Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
e-spyko

Imunizar Toda A Rede Elétrica De Picos De Voltagem

Recommended Posts

Pessoal, eu quero instalar um nobreak para proteger minha casa dos picos de voltagens que são bem comuns quando há falta energia e depois quando a enegia eletrica volta, normalmente ela vem com mais de 230v. Quero uma proteção dessas em toda minha casa, não sendo apenas para um computador.

Dessa forma quando falta energia e ela volta, não tenho com que me preocupar ,pois todos equipamentos eletronicos estão imunizados contra picos de tensão.

Deixo uma pergunta: como poderei realizar essa imunização em minha rede elétrica?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666

:D Fala ai,

Você pode colocar um Estabilizador de tensão externo, que é caro, mas é mais em conta do que um noBreak, o noBreak contém baterias que impedem queda brusca de tensão no computador quando falta energia elétrica de repente, e se você ligar externo ele vai ter que dar sustentação para TV, Geladeira, etc. que no caso nem precisam tanto disso, e seriam necessárias diversas baterias para suportar não mais do que 30'.

Ou melhor então, eu sugiro um Gerador Alternativo que entraria no lugar até o retorno do fornecimento, existem alguns que funcionam à diesel, ou até do tipo à luz Solar.

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Guest carmagedon666

:D Eu queria dizer ESTABILIZADOR DE TENSÃO e não retificador, desculpe a viagem, foi porque estava no meio de outros negócios, e não queria deixar perceberem que na verdade estou no Clube do Hardware :looka:

:wacko::devil::-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa saida para se resolver esse tipo de problema seria utilizar o terra. Muitas pessoas não utilizam ele e ainda chegam a quebrar o pino do terra nos estabilizadores e nobreaks.

Agora veja bem que este tipo de serviço tem que ser feito por um profissonal qualificado pois um bom aterramento tem suas caracteristicas técnicas.

Com relação ao estabilizador existem alguns que suportam inclusive geladeiras, que dentro de uma casa normal seria um dos itens mais pesados.

Um dia desses comprei um de 2.0Kva e me custou R$130,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, vocês não estão etendendo a minha pergunta. Eu me refiro a IMUNIZAR toda rede eletrica dos picos de energia qua normalmente ocorrem quando há uma faltad e eletricidade. Eu não me interesso em colocar um gerador de energia, ou no-break para toda minha casa.

Eu quero é que quando houver um pico de tensão, ele seja corrigido, com a função de evitar severos danos em equipamentos eletrônicos. Eu nem me importo de ficar sem energia durante uma falta de energia, mas tenho medo de que algum pico de tensão possa danificar equipamentos eletrônicos.

obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

tensão não, tensão.

E não adianta mexer com isso, porque são ocorrências esporádicas e você gastaria uma fortuma para fazer isso. É mais econômico retirar todos os equipamentos da tomada e deixar um mais parrudo para te avisar quando a energia voltar... ou mais barato, como um rádio relógio.

Compartilhar este post

Link para o post

Me corrijam se eu estiver errado.

Com o aterramento instalado em uma rede elétrica esta sobra de energia não iria para ele. Não seria despejada nele?

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse assim, nunca ocorreriam sobretensões... pois toda a rede elétrica possui aterramento ( que são feitos através dos pára raios ) e cabos guarda.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o colega deseja não é assim tão fácil, mas tenho uma solução bem barata que o ajudará e a quem quiser montar a gambiarra técnica!

Compre um CONTACTOR(chave magnética) e um temporizador de uns 60 segundos ou um timer que lhe atenda as necessidades. Corta-se os fios fase da rede elétrica(se for monofásica, será um só) e conecte-o na entrada do CONTACTOR e a outra ponta do fio na saida, ficando o CONTACTOR( C ) em série com a rede. Alimente o temporizador ( T) na fase, antes de passar pelo C. O contato auxiliar de T será ligado em série com a bobina de C que será alimentada pela tensão antes de passar pelo contato principal de C.

Funcionamento:

Durante o funcionamento normal, C estará com seus contatos principais FECHADOS e a corrente para a residência passa sem problemas. Ótimo. Nesta situação, T está energizado e seu contato auxiliar, permitiu que a bobina de C fosse alimentada. Até aqui não temos nenhuma ocorrência.

Quando ocorrer uma falta de energia, todo o sistema fica sem alimentação e estão com os contatos principais de C abertos. Neste momento, o T também tem seu contato auxiliar aberto.

Agora, quando a energia voltar, e muitas vezes, volta com picos ou oscilações, a residência continuará sem alimentação, pois está aguardando o fechamento temporizado de T(auxiliar) com o tempo escolhido pelo usuário. Após a estabilização da energia ou tensão ou tensão como queiram e o tempo estabelecido pelo T, todo o circuito é fechado e seus aparelhos serão ligados sem sofrerem as consequências das oscilações. Somente o T sofrerá essa anomalia.

Dicas:

Será necessário um CONTACTOR com capacidade de corrente conforme o consumo da residência e ainda poderá ser feito um jumpeamento nas entradas de C, o que diminui a necessidade de um C de alta capacidade(são trifásicos);

A tensão da bobina de C e T deverá ser conforme a tensão de alimentação local da residência;

Poderá ser instalada ainda, uma chave manual para o caso de T estourar e não poder ativar.

Também pode ser melhorado este sistema com a instalação de para-raios de baixa tensão ou mesmo "chispadores" que são um tipó de para-raios menos sofisticados.

Pronto, a segurança de seus equipamentos foi aumentada consideravelmente, mas não contra todos os tipos de ocorrências!

Abraços.

Depósitos em minha conta para:

Meiraneto

BB CC csd455772

AG %$!@

Compartilhar este post

Link para o post

Obigado MEIRANETO, realmente você falou uma solução viavel.

Como não sou experiente em eletricidade, vou deixar um eletricista fazer todo esse sistema.

Valeu!!!

:D

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por MEIRANETO@13 ago 2004, 22:08

O que o colega deseja não é assim tão fácil, mas tenho uma solução bem barata que o ajudará e a quem quiser montar a gambiarra técnica!

Compre um CONTACTOR(chave magnética) e um temporizador de uns 60 segundos ou um timer que lhe atenda as necessidades. Corta-se os fios fase da rede elétrica(se for monofásica, será um só) e conecte-o na entrada do CONTACTOR e a outra ponta do fio na saida, ficando o CONTACTOR( C ) em série com a rede. Alimente o temporizador ( T) na fase, antes de passar pelo C. O contato auxiliar de T será ligado em série com a bobina de C que será alimentada pela tensão antes de passar pelo contato principal de C.

Funcionamento:

Durante o funcionamento normal, C estará com seus contatos principais FECHADOS e a corrente para a residência passa sem problemas. Ótimo. Nesta situação, T está energizado e seu contato auxiliar, permitiu que a bobina de C fosse alimentada. Até aqui não temos nenhuma ocorrência.

Quando ocorrer uma falta de energia, todo o sistema fica sem alimentação e estão com os contatos principais de C abertos. Neste momento, o T também tem seu contato auxiliar aberto.

Agora, quando a energia voltar, e muitas vezes, volta com picos ou oscilações, a residência continuará sem alimentação, pois está aguardando o fechamento temporizado de T(auxiliar) com o tempo escolhido pelo usuário. Após a estabilização da energia ou tensão ou tensão como queiram e o tempo estabelecido pelo T, todo o circuito é fechado e seus aparelhos serão ligados sem sofrerem as consequências das oscilações. Somente o T sofrerá essa anomalia.

Dicas:

Será necessário um CONTACTOR com capacidade de corrente conforme o consumo da residência e ainda poderá ser feito um jumpeamento nas entradas de C, o que diminui a necessidade de um C de alta capacidade(são trifásicos);

A tensão da bobina de C e T deverá ser conforme a tensão de alimentação local da residência;

Poderá ser instalada ainda, uma chave manual para o caso de T estourar e não poder ativar.

Também pode ser melhorado este sistema com a instalação de para-raios de baixa tensão ou mesmo "chispadores" que são um tipó de para-raios menos sofisticados.

Pronto, a segurança de seus equipamentos foi aumentada consideravelmente, mas não contra todos os tipos de ocorrências!

Abraços.

Depósitos em minha conta para:

Meiraneto

BB CC csd455772

AG %$!@

Cara muito bom seu texto! porque você não faz um texto melhorado com figuras para gente entender melhor, acho q seria um tópico pretendente para ficar em destaque.

Compartilhar este post

Link para o post

Grato pelos elogios!

O problema de mostrar com desenhos é bem simples: sou péssimo desenhista. De qual quer forma, vou tentar e caso consiga algo satisfatório, postarei com figuras.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais