

 

Por conta dessa diferença entre VID e Vcore, segundo outras pessoas disseram em outros fóruns, parece que o HWmonitor estaria trocando as definições.

 

Chegando em casa a noite vou baixar o HWmonitor, fazer mais testes e ver quais as informações que ele está me dando, daí posto uma print screen aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, AlienMind disse:

Eu também percebi a diferença de tensão nos valores mencionados como "VID" no Core Temp e como "Voltages CPU core" no AIDA64 que mostram entre 1.240 e 1.255v; e o que é mostrado como "Core Voltage" no CPU-Z e "CPU Core Voltage" no programa da ASUS que flutua entre 1.120 e 1.136v.

 

Pelo que li em diversos outros locais o VID (ou Voltage Identifier) é a informação que o processador envia à placa-mãe como requerimento para rodar em determinado clock, sendo assim, seria uma informação fixa e padrão pré estabelecida pelo fabricante.

 

Enquanto que o Core Voltage seria a tensão real que estaria sendo fornecida pela placa-mãe, ignorando o que o processador está pedindo no VID.

Basicamente:

VID = tensão que o processador demanda.
Vcore = tensão que o processador está recebendo de fato.

 

Disseram que se desligar uma opção na BIOS relacionada a economia de energia (EIST/C1E), isso impede que o processador 'converse' com a placa-mãe sobre qual tensão ele 'acha melhor' para funcionar, deixando assim a informação no VID sempre no máximo, ou removendo ela completamente.

Em tese, é isso...

 

SÓ QUE, acontece que as vezes esses valores não são exatamente confiáveis. Por exemplo, você coloca 0.995v na BIOS e a VID aparece como esses 0.995, sendo que o VCORE fica em 1.008 (pós LLC). É o que acontece com um dos meus processadores, o VID não é o valor de fábrica, é o que eu mandei que fosse.

 

Por outro lado, tenho uma outra máquina em que o VID fica o tempo todo em um valor fixo, não importando a carga, o que eu ponha na BIOS... era para variar, mas fica o tempo todo cravado (não lembro agora o valor).

 

E eu já ví também casos em que o contrário acontece, o VCORE fica fixo e a leitura real acaba sendo o VID (ou seja, confusão entre o software e os sensores, e qual é qual).

 

Inclusive, já vi também coisas do tipo 0.000 em um ou outro, ou então 2.0v aqui e lá...

 

 

Geralmente, o que você falou está certo. Mas por causa dessas bizarrices que acontecem por ai, é sempre bom usar um programa que mostre os dois ao mesmo tempo (como por exemplo o HWmonitor) e aliar essa informação com o bom senso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, AlienMind disse:

@PAULO BATISTA83

 

Opa, no teste que eu rodei com o RealBench da ASUS tem stress da placa de vídeo sim e eu coloquei as memórias usando no máx 8 GB.

 

Sobre a tensão, eu não sei exatamente qual valor colocaria para rodar a 4.0GHz, mas é questão de você testar com o valor de 1,20v e ir descendo 0,05v por vez e ir fazendo testes de stress até chegar numa tensão que dê instabilidade ou BSOD. Ai saberá a tensão mínima para seu processador rodar a 4.0GHz, aí só colocar 0,05v a mais do que o valor que deu travamento. Isso com certeza ajudaria nas temperaturas.

 

Outra coisa, por ser a versão sem o 'K', é possível fazer esse controle de tensão pela BIOS?

Mais uma coisa, qual cooler você usa? Li bastante em outros locais que as vezes uma mínima 'má' colocação do cooler, por mais exagerado que pareça, pode causar temperaturas mais altas nesse processador.

 

 

Minha Mobo é uma asus H270 strix, o controle do vcore não é exatamante igual ou tão fácil quanto na z270 , lá tem niveis de 1 a 7 sendo que 1 significa tensão mais alta e 7 tensão mais baixa, sendo assim você testa cada nível e olha em qual vcore a placa colocou pra sua CPU, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PAULO BATISTA83 disse:

Minha Mobo é uma asus H270 strix, o controle do vcore não é exatamante igual ou tão fácil quanto na z270 , lá tem niveis de 1 a 7 sendo que 1 significa tensão mais alta e 7 tensão mais baixa

 

Segundo o site da ASUS, a BIOS das H270 é praticamente igual da Z270. Veja se é assim:

01.png.d2826601387b5dfe20553b0010e66715.png02.png.617c0a49e3861159d034a6d8e738c3dd.png

 

Se for, basta apertar <F7> para mudar a interface para avançado e ir na aba AI Tweaker.

 

Daí tire fotos das opções nessa aba e poste aqui para eu ver como são as opções de configuração para o i7 7700 sem ser 'K'. Talvez tenha uma opção de controle de tensão melhor do que apenas os níveis 1 a 7.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

 

Baixei o HWmonitor e fiz novamente alguns testes usando o multiplicador fixo em 45x para manter os 4.5GHz em todos os testes e variei a tensão do processador num primeiro momento em 1.13v, posteriormente 1.20v e por fim coloquei 1.12v. Hoje está um dia frio em BH, a temperatura ambiente está na casa dos 23 °C.

 

Aqui com tensão setada em 1.130v ela fica variando entre 1.120 e 1.136v, temperatura média do processador em 69 °C com picos de 76 °C. O VID se mantém em 1.24v (1,2395v em alguns)

 

58dad76fa6394_fullload4.5GHz1.12vmarcado.thumb.png.c9cc0fca228685523aabeba2b8067910.png

 

------------

 

Já com tensão estabelecida em 1.200v ela ficou bem estável a 1.200v, não vi variando em momento algum. E claro, com uma tensão mais alta que o teste anterior, a temperatura média foi de 76 °C com picos de 82 °C. Como o clock estava travado nos 4.5 GHz, o VID se manteve nos 1.24v.

 

58dad961df975_fullload4.5GHz1.20vmarcado.thumb.png.88119fab7c4b07ddb4fe5b50da46acc3.png

 

 

------------

 

Por fim, eu fiz um último teste estabelecendo a tensão de 1.120v. Com esse valor a tensão indicada nos Core Voltage foram estáveis 1,120v, temperatura média de 68 °C com picos de 76 °C. Novamente, VID se manteve em 1,24v.

 

58dadaba3b1da_fullload4.5GHz1.12vmarcadoazul.thumb.png.f68b6d20d9815060ed57cb7277eae98d.png

 

------------

 

Um resumo:

Clock              Tensão Setada          VID                Core Voltage           Temp Média        Temp Máxima
4.5GHz           1,120v                       1,240v            1,120v                     68 °C                  76 °C

4.5GHz           1,130v                       1,240v            1,120~1,136v          69 °C                  76 °C

4.5GHz           1,200v                       1,240v            1,200v                     76 °C                  82 °C

 

 

Assim acho que no meu caso o VID realmente é a tensão que o processador está querendo (sendo esse um valor pré-estabelecido por fábrica), enquanto que Core Voltage é a tensão real que está sendo aplicada, uma vez que as temperaturas variaram para mais e para menos juntamente com o Core Voltage sendo setado para mais ou para menos, enquanto que o VID se manteve em 1,24v assim como o clock também se manteve em 4.5 GHz.

 

Sobre as temperaturas, como o dia está frio, elas ficaram mais baixas. Mas num dia quente, tipo 35 °C, elas obviamente também vão aumentar. Os 76 °C médios com 1,200v com 4.5GHz de clock, podem se transformar facilmente em 86°C médios :eek: com 4.6 ou 4.7GHz de clock, daí não quero arriscar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, AlienMind disse:

 

Segundo o site da ASUS, a BIOS das H270 é praticamente igual da Z270. Veja se é assim:

01.png.d2826601387b5dfe20553b0010e66715.png02.png.617c0a49e3861159d034a6d8e738c3dd.png

 

Se for, basta apertar <F7> para mudar a interface para avançado e ir na aba AI Tweaker.

 

Daí tire fotos das opções nessa aba e poste aqui para eu ver como são as opções de configuração para o i7 7700 sem ser 'K'. Talvez tenha uma opção de controle de tensão melhor do que apenas os níveis 1 a 7.

 

Qualquer ajuda é muito bem vinda, se descobrir como colocar um Vcore sem ser pelo nível de 1 a 7 , por favor me diga como , o modo manual não dá essa opção , segue anexo algumas fotos , não ficaram muito boas pois tive que desligar o flash pra não dar reflexo

20170328_221951.jpg

20170328_222025.jpg

20170328_222137.jpg

20170328_222219.jpg

20170328_222256.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PAULO BATISTA83

 

• Em <AI Overclock Tuner> coloque <Manual> ao invés de <Auto>. É provável que quando você setar o <Manual> apareça a seguinte opção na linha abaixo:

 

• <BCLK Frequency> digite 100 e aperte <Enter>. Vai ficar assim "100.0000"

 

• Em <CPU Core Ratio> coloque <Sync All Cores> ao invés de <Per Core>

 

• Em <1-Core Ratio Limit> digite 42 e aperte <Enter>. Isso setará o processador para rodar em 4.2GHz. Se você quiser que o processador fique em 4.0GHz, digite 40 ao invés de 42.

 

Esse número que você digita é o multiplicador do core que você setou com o valor de "100" ali atrás no BCLK Frequency. Logo 42 x 100 = 4200 MHz.  Cuidado ao colocar valores maiores que "100" no BCLK, pois isso faz multiplicar também a velocidade das memórias e da placa-mãe como um todo.

 

001.thumb.jpg.90eb9037915e11f4b1eabdebb2235405.jpg

 

• Em <DRAM Frequency> selecione o valor de <2133MHz> só para ver como vão ficar as temperaturas. Quanto maior o valor do clock da memória, mais calor vai gerar no processador. Se as temperaturas ficarem ok, volte com a opção de <2400> e veja novamente como ficam as temperaturas no teste de stress.

 

002.thumb.jpg.58a39ac50ed6e9e0072aec0dbafc6694.jpg

 

• Em <CPU Core/Cache Voltage> ao invés de <Auto> (que está com um valor de 1.024v), coloque <Manual>, assim vai aparecer outro campo abaixo para digitar a tensão que você quer, acho que é <CPU Core Voltage Override>. Nesse novo campo digite 1.020

 

58db19bc7c98a_003copy.thumb.jpg.7aca5fb2fb1b8268dc3154d3b0d5c14f.jpg

 

Vamos começar com esse valor e ver como ficarão as temperaturas em teste de stress a 4.2 ou 4.0 GHz.

 

Todo o resto abaixo deixe em AUTO.

 

Agora salve as configurações da BIOS e reinicie o PC.

 

Veja se o pc vai entrar no windows normalmente, se entrou, faça um teste de stress e fique de olho nas temperaturas. Se passar dos 80 °C, tem que diminuir mais ainda a tensão lá no <CPU Core/Cacho Voltage>. Vá diminuindo de 0.01. Por exemplo, teste com 1.000v, depois com 0.990, 0.980, 0.970.

 

A intenção é você deixar o seu computador em 4.2 ou 4.0 GHz com a menor tensão possível sem que o computador trave ou dê tela azul enquanto tiver rodando os testes de stress.

 

Se o computador der tela azul, é porque a tensão está baixa demais para o processador conseguir trabalhar.

 

Se as temperaturas continuarem altas, tem algum problema com o seu cooler, ou pasta termica, ou montagem dele sobre o processador. Não tem porquê o 7700 sem ser 'K' rodar 4.0 GHz e passar dos 80 °C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, PAULO BATISTA83 disse:

Qualquer ajuda é muito bem vinda, se descobrir como colocar um Vcore sem ser pelo nível de 1 a 7 , por favor me diga como , o modo manual não dá essa opção , segue anexo algumas fotos , não ficaram muito boas pois tive que desligar o flash pra não dar reflexo

 

Esse 1-7 é o LLC, não a tensão do processador. É uma coisa que afeta o VCORE, verdade, mas não é isso que você quer mexer. O que você quer é a CPU Core/Cache Voltage, tire do auto e ponha em um valor fixo; o LLC, ponha no Auto num primeiro momento. Depois você pode calibrar, mas num primeiro instante, deixe no auto.

 

4 horas atrás, AlienMind disse:

• <BCLK Frequency> digite 100 e aperte <Enter>. Vai ficar assim "100.0000"

 

• Em <CPU Core Ratio> coloque <Sync All Cores> ao invés de <Per Core>

 

• Em <1-Core Ratio Limit> digite 42 e aperte <Enter>. Isso setará o processador para rodar em 4.2GHz. Se você quiser que o processador fique em 4.0GHz, digite 40 ao invés de 42.

 

Esse número que você digita é o multiplicador do core que você setou com o valor de "100" ali atrás no BCLK Frequency. Logo 42 x 100 = 4200 MHz.  Cuidado ao colocar valores maiores que "100" no BCLK, pois isso faz multiplicar também a velocidade das memórias e da placa-mãe como um todo

@PAULO BATISTA83 não faça isso, não vai dar certo num processador travado e mobo que não faz OC.

 

4 horas atrás, AlienMind disse:

• Em <DRAM Frequency> selecione o valor de <2133MHz> só para ver como vão ficar as temperaturas. Quanto maior o valor do clock da memória, mais calor vai gerar no processador. Se as temperaturas ficarem ok, volte com a opção de <2400> e veja novamente como ficam as temperaturas no teste de stress.

Clock da RAM não afeta temperatura do processador. Ou melhor, até afeta, mas é tão pouca coisa que fica na margem de erro (ainda mais para um OC tão básico quanto 2400mhz). @PAULO BATISTA83 Não há necessidade de por primeiro em 2133 , pode deixar em 2400 direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, AlienMind disse:

@PAULO BATISTA83

 

• Em <AI Overclock Tuner> coloque <Manual> ao invés de <Auto>. É provável que quando você setar o <Manual> apareça a seguinte opção na linha abaixo:

 

• <BCLK Frequency> digite 100 e aperte <Enter>. Vai ficar assim "100.0000"

 

• Em <CPU Core Ratio> coloque <Sync All Cores> ao invés de <Per Core>

 

• Em <1-Core Ratio Limit> digite 42 e aperte <Enter>. Isso setará o processador para rodar em 4.2GHz. Se você quiser que o processador fique em 4.0GHz, digite 40 ao invés de 42.

 

Esse número que você digita é o multiplicador do core que você setou com o valor de "100" ali atrás no BCLK Frequency. Logo 42 x 100 = 4200 MHz.  Cuidado ao colocar valores maiores que "100" no BCLK, pois isso faz multiplicar também a velocidade das memórias e da placa-mãe como um todo.

 

001.thumb.jpg.90eb9037915e11f4b1eabdebb2235405.jpg

 

• Em <DRAM Frequency> selecione o valor de <2133MHz> só para ver como vão ficar as temperaturas. Quanto maior o valor do clock da memória, mais calor vai gerar no processador. Se as temperaturas ficarem ok, volte com a opção de <2400> e veja novamente como ficam as temperaturas no teste de stress.

 

002.thumb.jpg.58a39ac50ed6e9e0072aec0dbafc6694.jpg

 

• Em <CPU Core/Cache Voltage> ao invés de <Auto> (que está com um valor de 1.024v), coloque <Manual>, assim vai aparecer outro campo abaixo para digitar a tensão que você quer, acho que é <CPU Core Voltage Override>. Nesse novo campo digite 1.020

 

58db19bc7c98a_003copy.thumb.jpg.7aca5fb2fb1b8268dc3154d3b0d5c14f.jpg

 

Vamos começar com esse valor e ver como ficarão as temperaturas em teste de stress a 4.2 ou 4.0 GHz.

 

Todo o resto abaixo deixe em AUTO.

 

Agora salve as configurações da BIOS e reinicie o PC.

 

Veja se o pc vai entrar no windows normalmente, se entrou, faça um teste de stress e fique de olho nas temperaturas. Se passar dos 80 °C, tem que diminuir mais ainda a tensão lá no <CPU Core/Cacho Voltage>. Vá diminuindo de 0.01. Por exemplo, teste com 1.000v, depois com 0.990, 0.980, 0.970.

 

A intenção é você deixar o seu computador em 4.2 ou 4.0 GHz com a menor tensão possível sem que o computador trave ou dê tela azul enquanto tiver rodando os testes de stress.

 

Se o computador der tela azul, é porque a tensão está baixa demais para o processador conseguir trabalhar.

 

Se as temperaturas continuarem altas, tem algum problema com o seu cooler, ou pasta termica, ou montagem dele sobre o processador. Não tem porquê o 7700 sem ser 'K' rodar 4.0 GHz e passar dos 80 °C.

Bom vamos lá a primeira opção,  <AI Overclock Tuner> eu nao tenho a opção manual ( conforme pode ver na imagem) eu tenho somente a Auto e a outra é uma tal de XMP , que parece que está relacionado a memória, portando eu não tenho a opção BCLK frequency , acho que é por causa que o meu processador é travado para over ( sem o k ) a minha frequencia já fica travada em 100 o tempo todo. Em CPU Core Ratio, coloquei em <Sync All Cores> , e em  1-Core Ratio digitei 40, Em <CPU Core/Cache Voltage> coloquei Manual e o <CPU Core Voltage Override> deixei em 1.000v . E o resultado foi muito bom meu processador não passou de 77 graus no stress sendo que antes chegava aos 90 ou seja uma redução de 13 graus. E o sistema ficou estável o tempo todo durante o teste.

20170329_160357.jpg

20170329_160408.jpg

20170329_160438.jpg

20170329_160513.jpg

20170329_160532.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, PAULO BATISTA83 disse:

<AI Overclock Tuner> eu nao tenho a opção manual

 

Opa, sem problemas. Essa opção no <Manual> era só para deixar no valor 100 mesmo. Mas como no Auto ele já fica 100, não tem problema.

 

Agora que você viu que as temperaturas melhoraram, pode voltar o <AI Overclock Tuner> para a opção <XMP>, pois ai será implementada a função de overclock das memórias RAM para elas trabalharem a 2400 MHz como o fabricante garante que elas trabalham.

 

 

14 minutos atrás, PAULO BATISTA83 disse:

E o resultado foi muito bom meu processador não passou de 77 graus no stress sendo que antes chegava aos 90 ou seja uma redução de 13 graus. E o sistema ficou estável o tempo todo durante o teste.

 

Que ótimo!!! Se você quiser, pode tentar reduzir ainda mais a tensão, como 0,98v e rodar testes de stress para ver se continua rodando os 4.0 GHz de forma estável.

 

Como essa ação de diminuir tensões no clock original é 'paliativa', sugiro mais p frente remontar novamente o seu cooler com bastante cuidado e com uma pasta térmica de boa qualidade, ou até mesmo botar um water cooler. Não era pro i7 7700 esquentar tanto assim a 4.2 GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, AlienMind disse:

 

Opa, sem problemas. Essa opção no <Manual> era só para deixar no valor 100 mesmo. Mas como no Auto ele já fica 100, não tem problema.

 

Agora que você viu que as temperaturas melhoraram, pode voltar o <AI Overclock Tuner> para a opção <XMP>, pois ai será implementada a função de overclock das memórias RAM para elas trabalharem a 2400 MHz como o fabricante garante que elas trabalham.

 

 

 

Que ótimo!!! Se você quiser, pode tentar reduzir ainda mais a tensão, como 0,98v e rodar testes de stress para ver se continua rodando os 4.0 GHz de forma estável.

 

Como essa ação de diminuir tensões no clock original é 'paliativa', sugiro mais p frente remontar novamente o seu cooler com bastante cuidado e com uma pasta térmica de boa qualidade, ou até mesmo botar um water cooler. Não era pro i7 7700 esquentar tanto assim a 4.2 GHz.

Quanto ao Air Cooler está montado correto, ele é um modelo muito bom, é um Zalman 9900cnps Max e a pasta térmica é de ótima qualidade, inclusive esse Air Cooler foi um membro daqui do clube que me indicou, pois antes desse Cooler meu processador estava travando de tão quente, ele também falou na época pra baixar o vcore , mas não sabia como fazer isso nessa minha placa-mãe, daí você me ajudou bastante, antes o único método que consegui algum resultado melhor que de fábrica(o vcore nessas placa-mãe vem muito alto de fábrica) era lá no tal dos níveis que falei anteriormente, que 1 é a tensão maior e 7 a menor, daí  escolhe de 1 a 7 , e pra falar nisso gostaria de saber em qual melhor nível deixar, estou deixando no 6 mas não sei se é o nível correto.

20170329_220338.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu umas travadas no Windows aqui , daí passei para 1.024 v e parou, acho que e o processador não aceita menos que isso não, fiz novos testes, ativei o XMP , mesmo com 1,024v a temperatura não passou dos 70 graus, achei ótimo, se conseguir manter manter nessa casa de 70 até 75 graus fico satisfeito, lembrando que os Kaby Lake são "esquentadinhos" mesmo, a temperatura máxima deles é de 100 graus contra 70 Graus dos Skaylake

adicionado 1 minuto depois

Aquela opção lá dos Nível de 1 a 7 deixei no Auto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PAULO BATISTA83 disse:

o tal dos níveis que falei anteriormente, que 1 é a tensão maior e 7 a menor, daí  escolhe de 1 a 7 , e pra falar nisso gostaria de saber em qual melhor nível deixar, estou deixando no 6 mas não sei se é o nível correto.

 

Sobre o Load Line Calibration, ou LLC, é o seguinte.

 

Quando se faz overclock no processador você normalmente precisa jogar mais tensão no VCore para manter o processador estável. Então você vai lá e seta, por exemplo, 4.8GHz e 1,300v. Daí olha nos programas de monitoramento e vê que enquanto o processador não está trabalhando pesado a placa-mãe consegue fornecer estáveis 1,300v. Até ai tudo bem.

 

Mas quando você vai jogar alguma coisa, editar um vídeo ou fazer qualquer coisa que vá exigir muito do processador, esse valor do VCore ao invés de permanecer nos estáveis 1,300v acaba caindo devido a necessidade de mais potência exigida pelo processador. Daí cai para 1,280v porque a placa-mãe não aguenta segurar a tensão, e esses 1,280v podem não ser suficientes para manter o overclock de 4.8GHz estável, ai o pc vai e dá tela azul/trava...

 

Isso acontece porque algumas placas mãe utilizam poucos componentes no circuito controlador de tensão do processador, ou porque utiliza componentes de não tão boa qualidade, ou por conta de temperatura etc etc. Por isso placas mais high-end possuem vááááários componentes no circuito controlador de tensão, para garantir uma tensão BEEEEEEM regulada para manter overclocks bem altos. E claro, placas assim custam mais caro.

 

Esse efeito da queda de tensão é chamado de VDrop.

 

Daí para tentar diminuir o VDrop, existe o LLC, que basicamente tenta corrigir a queda da tensão aplicando uma fração de tensão maior tanto em IDLE quanto em FULL LOAD. E esses níveis que se pode escolher são diferentes correções que vão ser necessárias para diferentes placas-mãe, diferentes processadores e em diferentes cenários de overclock.

 

Dai para usar corretamente o LLC e não aplicar uma correção de tensão muito alta, o que poderia além de subir a temperatura desnecessariamente e também gerar picos de tensão, teria que testar cada uma dessas opções de 1 a 7 e monitorar o VCore com o processador em IDLE e sob full stress para ver o quão o VCore está flutuando para mais ou para menos do que foi setado na BIOS. Quanto menos flutuação, melhor.

 

Assim, creio que controle de LLC é mais para quem faz overclock.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, AlienMind disse:

 

Sobre o Load Line Calibration, ou LLC, é o seguinte.

 

Quando se faz overclock no processador você normalmente precisa jogar mais tensão no VCore para manter o processador estável. Então você vai lá e seta, por exemplo, 4.8GHz e 1,300v. Daí olha nos programas de monitoramento e vê que enquanto o processador não está trabalhando pesado a placa-mãe consegue fornecer estáveis 1,300v. Até ai tudo bem.

 

Mas quando você vai jogar alguma coisa, editar um vídeo ou fazer qualquer coisa que vá exigir muito do processador, esse valor do VCore ao invés de permanecer nos estáveis 1,300v acaba caindo devido a necessidade de mais potência exigida pelo processador. Daí cai para 1,280v porque a placa-mãe não aguenta segurar a tensão, e esses 1,280v podem não ser suficientes para manter o overclock de 4.8GHz estável, ai o pc vai e dá tela azul/trava...

 

Isso acontece porque algumas placas mãe utilizam poucos componentes no circuito controlador de tensão do processador, ou porque utiliza componentes de não tão boa qualidade, ou por conta de temperatura etc etc. Por isso placas mais high-end possuem vááááários componentes no circuito controlador de tensão, para garantir uma tensão BEEEEEEM regulada para manter overclocks bem altos. E claro, placas assim custam mais caro.

 

Esse efeito da queda de tensão é chamado de VDrop.

 

Daí para tentar diminuir o VDrop, existe o LLC, que basicamente tenta corrigir a queda da tensão aplicando uma fração de tensão maior tanto em IDLE quanto em FULL LOAD. E esses níveis que se pode escolher são diferentes correções que vão ser necessárias para diferentes placas-mãe, diferentes processadores e em diferentes cenários de overclock.

 

Dai para usar corretamente o LLC e não aplicar uma correção de tensão muito alta, o que poderia além de subir a temperatura desnecessariamente e também gerar picos de tensão, teria que testar cada uma dessas opções de 1 a 7 e monitorar o VCore com o processador em IDLE e sob full stress para ver o quão o VCore está flutuando para mais ou para menos do que foi setado na BIOS. Quanto menos flutuação, melhor.

 

Assim, creio que controle de LLC é mais para quem faz overclock.

 

 

Ok muito obrigado pela ajuda, acho que agora meu sistema está com uma ótima temperatura e estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Use o Prime95, ele vai começar a realizar cálculos de divisibilidade de números do tipo 2^p-1 (primos de Mersenne), onde p é um número primo conhecido. Deixe-o o rodando durante um dia inteiro para testar a estabilidade do overclock, se der sorte pode até ganhar uma grana achando um número primo com mais de 10 milhões de dígitos (cerca de 3000 dólares).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá amigo,

 

Só pra efeito de conhecimento... Eu configurei também o vcore(1.13) e o clock(4.5) do meu i7 7700k exatamente como você demonstrou acima antes de ver o seu post. Ele de fato passou no prime95 rodando por 10min, mas em outros programas como o Intel Extreme Tuning Utility, por exemplo, esse vcore de 1.13 não segurou e travou o PC. Logo após isso tentei com vcore de 1.135  e aconteceu o mesmo travamento. Somente após setar o vcore em 1.14 o travamento parou. Desde ontem até agora sem nenhum travamento ou tela azul. No prime95 a temperatura chegou no máximo a 79ºc(como podem ver na imagem do HWMonitor), usando um H80i V2 na config custom. Não sei se você chegou a uma temperatura melhor, mas se conseguiu eu gostaria de saber como...

 

Eu que vim de um i5 6600k que não passava de 65º em stress, to estranhando bastante essas temps do i7 também. Gostaria muito de saber qual a temperatura máxima de trabalho desse i7 7700k sem que prejudique/frite o processador para saber até onde posso chegar em um overclock... Outra coisa que to achando bizarro é sobre o comportamento do HWMonitor e do Corsair Link na MB ASUS Z270k, após atualizar a BIOS para versão 1002 algumas temps da mobo ficaram bugadas passando dos 100ºc(Vide Imagens), coisa que na versão anterior não acontecia. Com relação ao Water Cooler H80i v2 ainda procuro uma forma de melhor otimizá-lo para aproveitar todo seu desempenho, ainda não achei nenhuma config(Corsair Link 4) na internet que seja proveitosa referente ao H80i v2, então fiz eu mesmo uma config(Vide Imagem). Mas vi muita gente montando o H80i de cabeça pra baixo kkkk. Espero que minhas informações sirvam pra ajudar alguém em alguma coisa. Obrigado.

Prime95_1.jpg

Corsair Link.jpg

Corsair Link1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...