Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latência diferente na memoria


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Gostaria de tirar uma duvida com vocês, se eu colocar 2 módulos de memoria ram com latências diferentes, pode gerar algum problema?

Exemplo, tenho 8GB (4x4) com latência 9.9.9.24 e quero colocar mais 4GB (2x2) com latência  7.8.7.20

 

Ao juntar esses 12GB de ram na placa, o sistema somente esta identificando 8GB.

Se eu colocar apenas os pendentes de 2GB totalizando 4GB funciona normal, e se eu colocar apenas os pentes de 4GB totalizando 8GB também funciona, porém ao juntar todos não consigo ter 12GB.

A bios da placa-mãe foi resetada e mesmo assim não funcionou.

 

Memorias ambas ddr3 com 1600Mhz e 1.65V tendo a unica diferença a latência.

placa-mãe Asus sabertooth Z-77

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Miskulin disse:

@Flávio Santana Lima Então, se eu colocar um pente de 4GB + um pente de 2GB ele aparece 6GB no sistema.

Lembrando que o pente de 4GB tem latência diferente do pente de 2GB.

Cara, memoria ram, em especial DDR3 para cima que trabalha em grupos (dual, triple ou quad channel) é complicado misturar, você tem o problema das latências que você pode configurar na BIOS, mas você também tem sub latências que são automáticas e não tem como mexer e essa muda até mesmo dentro do mesmo modelo, seu sistema em teoria vai rodar usando os parâmetros da memoria mais lenta, você consegue usar o pente de 4gb e o de 2gb junto porque eles estão trabalhando separados, você terá uma velocidade muito pequena, no caso de misturar os modelos, a questão é que não são compatíveis mesmo, por isso um grupo morre.

Uma coisa que você pode tentar, no manual da sua placa-mãe ele indica a ordem dos slots, você pode inverter a ordem, mas saiba que a chance de você ter problema é muito grande, me arrisco a dizer que é quase certeza, tela azul etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...