Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial De Recuperação De Bioses


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!

TUTORIAL DE RECUPERAÇÃO DE BIOSes

Nesta área tem um tópico que explica tudo sobre atualização de BIOS. Este aqui explica como proceder num caso de falhas durante este procedimento através de um recurso presente no próprio chip E²PROM. Todos sabem que uma falha durante o processo de atualização de BIOS pode condenar uma placa-mãe ao desuso, e isso independe se a placa-mãe for de TOP de linha e seu processador for um Pentium 7 20GHz UTHT (Ultra Turbo Hyper Threading) ou um Athlon Double XP/MP 256bits Supreme Enhanced 3D³NOW! 5200+ SSE6, operando em 45° full!!. Nenhum usuário que se aventure em updates de BIOSes está livre dos riscos.

Exageros à parte (viajei muito agora, né? :PPentium 7 20GHz UTHT!! Athlon Double XP/MB 256bits... :ahh: ), o problema realmente existe. Antes que dê como "morta" a sua placa-mãe, vamos tentar ressucitá-la.

O recurso de recuperação se chama BOOT-BLOCK, uma área que normalmente não é atualizada pelo programa de FLASH, salvo se requisitado pelo usuário. Ele se manifesta na inicialização seguinte à falha do BIOS, caracterizado por BIPs frenéticos e acessos constantes ao drive de disquete.

O fato de o PC iniciar com acessos ao driver de disco é um bom sinal, pois podemos aplicar o recurso do boot-block. E ao que parece esta área não foi afetada, pois tem acessos ao floppy.

Vamos lá. Em outro computador pegue um disquete vazio. Temos duas situações.

No caso do BIOS ser da AMI, copie o arquivo de BIOS para este disquete e renomeie este arquivo para AMIBOOT.ROM (tem certeza que o arquivo de BIOS é o correto para a sua placa-mãe, certo?). Inicie o computador com este disquete e espere por três beeps e um reboot.

Ainda falando de BIOS AMI, pode haver casos em que possa ser necessário forçar o boot-block. Isto é conseguido ligando o computador com as teclas [CTRL] + [HOME] pressionadas até que haja acessos ao drive A:\.

No caso do BIOS ser da Award, já temos um pouco mais de trabalho. Formate um disquete no prompt do DOS com o comando:

FORMAT A:/S (somente para Windows 95/98)

Ou se quiser use o Windows Explorer (Win95/98) e formate o disquete com a opção de transferência dos arquivos de sistema marcada. Não use o disco de boot feito pelo Windows (principalmente do Me). Agora no prompt do DOS você irá digitar o comando que grava o BIOS na Flash-ROM (BIOS Award) com a chave /?. Examine nas opções quais as chaves que ordenam a atualização automática do BIOS, sem a intervenção do usuário. Com estas informações em mãos no prompt do DOS digite:

EDIT A:AUTOEXEC.BAT

Na janela do Edit digite o nome do programa de Flash da Award (normalmente é AWDFLASH.EXE) seguida da sintaxe correta. Como eu atualizei hoje (06/06/2004) o BIOS de minha ECS, a dúvida que eu tinha quando postei a dica ao colega do BIOS apagado foi dissipada.

AWDFLASH FILENAME.BIN /xx (COMANDO-ARQUIVO-OPÇÃO)

O comando do FLASHER pode ser outro, depende do site do fabricante. No caso da ECS o comando era AWD830.EXE.

Verifique como é a sintaxe que ordena a atualização sem questionamento, ou em modo silencioso.

Digite a sintaxe correta na janela do Edit. Salve o arquivo, pegue este disquete, insira-o no PC defeituoso, ligue-o e ore, mas ore muito!!! Caso tenha exito você deverá ouvir uns beeps e o PC irá rebootar. Se não acontecer nada em 3 minutos, pressione RESET.

Esta operação literalmente irá atualizar o BIOS "às cegas", pois normalmente só o floppy disk não é afetado. Com um pouco de sorte pode-se espetar uma placa PCI e orar para que pelo menos haja imagem. Lembre-se de deixar ligado somente o floppy, a placa de vídeo (se funcionar, o processador e a memória (é claro!), desconectando os outros periféricos (placa de som, dispositivos IDE, etc).

Lembre-se: tem os passos para BIOS AMI e para BIOS Award. PELAMORDEDEUS!!! Veja este detalhe, para não piorar a situação. E certifique-se que o arquivo de BIOS é o correto para sua placa-mãe!

Infelizmente este recurso não é 100% infalível. Neste caso há ainda a operação de HOT-SWAP, porém é necessário uma outra placa-mãe idêntica ao modelo afetado, além da ciência dos riscos da pessoa que pedir emprestado a placa e da pessoa que vai emprestar a placa, visto que o HOT-SWAP é uma operação arriscadíssima, porém eficaz! Como nunca testei este procedimento (graças à DEUS), não irei comentar aqui.

O recurso Boot-Block também falhará se o chip BIOS estiver defeituoso fisicamente (pode acontecer), se a atualização falhou justamente no momento em que a área de Boot-Block estava sendo escrita ou se o chip foi atualizado com um arquivo de BIOS diferente do modelo da placa, por isso é IMPORTANTÍSSIMO o detalhe a revisão do BIOS da placa-mãe, além de se certificar de que o arquivo não está corrompido.

Tem mais um detalhe: fabricantes como a ASUS têm recursos de recuperação de BIOS inclusos em seus sistemas, como o Crash BIOS da ASUS, ou ainda BIOS em duplicata na própria placa-mãe. Estes fabricantes também têm o procedimento de disponibilizar um FLASHER personalizado de acordo com a placa-mãe. A ASUS, por exemplo disponibiliza o AFLASH.EXE. Neste caso eu desconheço os procedimentos de atualização automática.

Observações finais:

Temos duas situações: as placas-mãe que possuem o chip BIOS soldado diretamente na placa (SMD) e as placas que possuem o chip BIOS instalados em sockets. Nesta última o recurso de HOT-SWAP pode ser aplicado, o que não se pode dizer em relação aos BIOS soldados.

Primeiramente os BIOS soqueteáveis. No caso de não haver êxito na operação de recuperação o usuário pode recorrer a oficinas especializadas em recuperação de BIOSes defeituosas. Neste caso eu acredito que o procedimento consiste em enviar o chip defeituoso, junto com as informações referentes a marca e modelo para a empresa. A empresa faz a restauração do BIOS, que é enviado novamente ao usuário, juntamente com os procedimentos adequados.

Já nos casos de BIOSes soldadas, no caso de não haver êxito na recuperação, o usuário não poderá enviar o chip defeituoso a empresa, a não ser que ele seja habilíssimo em solda eletrônica, e depois a empresa certamente não deve dar este tipo de assistência,e se der teria que enviar a placa-mãe inteira para a oficina, e o conserto não iria sair barato, compensando mais em comprar outra placa-mãe!

Bem, as considerações estão feitas. Espero que ajude os colegas que porventura estejam passando por esta situação.

Valeu galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera!

Este tópico e o de Dicas e mandamentos, também nesta área, eu já tinnha criado há uns 3 meses no fórum do Baboo.

Um dos participantes estava com problemas de BIOS apagado. Sugeri o método do tópico e fiquei feliz em descobri que ele havia recuperado seu BIOS. Ou seja, assim que postei este, algum tempo depois vejo mais um caso de sucesso. Isso mostra que a esperança é a última que morre.

Vou fazer uma revisão do tópico. Uma alteração bem-vinda. Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...