Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei uma RX 470 da XFX com um fan apenas, pois então, ainda não virou os 7 dias que me dão direito ao arrependimento, e estava pensando em fazer essa troca, o funcionamento dela esta OK na parte gráfica, porém ela esta fazendo aquele barulho de coil whine, e eu tenho audição sencivel demais e mesmo usando um headset bom, o barulho acaba passando e incomodando demais, alem do fan trabalhar e fazer um barulho forte, pois bem, estava embalando ela e acabei usando um pano para remover a poeira e acabei fazendo pequenos e rasos riscos nela, gostaria de saber de vocês se esses pequenos riscos podem colocar em cheque esse meu direito de arrependimento? e de quebra se algum sabe alguma solução para esse coil whine?

Postado
12 minutos atrás, Skuderia disse:

Olá, comprei uma RX 470 da XFX com um fan apenas, pois então, ainda não virou os 7 dias que me dão direito ao arrependimento, e estava pensando em fazer essa troca, o funcionamento dela esta OK na parte gráfica, porém ela esta fazendo aquele barulho de coil whine, e eu tenho audição sencivel  sensível demais e mesmo usando um headset bom, o barulho acaba passando e incomodando demais, alem do fan trabalhar e fazer um barulho forte, pois bem, estava embalando ela e acabei usando um pano para remover a poeira e acabei fazendo pequenos e rasos riscos nela, gostaria de saber de vocês se esses pequenos riscos podem colocar em cheque esse meu direito de arrependimento? e de quebra se algum sabe alguma solução para esse coil whine?

Coil Whine não é defeito e, por isso, a empresa não tem obrigação de efetuar a troca. Quanto ao arrependimento, esse tal direito ainda me confunde um pouco. Sei que o cliente tem direito de desistir de uma compra em até 7 dias após receber o produto, mas não sei até que ponto o fato de abrir e utilizar o produto comprado influencia nesse direito. Quanto aos riscos, obviamente que a loja tem o dinheiro de não aceitar a devolução, pois trata-se de mal uso.

Fale com a loja.

• Curtir 2
Postado

Então eu falei com a loja e eles já se comprometeram a realizar a devolução do dinheiro ou troca em outro produto, é claro que não citei o coil whine(pois ate o momento que entrei em contato com ela ainda não conhecia esse problema) como maior fator para essa desistência, o meu maior medo é enviar a placa e eles se recusarem a fazer essa troca apenas por conta dos riscos, que como já disse são muito pequenos mas perceptíveis.

Postado

se a placa for daquelas q tem partes com o famigerado black piano, esses riscos aparecem até de um espirro q você de, nem dá pra lutar contra isso. eu sei porque essa minha placa evga da assinatura chegou bonitinha e quando fui montar no pc, passei um pano pra tirar as digitais do meu dedo depois da instalacao e ficaram os mini riscos.

enfim, creio q nao sendo perceptiveis em demasia, nao haja problemas.. se for daqueles riscos q você so observa procurando muito, nao deve ser um problema

• Curtir 1
Postado

@braconius Se estiver dentro dos 7 dias independente de defeito ou não o consumidor tem o direito de efetuar a troca. Obviamente o produto n pode estar com defeito provocado pelo consumidor, e na devolução tem que acompanhar todos os acessórios originalmente de fabrica, cabos, manual até mesmo adesivo.

Postado

@O Monge Então como o @rodrigo.dcvieira disse essa placa é daquelas que só de esbarrar em certas partes ela já apresenta os riscos, mas apenas isso, de resto tenho tudo dela, alem disso, suspeito que essa placa já avia sido devolvida pois o adesivo( que cobre a parte frontal dela, já estava com pequenas marcas de uso e um rasgado, de inicio nem liguei, e essa é a primeira vez que compro algo novo em uma loja pela internet, ate então só comprava via mercado livre e OLX, achei normal mas agora o adesivo frontal em si esta muito danificado, mas essa é a minha duvida em mandar ou não para a troca ou devolução de dinheiro, só esses riscos estão me dando medo de negarem a troca.

Postado

@Skuderia Ai complica um pouco, porque nesse caso o "ônus da prova" cabe a você amigo, se for através da justiça tem que ter um advogado que entenda bem do CDC viu, a empresa poderá usar a questão dos riscos etc ao seu favor. Em relação ao adesivo era para você ter pleiteado isso quando recebeu o produto amigo, tenho 100% de certeza que essa VGA foi devolvida e eles colocaram novamente em estoque. Eu comprei na netshoes um tênis e acredite, estava fedendo kkkk. É bem complicado isso, vai ser uma dor de cabeça viu.

Postado
6 minutos atrás, O Monge disse:

@braconius Se estiver dentro dos 7 dias independente de defeito ou não o consumidor tem o direito de efetuar a troca. Obviamente o produto n pode estar com defeito provocado pelo consumidor, e na devolução tem que acompanhar todos os acessórios originalmente de fabrica, cabos, manual até mesmo adesivo.

Estou ciente disso. O "problema" reside no fato de saber se a loja tem obrigação de aceitar a devolução de um produto que fora usado (as vezes até de forma extensiva), já que a lei não faz qualquer menção à isso.

• Curtir 3
Postado

@braconius Como ele relatou, que já recebeu a placa até com adesivo danificado, nesse caso como eu mencionei, o ônus da prova é do consumidor, e fica bem complicado porque era para ele ter pleiteado isso na hora.

adicionado 0 minutos depois

@Raul Melo Conseguir sim amigão, o bom tmb que na netshoes a primeira troca é gratuita então foi tudo bem.

Postado

@braconius como ele relatou, até com produtos de limpeza ou mesmo de alimentos já é um saco de trocar ou até então devolver o dinheiro, temos leis sim más elas não são cumpridas de forma correta, portanto aqui na loja nós não trocamos produtos por o motivos de produtor abertos já por causa da lei que não ajuda.. Brasil é isso mesmo.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, João brendon disse:

@braconius como ele relatou, até com produtos de limpeza ou mesmo de alimentos já é um saco de trocar ou até então devolver o dinheiro, temos leis sim más elas não são cumpridas de forma correta, portanto aqui na loja nós não trocamos produtos por o motivos de produtor abertos já por causa da lei que não ajuda.. Brasil é isso mesmo.

Pois é. A ideia da lei é boa, mas ela é genérica e da espaço pra variadas conclusões (novidade...).

• Curtir 1
Postado

@João brendon @braconius Outra coisa, essa lei dos 7 dias vale apenas produtos comprados em algum meio sem contato direto com o produto. Pois a prerrogativa dessa lei é que como você não tem contato direto, tem certas características que só são notadas quando você usa e pega o produto, e assim ver se é como anunciado ou não. 

Para produtos de limpeza/comida etc, onde se tem o uso complicado, por exemplo, se a pessoa comprar um mini-chicken online, ele chega na casa dela, e ao abrir ele é menor, não parece com o que anunciado etc, ele tem direito a essa lei dos 7 dia, não? Porém por exemplo e se a pessoa que quer devolver o mini chiken comeu 2 antes de enviar, você poderia alegar que por ter comido 2, o produto foi como esperado sim e o comprador está agindo de má fé(porém não se pode falar exatamente isso, ou pode gerar algum tipo de processo). 

• Curtir 1
Postado

@O Monge Então de principio nem me importei, pois essa é primeira vez que compro algo novo, estou migrando de uma GT 9500, e estava ansioso por ela, e acabei passando por cima desse cuidado que sempre tenho ao comprar coisas usadas como no ML e OLX, gostei do funcionamento dela, consegui jogar meus jogos no ultra com FPS 30+( que pra mim é coisa de outro mundo), mas esse barulho realmente me incomoda(tenho autismo leve e minha audição em especial é muito sencivel a certos sons), e é a questão é apenas esse barulho, que como muitos já disseram não é defeito, mas não consigo usar a placa, tanto que ela esta desmontada desde o segundo dia de uso.

adicionado 5 minutos depois

@braconius Então eu nem estou mais usando ela, pois o ruido é muito forte e perceptível para mim, só usei ela por 2 dias e já tirei, tentei me acostumar, mas esse som entra dentro da minha mente de uma forma que me desconcentro de qualquer coisa, não tenho a minima vontade de instalar ela novamente no meu computador apenas por conta do barulho, não estou agindo de má fé ou algo do tipo, ela me agradou na questão dos gráficos, mas esse barulho que ele é ligado(que não é não é defeito) , me impossibilitam de usar o produto.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@João brendon @braconius Outra coisa, essa lei dos 7 dias vale apenas produtos comprados em algum meio sem contato direto com o produto. Pois a prerrogativa dessa lei é que como você não tem contato direto, tem certas características que só são notadas quando você usa e pega o produto, e assim ver se é como anunciado ou não. 

Para produtos de limpeza/comida etc, onde se tem o uso complicado, por exemplo, se a pessoa comprar um mini-chicken online, ele chega na casa dela, e ao abrir ele é menor, não parece com o que anunciado etc, ele tem direito a essa lei dos 7 dia, não? Porém por exemplo e se a pessoa que quer devolver o mini chiken comeu 2 antes de enviar, você poderia alegar que por ter comido 2, o produto foi como esperado sim e o comprador está agindo de má fé(porém não se pode falar exatamente isso, ou pode gerar algum tipo de processo). 

Pois é, esse é o grande problema dessa lei. Não tem como quantificar o "quanto a placa foi usada" para então aceitar a devolução. Me colocando no lugar de um empresário, eu acho que a lei deveria ser exclusivamente para devolução de produtos embalados, ou seja, que não foram abertos nem usados. Imagina vender um processador, o comprador abriu, instalou e não gostou do desempenho e devolveu o produto. O próximo cliente que receberá esse processador, pagará por um produto novo quando na verdade ele já foi usado. Quem aqui iria gostar de passar por isso? Alias, todo mundo que compra produtos pela internet já deve ter passado por isso e nem sabe...

Postado

@O Monge Tênis fedendo? LOL

adicionado 1 minuto depois

@Skuderia Se falarem dos riscos, simples: diga que a placa já veio com eles. Como a placa já veio com o adesivo rasurado mesmo, não vejo nada de mau nisso...

Postado

@Flávio Santana Lima Vou fazer isso, mesmo com o aperto no coração e medo deles. não quiserem faze a troca e me enviar novamente essa placa, que ficara de lado, e terei de acabar vendendo ela como usada na internet. E sei que sera difícil alguém ficar com ela por conta desse barulho.

Postado

@braconius Mas aí que tá, a Kabum "adota" isso, só aceita devolução se tiver lacrado, porém a lei faz outra coisa. 

E como o consumidor vai saber que tal produto é como esperava sem testá-lo? Sem abrir a caixa ao menos e o ver? Acho válida a Lei a nisso, pois a Kabum mesmo, tem muito produto com pouquíssima informação, coisas essenciais que a loja não coloca, e para você saber do tal produto, ter que ir ver no site do fabricante o manual e lá olhar se tem a informação e as vezes não tem, não é admissivel. Se a loja quer vender e não querer troca, tem que especificar tudo certinho.

adicionado 6 minutos depois

@Skuderia Nada, você tem a lei do seu lado, Coil Whine não é motivo de reparo, é algo que pode ou não ter, porém não tava descrito na loja que a placa tem coil whine. 

Todo fabricante de peça cita apenas as coisas boas do produto, e as vezes tem defeitos de fábrica ridiculos que deixam passar e não informam, e isso é desonesto. 

Se a loja colocar em todos os anuncios de placa de vídeo que podem ter coil whine, que é normal, etc, ok, está avisado, porém omitem a tal informação, de modo a apenas aqueles que conhecem de eletrônicos, saberem dessa possibilidade.

Não falo que empresa X é isso e a Y não, são todas, tentam esconder os pequenos vícios, pois para um coil whine não tem problema, pois por exemplo, o gabinete dele pode isolar melhor etc, porém para outros é muita coisa, assim o que a empresa faz é omitir isso e pronto agrada os dois lados, já que coil whine é até meio raro de ocorrer.

• Curtir 1
Postado

@Flávio Santana Lima @Cristiano dos Santos Gomes @braconius @João brendon @O Monge @rodrigo.dcvieira @Raul Melo Então amigos acabei falando com a empresa(Terabyte), e eles me disseram que pode haver ''depreciação'' no valor da placa caso esses riscos sejam muito evidentes e que deveria ter informado o problema do adesivo na hora em que constatei o problema, e disseram que o coil whine realmente não é defeito, mas entenderam o meu caso, agora bastara a mim fazer esse envio e contar para que essa depreciação não seja tão grande, gostaria de agradecer a todos pela atenção e pelas respostas para essa minha duvida, que deus abençoe cada um de vocês, obrigado e uma boa tarde a todos.

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, Flávio Santana Lima disse:

@braconius Mas aí que tá, a Kabum "adota" isso, só aceita devolução se tiver lacrado, porém a lei faz outra coisa. 

E como o consumidor vai saber que tal produto é como esperava sem testá-lo? Sem abrir a caixa ao menos e o ver? Acho válida a Lei a nisso, pois a Kabum mesmo, tem muito produto com pouquíssima informação, coisas essenciais que a loja não coloca, e para você saber do tal produto, ter que ir ver no site do fabricante o manual e lá olhar se tem a informação e as vezes não tem, não é admissível. Se a loja quer vender e não querer troca, tem que especificar tudo certinho.

É uma "faca de dois gumes", de fato. Quanto ao consumidor saber sobre o produto que compra, existem inúmeras outras formas de se informar sobre. Se a loja que vende não dá todas as informações, basta ir na página do fabricante. Se não sabe o desempenho (de uma placa de vídeo, por exemplo), pode pesquisar sobre em fóruns ou no Youtube, e assim vai.

Eu não sou contra a lei, nem sou a favor da loja, estou do lado do consumidor sempre (desde que ele tenha razão), mas também me coloco no lugar do empresário e do próximo cliente que, porventura, receberá um produto usado, mesmo pagando por um novo.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!