Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual osciloscópio comprar?


mlegnari

Posts recomendados

Olá pessoal!  Venho consulta-los mais uma vez.. 

 

Preciso de um osciloscópio para medir tensão e largura de pulso em bobinas automotivas,  reparos de ECU etc,  hoje o sinal mais rápido que meço é 200hz com 13,8ms de duração,  meu osciloscópio de placa de som da conta,  porém preciso ir além... 

 

Preciso medir a diferença entre a entrada do sinal e a saida do circuito que atrasa esse sinal (ignição com avanço),  localizar interferências na elaboração de circuitos diversos (ruidos)  para projetar filtros eficientes,  e se possível criar programas para o osciloscópio (ouvi dizer que tem osciloscópio que permite isso,  só nao sei qual)  esse programa iria me mostrar a frequência em rpm e a defasagem de sinal de entrada e saida em milissegundos. 

 

Quanto a frequência 20-50-70-100 mhz, sei que quanto mais melhor,  porém nessa area automotiva,  e para encontrar ruidos em meu circuito é preciso qual frequência?  Li que o digital seria ideal ser 5x mais que o clock máximo do circuito,  no meu caso 8mhz x 5 = 40mhz seria isso?  Nao existe nenhum acionamento no circuito que passe de 300hz e a duração mínima seja inferior que 500 micro segundos. 

 

Fiquei em duvida entre tektronix ou minipa mas a primeira marca da 5 anos de garantia e a segunda 2, as duas são passivas de upgrade de frequência 

 

 

Desde ja obrigado!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica! Em comparação com o minipa 50mhz mvb-dso os dois são iguais, mas me interessei pela garantia de 5 anos da tektronix, conversei com meu professor de manutenção de ECU, e o mesmo disse que poucas partes a medir passam de algumas centenas de hertz, no caso dos microprocessadores para testar é usado frequencímetros, e que o mais simples osciloscópio de 2 canais atenderia minhas necessidades. Exceto a parte para analise de ruidos em altíssima frequência, mas nesse caso cabe analisar o projeto e aplicar filtros especiais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...