Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas De Vídeo Vs Doom 3


Posts recomendados

Aee Pessoal !?!

Seguinte, estava vendo em outros fórum como FórumPC e DriverHeaven

pessoal tá tendo problemas principalmente na Radeon 9800 Pro que ao jogarem

Doom 3 por pelos menos umas 4hrs, ele "queima" a placa.. tipo no jogo

começa a aparacer pontos brancos, "neve" e no Windows umas listras

muitos estranhas de várias cores!

O que acontece é que o Doom 3 usas todos recursos da placa de

vídeo a ponto de esquentar bem mais do que o normal, até mesmo uma

placa em Stock se danificar. Imagine uma com over.. :devil:

O D3 chega a esquentar 5° a mais que outros games.

Doom 3= 50°

Far Cry= 45°

Seja ATI ou Nvidia... no geral as Sapphire 9800 Pro por sua baixa qualidade

nos capacitores e outras peças e támbem deficiência na refrigeração, são as

que mais tem dado "pau"! Vi casos támbem de FX5200, 9600XT e 5950 com mesmos problemas. :sne:

Eu não joguei Doom3 mas tô com receio de acontecer alguma coisa parecida... :goff:

E vou aguardar um parecer da ATI ou ID! Vai "sabê" também..

Alguém que esteja jogando ele, poste sua experiência, se está tendo

problemas parecidos ou não. :chicote:

Links para os respectivos Fórums:

FórumPC

DriverHeaven.net

Exemplo "neve" no Doom3

810681_640_480.jpg

Obs: Toda essas informações não estão 100% confirmadas, mas serve como

alerta! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sinceramente, acho que se tiver que queimar vai quemar a no 3Dmark 2003 e outros benks de video, po seila jamais deixaria de jogar um jogo por ter medo de quemar a placa, pois a vida e agora e as NEVES que você diz ver naquela foto esatao com cara de falhas graficas geradas por OVERCLOCK mal refrigerado, bom cada um com sua opiniao ta ai a minha, e so para resaltar não estou te criticando ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha 5950 já chega a 67, 68C no far cry (em qualquer coisa).

Já deu 71ºC uma vez..e nada de artefatos.

Essa "Neve" é pelo fato da memória da placa estar superaquecendo...e não a GPU.

Isso aparece geralmente quando se faz over... e é provocado por superaquecimento... o que nesse caso parece estar ocorrendo em default.

A solução é bastante simples... reduzir o clock quando acontecer isso... baixar 5mhz não vai fazer nenhuma diferença... isso eu garanto... mas vai ajudar a aquecer menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer esse teste e fica de olho nas memórias da minha FX5200 para ver no q da...

Essa "Neve" é pelo fato da memória da placa estar superaquecendo...e não a GPU.

Olha, nem sepre viu, aqui quando se eu abuso do over na GPU começa a dar esse efeito tambem, assim como nas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, é muito estranho isso, pois tenho uma 9600XT Encore da Gecube e não tenho nenhum problema. Joguei por algumas horas ontem sem parar (1024x768 no High) e não aconteceu nada..... e olha que todo mundo fala que essas Encore são ruins para daná.

Tô, além de muito satisfeito com a minha VGA, abismado com a qualidade desse jogo.

Não deixe de jogar por causa de [i[hoaxes!!

Jogue e divirta-se.

Até ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maurivillas@14 ago 2004, 01:07

Olha, é muito estranho isso, pois tenho uma 9600XT Encore da Gecube e não tenho nenhum problema. Joguei por algumas horas ontem sem parar (1024x768 no High) e não aconteceu nada..... e olha que todo mundo fala que essas Encore são ruins para daná.

Tô, além de muito satisfeito com a minha VGA, abismado com a qualidade desse jogo.

Não deixe de jogar por causa de [i[hoaxes!!

Jogue e divirta-se.

Até ;)

Definitivamente não é hoax, olhe lá no fórum do Rage3D a quantidade de gente com artefatos no Doom 3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

imagina minha MX440, vai pegar fogo... 

Eu acho que não...

Ela não usa os efeitos que forçam a placa..e a MX não aquece tanto mesmo...

Olha, nem sepre viu, aqui quando se eu abuso do over na GPU começa a dar esse efeito tambem, assim como nas memórias.

Pontos na tela = memórias

Texturas tremidas / poligonos "avulsos" GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Castor_Troy@13 ago 2004, 23:51

Seja ATI ou Nvidia... no geral as Sapphire 9800 Pro por sua baixa qualidade

nos capacitores e outras peças e támbem deficiência na refrigeração, são as

que mais tem dado "pau"!

Essa informação realmente procede?? :blink:

É verdade mesmo que as VGAs da Sapphire possuem capacitores de baixa qualidade e refrigeração tosca?? Se for assim, as BBAs também tem refrigração ruim, por também usarem o mesmo cooler das Sapphire... -_-

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem...

Penso q quando isso ocorre acredito q o responsavel sobre esses problemas são os desenvolvedores do Jogo, penso isso porque é proibido mexer nos clocks das PVs, pois as fabricas não dão garantia sobre essas mexidas, não q eu saiba, e eles teriam q fazer um jogo q as PVs suportassem, é eles quem deveriamos responsabilizar e não os fabricantes das PVs, sendo que os desenvolvedores sabem desses problemas, pois o proprio Carmarc, se esse é o nome certo, já falou q tem um aquecimento maior nele do q em outros jogos, isso é como obriga-se a todos comprar um geforce 6800 ou Radeon X800, igual a venda casada, nossa q compração mais sem nexo... hehehe

Os fabricantes estão correndo atras mas para tudo tem um limite, né... <_<

Isso é a minha opinão, posso ta falando maior besteira... :goff:

valeu :joia::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os casos mais frequentes acontecem com a 9800Pro de diversas marcas, agora só resta saber o porque. Até mesmo com mod de refrigeração teve gente que perdeu a placa (Cooler de processador, dissipador nas memos, etc...). Já nas Nvidia, a coisa é bem menos comum, tem gente rodando Doom 3 em 5900XT @ 5900 Ultra sem nenhum tipo de artefato, em 5600, 5700U, enfim, o problema é muito mais frequente nas placas ATI (Só li um caso que deu pau em uma placa Nvidia e mesmo assim, pelo jeito descrito achei que é mentira).

Agora acho que tá na hora de uma boa explicação da ATi, é uma vergonha uma placa de R$ 950 "morrer" deste jeito. Só no tópico do fórum Pc's eu contei umas 10 9800Pro que foram pro inferno com o Doom 3.

Cae1, não é bem por ai. Pergunte para quem faz overclock, uma placa de vídeo não queima assim, se está acontecendo um problema desse tipo e nessa escala o problema é com a placa e não o jogo, já que outras placas rodam ele sossegado. É igual a ford fizer um carro que diz que funciona a álcool e gasolina. Ai se usa todo dia gasolina por 3 anos, um belo dia se coloca álcool e o carro quebra, a culpa é sua porque você colocou álcool? O Hardware é feito para ser usado com tudo que ele pode oferecer, então quer dizer que você gasta quase mil reais em uma placa de vídeo e só pode jogar certos jogos, porque outros que usam recursos pesados com mais freqüência queimam a placa? E outra coisa, o jogo não mexe com clocks da PV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_+14 ago 2004, 02:16-->
Castor_Troy@13 ago 2004, 23:51

Seja ATI ou Nvidia... no geral as Sapphire 9800 Pro por sua baixa qualidade

nos capacitores e outras peças e támbem deficiência na refrigeração, são as

que mais tem dado "pau"!

Essa informação realmente procede?? :blink:

É verdade mesmo que as VGAs da Sapphire possuem capacitores de baixa qualidade e refrigeração tosca?? Se for assim, as BBAs também tem refrigração ruim, por também usarem o mesmo cooler das Sapphire... -_-

falou :-BEER

É o que o pessoal tem comentado, o problemas mais frequente são nas

Sapphire... dai se pensa componentes de baixa qualidade... e realmente

Sapphire tem deficiência na refrigeração... tantos que os ultimos

modelos estão vindo com Dissipador em "L" igual a da 9800 Pro 256mb.

Então tem que tomar muito cuidado com os over e aqueles pontos"neve"

em alguns casos se resolveram com um Downclock. :wacko:

Isso é muito estranho, não é com todos que esse problema acontece mas acho que tá na cara que sejam as altas temperaturas...

tipo o Doom3 estressa o PC inteiro... mas porque no geral as ATIs? Coincidência?

Por vias das dúvidas eu vou aguardar um anuciamento da ATI ou ID para

esse problema. :unsure: Pode parecer besteira da minha parte mas aposto

que ninguém aqui gostaria de perder sua placa de bobeira :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O unico problema que deu aqui foi quando tentei um overclock mais forçado na minha 9500p, levei ela até 320/300 (stock) e tudo bem mas quando joguei para 330/315 (mod) aí abriu o bico e embaralhou toda a tela mas só depois de 10 minutos jogando, como agi rápido e desliguei a bagassa tudo voltou ao normal.

Parece que o game exije muito da placa pois em outros games posso rodar trankilo em 346/315 sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza@14 ago 2004, 12:38

Bom, os problemas que tenho visto nos foruns são relacionados a Sapphire, não vi nenhuma MSI morta, eu tenho uma MSI zerada(comprei 5º feira), e vou jogar, tenho que aproveitar que esta na garantia  :P

É por isso que eu queria ter adquirido mesmo a minha ex 9700PRO... Pelo menos ela não iria dar defeitos como aconteceu com essa 9800PRO da Sapphire, creio eu... <_<

Ah se lá na Buynplay tivesse uma 9800PRO da MSI... Eu comprava na hora, se tivesse dinheiro claro para completar a diferença... Pelo jeito terei novamente que me contentar com outra Sapphire igual a essa minha :(

Só espero que ela não venha com defeitos dessa vez... <_<

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu rodo doom 3 aqui e nunca aconteceu nada com relação a isso, bom é que minha vga tambem tem acho que o melhor dissipador e cooler das r9800pro :rolleyes: !!! eu rodo muito bem o doom 3 principalmente com o ultimo driver e o tweak mas o problema é a minha memoria e o meu HD :( !! que já estou providenciando outros !! as vezes até para completamente TUDO e aquele led na frente do PC (vermelho) que seria memoria né, morre !! e o unico jeito de reavivar é resetando hehe !!

e outra coisa tem algum programa para ver a temperatura da vga ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza@14 ago 2004, 12:38

Bom, os problemas que tenho visto nos foruns são relacionados a Sapphire, não vi nenhuma MSI morta, eu tenho uma MSI zerada(comprei 5º feira), e vou jogar, tenho que aproveitar que esta na garantia  :P

Bom, eu acho que a maioria é Sapphire pois há um grande número de placas Sapphire no mercado...dizem que a fábrica da Sapphire é enorme, provavelmente a maior fábrica de placas gráficas da Àsia, já que é uma das raras fábricas com o maquinário necessário para produzir os chips R3xx e R4xx.

Tem até casos de Radeon 9800 Pro da Hercules com problemas no Doom 3, uma marca muito luxuosa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, artefatos na tela durante a execução de um game, normalmente, não é culpa do software, mas sim do hardware. Vejam que é exatamente isso que acontece quando a placa é configurada em overclock acima da sua capacidade máxima.

Eu acredito que o problema deve ser causado pelo projeto da 9800 Pro. Na corrida contra a nVidia, talvez a ATi tenha resolvido definir as frequências de trabalho da 9800 Pro (e possivelmente da XT) num valor muito próximo ao máximo suportado pela tecnologia destas GPUs. Como, até hoje, praticamente nenhum game ou benchmark exigiu tanto do hardware destas GPUs, ninguém notou qualquer problema. Agora, está claro que a decisão da ATi foi muito ousada. Vale lembrar que, se mais games forem lançados usando a engine do DOOM 3, os usuários destas VGAs terão dificuldades.

PS.: Triste é comprar uma placa de altíssima performance e ter que fazer downclock para rodar um game. Que ironia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...